Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6601 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 26, 2017 1:44 pm

Túlio escreveu:

Eu não teria nenhum problema em concordar com VOSMEÇÊS, desde que os carros que estão "pelo mundo", como disse o PMicchi, viessem totalmente de graça até Santa Maria. Só que não é o caso, e há muito mais custos envolvidos além dos da simples compra de MBTs excedentes a algum País: começa com o envio de Especialistas do EB (transporte, hospedagem, alimentação, diárias internacionais, etc) para examinar e avaliar o material; aprovado o relatório e milagrosamente liberada a verba, precisa pagar pelo transporte por terra até um porto; o próprio porto é uma empresa capitalista, logo, cobra taxas pelo uso de suas instalações e pessoal, necessários para embarcar blindados em navios; estes cobram frete até, digamos, o Porto de Rio Grande; este também cobra taxas para fazer o contrário do que foi feito no porto estrangeiro, agora precisa desembarcar tudo, abrir espaço para os pranchões (que tiveram que ir até Rio Grande e depois terão que voltar para Santa Maria, logo, mais custos) e, se não tiver suficientes para botar todos os Leos que chegaram, o que sobrar terá que ficar estocado, gerando ainda mais custos. Ou seja, o custo unitário de USD 500k citado pelo Luís Henrique sobe um bocado, e apenas para, dali a alguns anos, ter que fazer tudo de novo.

Sei lá, bobear e só os custos extras que mencionei já bastariam para o retrofit completo da frota que já está aqui e usando peças e partes canibalizadas das unidades excedentes que igualmente já estão aqui. O próprio recondicionamento de peças e componentes pode ser feito por empresas também daqui. E ninguém teve que ir ao exterior, passar por porto, embarcar em navio & quetales.

Mas não nego, achei legal esse conceito de MBT DESCARTÁVEL... [003] [003] [003] [003]

Se o EB adquirir os cerca de 120 Leo 1A5 italianos, praticamente todos esses custos que você citou também existiriam.

E a bem da verdade, como estamos falando de equipamentos caros, esses custos de transporte não terão um impacto tão grande.

Em vez de adquirir 120 1A5 o EB poderia adquirir 2A4.

Nos próximos anos com a proximidade do fim de vida dos 1A5 o EB poderia adquirir MAIS unidades de 2A4 e junto um pacote de modernização.
Elevando as unidades recém adquiridas e também as adquiridas agora para um padrão mais moderno 2A6M, 2A7, 2A8...dependendo do que estiver disponível daqui alguns anos e dependendo do custo...

Um MBT muito mais capaz com muito mais futuro e AINDA encontrado para compras de OPORTUNIDADE.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6602 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 26, 2017 1:50 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Os MBT mais modernos como Leo2A6, Abrams SEP, Challenger 2, T-90A e vários outros possuem blindagem frontal aproximadas de 900 mm RHA. Enquanto a blindagem lateral ficam em torno de 600 mm RHA.
Você está exagerando um pouco, em especial em relação a blindagem lateral.
Luís Henrique escreveu:Na parte frontal são 70 mm e na parte lateral são 20 mm.
Mas, tanto a blindagem frontal quanto a lateral são inclindas, isso da uns 150mm/30mm na horizntal.
Luís Henrique escreveu:Entendo que com as munições mais modernas, Leo 2A6 e equivalentes são destruídos por canhões de 120 mm a cerca de 2 km de distância.
Conheço uma historinha, mas não tenho fonte, os gregos testaram o 2A6 disparando o 120mm/L55 contra a parte frontal dele, dos 30 disparos realizados, apenas 3 penetraram o alvo.
Túlio escreveu:Então mexeram na blindagem frontal, pois me consta que sua capacidade contra munição cinética é de menos de 700 mm considerando zero grau de inclinação, enquanto a munição da Mecar penetra 530 mas a 60 graus (2 km de distância), ou seja, se rebaixarmos a zero o valor aumenta e muito.
O que da 612mm considerando que são 60 graus em relação a horizontal.
Túlio escreveu:A rigor, ERA e blindagem passiva têm ambas a mesma qualidade/defeito: dão uma segunda chance para o MBT. E só, ninguém vai ficar tomando canhonaço como se não houvesse amanhã. Até porque a tremenda descarga de energia cinética e a consequente vibração vão danificar um monte de sensores e equipamentos, além de deixar a tripulação bem boleada.
A história está cheia de exemplos de blindados alvejados dezenas de vezes.

