NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- MasterCaiafa
- Intermediário
- Mensagens: 232
- Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
- Agradeceram: 16 vezes
- Contato:
NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
http://tecnodefesa.com.br/novaercalidus ... show-2017/
Novaer/Calidus lançará a aeronave de ataque leve B250 "Dragon"* durante o Dubai Air Show 2017
Em maio último, o ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, recebeu em Brasília a comitiva de seu par dos Emirados Àrabes Unidos, o ministro Mohamed Albawardi Alfalasi.
Na ocasião, Alfalasi declarou "Temos interesse em participar de projetos no Brasil em todas áreas, seja militar ou comercial", afirmou o ministro. De fato, foi anunciado naquela ocasião, com grande repercussão, o interesse de empresas dos Emirados Árabes Unidos em investir no Brasil, especialmente no setor de defesa.
Essa tendência, confirmada com a vinda da fabricante de armas Caracal LLC para o Brasil (subsidiária da Emirates Defence Industrie Company) foi reforçada com o anúncio do interesse pelos Emirados no projeto das Corvetas Classe Tamandaré.
Tal fato repercutiu na imprensa local, assim como um manifesto interesse no jato de transporte militar KC390 da Embraer Defesa & Segurança. Os Emirados Árabes são um dos dez maiores compradores de produtos de defesa do mundo. No Congresso Nacional do Brasil tramita um acordo de proteção das informações militares, algo que poderá ampliar ainda mais a cooperação entre os dois países.
Mas o que a maioria dos analistas deixou passar foi um trecho da nota veiculada pelo Ministério da Defesa, onde se lê "Os Emirados Árabes, por intermédio da empresa Calidus, desenvolvem em parceria com a brasileira Novaer, a aeronave B250, que se encontra atualmente em fase de certificação".
Novaer/Calidus B250 Dragon, o game changer projetado no Brasil
O Dubai Air Show 2017, a ser realizado entre os dias 12 a 16 de novembro, assistirá o lançamento oficial do Novaer/Calidus B250 "Dragon", na forma dos protótipos exibidos em exposição estática no estande da Calidus (estandes A34 e A35).
No final de junho último foi realizado o primeiro giro de motor do protótipo #1 nas instalações da Novaer em São José dos Campos. A partir daí, uma série de pequenas peças do quebra cabeças foram se encaixando para formar um cenário surpreendente.
A Calidus é uma empresa focada no desenvolvimento de novas tecnologias com sede em Abu Dhabi. Atua através de parcerias com empresas inovadoras no campo da aviação visando fornecer soluções de ponta, orientadas para a missão e econômicas para seus clientes. Exatamente onde a Novaer se encaixou com seu expertise em compósitos e projetos aeronáuticos inovadores.
A aeronave de ataque leve B-250 "Dragon", um programa de desenvolvimento das empresas Calidus/Novaer, é um avião construído em fibra de carbono e projetado para atuar na guerra assimétrica e enfrentamento a ameaças modernas. Certamente, seu projeto recebeu todos os inputs do desenvolvimento da família T-Xc, mas a Novaer foi além.
Profunda conhecedora das aeronaves T-27 Tucano e A-29 Super Tucano, não resta dúvidas que a Novaer usou esses dois modelos como ponto de partida. No projeto do novo avião, que é maior e mais capaz que o A-29, respostas para questões como potência e confiabilidade do motor e sua instalação, durabilidade e resistência a fadiga das asas, payload de cargas ampliado com oito hard-points de fixação do armamento e/ou tanque extras de combustível, integração de armamento inteligente e sistemas defensivos ativos/passivos estado da arte, de acordo com a as necessidades dos clientes, foram amplamente estudadas e respondidas com soluções eficazes e atuais.
O novo modelo oferece o cockpit mais confortável e avançado da categoria (aviônica Rockwell Collins), permitindo aos pilotos realizarem longas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Close Air Support (CAS) e/ou treinamento, com grande economia de recursos e mantendo performance superlativa, tudo graças a um design moderno e com grande manobrabilidade.
As grandes asas "molhadas" possuem no total oitos pontos duros para a instalação de armamento, e segundo os dados preliminares a que o autor teve acesso, o desempenho do B250 "Dragon" deverá colocá-lo claramente numa categoria de desempenho superior ao A-29 Super Tucano, e por grande margem, já que o avião poderá disparar um amplo leque de armamentos inteligentes com muito maior poder de destruição, entre mísseis e bombas guiadas.
