Leopard 1A5 do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6321 vezes
- Agradeceram: 6673 vezes
- Contato:
Re: Leopard 1A5 do EB
POWS, decidam-se:
ou vamos de wishful thinking (e aí mantenho o T-90 se for para gastar de verdade até o começo da metade da próxima década, depois já é ARMATA! );
ou ficamos na Realidade, daí é canibalizar o que ainda tiver sobrado daquele "lixão de blindados" que tem lá num canto de Santa Maria (vi por acaso) e ir tocando como dá. Lembrar ainda que esses 4 Sherpas que estão vindo em breve vão custar meio C-130 por ano em Mntç.
Ou uma coisa ou a outra. As duas ao mesmo tempo fica SODAS!!!
ou vamos de wishful thinking (e aí mantenho o T-90 se for para gastar de verdade até o começo da metade da próxima década, depois já é ARMATA! );
ou ficamos na Realidade, daí é canibalizar o que ainda tiver sobrado daquele "lixão de blindados" que tem lá num canto de Santa Maria (vi por acaso) e ir tocando como dá. Lembrar ainda que esses 4 Sherpas que estão vindo em breve vão custar meio C-130 por ano em Mntç.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Parece meu cario Túlio que o cmdo do EB vive em realidades, ou quiçá dimensões, diferentes em termos de planejamento.
Para uns esse tal de "wishful thinking" de que falas, e para outros a nua, dura e crua realidade.
Não dá para entender mesmo esse nível de pensamento estratégico do nosso exército.
Aliás, até outro dia a Avéx sequer fazia parte dos planejamento tri- anual que o EB anda soltando. Já agora até helo de ataque está na lista de compras...
abs.
Para uns esse tal de "wishful thinking" de que falas, e para outros a nua, dura e crua realidade.
Não dá para entender mesmo esse nível de pensamento estratégico do nosso exército.
Aliás, até outro dia a Avéx sequer fazia parte dos planejamento tri- anual que o EB anda soltando. Já agora até helo de ataque está na lista de compras...
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Perfeita colocação Xirú. Botar dinheiro nele é gasta pólvora com Ximango. O EB vai tentar substituir itens mecânicos e elétricos descontinuados por itens comerciais e ir tocando a vida com ele mais dez anos pelo menos.Túlio escreveu:Tigrada, sério que alguém aí acredita que, na miraculosa possibilidade de se chover $$$ no EB, eles iriam deixar de deslanchar de vez o Programa Guarani (cuja Família continua sem a maioria dos integrantes, nem maquete em tamanho real tem) para fazer MLU (não seria PLU - Post Life Upgrade?) em Leopard 1? De finalizar o muito que falta para o ASTROS 2020 (incluindo a conclusão da versão guiada do SS-40, lançar o SS-150 - presumivelmente já guiado de origem, dado o longo alcance, e o AV-TM)? Principalmente, de enfim encomendar o muito que será necessário para se ter isso tudo completamente operacional, Brigadas completas, etc?
Para torrar em Leo 1? Fala sério...
Kit tem de monte por aí, a família de blindagens AMAP (com componentes passivos e/ou furtivos, reativos e ativos, sendo este o ADS) é minha preferida mas, instalada e acrescentando novos sensores, equipamentos seguros de comunicação (data-link incluso), APU, peça mais poderosa (como o CT 105 Gun, mais poderoso e preciso que aquela versão do L7/M68 da Oto), melhor motorização & quetales ao carro - e isso após desmontá-lo todo e trocar tudo o que está no fim da vida útil ou tão detonado que mal serve para alguma coisa - por quanto sairia a brincadeira? No mais "suave" dos casos, daria para trocar a frota toda por T-90MS e sobraria bastante troco (lembrem de quanto foi o valor revelado apenas para uma modernização básica do TAM, focada na eletrônica embarcada, sem mexer na peça nem na blindagem, mais de USD 3M por unidade).
E tudo isso para quê? Os Canadenses instalaram MEXAS (antecessor do AMAP) em seus MBTs Leopard 1 e mandaram pro Afeganistão; não demorou muito para se darem conta que era a maior fria e logo arranjaram Leo2A6 para mandar para lá e trazer os Leo 1 de volta. Era melhor qdo que trazer Cavalariano em saco preto.
