Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Leopard 1A5 do EB

#6526 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 11, 2017 7:45 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Tulio, li recentemente uma declaração do CEO da Uralvagonzavod que diz que o preço do T-14 Armata cairá em cerca de 50% assim que começar a produção em série.

Ele disse que o valor do T-14 ARMATA ficará em torno de 250 milhões de rublos, ou cerca de U$ 3,7 mi.

A mídia ocidentais estimava o valor em cerca de U$ 8 mi.

Mas isto foi para as primeiras unidades.

https://www.popmech.ru/made-in-russia/2 ... ka-armata/

https://rg.ru/2015/09/21/armata-site-anons.html

Depois dessa acabei de deletar o T-90 do meu wishfull thinking. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Imagine T-14 e T-15.

Não precisa nem do novo canhão de 152 mm em desenvolvimento.
O novo canhão de 125 mm é dito pelos russos de ter entre 15 à 20% maior poder de fogo que o 120 mm L55 alemão.

A nova munição flecha desenvolvida para ele possui poder de penetração de 1.000 mm RHA (estimado).

Cupincha, tenho sérias reservas sobre o preço de série e custos operacionais do Armata (portanto, quantidade a ser realmente adquirida), senão vejamos: além de ser um novo conceito de MBT, tudo ali também é novo e, portanto, sem comunalidade com os blindados que o antecederam. Por exemplo, não pararam no ARENA, fizeram um ADS ainda melhor, o Afghanit. Até a ERA mudaram, saindo da estupenda Relikt para uma provavelmente ainda mais impenetrável, que se não me engano se chama Malachit ou algo assim. O canhão é outro, a munição é outra, o motor, então, ninguém nunca usou nada parecido. A eletrônica embarcada deve ser coisa de ET, POWS!!!

Acho muito mas MUITO difícil que custe essa merreca que citaste (um T-90MS está na faixa de USD 3 a 4M, conforme a fuente). Mas mesmo que fosse isso, o que iriam fazer com montes de T-90, T-80 e T-72 que, devidamente modernizados (lembrar, até T-72B fica duro pra burro se lhe botarem Relikt no lombo), ainda hoje são capazes de enfrentar e vencer qualquer MBT do Ocidente e encarar qualquer outra missão das que fazem parte do menu da Cavalaria?

Sei lá, cupincha, podes até ter razão mas acho brabo, a Rússia tem muita coisa nova surgindo e se comprar montes de cada uma vai acabar é na pindaíba...

A Rússia possui o maior mercado interno do mundo para MBT.
Talvez perca apenas para a China.

Além disso possui o maior mercado de exportação de MBT do mundo.

E a maior empresa construtora de MBT do mundo.

Eles possuem DEMANDA para economia de escala.

E o Rublo sendo super desvalorizado em relação ao dólar ou ao euro, colabora para este fenômeno.

Um MBT de nova geração russo custando pouco mais da metade do valor de um MBT ocidental de geração anterior.

Mas provavelmente você tem razão na dúvida.
Este valor que ele mencionou muito provavelmente se refere ao valor que a Rússia vai pagar.
Para exportação provavelmente será um pouco mais caro.

A Índia está constuindo T-90 sob licença. Realizou VÁRIOS contratos. Os mais baratos o T-90 ficou em torno de U$ 2,5 mi e os mais caros em torno de U$ 4,5 mi. Mas os mais caros se referem às versões mais modernas e inclui produção sob licença, etc.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6527 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 11, 2017 8:14 pm

Troquei os posts, que fase... :mrgreen:
Bem vamos lá, o Túlio tinha me perguntado esses tempos o que eu achava desse motor estranho...
Não é um arranjo muito comum, já foi tentado em diversas aplicações, coisas parecidas, até na F1 da década de 60 se tentou um arranjo H-16, tudo falhou miseravelmente. Isso adiciona complexidade mecânica, por mais que um motor diesel tenha um longo ciclo entre manutenções, um ponto que pode ser problemático, se não bem avaliado e desenvolvido, pode ser lubrificação. Por mais que se use um sistema pressurizado externo (cárter seco), sempre é bom contar com a gravidade para ajudar. Os Russos não são amadores, mas certamente vamos demorar um tempo para conhecer as particularidades desse engenho, vamos ver.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6528 Mensagem por Túlio » Seg Set 11, 2017 8:55 pm