1) as fontes que encontrei dizem aproximadamente esses valores. Cerca de 900mm frontal e 600mm lateral.
Mas estou falando dos MBT top de linha, não de 2A4.

2) o que não muda muito. Principalmente na lateral.
Blindagem fraquíssima.

3) sim. Eu esqueci de mencionar. Mas estava me referindo a disparos contra a lateral.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6603 Mensagem por pmicchi » Ter Set 26, 2017 2:04 pm

sugando um pouco mais de conhecimento de vcs, como seria a comparação entre um TAM e um Leopard 1A5?

Como ambos são relativamente fracos em blindagem, me parece que a vantagem recai naquele que acertar primeiro e o sistema de tiro faz toda a diferença.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6604 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 26, 2017 2:12 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
1) Concordamos que a blindagem dos Leo 1 eh uma piada.
Isso se deve principalmente porque na época ( década de 60) a principal Ameaça considerada eram as imensas frotas de mbt dos soviéticos.
E acreditavam que em combates urbanos não adiantaria ter uma blindagem melhor porque os canhões dos mbt soviéticos teriam poder para destruir os mbt alemães de qualquer jeito. Então apostaram a sobrevivência totalmente em mobilidade.

Mas anos depois, mudaram de ideia e partiram para o Leo 2 com requisitos de blindagem muito superior.

2) sobre ERA em leo 2 ou em leo 1 eu não entendi assim.

Acredito que a proibição tem a ver com acordos contratuais e o foco seja o lucro.

Mais ou menos assim:
Eu vendo meus leo 2A4 baratinho DESDE QUE qualquer modernização seja feita por MIM.
Gerando emprego e dinheiro para nossa empresa e país.

A mesma restrição pode existir em leo 1A5 OU NÃO.

Podemos comprar os leo 2A4 suíços e dependendo do contrato e do preço os suíços podem aceitar vender NATAL desde que seja feita uma modernização com eles.

Não acredito em veto de uso de ERA para leo 2 e não para leo 1. Isto, para mim, eh contratual.

3) a DM-53 eh utilizada no L44 Também.
Alguns sites citam 750 mm de poder de penetração com o L44 e 800 mm com L55.

Inclusive tem também a DM-63 que eh uma evolução da DM-53.

4) a blindagem do leo 2A4 na parte frontal sendo em torno de 700 mm será suficiente para resistir a munição citada. Os 530 mm de capacidad máxima a 0 grau não chega em 700

5) também já li sobre modernização dos leo 2a4chilenos.
Cheguei até a postar aqui.
Depois fui pesquisar melhor e tb não encontrei confirmação.

Parece boato que surgiu com a possibilidade do Peru adquirir mbt novos.

6) acredito que ERA eh muito importante.
Mas para funcionar a blindagem precisa ser muito resistente.
O que ocorreria com um leo 1A5 COM ERA se fosse alvejado por VÁRIOS disparos de 30 mm pela lateral??

Não boto fé nisso.

Peguei a blindagem MUITO superior do 2A4.
E no futuro, não precisa ser de imediato, da para realizar uma modernização para nível de blindagem do 2A6M e talvez colocar ERA também.

Cupincha, sei que não é por mal mas me pareces estar te contradizendo, ao insistir tanto em proteção contra munições puramente cinéticas: alguns posts atrás afirmaste que para um MBT o maior perigo é o RPG e o Msl AT, com o que concordei (impossível discordar, toda a experiência de combate atual comprova isso) e deveria ter acrescentado o IED. O que menos se vê é combate de MBT x MBT (eu mesmo não conheço um só filme de combate assim realizado na atualidade).

Mas tudo tri, vamos dividir:

REALIDADE - O único rival do Leo1A5 na região é o TAM argie (probabilidade de guerra = ZERO); Leo2 só além dos Andes e a uns mil km ou mais de nossas fronteiras (probabilidade de guerra = ZERO). T-72 não poderia avançar muito por causa do terreno onde temos fronteira. E a probabilidade de guerra com a Vuvuzela é igualmente ZERO, exceto se NÓS a começarmos, e aí não seria com Leo1A5 nem 2A4. Assim, necessidade de Leo2A4 = ZERO!