Escrever artigo sobre isso só serve para inflar acesso em Site, pois convenhamos, para a razoável (e crescente) massa de interessados em Defesa na internet que são bastante desinformados (maioria) a respeito, wishful thinking é o que há. E "irrelevâncias" como custo, exequibilidade, necessidade & quetales não interessam, é botar umas tabelas, artes e fotos maneiras em um texto bem redigido e se garante montes de acessos e "joinhas". Se eu tivesse recorrido a um expediente desses estaria até hoje na mídia e ganhando dinheiro e passagem grátis - estadia inclusa - para metade do planeta...
G abraço
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Exatamente a minha definição de TETO do que o EB poderia/deveria investir neste CC em fim de carreira, Juarez véio.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
juarez castro escreveu:Perfeita colocação Xirú. Botar dinheiro nele é gasta pólvora com Ximango. O EB vai tentar substituir itens mecânicos e elétricos descontinuados por itens comerciais e ir tocando a vida com ele mais dez anos pelo menos.Túlio escreveu:Tigrada, sério que alguém aí acredita que, na miraculosa possibilidade de se chover $$$ no EB, eles iriam deixar de deslanchar de vez o Programa Guarani (cuja Família continua sem a maioria dos integrantes, nem maquete em tamanho real tem) para fazer MLU (não seria PLU - Post Life Upgrade?) em Leopard 1? De finalizar o muito que falta para o ASTROS 2020 (incluindo a conclusão da versão guiada do SS-40, lançar o SS-150 - presumivelmente já guiado de origem, dado o longo alcance, e o AV-TM)? Principalmente, de enfim encomendar o muito que será necessário para se ter isso tudo completamente operacional, Brigadas completas, etc?
Para torrar em Leo 1? Fala sério...
Kit tem de monte por aí, a família de blindagens AMAP (com componentes passivos e/ou furtivos, reativos e ativos, sendo este o ADS) é minha preferida mas, instalada e acrescentando novos sensores, equipamentos seguros de comunicação (data-link incluso), APU, peça mais poderosa (como o CT 105 Gun, mais poderoso e preciso que aquela versão do L7/M68 da Oto), melhor motorização & quetales ao carro - e isso após desmontá-lo todo e trocar tudo o que está no fim da vida útil ou tão detonado que mal serve para alguma coisa - por quanto sairia a brincadeira? No mais "suave" dos casos, daria para trocar a frota toda por T-90MS e sobraria bastante troco (lembrem de quanto foi o valor revelado apenas para uma modernização básica do TAM, focada na eletrônica embarcada, sem mexer na peça nem na blindagem, mais de USD 3M por unidade).
E tudo isso para quê? Os Canadenses instalaram MEXAS (antecessor do AMAP) em seus MBTs Leopard 1 e mandaram pro Afeganistão; não demorou muito para se darem conta que era a maior fria e logo arranjaram Leo2A6 para mandar para lá e trazer os Leo 1 de volta. Era melhor qdo que trazer Cavalariano em saco preto.
Escrever artigo sobre isso só serve para inflar acesso em Site, pois convenhamos, para a razoável (e crescente) massa de interessados em Defesa na internet que são bastante desinformados (maioria) a respeito, wishful thinking é o que há. E "irrelevâncias" como custo, exequibilidade, necessidade & quetales não interessam, é botar umas tabelas, artes e fotos maneiras em um texto bem redigido e se garante montes de acessos e "joinhas". Se eu tivesse recorrido a um expediente desses estaria até hoje na mídia e ganhando dinheiro e passagem grátis - estadia inclusa - para metade do planeta...
G abraço
Concordo com vocês.
A menos que incluir um MEXAS ou equivalente para melhorar a proteção do CC se mostre BARATO.
Não tenho ideia do valor.
Se for caro realmente não compensa...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Prezados Colegas,
Eu acredito, salvo melhor juizo, que tanto faz o EB ter Leopard 1A5 ,Leopard II, ARMATA ou MERKAVA ....etc, porque se for emprega-los na guerra de fato e não para efeito de beneficio do adestramento da tropa, manutenção de doutrina . blá blá blá vai e tomar ''trolha'' e ver todos os seus MTB's virarem carcaças fumegantes. A razão e simples: - A TAB tem capacidade de impor superioridade áerea sobre o TOT. A respostas todos nós sabemos: - .