Juniorbombeiro escreveu:Troquei os posts, que fase... :mrgreen:
Bem vamos lá, o Túlio tinha me perguntado esses tempos o que eu achava desse motor estranho...
Não é um arranjo muito comum, já foi tentado em diversas aplicações, coisas parecidas, até na F1 da década de 60 se tentou um arranjo H-16, tudo falhou miseravelmente. Isso adiciona complexidade mecânica, por mais que um motor diesel tenha um longo ciclo entre manutenções, um ponto que pode ser problemático, se não bem avaliado e desenvolvido, pode ser lubrificação. Por mais que se use um sistema pressurizado externo (cárter seco), sempre é bom contar com a gravidade para ajudar. Os Russos não são amadores, mas certamente vamos demorar um tempo para conhecer as particularidades desse engenho, vamos ver.
Pois eu continuo cheio de dúvidas sobre como seria este motor (talvez o Bolovo véio arranje uns diagramas e/ou fotos); por exemplo, onde ficariam os cabeçotes e o comando, no meio do X? Como ficaria a manutenção no campo? É mesmo um só motor ou são dois superpostos?

Fora isso, olhem só a razão peso-potência: são alegadamente 1.800 HP para 49 tons, ou seja, mais de 36 HP/ton. Que eu saiba jamais existiu MBT operacional com esta relação, o que deve dar uma agilidade fenomenal, desde que o motor seja resistente, o que gera nova dúvida.

Aliás, a meu ver o Armata está no nível do PAK-FA, muito mais dúvidas do que certezas, eis a razão de eu estar cauteloso e achar que vai custar bem mais do que estão anunciando...




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6529 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Set 11, 2017 9:01 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Troquei os posts, que fase... :mrgreen:
Bem vamos lá, o Túlio tinha me perguntado esses tempos o que eu achava desse motor estranho...
Não é um arranjo muito comum, já foi tentado em diversas aplicações, coisas parecidas, até na F1 da década de 60 se tentou um arranjo H-16, tudo falhou miseravelmente. Isso adiciona complexidade mecânica, por mais que um motor diesel tenha um longo ciclo entre manutenções, um ponto que pode ser problemático, se não bem avaliado e desenvolvido, pode ser lubrificação. Por mais que se use um sistema pressurizado externo (cárter seco), sempre é bom contar com a gravidade para ajudar. Os Russos não são amadores, mas certamente vamos demorar um tempo para conhecer as particularidades desse engenho, vamos ver.
Pois eu continuo cheio de dúvidas sobre como seria este motor (talvez o Bolovo véio arranje uns diagramas e/ou fotos); por exemplo, onde ficariam os cabeçotes e o comando, no meio do X? Como ficaria a manutenção no campo? É mesmo um só motor ou são dois superpostos?

Fora isso, olhem só a razão peso-potência: são alegadamente 1.800 HP para 49 tons, ou seja, mais de 36 HP/ton. Que eu saiba jamais existiu MBT operacional com esta relação, o que deve dar uma agilidade fenomenal, desde que o motor seja resistente, o que gera nova dúvida.

Aliás, a meu ver o Armata está no nível do PAK-FA, muito mais dúvidas do que certezas, eis a razão de eu estar cauteloso e achar que vai custar bem mais do que estão anunciando...
Com relação aos cabeçotes e ao comando, acho que eu tinha visto alguma coisa, se não vi coisas (e ultimamente ando vendo :mrgreen: ), segura aí que vou dar uma olhada.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6530 Mensagem por Bolovo » Ter Set 12, 2017 12:57 am

Infográfico não tenho, mas tenho algumas fotos do motor Chelyabinsk A-85-3A do Armata:

Imagem
Imagem
Imagem

"Not so long ago GSKB "Transdizel" published properties of engine A-85-3 (sometimes referred to as 2A12-3 12CHN15/16 or 12N360). This is a four-stroke diesel slider Liquid cooling. Cylinder 12 is located on the X-shaped pattern and has virtually total 35 l .. There is a gas turbine turbocharger. The mixture occurs by direct injection of fuel. The compression in the cylinders — 11. A-85 3 outputs to 2000 vol. / Min. and develops a peak output of 1500 hp If you use the crossing, the engine can produce up to 2.2 million hp With all of this indicates the possibility of "removal" of forcing, which lowers the power to 1200-1300 hp, but significantly increases the life of the motor."

http://survincity.com/2010/09/the-engine-near-future/




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6531 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Set 12, 2017 1:16 am

Serve pra chutar algumas coisas, mas só amanhã.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6532 Mensagem por Bolovo » Ter Set 12, 2017 1:24 am

O motor é esse mesmo. Na linha de montagem:

http://www.youtube.com/watch?v=KcxEypMS_FM
http://www.youtube.com/watch?v=l4G_WNgY-Pk




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6533 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 8:44 am

Cost of Russia’s Armata T-14 tank to fall by half

The Uralvagonzavod plant has announced that once the new Armata T-14 tank goes into mass production its price will be slashed by around 50 percent, a reduction that will make the combat vehicle attractive value for money on the market.
The price of the latest Russian Armata T-14 tank will be just 250 million rubles (3.7 million dollars) once it goes into mass production, according to Oleg Siyenko, CEO of Uralvagonzavod, the manufacturer of the tank.

The cost of the Armata T-14 was previously estimated at between 400 and 500 million rubles (about $6.5 million). Such a high price per unit was due to the lack of mass production, as the production of prototypes is always more expensive for the manufacturer.

The Armata will go into mass production in 2017-2018 and Russia’s armed forces will receive 2,300 T-14 tanks by 2020.

Uralvagonzavod has not ruled out the possibility of manufacturing the Armata for export. In this case, the relatively low price for such complex hardware will prove attractive for potential buyers.


HOW MUCH DO THE WORLD'S TANKS COST?
Country of manufacture Cost (millions of dollars)
Type 90 Japan 9.4
XK-2 Black Panther South Korea 8.5
AMX 56 Leclerc-2 France 8.5
Challenger 2 UK 6.8
Leopard 2a6 Germany 6.7
M1 Abrams U.S 6
Merkava MK4 Israel 5
T-14 Armata Russia 3.7
Arjun I India 3.7
Type 99 China 2.6
T-90S Russia 2.5
T-72 Russia 1.5
Taken from open sources.


https://www.rbth.com/defence/2015/09/25 ... 49585.html




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6534 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 11:41 am

Luís Henrique escreveu:Cost of Russia’s Armata T-14 tank to fall by half

The Uralvagonzavod plant has announced that once the new Armata T-14 tank goes into mass production its price will be slashed by around 50 percent, a reduction that will make the combat vehicle attractive value for money on the market.
The price of the latest Russian Armata T-14 tank will be just 250 million rubles (3.7 million dollars) once it goes into mass production, according to Oleg Siyenko, CEO of Uralvagonzavod, the manufacturer of the tank.

The cost of the Armata T-14 was previously estimated at between 400 and 500 million rubles (about $6.5 million). Such a high price per unit was due to the lack of mass production, as the production of prototypes is always more expensive for the manufacturer.

The Armata will go into mass production in 2017-2018 and Russia’s armed forces will receive 2,300 T-14 tanks by 2020.

Uralvagonzavod has not ruled out the possibility of manufacturing the Armata for export. In this case, the relatively low price for such complex hardware will prove attractive for potential buyers.


HOW MUCH DO THE WORLD'S TANKS COST?
Country of manufacture Cost (millions of dollars)
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https://www.rbth.com/defence/2015/09/25 ... 49585.html