Na atualidade, aeronaves do tipo COIN, na qual o B250 Dragon se enquadra (light attack airplane) são procuradas no mercado por nações da região do Golfo Pérsico, África e Oriente Médio. Nos Estados Unidos da América, a concorrência OA-x deverá escolher o substituto do veterano A-10A Thunderbolt II dentro da iniciativa "Light Attack Experiment", avaliando entre outros, o A-29 Super Tucano fabricado em Jacksonville, o AT-6 Wolwerine da Beechcraft e o Textron Scorpion.
Todos os aviões dessa categoria, exceto o Scorpion, usam os motores da família PT-6A turboprop, mas a reportagem ainda não logrou apurar qual é a motorização do B250 "Dragon".
Ainda não está definido se a fabricação seriada acontecerá no Brasil ou nos Emirados, mas muitos observadores interessados no avião apontam para uma solução binacional.
O B250 "Dragon", se aprovado pelas Forças Militares dos Emirados Árabes Unidos após a finalização de sua campanha de voos de certificação, deverá ser adotado pela sua Força Aérea e oferecido em condições vantajosas aos aliados dos Emirados Árabes Unidos no Golfo Pérsico e Oriente Médio.
O avião tem despertado grande interesse da Força Aérea Brasileira, pois poderia, em último caso, substituir o próprio A-29 Super Tucano como aeronave de ataque leve e treinamento avançado da FAB, abrindo caminho para a adoção da família T-Xc como os novos treinadores primários/intermediários/acrobáticos da Academia da Força Aérea Brasileira, dentre outras possibilidades.
Roberto Caiafa
*O nome "Dragon" é uma dedução, já que o arquivo da imagem utilizado nesta reportagem estava nomeado como "Dragon.jpg"
http://www.youtube.com/watch?v=UhoCokJzsnk
Novaer/Calidus lançará a aeronave de ataque leve B250 "Dragon"* durante o Dubai Air Show 2017
Em maio último, o ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, recebeu em Brasília a comitiva de seu par dos Emirados Àrabes Unidos, o ministro Mohamed Albawardi Alfalasi.
Na ocasião, Alfalasi declarou "Temos interesse em participar de projetos no Brasil em todas áreas, seja militar ou comercial", afirmou o ministro. De fato, foi anunciado naquela ocasião, com grande repercussão, o interesse de empresas dos Emirados Árabes Unidos em investir no Brasil, especialmente no setor de defesa.
Essa tendência, confirmada com a vinda da fabricante de armas Caracal LLC para o Brasil (subsidiária da Emirates Defence Industrie Company) foi reforçada com o anúncio do interesse pelos Emirados no projeto das Corvetas Classe Tamandaré.
Tal fato repercutiu na imprensa local, assim como um manifesto interesse no jato de transporte militar KC390 da Embraer Defesa & Segurança. Os Emirados Árabes são um dos dez maiores compradores de produtos de defesa do mundo. No Congresso Nacional do Brasil tramita um acordo de proteção das informações militares, algo que poderá ampliar ainda mais a cooperação entre os dois países.
Mas o que a maioria dos analistas deixou passar foi um trecho da nota veiculada pelo Ministério da Defesa, onde se lê "Os Emirados Árabes, por intermédio da empresa Calidus, desenvolvem em parceria com a brasileira Novaer, a aeronave B250, que se encontra atualmente em fase de certificação".
Novaer/Calidus B250 Dragon, o game changer projetado no Brasil
O Dubai Air Show 2017, a ser realizado entre os dias 12 a 16 de novembro, assistirá o lançamento oficial do Novaer/Calidus B250 "Dragon", na forma dos protótipos exibidos em exposição estática no estande da Calidus (estandes A34 e A35).
No final de junho último foi realizado o primeiro giro de motor do protótipo #1 nas instalações da Novaer em São José dos Campos. A partir daí, uma série de pequenas peças do quebra cabeças foram se encaixando para formar um cenário surpreendente.
A Calidus é uma empresa focada no desenvolvimento de novas tecnologias com sede em Abu Dhabi. Atua através de parcerias com empresas inovadoras no campo da aviação visando fornecer soluções de ponta, orientadas para a missão e econômicas para seus clientes. Exatamente onde a Novaer se encaixou com seu expertise em compósitos e projetos aeronáuticos inovadores.