Emprego de MTB's em um confronto de forças em um cenârio de guerra moderno e não tipo faz de conta ou video game se não houver o apoio de aviação já esta fadado ao fracasso. Minha opinião.
Eu acredito, salvo melhor juizo, que tanto faz o EB ter Leopard 1A5 ,Leopard II, ARMATA ou MERKAVA ....etc, porque se for emprega-los na guerra de fato e não para efeito de beneficio do adestramento da tropa, manutenção de doutrina . blá blá blá vai e tomar ''trolha'' e ver todos os seus MTB's virarem carcaças fumegantes. A razão e simples: - A TAB tem capacidade de impor superioridade áerea sobre o TOT. A respostas todos nós sabemos: - .
Emprego de MTB's em um confronto de forças em um cenârio de guerra moderno e não tipo faz de conta ou video game se não houver o apoio de aviação já esta fadado ao fracasso. Minha opinião.
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Afirmação errada, porque:Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,
Porque depende do TO. Qual TO??
Sul americano, sem problema algum para manter superioridade aérea, ou melhor para impedir que uma força aérea imprima um ataque livre sobre os blindados. A não ser que vocês vislumbre algum confronto de blindados com alguma potência militar, eu não vislumbro.
Acho ainda que o verdadeiro pega ratão se dará no solo aonde o EB é incapaz de proteger adequadamente seus CCs do ataques realizados por ATGMs, porque a capacidade da infantaria de acompanhar os blindados com o M 113 sem blindagem é pífia. Minha opinião.
g abraço
- MasterCaiafa
- Intermediário
- Agradeceram: 16 vezes
- Contato:
Exceto pelos ataques e afirmações ofensivas (que não são sequer repreendidos), a discussão é:juarez castro escreveu:Afirmação errada, porque:Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,
Sul americano, sem problema algum para manter superioridade aérea, ou melhor para impedir que uma força aérea imprima um ataque livre sobre os blindados. A não ser que vocês vislumbre algum confronto de blindados com alguma potência militar, eu não vislumbro.
Acho ainda que o verdadeiro pega ratão se dará no solo aonde o EB é incapaz de proteger adequadamente seus CCs do ataques realizados por ATGMs, porque a capacidade da infantaria de acompanhar os blindados com o M 113 sem blindagem é pífia. Minha opinião.
g abraço
1- Precisamos de MBTs no cenário Século XXI das Guerras Irregulares onde um ATGM com 1 soldado é uma paranóia para os Boinas Pretas? (a saber)
2- Teremos uma Guerra de Manobras, força contra força, embate clássico, no continente? (não)
3- Além do prestígio advindo do poder de fogo e choque, e o fato de ser uma contenção estratégica na fronteira mais ao sul, para que precisamos de MBT´s? (olha...)
4- Podemos movê-los/transportá-los para outras regiões do Brasil com rapidez? Por qual modal de transporte? (triste...)
5- Produzimos o que de munição? tem alguma que garanta uma vantagem para diminuir o GAP tecnológico ou extender o alcance?
O assunto é vasto e diverso.
- Luís Henrique
- Sênior
O M-113 possui blindagem para suportar tiro direto de 7,62.juarez castro escreveu:Afirmação errada, porque:Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,
g abraço
Realmente eh uma piada utilizar M-113 no século 21.
O maior problema eh que existem POUQUÍSSIMOS calibres que nossos CCs suportam e os M-113 não.
A partir de 20 mm nossos CCs estão em perigo.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- gogogas
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 225 vezes
Muito assunto pra ser discutido ! Deveríamos abrir um novo tema para o futuro cc brasileiro ou discutido futuro dos cavalarianos !
Gogogas !
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
M41 não servia pq afundava no nosso solo, esse ai não cabe na carreta e assim vamos levando
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
juarez castro escreveu:Afirmação errada, porque:Lord Nauta escreveu:Prezados Colegas,
g abraço
Prezado Colega,
A guerra deve ser pensada em toda a sua magnitude. FFAA's devem ser pensadas, planejadas e prontas para serem empregadas em todas as hipóteses como preconizou,por exemplo, Carl Phillip Gottlieb von Clausewitz. A titulo de informação quando penso na guerra o faço desta forma.