WISHFUL THINKING - Volto a dizer que, se é para sonhar, vamos sonhar ALTO! Ou esperamos a Alemanha desenvolver o Leopard 3 na próxima década e compramos um belo lote zero km ou T-90 MS ou mesmo ARMATA, tudo zerinho. Que diabos de sonho é esse onde se troca carro véio por carro menos véio??? :lol: :lol: :lol: :lol:

Finalizando, alguns comentários sobre as munições 120 que citaste: dês uma olhada nesses filminhos do YT que mostram Leo2 disparando DM-43. Não te chama a atenção aquela baita labareda que sai do tubo L-44? Aquilo é propelente queimando do lado de fora, ou seja, desperdício de pólvora. Mesmo eu não tendo nenhuma info de fuente confiável que afirme que a peça possa disparar DM-53 e até DM-63 (ambos desenvolvidos para peças com tubo de 55 calibres, e não 44), posso dizer com segurança que o maior efeito do uso dessas munições seria um enorme aumento da citada labareda e não um impacto semelhante ao obtido por uma peça com tubo 25% mais longo, porque isso é simplesmente ILÓGICO: aumentam o tamanho (o comprimento do tubo aumenta em uns 1,32 m), peso e preço da peça para obter uma vantagem mínima (citaste 50 mm) em capacidade de penetração sobre outra muito mas MUITO mais antiga? Não sei qual a tua fuente mas, nas buenas, não levo fé alguma nela...

1) sim. Mas ai que está o problema.
As PRINCIPAIS ameaças para os MBT são mísseis, rpgs e ieds JUSTAMENTE porque os MBT com M maiúsculo resiste muito bem todas as outras ameaças de menor porte.

Mas tenho sérias dúvidas na eficácia de utilizar ERA em um mBT com m minúsculo. Um mBT que não aguenta quase nada.

A proteção ERA causa uma explosão quando utilizada.
Tem que ver se o 1A5 aguenta essa explosão. :lol: :lol: :lol:

Tirando isso, um Guarani com 30 mm atirando na lateral de um Leo 1A5 com ERA....o que aconteceria???


2) não vou aprofundar o debate sobre vizinhos e ameaças porque se formos pensar nisso, iremos sempre nos balizar por baixo.
Daqui a pouco concluímos que nem leo 1A5 precisamos.
Os Guarani já bastam...

3) acredito que com o L55 os dados de penetração indicam ACIMA de 800 mm

Por obviamente eh informação CLASSIFICADA.


4) por fim, gostaria de fazer uma comparação com o poder aéreo.

A FAB modernizou os F-5 que possuía.
Precisou de mais. Adquiriu da Jordânia e modernizou.

Pagamos 6 mi na modernização.
1 ou 2 mi para F-5 adicional.
O Chile pagou 10 mi em F-16 MLU.

A FAB tomou a melhor decisão ou 55 F-16 MLU seria uma decisão melhor que 55 F-5 M ???

Eh basicamente o que penso sobre Leo 2A4 e 1A5.

Claro que um F-35 eh melhor. Assim como seria o ARMATA.

Mas a questão eh PEQUENA DIFERENÇA DE DINHEIRO para GRANDE diferença de capacidades.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6605 Mensagem por Túlio » Ter Set 26, 2017 9:08 pm

pmicchi escreveu:sugando um pouco mais de conhecimento de vcs, como seria a comparação entre um TAM e um Leopard 1A5?

Como ambos são relativamente fracos em blindagem, me parece que a vantagem recai naquele que acertar primeiro e o sistema de tiro faz toda a diferença.
Supondo-se a miraculosa possibilidade de se enfrentarem:

TAM EA - VANTAGENS

1 - Silhueta menor e mais baixa (alvo menor);
2 - Bem mais leve e com o mesmo poder de fogo;
3 - Maior razão peso-potência e menor pressão sobre o solo (melhor mobilidade).

LEO1A5 EB - VANTAGENS

1 - Capacidade de operar à noite e com auxílio de dispositivo termal e laser;
2 - Capacidade de disparar em movimento;
3 - Eletrônica embarcada muito superior (EMES-18 e Tadiran VRC 120S, p ex).

Teria muito mais o que falar mas o básico é isso. dois exemplos extras:

1 - Um grupo de TAM não teria nenhuma chance contra outro de Leo1A5 se estes aproveitassem a noite, pois aí o TAM é cego.

