Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15391 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 09, 2017 12:09 pm

Nauta, estas notícias são o que os políticos e uma minoria politicamente correta para lá de engajada hoje quer ver, e pior, quer que a MB, e demais ffaa's sejam e/ou façam; a sociedade cobra hoje dos nossos militares duas coisas apenas: segurança pública e golpe de Estado.

Não dá para esperar realmente muita coisa nestes dias. Parece que voltamos 60 anos no tempo.

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15392 Mensagem por Lord Nauta » Seg Out 09, 2017 1:48 pm

FCarvalho escreveu:Nauta, estas notícias são o que os políticos e uma minoria politicamente correta para lá de engajada hoje quer ver, e pior, quer que a MB, e demais ffaa's sejam e/ou façam; a sociedade cobra hoje dos nossos militares duas coisas apenas: segurança pública e golpe de Estado.

Não dá para esperar realmente muita coisa nestes dias. Parece que voltamos 60 anos no tempo.

abs.

Já temos a TAB. Só falta em breve a MB se tornar um Clube Náutico e o EB uma Guarda Nacional. :mrgreen:

[018] [018] [018] [018] [018] [018] [018] [018] [018]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15393 Mensagem por Wingate » Seg Out 09, 2017 2:50 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,

Em cinco anos a Esquadra comemora seu bicentenário. E o Brasil e a MB vão simplesmente passar vergonha. O que um país que esta entre as 10 maiores economias do planeta, que depende de 95% do trafego marítimo e que tem um dos maiores litorais do planeta vai apresentar ao mundo como Poder Naval dissuasório em data tão significativa:- um punhado de navios velhos e obsoletos. :evil: :evil: :evil:

E mais desanimador e quando verificamos as noticias no site da Instituição e temos a impressão que estamos navegando na pagina de um Clube Social e/ou uma ONG.

Marinha do Brasil participa da cerimônia da Consagração das Águas Interiores do Brasil.

NAsH “Soares de Meirelles” realiza atendimentos médico-odontológicos nos Rios Purus e Solimões.

VCB Seccional Manaus inaugura o espaço “Beleza VCB” em Manaus (AM).

Comando do 4º Distrito Naval participa do Movimento “Outubro Rosa”.

Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas abre as festividades do Círio de Nazaré 2017.
E a nossa MERCANTE? Ainda existe?

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15394 Mensagem por Lord Nauta » Seg Out 09, 2017 3:53 pm

Wingate escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,

Em cinco anos a Esquadra comemora seu bicentenário. E o Brasil e a MB vão simplesmente passar vergonha. O que um país que esta entre as 10 maiores economias do planeta, que depende de 95% do trafego marítimo e que tem um dos maiores litorais do planeta vai apresentar ao mundo como Poder Naval dissuasório em data tão significativa:- um punhado de navios velhos e obsoletos. :evil: :evil: :evil:

E mais desanimador e quando verificamos as noticias no site da Instituição e temos a impressão que estamos navegando na pagina de um Clube Social e/ou uma ONG.

Marinha do Brasil participa da cerimônia da Consagração das Águas Interiores do Brasil.

NAsH “Soares de Meirelles” realiza atendimentos médico-odontológicos nos Rios Purus e Solimões.

VCB Seccional Manaus inaugura o espaço “Beleza VCB” em Manaus (AM).

Comando do 4º Distrito Naval participa do Movimento “Outubro Rosa”.

Banda de Música do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas abre as festividades do Círio de Nazaré 2017.
E a nossa MERCANTE? Ainda existe?

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A Marinha Mercante brasileira conta hoje com cerca de 110 navios diversos empregados no transporte de mercadorias.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15395 Mensagem por Wingate » Seg Out 09, 2017 6:37 pm

Grato, nobre colega Lord Nauta, pela informação. Confesso que pensava ter sido quase extinta ou reduzida ao mínimo.

SDS,

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15396 Mensagem por Lord Nauta » Seg Out 09, 2017 7:58 pm

Wingate escreveu:Grato, nobre colega Lord Nauta, pela informação. Confesso que pensava ter sido quase extinta ou reduzida ao mínimo.