Grato pela atenção.
Lord Nauta
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Só os Estados Unidos podem se dar ao luxo de adotar uma doutrina desse tipo. Para outros países isto equivaleria a um suicídio econômico. Para o Brasil, então, está fora de cogitação.Lord Nauta escreveu:A guerra deve ser pensada em toda a sua magnitude. FFAA's devem ser pensadas, planejadas e prontas para serem empregadas em todas as hipóteses (...)
- Luís Henrique
- Sênior
Tulio, li recentemente uma declaração do CEO da Uralvagonzavod que diz que o preço do T-14 Armata cairá em cerca de 50% assim que começar a produção em série.Túlio escreveu:POWS, decidam-se:
Ele disse que o valor do T-14 ARMATA ficará em torno de 250 milhões de rublos, ou cerca de U$ 3,7 mi.
A mídia ocidentais estimava o valor em cerca de U$ 8 mi.
Mas isto foi para as primeiras unidades.
https://www.popmech.ru/made-in-russia/2 ... ka-armata/
https://rg.ru/2015/09/21/armata-site-anons.html
Depois dessa acabei de deletar o T-90 do meu wishfull thinking.
Imagine T-14 e T-15.
Não precisa nem do novo canhão de 152 mm em desenvolvimento.
O novo canhão de 125 mm é dito pelos russos de ter entre 15 à 20% maior poder de fogo que o 120 mm L55 alemão.
A nova munição flecha desenvolvida para ele possui poder de penetração de 1.000 mm RHA (estimado).
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Luís Henrique escreveu:
Tulio, li recentemente uma declaração do CEO da Uralvagonzavod que diz que o preço do T-14 Armata cairá em cerca de 50% assim que começar a produção em série.
Ele disse que o valor do T-14 ARMATA ficará em torno de 250 milhões de rublos, ou cerca de U$ 3,7 mi.
A mídia ocidentais estimava o valor em cerca de U$ 8 mi.
Mas isto foi para as primeiras unidades.
https://www.popmech.ru/made-in-russia/2 ... ka-armata/
https://rg.ru/2015/09/21/armata-site-anons.html
Depois dessa acabei de deletar o T-90 do meu wishfull thinking.
Imagine T-14 e T-15.
Não precisa nem do novo canhão de 152 mm em desenvolvimento.
O novo canhão de 125 mm é dito pelos russos de ter entre 15 à 20% maior poder de fogo que o 120 mm L55 alemão.
A nova munição flecha desenvolvida para ele possui poder de penetração de 1.000 mm RHA (estimado).
Cupincha, tenho sérias reservas sobre o preço de série e custos operacionais do Armata (portanto, quantidade a ser realmente adquirida), senão vejamos: além de ser um novo conceito de MBT, tudo ali também é novo e, portanto, sem comunalidade com os blindados que o antecederam. Por exemplo, não pararam no ARENA, fizeram um ADS ainda melhor, o Afghanit. Até a ERA mudaram, saindo da estupenda Relikt para uma provavelmente ainda mais impenetrável, que se não me engano se chama Malachit ou algo assim. O canhão é outro, a munição é outra, o motor, então, ninguém nunca usou nada parecido. A eletrônica embarcada deve ser coisa de ET, POWS!!!
Acho muito mas MUITO difícil que custe essa merreca que citaste (um T-90MS está na faixa de USD 3 a 4M, conforme a fuente). Mas mesmo que fosse isso, o que iriam fazer com montes de T-90, T-80 e T-72 que, devidamente modernizados (lembrar, até T-72B fica duro pra burro se lhe botarem Relikt no lombo), ainda hoje são capazes de enfrentar e vencer qualquer MBT do Ocidente e encarar qualquer outra missão das que fazem parte do menu da Cavalaria?
Sei lá, cupincha, podes até ter razão mas acho brabo, a Rússia tem muita coisa nova surgindo e se comprar montes de cada uma vai acabar é na pindaíba...