Notícia MEIO antiga, não? Olhes, não quero ficar agourando mas os preços dos outros blindados da lista está ou abaixo do conhecido (ex.: Leo2) ou é para a versão mais "pelada" possível. Por exemplo, o Leo2 "da hora" (2A7+) custa uns EUR 8,5M por unidade:

http://www.deagel.com/Armored-Vehicles/ ... 51005.aspx

E repito, é complicado de crer que um MBT que não tem praticamente NADA em comum com os anteriores vai custar barato. Fora os custos operacionais, no que uso o Leo2 novamente como exemplo: se o Bundeswehr, após ter comprado o seu modelo 2A7+ zerinho e, já com toda a infraestrutura operacional existente, quiser colocar 42 munições 120, 5.000 7,62 e encher completamente os tanques de combustível, em cada rodada "morre" com uns EUR 250 mil. Aliás, como o que é mais fácil de achar dados na net é o Leo2 uma notícia também meio antiguinha da Finlândia, especial para os fanboys do 2A4:

http://defense-update.com/20140119_finl ... pards.html

Ou seja:
(...) According to the military planning, the upgrading of existing Leopard 2A4 into 2A6 level would have cost €5 million per tank (...)
Tri, são apenas exemplos e nada têm a ver com os Russos mas devemos reconhecer que estes se têm beneficiado da alta comunalidade entre seus blindados (incluindo estruturas e meios de apoio) para manter os custos baixos: não vejo como irão poder fazer o mesmo em relação ao Armata, completamente diferente. Repito, não é querer agourar mas...




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6535 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 2:57 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:Cost of Russia’s Armata T-14 tank to fall by half

The Uralvagonzavod plant has announced that once the new Armata T-14 tank goes into mass production its price will be slashed by around 50 percent, a reduction that will make the combat vehicle attractive value for money on the market.
The price of the latest Russian Armata T-14 tank will be just 250 million rubles (3.7 million dollars) once it goes into mass production, according to Oleg Siyenko, CEO of Uralvagonzavod, the manufacturer of the tank.

The cost of the Armata T-14 was previously estimated at between 400 and 500 million rubles (about $6.5 million). Such a high price per unit was due to the lack of mass production, as the production of prototypes is always more expensive for the manufacturer.

The Armata will go into mass production in 2017-2018 and Russia’s armed forces will receive 2,300 T-14 tanks by 2020.

Uralvagonzavod has not ruled out the possibility of manufacturing the Armata for export. In this case, the relatively low price for such complex hardware will prove attractive for potential buyers.


HOW MUCH DO THE WORLD'S TANKS COST?
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https://www.rbth.com/defence/2015/09/25 ... 49585.html

Notícia MEIO antiga, não? Olhes, não quero ficar agourando mas os preços dos outros blindados da lista está ou abaixo do conhecido (ex.: Leo2) ou é para a versão mais "pelada" possível. Por exemplo, o Leo2 "da hora" (2A7+) custa uns EUR 8,5M por unidade:

http://www.deagel.com/Armored-Vehicles/ ... 51005.aspx

E repito, é complicado de crer que um MBT que não tem praticamente NADA em comum com os anteriores vai custar barato. Fora os custos operacionais, no que uso o Leo2 novamente como exemplo: se o Bundeswehr, após ter comprado o seu modelo 2A7+ zerinho e, já com toda a infraestrutura operacional existente, quiser colocar 42 munições 120, 5.000 7,62 e encher completamente os tanques de combustível, em cada rodada "morre" com uns EUR 250 mil. Aliás, como o que é mais fácil de achar dados na net é o Leo2 uma notícia também meio antiguinha da Finlândia, especial para os fanboys do 2A4:

http://defense-update.com/20140119_finl ... pards.html

Ou seja:
(...) According to the military planning, the upgrading of existing Leopard 2A4 into 2A6 level would have cost €5 million per tank (...)
Tri, são apenas exemplos e nada têm a ver com os Russos mas devemos reconhecer que estes se têm beneficiado da alta comunalidade entre seus blindados (incluindo estruturas e meios de apoio) para manter os custos baixos: não vejo como irão poder fazer o mesmo em relação ao Armata, completamente diferente. Repito, não é querer agourar mas...

Você está certo. Mas lembre-se que os equipamentos militares russos SÃO bem mais baratos que os ocidentais.

A grande diferença de preço não se deve prioritariamente pelo fato de ser parte de uma família de blindados, o que também gera economia de escala, mas a PRINCIPAL razão da grande diferença de preço em relação aos análogos ocidentais se deve ao CÂMBIO.

Portanto produzir um MBT em RUBLOS será por muito tempo, muitíssimo mais barato que produzir em EUROS.