2 - Durante o dia e em terrenos de difícil transposição (atoleiros e chão fofo, p ex) o TAM passaria (e rápido) por áreas onde o Leo1A5 acabaria atolando ou, no melhor dos casos, progredindo muito lentamente, o que daria a Iniciativa aos argies que, com sua excelente mobilidade, mudariam rápido de posição, parando brevemente e abrindo fogo contra Leopards praticamente indefesos, porque imobilizados ou em "passo de tartaruga".




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2192
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6606 Mensagem por gogogas » Qua Set 27, 2017 10:27 am

Não seria mais viável comprar alguns Centauros usado do que os Leo surrados italianos ?!
Minha opinião seria da seguinte maneira :
Fazer revisão geral dos Leo 1A5 , se precisar modernizar algo ,que seja sistema de tiro ou comunicação !
Se houver algum Leo 1A1 que vale a pena deixar no nível dos 1A5; que incluam nessa modernização.
Aumentar o número de M-60 em serviço de 28 para uns 40 e fazer algum upgrade básico .
Os CC que derem baixa ,ser substituído por Centauro e alguns Guarani com torc 30 e Míssel AC .




Gogogas !
sirefelps
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Jan 09, 2010 10:31 pm
Agradeceu: 1 vez

Re: Leopard 1A5 do EB

#6607 Mensagem por sirefelps » Qua Set 27, 2017 11:33 am

Túlio escreveu:
pmicchi escreveu:sugando um pouco mais de conhecimento de vcs, como seria a comparação entre um TAM e um Leopard 1A5?

Como ambos são relativamente fracos em blindagem, me parece que a vantagem recai naquele que acertar primeiro e o sistema de tiro faz toda a diferença.
Supondo-se a miraculosa possibilidade de se enfrentarem:

TAM EA - VANTAGENS

1 - Silhueta menor e mais baixa (alvo menor);
2 - Bem mais leve e com o mesmo poder de fogo;
3 - Maior razão peso-potência e menor pressão sobre o solo (melhor mobilidade).

LEO1A5 EB - VANTAGENS

1 - Capacidade de operar à noite e com auxílio de dispositivo termal e laser;
2 - Capacidade de disparar em movimento;
3 - Eletrônica embarcada muito superior (EMES-18 e Tadiran VRC 120S, p ex).

Teria muito mais o que falar mas o básico é isso. dois exemplos extras:

1 - Um grupo de TAM não teria nenhuma chance contra outro de Leo1A5 se estes aproveitassem a noite, pois aí o TAM é cego.

2 - Durante o dia e em terrenos de difícil transposição (atoleiros e chão fofo, p ex) o TAM passaria (e rápido) por áreas onde o Leo1A5 acabaria atolando ou, no melhor dos casos, progredindo muito lentamente, o que daria a Iniciativa aos argies que, com sua excelente mobilidade, mudariam rápido de posição, parando brevemente e abrindo fogo contra Leopards praticamente indefesos, porque imobilizados ou em "passo de tartaruga".

Túlio,

No caso 2, mesmo com menor mobilidade o Leo ainda continuaria atirando - já que atira em movimento - e o TAM ainda precisaria parar para atirar. Mesmo lentos, a iniciativa ainda não permaneceria com os Leo?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6608 Mensagem por Túlio » Qua Set 27, 2017 11:48 am

gogogas escreveu:Não seria mais viável comprar alguns Centauros usado do que os Leo surrados italianos ?!
Minha opinião seria da seguinte maneira :
Fazer revisão geral dos Leo 1A5 , se precisar modernizar algo ,que seja sistema de tiro ou comunicação !
Se houver algum Leo 1A1 que vale a pena deixar no nível dos 1A5; que incluam nessa modernização.
Aumentar o número de M-60 em serviço de 28 para uns 40 e fazer algum upgrade básico .
Os CC que derem baixa ,ser substituído por Centauro e alguns Guarani com torc 30 e Míssel AC .
Minha opinião nem é muito diferente: concordo de todo com o retrofit dos Leo1A5 com uso de partes e peças canibalizados de outros blindados do mesmo tipo (lembrar que o chassis e motor são os mesmos para todos os componentes da família Leopard 1) que estão fora de uso; já modernizar sou contra, primeiro por não haver dinheiro para isso, segundo por não haver razão plausível.

