Túlio escreveu:Luís Henrique escreveu:
Tulio, li recentemente uma declaração do CEO da Uralvagonzavod que diz que o preço do T-14 Armata cairá em cerca de 50% assim que começar a produção em série.
Ele disse que o valor do T-14 ARMATA ficará em torno de 250 milhões de rublos, ou cerca de U$ 3,7 mi.
A mídia ocidentais estimava o valor em cerca de U$ 8 mi.
Mas isto foi para as primeiras unidades.
https://www.popmech.ru/made-in-russia/2 ... ka-armata/
https://rg.ru/2015/09/21/armata-site-anons.html
Depois dessa acabei de deletar o T-90 do meu wishfull thinking.
Imagine T-14 e T-15.
Não precisa nem do novo canhão de 152 mm em desenvolvimento.
O novo canhão de 125 mm é dito pelos russos de ter entre 15 à 20% maior poder de fogo que o 120 mm L55 alemão.
A nova munição flecha desenvolvida para ele possui poder de penetração de 1.000 mm RHA (estimado).
Cupincha, tenho sérias reservas sobre o preço de série e custos operacionais do Armata (portanto, quantidade a ser realmente adquirida), senão vejamos: além de ser um novo conceito de MBT, tudo ali também é novo e, portanto, sem comunalidade com os blindados que o antecederam. Por exemplo, não pararam no ARENA, fizeram um ADS ainda melhor, o Afghanit. Até a ERA mudaram, saindo da estupenda Relikt para uma provavelmente ainda mais impenetrável, que se não me engano se chama Malachit ou algo assim. O canhão é outro, a munição é outra, o motor, então, ninguém nunca usou nada parecido. A eletrônica embarcada deve ser coisa de ET, POWS!!!
Acho muito mas MUITO difícil que custe essa merreca que citaste (um T-90MS está na faixa de USD 3 a 4M, conforme a fuente). Mas mesmo que fosse isso, o que iriam fazer com montes de T-90, T-80 e T-72 que, devidamente modernizados (lembrar, até T-72B fica duro pra burro se lhe botarem Relikt no lombo), ainda hoje são capazes de enfrentar e vencer qualquer MBT do Ocidente e encarar qualquer outra missão das que fazem parte do menu da Cavalaria?
Sei lá, cupincha, podes até ter razão mas acho brabo, a Rússia tem muita coisa nova surgindo e se comprar montes de cada uma vai acabar é na pindaíba...
A Rússia possui o maior mercado interno do mundo para MBT.
Talvez perca apenas para a China.
Além disso possui o maior mercado de exportação de MBT do mundo.
E a maior empresa construtora de MBT do mundo.
Eles possuem DEMANDA para economia de escala.
E o Rublo sendo super desvalorizado em relação ao dólar ou ao euro, colabora para este fenômeno.
Um MBT de nova geração russo custando pouco mais da metade do valor de um MBT ocidental de geração anterior.
Mas provavelmente você tem razão na dúvida.
Este valor que ele mencionou muito provavelmente se refere ao valor que a Rússia vai pagar.
Para exportação provavelmente será um pouco mais caro.
A Índia está constuindo T-90 sob licença. Realizou VÁRIOS contratos. Os mais baratos o T-90 ficou em torno de U$ 2,5 mi e os mais caros em torno de U$ 4,5 mi. Mas os mais caros se referem às versões mais modernas e inclui produção sob licença, etc.