Túlio escreveu:
Eu não teria nenhum problema em concordar com VOSMEÇÊS, desde que os carros que estão "pelo mundo", como disse o PMicchi, viessem totalmente de graça até Santa Maria. Só que não é o caso, e há muito mais custos envolvidos além dos da simples compra de MBTs excedentes a algum País: começa com o envio de Especialistas do EB (transporte, hospedagem, alimentação, diárias internacionais, etc) para examinar e avaliar o material; aprovado o relatório e milagrosamente liberada a verba, precisa pagar pelo transporte por terra até um porto; o próprio porto é uma empresa capitalista, logo, cobra taxas pelo uso de suas instalações e pessoal, necessários para embarcar blindados em navios; estes cobram frete até, digamos, o Porto de Rio Grande; este também cobra taxas para fazer o contrário do que foi feito no porto estrangeiro, agora precisa desembarcar tudo, abrir espaço para os pranchões (que tiveram que ir até Rio Grande e depois terão que voltar para Santa Maria, logo, mais custos) e, se não tiver suficientes para botar todos os Leos que chegaram, o que sobrar terá que ficar estocado, gerando ainda mais custos. Ou seja, o custo unitário de USD 500k citado pelo Luís Henrique sobe um bocado, e apenas para, dali a alguns anos, ter que fazer tudo de novo.
Sei lá, bobear e só os custos extras que mencionei já bastariam para o retrofit completo da frota que já está aqui e usando peças e partes canibalizadas das unidades excedentes que igualmente já estão aqui. O próprio recondicionamento de peças e componentes pode ser feito por empresas também daqui. E ninguém teve que ir ao exterior, passar por porto, embarcar em navio & quetales.
Mas não nego, achei legal esse conceito de MBT DESCARTÁVEL...
Se o EB adquirir os cerca de 120 Leo 1A5 italianos, praticamente todos esses custos que você citou também existiriam.
E a bem da verdade, como estamos falando de equipamentos caros, esses custos de transporte não terão um impacto tão grande.
Em vez de adquirir 120 1A5 o EB poderia adquirir 2A4.
Nos próximos anos com a proximidade do fim de vida dos 1A5 o EB poderia adquirir MAIS unidades de 2A4 e junto um pacote de modernização.
Elevando as unidades recém adquiridas e também as adquiridas agora para um padrão mais moderno 2A6M, 2A7, 2A8...dependendo do que estiver disponível daqui alguns anos e dependendo do custo...
Um MBT muito mais capaz com muito mais futuro e AINDA encontrado para compras de OPORTUNIDADE.