SDS,

Wingate
Felizmente ainda temos uma Marinha Mercante, pequena claro, que obriga o país gastar cerca de USD 10 bilhões por ano com afretamento de navios. Esta frota e composta de navios relativamente novos e gera cerca de 10.000 empregos diretos.
O fato e que nosso país e um lixo em diversos aspectos, sendo o relativo ao Poder Marítimo uma execrável vergonha. :evil: :evil: :evil:




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15397 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 09, 2017 10:03 pm

110 navios para um país com o litoral que temos, e dependente, na prática, do seu acesso ao mar para sobreviver economicamente.

Vergonha é a palavra mais suave que encontro para descrever essa realidade.

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15398 Mensagem por Bolovo » Ter Out 10, 2017 12:33 am

FCarvalho escreveu:110 navios para um país com o litoral que temos, e dependente, na prática, do seu acesso ao mar para sobreviver economicamente.

Vergonha é a palavra mais suave que encontro para descrever essa realidade.

abs.
Tá ruim, mas também não é esse fim do mundo, amigo.

O número de navios que a marinha mercante brasileira tem é comparável a de algumas frotas de alguns países europeus. Com dados de 2010 (The World Factbook, CIA. 2010), o Brasil tinha 109 navios, mais do que a Finlândia com 97 navios, mas menos do que a Espanha com 132, a Suécia com 135 ou França com 162 navios. Veja que são países de primeiro mundo, com empresas globais que exportam para o mundo todo, diferente daqui que exporta basicamente minério ferro e soja. Porém, por outro lado, sabe quem figura entre as dez maiores marinhas mercantes do mundo? As seguintes potências mundias: Panamá (a maior, com mais de 6 mil navios - mais do que China e EUA juntos), Libéria, Malta, ilhas Marshall, ilhas de Antígua e Barbuda e as Bahamas. No meio desses estão China, Hong Kong e Cingapura, economias de verdade.

Porque tantos navios nesses paísecos de quinta? O nome disso é "bandeira de conveniência". Esses países facilitam o registro de navios estrangeiros desde que mais da metade da tripulação sejam do país que cede a bandeira. Por exemplo, é muito mais conveniente alugar um navio de bandeira panamenha que tenha apenas o "alto clero" da tripulação de origem, sei lá, holandesa, e resto panamenho do que um navio registrado na Holanda com a tripulação toda holandesa (e consequentemente seus altos impostos, regulações trabalhistas, padrões de qualidade elevados e etc). É basicamente o capitalismo falando mais alto.

O Brasil chegou a ter uma Marinha Mercante expressiva nos anos 80, mas a coisa desmanchou nos anos 90, ensaiou uma melhora significativa com o PAC de 2007 no governo Lula, mas foi esquecida nos governos subsequentes. Eu acho que se o Brasil desejasse, conseguira ter uma Marinha Mercante com uns 400 navios, ficando no nível de EUA e Dinamarca, mas a moda do momento, alias, de muito tempo aqui no Brasil é vender tudo para os gringos, então só sonhe com isso.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15399 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 10, 2017 2:07 pm

Porta-helicópteros britânico ‘Ocean’ cederá parte de sua tripulação ao novo porta-aviões ‘Queen Elizabeth’; navio que foi oferecido à MB opera na face devastada da Ilha de Dominica

Por Roberto Lopes. Ícone dos sites de defesa. :mrgreen:


A Marinha do Brasil (MB) foi informada de que o cronograma previsto para a baixa do porta-helicópteros britânico HMS Ocean (L12) – marcada para 31 de março de 2018 – será cumprido à risca, até porque parte de sua tripulação será transferida, logo no início do ano que vem, para o novo porta-aviões HMS Queen Mary (R08).
Esse barco, de 70.600 toneladas, que em mais alguns dias dará início à segunda e última etapa das suas provas de mar, será comissionado pela Royal Fleet em dezembro próximo.
Ele precisa de tripulação completa (cerca de 640 militares) para começar os testes de aceitação de aeronaves (especialmente dos caças F-35), e de adestramento operacional com o seu destacamento aéreo – ambos eventos programados para o segundo semestre de 2018.
Os ingleses ofereceram o Ocean à MB em março passado.
De acordo com uma versão obtida nesta segunda-feira (09.10) pela coluna INSIDER, de fonte militar, a Marinha brasileira ajustou com sua congênere britânica um conjunto de reuniões entre oficiais das duas Forças. Tema: a proposta que está sobre a mesa de venda do porta-aviões.
Polêmica – O procedimento tem, entre seus objetivos, esclarecer as informações contraditórias que circularam na mídia, durante a terceira semana de setembro, acerca de problemas no funcionamento do navio enquanto ele tomava provisões na Base Naval britânica de Gibraltar.
Essa rodada de conversações pode acontecer depois que o HMS Ocean retornar do Mar do Caribe, onde se encontra atualmente, ou ainda antes disso.
O regresso do navio para a sua base em Devonport, no sul da Inglaterra, está previsto para acontecer no começo de dezembro.
Com base nesses entendimentos recentemente acertados, e na reavaliação dos custos da manutenção de curto prazo que o barco requer, é que o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil anunciarão a sua decisão de ficar, ou não, com a unidade, de 21.500 toneladas.
Hoje, a tendência é de as autoridades brasileiras aprovarem a compra do Ocean.
Maria – Na quarta-feira da semana passada, a Agência de Gestão de Emergências em Desastres do Caribe (CDEMA), liberou o seu 8º boletim de informações sobre as consequências da passagem do furacão Maria pela região – o primeiro reporte de informações que menciona a Ajuda Humanitária levada a essa parte do mundo pelo porta-helicópteros Ocean.
A mesma fonte considerou positiva a redesignação do porta-helicópteros para a missão de socorro no Caribe, o que evitou que ele cumprisse a longa (e naturalmente desgastante) jornada para a qual foi originalmente indicado: a liderança de uma força-tarefa da Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) no Mar Mediterrâneo Oriental.
De acordo com o informativo, o navio assistiu as vítimas do Maria em 12 comunidades de cinco províncias das regiões Leste e Sul de Dominica – uma possessão britânica de, aproximadamente, 75.000 habitantes.
Os locais agora sob a assistência e controle dos tripulantes do Ocean haviam tido suas comunicações com a capital, Rouseau, cortadas.
O boletim da CDEMA fala em “entrega de material de socorro, avaliação de necessidades, limpeza de estradas, realização de reparos urgentes de instalações-chave e transferência de pessoas vulneráveis”, muitas atendidas a bordo do navio britânico.
Os suprimentos transferidos do porta-helicópteros para as regiões devastadas (a maior parte deles por meio de helicópteros Chinook), incluem kits de abrigo, de comida, material médico, tendas, lonas, pacotes de higiene pessoal, sistemas de aproveitamento da luz solar, comprimidos de purificação da água e madeira para a reconstrução de residências.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15400 Mensagem por Túlio » Ter Out 10, 2017 3:46 pm

Lord Nauta escreveu:
Por Roberto Lopes. Ícone dos sites de defesa. :mrgreen:

Quanta maldade nesse coração. [003] [003] [003] [003]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15401 Mensagem por Lord Nauta » Ter Out 10, 2017 4:17 pm

Túlio escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Por Roberto Lopes. Ícone dos sites de defesa. :mrgreen:

Quanta maldade nesse coração. [003] [003] [003] [003]


[018] [018] [018]




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15402 Mensagem por Lord Nauta » Qui Out 12, 2017 11:24 pm

O desmanche da frota britânica! ‘Royal Navy’ vai disponibilizar 3 navios classe River (Amazonas) com pouco uso… (Isso é para nós? Nos convém ficar com algum?)

Por Roberto Lopes

O Ministério da Defesa britânico (conhecido pela sigla MoD) vai descomissionar, entre dezembro próximo e o ano de 2019, três patrulheiros oceânicos classe River que entraram em operação há relativamente pouco tempo, no período de 2003 a 2007.
Apenas dois desses navios – pertencentes ao Batch 1 das unidades encomendadas pelo governo de Londres em 2001, para substituir os velhos patrulheiros da classe Island (da década de 1970) – são perfeitamente iguais, com 79,5 m de comprimento e 1.700 toneladas.
A baixa do HMS Severn (P282) está prevista para acontecer em mais oito semanas, e a do HMS Mersey (P283) dentro de, aproximadamente, dois anos.
Concebidos para operar 300 dias/ano (!) em missões como repressão à pesca predatória, patrulhamento de campos petrolíferos, prevenção de contaminações do meio marinho e abordagem de navios suspeitos de envolvimento com o narcotráfico, os navios (1) têm design robusto mas pouco armamento (canhão de 20 mm na proa e metralhadoras pesadas), (2) casco 11 m mais curto que o dos NaPaOcs da classe Amazonas (adquiridos novos, seis anos atrás, pela Marinha do Brasil) –, (3) velocidade (de 20 nós) inferior à das Amazonas (25 nós), e (4) o mesmo radar Terma Scanter 4100 2D que vem dando problemas a bordo dos Amazonas brasileiros.
Armamento reforçado – A HMS Clyde (P257), terceira embarcação a ser desativada nesse grupo, também permanecerá na ativa somente até 2019.
Chamada pelos britânicos de Modified Batch 1, ela tem casco mais comprido (81,5 m), convoo à ré (sem hangar para aeronaves), maior deslocamento (1.850/2.000 toneladas) e, sobretudo, um armamento de maior calibre e, portanto, mais poderoso: canhão DS30B de 30 mm na proa, 2 metralhadoras pesadas de múltiplos canos tipo Minigun e 5 pontos fixos para metralhadoras.
A Diretoria Geral do Material (DGMM) e a Diretoria de Gestão dos Programas Estratégicos da Marinha (DGePEM) vêm acompanhando as providências dos britânicos para a aposentadoria dos classe River.
Entretanto, a situação financeira precária da Força Naval, além de outros compromissos já assumidos (mobilização de recursos para a produção das Corvetas Classe Tamandaré) ou em exame (compra do porta-helicópteros britânico HMS Ocean) tornam improvável o interesse dos chefes navais brasileiros por esses barcos.
A recolocação deles em alguma outra frota de guerra deve ser bem fácil.Há demanda por patrulheiros desse tipo tanto entre os países caribenhos quanto nas marinhas da Ásia.No início da década de 2000, a Marinha de Bangladesh, por exemplo, ficou com cinco das embarcações classe Island.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15403 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 13, 2017 12:01 am

Esses River Bach II são um tanto quanto salgados em termos de custos para um navio de patrulha. Não sei o que há de tão especial neles que os faça ser tão mais caros que seus irmãos brasileiros da versão Bath 1.
Mas como estão a ser pagos em Libras, e pelos donos do dinheiro, há que se justificar.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15404 Mensagem por Tikuna » Sex Out 13, 2017 11:10 am

FCarvalho escreveu:Esses River Bach II são um tanto quanto salgados em termos de custos para um navio de patrulha. Não sei o que há de tão especial neles que os faça ser tão mais caros que seus irmãos brasileiros da versão Bath 1.
Mas como estão a ser pagos em Libras, e pelos donos do dinheiro, há que se justificar.

abs

Acho que você está confundindo. Os Brasileiros são do Batch II. O que eles estão vendendo é o Batch I.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15405 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 13, 2017 9:59 pm

Tikuna escreveu:
FCarvalho escreveu:Esses River Bach II são um tanto quanto salgados em termos de custos para um navio de patrulha. Não sei o que há de tão especial neles que os faça ser tão mais caros que seus irmãos brasileiros da versão Bath 1.
Mas como estão a ser pagos em Libras, e pelos donos do dinheiro, há que se justificar.
abs
Acho que você está confundindo. Os Brasileiros são do Batch II. O que eles estão vendendo é o Batch I.
Sim, fiz um pequeno equívoco. Referia-me as Bath II britânicas que hora estão sendo construídas.
Quanto a estes navios acima, me parecem ser uma boa oportunidade... para o Uruguai.

abs.




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