Exemplifico com 2 contratos relativamente recentes:

Em 2013 o Qatar fechou contrato com a KMW e adquiriu 62 Leopard 2A7 e 24 PhZ 2000 pelo valor de U$ 2,48 BILHÕES.
O PhZ está no meio para atrapalhar a conta, mas como ele normalmente é citado em sites com valor MENOR que o do Leo 2A7, vamos considerar que possuem o MESMO preço.
O total unitário sai por U$ 28,8 milhões.
http://www.defenseindustrydaily.com/qat ... any-07487/

É o que costuma ocorrer nos equipamentos ocidentais. Eles divulgam um PREÇO pelado, depois com peças sobressalentes, treinamentos, serviços, munições, etc o preço vai pra lua.

O mesmo ocorre com os caças, eles divulgam que o Super Hornet é barato que custa cerca de U$ 65 mi, bla bla bla. A hora que aparece um contrato não sai por menos de U$ 200 mi cada.

Agora veja o exemplo RUSSO:

Em 2013 a Índia fechou novo contrato com a Uralvagonzavod para produção SOB LICENÇA, em território indiano de uma versão avançada do T-90 a M e com CUSTOMIZAÇÃO, incluindo adição de equipamentos ocidentais, o total de MBT adquirido/produzido será de 235 pelo valor de U$ 1 bi.
O total unitário saiu por U$ 4,25 milhões.

http://aermech.in/top-5-improvisation-i ... dian-army/

Veja no link as customizações que realizaram no MBT + o fato de ser produção sob licença.

Imagine o preço de um T-90 SEM customizações e vindo direto da Rússia, pronto para uso...




Editado pela última vez por Luís Henrique em Ter Set 12, 2017 3:33 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6536 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 3:23 pm

Luís Henrique escreveu: Você está certo. Mas lembre-se que os equipamentos militares russos SÃO bem mais baratos que os ocidentais.

A grande diferença de preço não se deve prioritariamente pelo fato de ser parte de uma família de blindados, o que também gera economia de escala, mas a PRINCIPAL razão da grande diferença de preço em relação aos análogos ocidentais se deve ao CÂMBIO.

Portanto produzir um MBT em RUBLOS será por muito tempo, muitíssimo mais barato que produzir em EUROS.

Exemplifico com 2 contratos relativamente recentes:

Em 2013 o Qatar fechou contrato com a KMW e adquiriu 62 Leopard 2A7 e 24 PhZ 2000 pelo valor de U$ 2,48 BILHÕES.
O PhZ está no meio para atrapalhar a conta, mas como ele normalmente é citado em sites com valor MENOR que o do Leo 2A7, vamos considerar que possuem o MESMO preço.
O total unitário sai por U$ 28,8 milhões.
http://www.defenseindustrydaily.com/qat ... any-07487/

É o que costuma ocorrer nos equipamentos ocidentais. Eles divulgam um PREÇO pelado, depois com peças sobressalentes, treinamentos, serviços, munições, etc o preço vai pra lua.

O mesmo ocorre com os caças, eles divulgam que o Super Hornet é barato que custa cerca de U$ 65 mi, bla bla bla. A hora que aparece um contrato não sai por menos de U$ 200 mi cada.

Agora veja o exemplo RUSSO:

Em 2013 a Índia fechou novo contrato com a Uralvagonzavod para produção SOB LICENÇA, em território indiano de uma versão avançada do T-90 a M e com CUSTOMIZAÇÃO, incluindo adição de equipamentos ocidentais, o total de MBT adquirido/produzido será de 235 pelo valor de U$ 1 bi.
O total unitário saiu por U$ 4,25 milhões.

http://aermech.in/top-5-improvisation-i ... dian-army/

Veja no link as customizações que realizaram no MBT + o fato de ser produção sob licença.

Imagine o preço de um T-90 SEM customizações e vindo direto da Rússia, pronto para uso...
Cupincha, entendas: os MBTs Russos são de fato mais baratos mas não apenas por causa da desvalorização do rublo (ou fazer MBT no Brasil também seria barato) e sim por causa da grande comunalidade (que inclui a infraestrutura, necessária desde à manutenção até ao treinamento de operadores e mecânicos), que vai até o T-90; daí para frente (Armata) é uma incógnita, tudo é novo, desde o próprio conceito de MBT!