A aeronave de ataque leve B-250 "Dragon", um programa de desenvolvimento das empresas Calidus/Novaer, é um avião construído em fibra de carbono e projetado para atuar na guerra assimétrica e enfrentamento a ameaças modernas. Certamente, seu projeto recebeu todos os inputs do desenvolvimento da família T-Xc, mas a Novaer foi além.
Profunda conhecedora das aeronaves T-27 Tucano e A-29 Super Tucano, não resta dúvidas que a Novaer usou esses dois modelos como ponto de partida. No projeto do novo avião, que é maior e mais capaz que o A-29, respostas para questões como potência e confiabilidade do motor e sua instalação, durabilidade e resistência a fadiga das asas, payload de cargas ampliado com oito hard-points de fixação do armamento e/ou tanque extras de combustível, integração de armamento inteligente e sistemas defensivos ativos/passivos estado da arte, de acordo com a as necessidades dos clientes, foram amplamente estudadas e respondidas com soluções eficazes e atuais.
O novo modelo oferece o cockpit mais confortável e avançado da categoria (aviônica Rockwell Collins), permitindo aos pilotos realizarem longas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Close Air Support (CAS) e/ou treinamento, com grande economia de recursos e mantendo performance superlativa, tudo graças a um design moderno e com grande manobrabilidade.
As grandes asas "molhadas" possuem no total oitos pontos duros para a instalação de armamento, e segundo os dados preliminares a que o autor teve acesso, o desempenho do B250 "Dragon" deverá colocá-lo claramente numa categoria de desempenho superior ao A-29 Super Tucano, e por grande margem, já que o avião poderá disparar um amplo leque de armamentos inteligentes com muito maior poder de destruição, entre mísseis e bombas guiadas.
Na atualidade, aeronaves do tipo COIN, na qual o B250 Dragon se enquadra (light attack airplane) são procuradas no mercado por nações da região do Golfo Pérsico, África e Oriente Médio. Nos Estados Unidos da América, a concorrência OA-x deverá escolher o substituto do veterano A-10A Thunderbolt II dentro da iniciativa "Light Attack Experiment", avaliando entre outros, o A-29 Super Tucano fabricado em Jacksonville, o AT-6 Wolwerine da Beechcraft e o Textron Scorpion.
Todos os aviões dessa categoria, exceto o Scorpion, usam os motores da família PT-6A turboprop, mas a reportagem ainda não logrou apurar qual é a motorização do B250 "Dragon".
Ainda não está definido se a fabricação seriada acontecerá no Brasil ou nos Emirados, mas muitos observadores interessados no avião apontam para uma solução binacional.
O B250 "Dragon", se aprovado pelas Forças Militares dos Emirados Árabes Unidos após a finalização de sua campanha de voos de certificação, deverá ser adotado pela sua Força Aérea e oferecido em condições vantajosas aos aliados dos Emirados Árabes Unidos no Golfo Pérsico e Oriente Médio.
O avião tem despertado grande interesse da Força Aérea Brasileira, pois poderia, em último caso, substituir o próprio A-29 Super Tucano como aeronave de ataque leve e treinamento avançado da FAB, abrindo caminho para a adoção da família T-Xc como os novos treinadores primários/intermediários/acrobáticos da Academia da Força Aérea Brasileira, dentre outras possibilidades.
Roberto Caiafa
*O nome "Dragon" é uma dedução, já que o arquivo da imagem utilizado nesta reportagem estava nomeado como "Dragon.jpg"
http://www.youtube.com/watch?v=UhoCokJzsnk
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Se forem tentar concorrer com o Super Tucano, se darão mal, mas se tentarem substituir o Tucaninho, creio que será uma aeronave interessante.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- MasterCaiafa
- Intermediário
- Mensagens: 232
- Registrado em: Sáb Fev 23, 2013 4:54 pm
- Localização: Belo Horizonte, MG
- Agradeceram: 16 vezes
- Contato:
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Pelo que pude apurar do avião até agora, não só vai enfrentar o ST como terá muitas vendas, pois não se trata de um avião brasileiro, mas de um avião dos Emirados que eles pagaram um parceiro brasileiro para construir com know how próprio. O avião é MUITO mais capaz e bem armado/equipado que o ST, e sem problemas de dispáro de motor, fadiga de asas e outras mandingas......... A aguardar e observar......;Bolovo escreveu:Se forem tentar concorrer com o Super Tucano, se darão mal, mas se tentarem substituir o Tucaninho, creio que será uma aeronave interessante.
