Túlio escreveu:Luís Henrique escreveu:
Cupincha, concordo com o seu raciocínio EM PARTE.
Primeiro porque qualidade é cada dia mais importante mas QUANTIDADE também conta.
Segundo porque do jeito que fala da impressão que a maior parte da frota é de sucata. Não é bem assim em muitos casos.
No caso da Rússia, não existe T-90 soviético. Foi introduzido em serviço em 1993.
A Rússia possui hoje cerca de 2.700 MBT na ativa e cerca de 17.000 na RESERVA.
Os da ativa são T-72, T-80 e T-90 e sofreram MODERNIZAÇÕES. Não tem nada de sucata.
Nos + 17.000 na reserva, ai sim tem sucata no meio, mas que pode ser rapidamente melhorada e colocada em serviço em caso de necessidade.
Os EUA possuem cerca de 1.000 Abrams M1A2 e M1A2 SEP e cerca de 4.000 Abrams M1A1.
Novamente não são todos do último tipo, mas também não tem nenhum porcaria, nenhum alvo.
Vamos sair um pouco das super-potências.
Vamos pegar um país falido como nós.
A Grécia
Eles possuem cerca de 1.345 MBT
170 Leo 2A6 HEL
183 Leo 2A4
501 Leo 1A5
101 M-60 A3 TTS
390 M-48 A5 Modernizado com eletrônica equivalente ao Leo 1A5
Apenas os 170 Leo 2A6 poderiam ser considerados TOP de linha.
Mas não acredito que os demais sejam sucatas ou simplesmente alvos.
Mas os seus argumentos colaboram com uma coisa.
Precisamos trocar urgente de MBT. Porque os nossos MBT são a SEGUNDA linha de muitos países bem menores que nós.
E nós não temos um quantitativo grande para desculpar o uso de segunda linha...
Primeiramente, minhas desculpas, truta véio: pensei T-80 e escrevi T-90 (que não deixa de ser uma evolução radical do T-72 mas não vou ficar arrumando explicação fajuta, errei mesmo)...
A seguir, devemos notar que "modernização" pode ser qualquer coisa, desde botar um rádio onde não tem, um periscópio melhor & quetales até o que
realmente interessa, sensores de última geração, peças e munições de muito maior potência, blindagens reativas e ativas (físicas como o Arena e eletrônicas, como os
jammers Shtora - aqueles "olhos vermelhos" do T-90, no caso dos Russos). Para ilustrar, os T-90 Sírios (e até Russos!!!
) estão recebendo uma "modernização" muito importante mas nada decisiva:
AR CONDICIONADO! Não tinham!
Mas vamos dar uma olhada ainda mais de perto em modernizações: enquanto o T-72 (não mais produzido), no melhor dos casos, pode receber ERA do tipo Kontact 5 (e deixando "buracos" até na proteção frontal, como podemos ver nos B3 da Vuvuzela), o T-90 - em produção - usa a Relikt (cerca de 50% mais resistente que a anterior) e sem brechas. Ademais, o Arena é muito mais simples de instalar e integrar ao T-90 do que ao T-72 (nem sei de algum destes últimos que esteja operacional usando o sistema) que, ao contrário do seu homólogo mais novo (no qual é equipamento padrão na Rússia), não possui sequer o Shtora: em tua opinião, qual dos dois seria mais conveniente aos Russos modernizar?
Eu apostaria em uma frota mista de T-14 na primeira linha, T-90M logo a seguir e, fechando a conta para TOs mais "amenos", T-72B3M, se o dinheiro der para tanto. O resto vai pra reserva ou será vendido. Notes que deixei de fora o T-80, perde feio para os citados em custo-benefício.
Finalizando, logo QUAL falido tu foste achar para comparar: no dia em que tivermos uma Turquia - ou uma
Argentina
com FFAA equivalentes - eu vou não apenas concordar com o que escreveste mas até achar POUCO: se mesmo Leo2A6 tem medo de T-90, e não fui eu que inventei, foi o chefão do Bundeswehr, o que diabos iria eu querer com ele? Taca T-90MS no EB e fecha a conta, a KMW que Zidane!
Desculpa a demora cupincha.
Acredito que o futuro do exército russo será esse mesmo.
Diria que até o T-72 modernizado vai durar pouco tempo lá.
Eles terão em breve 120 Armata POR ANO.
Mais os T-90 e modernizações para os T-90.
Mas hoje eles possuem T-72, T-80 e T-90.
Acredito que todos modernizados ou em processo.
Parece que eles estão modernizando inclusive os T-80.
Sobre o T-72 modernizado precisamos desmistificar algumas coisas.
Com o fim da União Soviética, analistas alemães e americanos puderam olhar e testar um T-72B+ com Kontakt-5.
Eles ficaram pasmos. Descobriram que praticamente, todas as munições ocidentais NÃO conseguiam penetrar na blindagem do T-72 com Kontakt-5.
Eles acreditavam, e isto também foi espalhado pela mídia, que os 'tanques' russos eram inferiores em BLINDAGEM.
Muitos de nós também ficamos com essa impressão. Mas precisamos desmistificar isso.
Isto ocorreu devido ao fracasso dos MBT T-72 na guerra do golfo...
Mas perceberam que estavam enganados. Mais ainda, concluíram que em um confronto, o Pacto de Varsóvia teria PARIDADE na blindagem ou até mesmo SUPERIORIDADE.
Estes estudos e conclusões levaram ao desenvolvimento de uma nova munição, a M829A3 de urânio empobrecido.
Pois todas as munições ocidentais da época não eram capazes de penetrar nos T-72B com Kontakt-5.
O que houve com os T-72 iraquianos??
Eram T-72M1 DOWNGRADED, não possuíam Kontakt-5.
Por serem de uma versão mais antiga e downgraded, possuíam blindagem também inferior.
E os iraquianos utilizavam uma munição antiga, a 3BM9, que já tinha saído de operação na URSS em 1973.
Repito, em 1990 - 1991 eles utilizavam uma munição que foi RETIRADA DE SERVIÇO NA URSS EM 1973.
Esta munição VELHA penetrava somente 245 mm de blindagem a uma distância de 2.500 m.
A blindagem dos T-72 M1 iraquianos, como já disse, era muito inferior aos modelos mais novos dos T-72.
A proteção frontal ficava em torno de 335 - 490 mm RHA.
Enquanto que um T-72B+ Kontakt-5 possuía proteção em torno de 690 - 1.180 mm RHA.
Agora, vamos ser JUSTOS.
Inverta o cenário. Pegue um país de 3o mundo.
Com Leopard 1 ou M-60 de versões mais antigas. Com munição velha e ineficaz.
E a Rússia ataca esse país com T-72 do último tipo (na época 1990), com as melhores munições disponíveis em 1990.
Com toda a consciência situacional provida por satélites, aeronaves, radares, etc.
E nós e o mundo todo acharíamos que os MBT ocidentais não prestam e possuem blindagem fraca.
Por tudo isso eu acho que um T-72 MODERNIZADO é um MBT bom.
Não é top de linha, mas é bom. Diria que em custo/benefício é provavelmente a melhor opção de MBT usado.
E o T-90 é a melhor opção de MBT novo.
Mas, como nós temos alergia de equipamentos russos, prefiro MIL vezes Leo 2A4 do que 1A5.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.