Assim, para a Rússia ou a Índia, que já possuem toda a infraestrutura necessária e bastante gente treinada e experiente em MBTs - e repito - até o T-90, os custos realmente são (bem) mais baixos, e pela exata razão que evocas citando Leo2 e F-18: os casos elencados são de não-operadores, ou seja, se faz necessário incluir os pesados custos de implantação de sistemas novos, problema que não existe para quem já opera.

Vamos ver o caso do Brasil: se formos comprar aqueles Leos1A5 da Itália ou de outro País o custo final será baixo, pois já temos experiência e infraestrutura prontos para eles; já se formos em direção a um MBT muito diferente, o custo explode, porque vai ser preciso começar quase tudo de novo.

É o cenário que vejo como a grande dificuldade para o Armata substituir todos os MBTs da Rússia em uma década ou pouco mais, quase nada do que eles já têm vai ser útil...




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6537 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 3:34 pm

Túlio escreveu:
Tri, são apenas exemplos e nada têm a ver com os Russos mas devemos reconhecer que estes se têm beneficiado da alta comunalidade entre seus blindados (incluindo estruturas e meios de apoio) para manter os custos baixos: não vejo como irão poder fazer o mesmo em relação ao Armata, completamente diferente. Repito, não é querer agourar mas...
Outra coisa, lembra-se que a Lockheed Martin prometeu que o F-35 custaria O MESMO que um F-16?

Eu sei que você vai falar que prometeu mas não conseguiu cumprir. :lol:

Mas como eles prometeram isso???

Simples. Porque existe uma intenção de encomenda GIGANTESCA de mais de 2.000 aeronaves.

Mesmo sendo uma aeronave muito mais avançada, utilizando TUDO NOVO, sem comunalidade alguma, mas como será produzida EM MASSA, eles conseguem amortizar os custos de desenvolvimento das novas tecnologias em uma GRANDE quantidade de unidades.

É mais ou menos o mesmo processo com MBT.

A tecnologia vai avançando e você consegue produzir algo melhor e mais moderno pelo mesmo valor que você produzia o equipamento antigo.
Claro, também existe a inflação e com o passar dos anos as coisas sobem de preço mesmo.

U$ 3,7 milhões para quem compra MBT alemão é uma pechincha, mas para quem paga U$ 250 MIL para modernizar um T-72 para o padrão T-72B3M, é CARO.
Depende da perspectiva do comprador.

Quando a Rússia recebeu os primeiros exemplares do T-14 Armata que foram apresentados na parada do dia da vitória, o Armata foi criticado internamente por ser caro.
Surgiu na mídia que o valor do MBT girava em torno de U$ 6,5 a U$ 8 milhões a unidade e muitos criticaram o valor muito alto (PARA ELES).
Disseram que era o MBT mais destrutivo do mundo, que um único batalhão iria destruir o orçamento. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A Uralvagonzavod, APÓS essas críticas, respondeu, mediante seu CEO Oleg Siyenko, que qualquer produto produzido como protótipo custa mais caro.
E que o T-14 Armata terá o custo REDUZIDO PELA METADE, assim que iniciar a produção em série, ficando em torno de 250 milhões de rublos a unidade, que na época da notícia girava em torno de U$ 3,7 mi mas com o câmbio de hoje ficaria mais caro, cerca de U$ 4,3 milhões.

Eu acredito que estes valores devem estar bem próximos da realidade, lembrando que este valor deve ser apenas para a Rússia. Para exportação creio que ficará um pouco mais caro.

Para um país que tem mais de 10.000 T-72 dando sopa e uma modernização B3M eficiente e custando cerca de U$ 250 mil, pagar 17 x mais por um MBT novo é CARO, muito caro.




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Luís Henrique
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Re: Leopard 1A5 do EB

#6538 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 3:38 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Você está certo. Mas lembre-se que os equipamentos militares russos SÃO bem mais baratos que os ocidentais.