- Vinícius Almeida
- Avançado
- Mensagens: 358
- Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
- Agradeceu: 223 vezes
- Agradeceram: 49 vezes
- Contato:
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Seria interessante mesmo o Brasil voltar os olhos nesse nicho.
Esse projeto não me é estranho, pra mim ele foi tirado da gaveta da empresa, é baseado naquele US Aircraft A-67 Dragon que estava sendo desenvolvido em conjunto por uma das empresas formadoras da Novaer, que era a Geometra.
https://www.flightglobal.com/news/artic ... 67-212539/
Espero que dessa vez ele vá para a frente.
Esse projeto não me é estranho, pra mim ele foi tirado da gaveta da empresa, é baseado naquele US Aircraft A-67 Dragon que estava sendo desenvolvido em conjunto por uma das empresas formadoras da Novaer, que era a Geometra.
https://www.flightglobal.com/news/artic ... 67-212539/
Espero que dessa vez ele vá para a frente.
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
EitaaaaMasterCaiafa escreveu:O avião é MUITO mais capaz e bem armado/equipado que o ST
E porque não parceria com algo certificado e que voa, como o ST?MasterCaiafa escreveu: Na ocasião, Alfalasi declarou "Temos interesse em participar de projetos no Brasil em todas áreas, seja militar ou comercial",
Editado pela última vez por Tikuna em Ter Out 10, 2017 7:24 am, em um total de 1 vez.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Mensagens: 2685
- Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
- Localização: Atlântico sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Para os Emirados faz muito mais sentido ter participação em um projeto novo com compartilhamento de royalties. Pra nós não, temos o melhor produto do segmento, qualquer alternativa deveria passar por uma evolução/derivação do ST. Se sou do MD veto na hora, ao menos nesse segmento.
Agora, se os Árabes quiserem pagar a Novaer para desenvolver um projeto para eles, sem dinheiro nosso, é outra história. Minha opinião, claro.
Agora, se os Árabes quiserem pagar a Novaer para desenvolver um projeto para eles, sem dinheiro nosso, é outra história. Minha opinião, claro.
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7582
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2533 vezes
- Agradeceram: 1020 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Mas parece que é isso mesmo, esta sendo desenvolvido com dinheiro deles, e isso é ótimo, pois é mais dinheiro para empresas brasileiras e um nicho super valioso para o país.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Totalmente de acordo. O avião, ao que pude entender, me parece ainda estar em fase conceitual, pode botar uns dez anos em cima para o maiden flight e primeiros testes operacionais. Neste período, quantos Super Tucanos serão vendidos, quantos aperfeiçoamentos poderão ter recebido e o quanto terão aumentado sua ficha de combat proven? A mim parece mais aquelas "aeronaves" que os ianques inventam todos os dias, na esperança de que alguém se disponha a investir.
E, se a NOVAER achou quem bote dinheiro em cima, palmas pra ela. Ao invés de nós botarmos $$$ para outros desenvolverem tecnologias em casa, o caminho adotado me parece perfeitamente correto, ou seja, o inverso: desenvolvemos tecnologias aqui com o dinheiro dos outros. SE este avião sair do papel e voar, por mim podem até montar um fábrica nos EAU e produzir apenas lá; o sucesso do projeto, por óbvio, levará a outros: win-win! Nós desenvolvemos novas tecnologias e os EAU, que não as têm, as adquirem.
Tks ao Caiafa véio, nem sonhava que existia este projeto.
E, se a NOVAER achou quem bote dinheiro em cima, palmas pra ela. Ao invés de nós botarmos $$$ para outros desenvolverem tecnologias em casa, o caminho adotado me parece perfeitamente correto, ou seja, o inverso: desenvolvemos tecnologias aqui com o dinheiro dos outros. SE este avião sair do papel e voar, por mim podem até montar um fábrica nos EAU e produzir apenas lá; o sucesso do projeto, por óbvio, levará a outros: win-win! Nós desenvolvemos novas tecnologias e os EAU, que não as têm, as adquirem.
Tks ao Caiafa véio, nem sonhava que existia este projeto.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Mas capaz que o ST... Bom terá de provar isso, pois até agora só palavras ao vento.
Enquanto isso o ST vai sendo aperfeiçoado.
Enquanto isso o ST vai sendo aperfeiçoado.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37910
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5725 vezes
- Agradeceram: 3262 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Me chamou a atenção a parte de atrair o interesse da FAB para o projeto do mesmo, como um substituto do próprio ST, dado que seria uma aeronave maior e, quiçá, melhor que este.