Sobre o Centauro, não tem como ele substituir um MBT, ao menos não aqui¹: enquanto estiver na estrada tudo bem, sua mobilidade é até melhor, mas no que tiver que sair dela, complica e muito. Em Proteção nem vou falar, é óbvio; resta o Poder de Fogo que, conforme o caso, pode ser até muito maior que o do Leo1.

Sei lá, dependendo do custo e das possibilidades físicas, creio que um Cascavel com os mesmos aros e pneus do Guarani (14.00 x 20) ao invés dos originais (12.00 x 20), motor mais potente (lembrar que o Cascavel é tão COTS quanto pode ser uma VTR do tipo, sendo desde o início equipado com propulsores fornecidos pela indústria local), suspensões modernas e peça da mesma marca e calibre mas modelo Mk 8 provavelmente seria bem mais custo-efetivo que qualquer Centauro.

¹ - A área total da Itália é pouco maior que a do RS. O relevo e a hidrografia (para teres uma ideia, apenas a Laguna dos Patos é cerca de 50% maior do que todos os rios e lagos da Itália juntos. E temos outras lagos e lagunas, rios de todos os tamanhos, banhados - áreas pantanosas - por toda parte, etc) além dos tipos de solo, que são diferentes dos que encontramos aqui. Sua malha rodoviária é várias vezes maior (e de melhor qualidade) do que a nossa (RS). Ou seja, montanhosa, com relativamente poucos cursos d'água a serem transpostos e fartamente dotada de estradas e pontes de classe alta, o Itália é um paraíso para carros como o Centauro, mas aqui não. Lá um Centauro só precisa se preocupar em manobrar, achar abrigo, detectar e atacar um inimigo e seguir em frente, aqui a principal preocupação seria com os caminhos a tomar.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6609 Mensagem por Túlio » Qua Set 27, 2017 11:59 am

sirefelps escreveu: Túlio,

No caso 2, mesmo com menor mobilidade o Leo ainda continuaria atirando - já que atira em movimento - e o TAM ainda precisaria parar para atirar. Mesmo lentos, a iniciativa ainda não permaneceria com os Leo?
Cupincha, Iniciativa é controlar o desenvolvimento do combate, ou seja, quando e como se dará um engajamento (ou seja, quem tem liberdade para AGIR tem a Iniciativa; quem só pode REAGIR, não). Um carro atolado ou se deslocando a duras penas será superado por outro que possa se deslocar com maior facilidade pelo terreno. Ou seja, o TAM poderá decidir qual o momento em que irá se aproximar, parar e disparar contra o Leo (e não apenas isso mas principalmente qual TAM contra qual Leopard; este, parado ou pouco se movendo (mesmo com torre podendo girar e a peça podendo elevar/rebaixar) se torna, na prática, um sitting duck, pois haverá vários carros operando de ambos os lados e uma linha de defesa semelhante àquelas caravanas dos filmes de bangue-bangue é muito mais fácil falar do que fazer, porque ninguém sabe quando e onde vai atolar, quem vai atolar e quem ainda vai poder se mover e onde isso se dará. Na prática, confusão de um lado e tranquilidade do outro. O desfecho é óbvio...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6610 Mensagem por EDSON » Qua Set 27, 2017 1:23 pm

Mas resumindo o que foi até agora o Leo 1A5: serve para treinamento nada mais. :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6611 Mensagem por Túlio » Qua Set 27, 2017 1:31 pm

EDSON escreveu:
Mas resumindo o que foi até agora o Leo 1A5: serve para treinamento nada mais. :lol:
Este post sim, está no tópico. Eu agregaria que serve para mais do que simples treinamento, o próprio conceito de Família Blindada sobre lagartas foi iniciado no Brasil e continua a ser desenvolvido a partir deste carro; coisas que não conhecíamos como disparo em movimento, combate noturno, simulação & quetales idem. Quem viu o C I Bld nos tempos do M-41 e vê hoje passa a entender o porquê de aquele Centro de Excelência mal caber nas atuais instalações, em terreno do 1º RCC. A rigor, a capacidade de expansão do C I Bld já esgotou, mas a necessidade não.