A grande diferença de preço não se deve prioritariamente pelo fato de ser parte de uma família de blindados, o que também gera economia de escala, mas a PRINCIPAL razão da grande diferença de preço em relação aos análogos ocidentais se deve ao CÂMBIO.

Portanto produzir um MBT em RUBLOS será por muito tempo, muitíssimo mais barato que produzir em EUROS.

Exemplifico com 2 contratos relativamente recentes:

Em 2013 o Qatar fechou contrato com a KMW e adquiriu 62 Leopard 2A7 e 24 PhZ 2000 pelo valor de U$ 2,48 BILHÕES.
O PhZ está no meio para atrapalhar a conta, mas como ele normalmente é citado em sites com valor MENOR que o do Leo 2A7, vamos considerar que possuem o MESMO preço.
O total unitário sai por U$ 28,8 milhões.
http://www.defenseindustrydaily.com/qat ... any-07487/

É o que costuma ocorrer nos equipamentos ocidentais. Eles divulgam um PREÇO pelado, depois com peças sobressalentes, treinamentos, serviços, munições, etc o preço vai pra lua.

O mesmo ocorre com os caças, eles divulgam que o Super Hornet é barato que custa cerca de U$ 65 mi, bla bla bla. A hora que aparece um contrato não sai por menos de U$ 200 mi cada.

Agora veja o exemplo RUSSO:

Em 2013 a Índia fechou novo contrato com a Uralvagonzavod para produção SOB LICENÇA, em território indiano de uma versão avançada do T-90 a M e com CUSTOMIZAÇÃO, incluindo adição de equipamentos ocidentais, o total de MBT adquirido/produzido será de 235 pelo valor de U$ 1 bi.
O total unitário saiu por U$ 4,25 milhões.

http://aermech.in/top-5-improvisation-i ... dian-army/

Veja no link as customizações que realizaram no MBT + o fato de ser produção sob licença.

Imagine o preço de um T-90 SEM customizações e vindo direto da Rússia, pronto para uso...
Cupincha, entendas: os MBTs Russos são de fato mais baratos mas não apenas por causa da desvalorização do rublo (ou fazer MBT no Brasil também seria barato) e sim por causa da grande comunalidade (que inclui a infraestrutura, necessária desde à manutenção até ao treinamento de operadores e mecânicos), que vai até o T-90; daí para frente (Armata) é uma incógnita, tudo é novo, desde o próprio conceito de MBT!

Assim, para a Rússia ou a Índia, que já possuem toda a infraestrutura necessária e bastante gente treinada e experiente em MBTs - e repito - até o T-90, os custos realmente são (bem) mais baixos, e pela exata razão que evocas citando Leo2 e F-18: os casos elencados são de não-operadores, ou seja, se faz necessário incluir os pesados custos de implantação de sistemas novos, problema que não existe para quem já opera.

Vamos ver o caso do Brasil: se formos comprar aqueles Leos1A5 da Itália ou de outro País o custo final será baixo, pois já temos experiência e infraestrutura prontos para eles; já se formos em direção a um MBT muito diferente, o custo explode, porque vai ser preciso começar quase tudo de novo.

É o cenário que vejo como a grande dificuldade para o Armata substituir todos os MBTs da Rússia em uma década ou pouco mais, quase nada do que eles já têm vai ser útil...

Bom. Parte da minha resposta já coloquei no post antes deste.

Acredito que você tem razão em uma coisa: vai custar mais caro.

Mas a grande dúvida é QUÃO mais caro?

Para mim, pelo que pesquisei, será mais caro que T-90 mas continuará sendo BEM mais barato que MBT ocidental de ponta.

Ah, não vamos esquecer que uma encomenda de MILHARES ajuda a reduzir o custo.
E que apesar de ser um MBT totalmente novo, começando do zero, também terá uma FAMÍLIA que compartilhará chassi e uma pancada de outras coisas em comum...
Divulgaram uma intenção de adquirir 2.300 T-14 Armata. Mas e quantos T-15??? Quantos obuseiros autopropulsados???
Enfim, o número de universal Armata será impressionante o que ajudará bastante na redução do custo.




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6539 Mensagem por Túlio » Ter Set 12, 2017 4:02 pm

Vou tentar de novo, cupincha: de T-90 pra baixo Rússia, Índia e até China, além de qualquer outro veterano operador de MBT Russo, vai encontrar preços baixos, porque o mais caro é a infraestrutura e isso todos já tem. Reitero meu exemplo do Leo1A5 no Brasil.

Para todos vale também que, ao partir para um MBT que rompe quase que totalmente com os conceitos, treinamento e linha logística dos anteriormente citados, os custos sobem à estratosfera. Tanto para eles com Armata quanto para nós com, sei lá, Leo2A7V (que também ainda não está em serviço ativo). Quase nada do já se tem será utilizável e trocar tudo não sai barato.

Por fim, pareces partir de uma premissa sem confirmação (ao menos que eu saiba) via contratos assinados, ou seja, que JÁ HÁ milhares de encomendas firmes para todos os integrantes da Família Armata. Também pareces achar que os Russos estão modernizando T-72, T-80 e T-90 apenas para lançar no mercado de usados ou deixar mofando na reserva, servindo quando muito como interim tanks. Desculpes mas não me parece lógico, ainda mais com um índio como o Putin no controle das coisas: não me parece o típico sujeito que joga dinheiro no lixo, muito pelo contrário, tem uma agenda, a leva a sério e ela me parece BEM ambiciosa...




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Re: Leopard 1A5 do EB

#6540 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 12, 2017 4:21 pm

Túlio escreveu:Vou tentar de novo, cupincha: de T-90 pra baixo Rússia, Índia e até China, além de qualquer outro veterano operador de MBT Russo, vai encontrar preços baixos, porque o mais caro é a infraestrutura e isso todos já tem. Reitero meu exemplo do Leo1A5 no Brasil.

Para todos vale também que, ao partir para um MBT que rompe quase que totalmente com os conceitos, treinamento e linha logística dos anteriormente citados, os custos sobem à estratosfera. Tanto para eles com Armata quanto para nós com, sei lá, Leo2A7V (que também ainda não está em serviço ativo). Quase nada do já se tem será utilizável e trocar tudo não sai barato.

Por fim, pareces partir de uma premissa sem confirmação (ao menos que eu saiba) via contratos assinados, ou seja, que JÁ HÁ milhares de encomendas firmes para todos os integrantes da Família Armata. Também pareces achar que os Russos estão modernizando T-72, T-80 e T-90 apenas para lançar no mercado de usados ou deixar mofando na reserva, servindo quando muito como interim tanks. Desculpes mas não me parece lógico, ainda mais com um índio como o Putin no controle das coisas: não me parece o típico sujeito que joga dinheiro no lixo, muito pelo contrário, tem uma agenda, a leva a sério e ela me parece BEM ambiciosa...
Para mim, a modernização de T-72 e T-80 não são medidas definitivas.

Li que a modernização do T-72 para T-72B3M custa cerca de U$ 250 mil.

Não é também jogar dinheiro fora.

É modernizar um MBT velho, para que ele cumpra a missão por mais ALGUNS ANOS, de forma efetiva.

País sério é assim. A Rússia vai demorar 5, 10 ou 15 anos para produzir 2.300 T-14 Armata.
Até lá não ficará desprotegida com MBT velho, como faria países como o nosso.

Eles gastam uma FRAÇÃO do valor de um MBT novo e modernizam T-72 e T-80 para segurarem as pontas durante um relativo CURTO período.

A intenção divulgada em 2015 ou um pouco antes era de produzir os 2.300 Armata entre 2015 e 2020 e em 2020 a Rússia teria 70% dos MBT NOVOS e 30% da versão T-90 modernizados.

Esse planejamento PARECE que não será cumprido.
Mas justamente por ser ele, o Putin, que está no cargo, é que reforça minha crença que até 2027 tem uma boa chance desse plano ser concretizado.
Pelo menos uma boa parte dele.

Portanto os T-72 modernizados ao custo de U$ 250 mil terão cumprido sua missão durante 10 anos e sairão de cena para a chegada de novos Armata.

Em país pobre como o nosso o T-72 modernizado seria utilizado até 2050.
Aliás, nem seria modernizado, continuaria do jeito que está. :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas na Rússia o buraco é mais embaixo cupincha.




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