Agora, quem precisa de substituição urgente é o Tucano e não o ST, mais os T-25 que estão aí já há muito tempo. Faria muito mais sentido, se fosse o caso, transferir os ST para o lugar do Tucano e o Tx-C para ao lugar dos T-25, enquanto esta aeronave substituiria, aí sim, os ST naquela fase de treinamento e nos esquadrões do 3o Gav.
Mas isso significaria ter de esperar pelo seu desenvolvimento completo, o que por óbvio ainda vai demorar bastante. A não ser que o dinheiro árabe faça milagres também com a engenharia aeronáutica.
Até lá, vamos esperar para ver o que realmente este avião virá a ser. E ver também como a Embraer reage a mais esta concorrência. Agora dentro de casa.
abs.
Agora, quem precisa de substituição urgente é o Tucano e não o ST, mais os T-25 que estão aí já há muito tempo. Faria muito mais sentido, se fosse o caso, transferir os ST para o lugar do Tucano e o Tx-C para ao lugar dos T-25, enquanto esta aeronave substituiria, aí sim, os ST naquela fase de treinamento e nos esquadrões do 3o Gav.
Mas isso significaria ter de esperar pelo seu desenvolvimento completo, o que por óbvio ainda vai demorar bastante. A não ser que o dinheiro árabe faça milagres também com a engenharia aeronáutica.
Até lá, vamos esperar para ver o que realmente este avião virá a ser. E ver também como a Embraer reage a mais esta concorrência. Agora dentro de casa.
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Alguém aí pode me ajudar a entender para que o Universal serve? Porque é potente demais para ser básico e de menos para ser avançado, no que se enquadra? Quem mais tem uma estrutura de Treinamento parecida?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Intermediário
- Mensagens: 322
- Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Muito bom, a Novaer esta fazendo certo. Esse modelo de negocio da Novaer lembra o desenvolvimento do Astros financiado pelo Saddam..
Quanto as capacidades do avião, a Novaer possui engenheiros com experiencia oriundos da própria Embraer. Some isso ao fato dos árabes colocarem dinheiro.
A Novaer buscar clientes no exterior, mostra com muita clareza a diferença de uma empresa nacional para aqueles ovo de chupim do tipo "empresa brasileira" que o único cliente é a FAB.
Quanto as capacidades do avião, a Novaer possui engenheiros com experiencia oriundos da própria Embraer. Some isso ao fato dos árabes colocarem dinheiro.
A Novaer buscar clientes no exterior, mostra com muita clareza a diferença de uma empresa nacional para aqueles ovo de chupim do tipo "empresa brasileira" que o único cliente é a FAB.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61474
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6307 vezes
- Agradeceram: 6657 vezes
- Contato:
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Oooooops, o desenvolvimento do Astros foi financiado pelo Iraque? Juro que nunca li nem ouvi nada a respeito, poderias explicar melhor?toncat escreveu:Muito bom, a Novaer esta fazendo certo. Esse modelo de negocio da Novaer lembra o desenvolvimento do Astros financiado pelo Saddam..
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Intermediário
- Mensagens: 322
- Registrado em: Ter Mar 04, 2014 8:44 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Li sobre isso em artigos de defesa publicados pelas UFJF, ate um tempo atras estavam na internet, não sei se ainda estão. Eu vou ate tentar procurar e postar la no tópico da Avibras. Tinha muito coisa interessante sobre assuntos de defesa.Túlio escreveu:Oooooops, o desenvolvimento do Astros foi financiado pelo Iraque? Juro que nunca li nem ouvi nada a respeito, poderias explicar melhor?toncat escreveu:Muito bom, a Novaer esta fazendo certo. Esse modelo de negocio da Novaer lembra o desenvolvimento do Astros financiado pelo Saddam..
- Cassio
- Sênior
- Mensagens: 1332
- Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
- Agradeceu: 51 vezes
- Agradeceram: 477 vezes
Re: NOVAER/CALIDUS B250 DRAGON SERÁ LANÇADO NO DUBAI AIR SHOW
Se o avião é este das imagens, não parece ser maior que o ST. Bem, substituir o ST na FAB... Duvido. E não adianta botar ST na AFA, porque não é avião de treinamento.
Mais fácil este novo avião ir para a AFA, os acho que será menor que o ST.
Mas sonhar é saudável e ainda é de graça.
Mais fácil este novo avião ir para a AFA, os acho que será menor que o ST.
Mas sonhar é saudável e ainda é de graça.