De resto, se não for incômodo para ti, cupincha, pediria que movesses aqueles 3 posts para onde pertencem, ou seja, Tanques e Blindados (quase o fiz eu mesmo, mas considerei que te estaria desrespeitando, assim, peço que o faças. Já apaguei o meu anterior, que se referia a eles).




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 524
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 94 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6612 Mensagem por Fábio Machado » Qua Set 27, 2017 1:50 pm

Túlio escreveu:
pmicchi escreveu:sugando um pouco mais de conhecimento de vcs, como seria a comparação entre um TAM e um Leopard 1A5?

Como ambos são relativamente fracos em blindagem, me parece que a vantagem recai naquele que acertar primeiro e o sistema de tiro faz toda a diferença.
Supondo-se a miraculosa possibilidade de se enfrentarem:

TAM EA - VANTAGENS

1 - Silhueta menor e mais baixa (alvo menor);
2 - Bem mais leve e com o mesmo poder de fogo;
3 - Maior razão peso-potência e menor pressão sobre o solo (melhor mobilidade).

LEO1A5 EB - VANTAGENS

1 - Capacidade de operar à noite e com auxílio de dispositivo termal e laser;
2 - Capacidade de disparar em movimento;
3 - Eletrônica embarcada muito superior (EMES-18 e Tadiran VRC 120S, p ex).

Teria muito mais o que falar mas o básico é isso. dois exemplos extras:

1 - Um grupo de TAM não teria nenhuma chance contra outro de Leo1A5 se estes aproveitassem a noite, pois aí o TAM é cego.

2 - Durante o dia e em terrenos de difícil transposição (atoleiros e chão fofo, p ex) o TAM passaria (e rápido) por áreas onde o Leo1A5 acabaria atolando ou, no melhor dos casos, progredindo muito lentamente, o que daria a Iniciativa aos argies que, com sua excelente mobilidade, mudariam rápido de posição, parando brevemente e abrindo fogo contra Leopards praticamente indefesos, porque imobilizados ou em "passo de tartaruga".
Lembrando que 74 TAMs argentinos estão sendo modernizados para o padrão 2C, que tem eletrônicos embarcados e sistemas de busca de alvos muito superior aos Leos 1A5. Lembrando ainda, que o TAM 2C pode disparar misseis LAHAT pelo canhão principal.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6613 Mensagem por EDSON » Qua Set 27, 2017 1:51 pm

Túlio escreveu:
EDSON escreveu:
Mas resumindo o que foi até agora o Leo 1A5: serve para treinamento nada mais. :lol:
Este post sim, está no tópico. Eu agregaria que serve para mais do que simples treinamento, o próprio conceito de Família Blindada sobre lagartas foi iniciado no Brasil e continua a ser desenvolvido a partir deste carro; coisas que não conhecíamos como disparo em movimento, combate noturno, simulação & quetales idem. Quem viu o C I Bld nos tempos do M-41 e vê hoje passa a entender o porquê de aquele Centro de Excelência mal caber nas atuais instalações, em terreno do 1º RCC. A rigor, a capacidade de expansão do C I Bld já esgotou, mas a necessidade não.

De resto, se não for incômodo para ti, cupincha, pediria que movesses aqueles 3 posts para onde pertencem, ou seja, Tanques e Blindados (quase o fiz eu mesmo, mas considerei que te estaria desrespeitando, assim, peço que o faças. Já apaguei o meu anterior, que se referia a eles).
Por favor pode mover os posts e sempre que achar necessário qualquer posto meu.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2192
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 226 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6614 Mensagem por gogogas » Qua Set 27, 2017 1:54 pm

Em alguns sites falam que este programa do tam 2c está parado por falta de verbas , sem previsão de retomar este projeto ! Só tem 1 protótipo




Gogogas !
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61553
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6686 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6615 Mensagem por Túlio » Qua Set 27, 2017 2:08 pm

Fábio Machado escreveu:
Lembrando que 74 TAMs argentinos estão sendo modernizados para o padrão 2C, que tem eletrônicos embarcados e sistemas de busca de alvos muito superior aos Leos 1A5. Lembrando ainda, que o TAM 2C pode disparar misseis LAHAT pelo canhão principal.

Desculpes mas tens alguma fuente credível que confirme isso? A minha info é a mesma do Gogogas, ou seja, só protótipo e montes de discursos e promessas...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder