Luís Henrique escreveu:
Mas será mesmo que a SAAB passou informação errada para a FAB?
Ou que prometeu uma data, depois informou que terá um atraso e apresentou outra?
Ou, na verdade, o que houve, foi que a SAAB informou EXATAMENTE a FAB sobre o cronograma das entregas e informou com EXATIDÃO, que em 2019 se tratava de uma aeronave protótipo, ainda a ser certificada, e que nós ou alguns de nós, entendemos errado e SUPOMOS que se tratava de aeronaves operacionais em 2019.
E agora que nós foristas, com acesso LIMITADO às informações, PERCEBEMOS que se referem à aeronave protótipo, ficamos revoltados porque a SAAB 'ENGANOU'.
Mas, na verdade, a SAAB não enganou. A FAB sabia desde SEMPRE que o cronograma seria assim e a FAB ACEITOU.
???
Até agora ninguém apresentou nenhuma evidência de que houve atraso ou mudança no cronograma.
O que eu entendo é que alguns ACHARAM que seria de outra maneira, porque faltou informação.
Mas não acredito que a FAB foi enganada ou que a FAB não sabia.
Não acredito que a SAAB disse para a Embraer que em 2019 entregaria o Gripen e depois falou que era pegadinha e se tratava de uma única aeronave protótipo.
Portanto a crítica é válida, mas deveria ser direcionada aos tomadores de decisão e não à lisura da empresa SAAB.
Ou seja...
Que o cronograma apresentado à FAB englobe este tempo presente, que nós atribuímos como "atrasos", concernente com o desenvolvimento de uma aeronave nova.
Muito bem exposto, caro Luis Henrique, mas...
E aquilo que nos ouvimos da SAAB nestes anos todos?
- Desenvolvimento rápido pelo fato da SAAB dominar todas as etapas.
- Que a nova estrutura do caça não seria problema.
- Que os novos Softwares embarcados eram algo que a SAAB dominava perfeitamente.
- Que não haveria elevação dos custos previstos...
- Que o Gripen DEMO abreviaria o desenvolvimento do novo caça...
O que tivemos:
- O desenvolvimento não é rápido;
- A SAAB lutou com a nova geometria da asa, peso vazio e aumento da carga alar;
- O software de missão foi apontado pelo atraso do voo do primeiro protótipo;
- Os custos elevaram-se (previsível);
- Em virtude de tudo isso, pergunta-se a serventia do Gripen DEMO...
Caímos na conversa de vendedor, não é?
Todas as pessoas que alertaram que o Gripen NG era um projeto, que demandaria tempo para materializar-se e estaria, como todo projeto, susceptível a atrasos, foram hostilizadas. Me encontro entre tais pessoas, apesar de não muito, dado que nunca fui de abordar o programa FX-2 com paixão.
Pois, o que temos: um projeto que está a demandar tempo para concretizar-se.
Só isso.
Qualquer outra escolha da Short List já estaria a equipar os nossos esquadrões por agora.
Apenas isso.
Que todas as pessoas que foram hostilizadas, sejam agora, ao menos, objetos de respeito deferente pelos demais.
Não exijo desculpas, seria ridículo, mas ao menos da lembrança por conta da correção e justeza das suas observações.