Túlio escreveu:Anyway, já que citaste o 5,56, compares a velocidade da mesma munição a partir de um M-16A2 e de uma M-4A2 e lembres quanta queixa existe contra a falta de efetividade da arma mais curta. Se tiveres tabelinha, à vontade...
Serve gráfico?
Uns 10% de diferença de velocidade para um cano 38% mais longo.
Por que? Uma informação verdadeira e notoriamente conhecida passa a ser falsa se for publicada na wikipedia?
Alias, o gráfico anterior não é da wikipedia, procurei no google por "120mm speed vs barrel length", ai foi só escolher um gráfico fácil de ver.
Túlio escreveu:Mas não vamos focar em armas leves, fiz um questionamento sobre munições DM-53 e DM-63 em velhas peças 120 L44 e fiquei sem resposta: qual o sentido em acrescentar mais de 1,30 extras ao tubo e reforçar a culatra, encarecendo tudo para receber novas e mais caras munições se o véio L44 de guerra pouco fica devendo?
A resposta é muito simples, Túlio, porque é muito dificil de melhorar a penetração, mesmo que seja em apenas 50mm, até porque, se fosse essa moleza toda que o papo de vocês da a entender o MBT já estaria obsoleto faz tempos, seria só fazer um canhão com penetração suficiente para destruir as três próximas gerações e a blindagem perderia todo o sentido.
Mas a física (sempre ela) dificultando as coisas e obrigando os alemães a criarem um cano 1,3 metros mais longo só para aumentar a penetração em alguns milímetros.
ps: Aproveitando, vou deixar uma teórica aqui só para refletir um pouco sobre o assunto antes de responder com aquelas
: por que os americanos continuam usando o L44?