Leopard 1A5 do EB
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Re: Leopard 1A5 do EB
A potência não é o fator mais importante, o mais importante é a transmissão ser dimensionada para tracionar mais carga, existe na Mercedes os Axor 3341 e 3344 que tracionam 123 t, a Iveco tem os Trakker que puxam até mais. Tem outros também, esses caminhões não são muito vistos em estradas, pq não tem muito sentido, a transmissão mais robusta gasta mais combustível e dá mais manutenção, mas são usados em construção pesada, indústria florestal e cana de açúcar por exemplo, ou para trabalhos especiais, como tracionar cargas muito pesadas, o que não se vê todo dia.
- Luís Henrique
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Re: Leopard 1A5 do EB
Na verdade 2,5 toneladas.Bolovo escreveu:Mas pelo que entendi estamos falando do Leopard 2A4. Ele é apenas 3 toneladas mais pesado que o M60A3 que já roda por aqui, portanto...Túlio escreveu: VOSMEÇÊS leram o que escreveram? Os caras começaram a discutir pranchão e cavalo justamente porque outros (Luís Henrique & cia) vieram insistindo em MBT pesado.
Tipo, o ovo ou galinha...
Tulio, pelo desenrolar da conversa, percebemos que os equipamentos utilizados para prover suporte e logística precisam acompanhar a evolução dos meios combatentes.
Se o EB adquire Leo 2A6 que pesa 62 Toneladas, a distância aumenta e outros 'cuidados' precisarão ser tomados.
Mas para Leo 2A4, estamos falando de uma diferença MUITO pequena para nos preocuparmos. Em relação ao 1A5 a diferença é razoável, mas em relação aos M-60 não é. Como operamos M-60 creio que não será o fim do mundo operar Leo 2A4.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Agora vou colocar mais lenha na fogueira.
Os senhores acham que o número atual de mBT do EB é suficiente para o Brasil ??
Entendo que a região Sul é a de maior necessidade, devido aos vizinhos e a relativa facilidade de operar MBTs nesta região.
Entendo também que nas regiões Sudeste e Nordeste, nós não temos fronteiras terrestres.
Mas e a guerra aeronaval, e a invasão de nossas praias por tropas de fuzileiros equipadas com MBT e demais veículos e blindados ?
Entendo que em boa parte da região norte, o uso de MBT é difícil, para não dizer impossível.
Mas esta região é muito grande. Não existem rotas que poderiam ser utilizadas por algum vizinho?
Pois nesta região temos fronteira com 7 países (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colombia, Peru e Bolivia)
Ainda tem o Equador, que não faz fronteira com o Brasil, mas está na região.
Segundo o site GlobalFirePower, os países da América do Sul possuem os seguintes quantitativos:
https://www.globalfirepower.com/countri ... merica.asp
COMBAT TANKS / ARMORED FIGHTING VEHICLES
Argentina = 390 / 828
Bolivia = 54 / 137
Brasil = 479 / 1.707
Chile = 300 / 2.346
Colombia = 0 / 1.345
Equador = 232 / 385
Paraguai = 9 / 63
Peru = 85 / 890
Suriname = 0 / 40
Uruguai = 79 / 434
Venezuela = 696 / 700
Ainda que exista divergências nesta lista, temos aproximadamente:
2.324 Carros de Combate na América do Sul
8.875 AFV/APC/IFV na América do Sul
O Brasil possui cerca de 20% dos Carros de Combate da região e 19% dos Armored Fighting Vehicles.
O que significa que se os países que falam espanhol na América do Sul se unirem contra o Brasil, teríamos:
479 CC contra 1.845
1.707 AFV contra 7.168
Acredito que ainda que a possibilidade de tal conflito seja absurda, a comparação é válida quando analisamos que:
48% de todo o território da América do Sul,
49% de toda a população da América do Sul e
50% de todo o PIB da América do Sul
pertencem ao Brasil.
Os senhores acham que o número atual de mBT do EB é suficiente para o Brasil ??
Entendo que a região Sul é a de maior necessidade, devido aos vizinhos e a relativa facilidade de operar MBTs nesta região.
Entendo também que nas regiões Sudeste e Nordeste, nós não temos fronteiras terrestres.
Mas e a guerra aeronaval, e a invasão de nossas praias por tropas de fuzileiros equipadas com MBT e demais veículos e blindados ?
Entendo que em boa parte da região norte, o uso de MBT é difícil, para não dizer impossível.
Mas esta região é muito grande. Não existem rotas que poderiam ser utilizadas por algum vizinho?
Pois nesta região temos fronteira com 7 países (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colombia, Peru e Bolivia)
Ainda tem o Equador, que não faz fronteira com o Brasil, mas está na região.
Segundo o site GlobalFirePower, os países da América do Sul possuem os seguintes quantitativos:
https://www.globalfirepower.com/countri ... merica.asp
COMBAT TANKS / ARMORED FIGHTING VEHICLES
Argentina = 390 / 828
Bolivia = 54 / 137
Brasil = 479 / 1.707
Chile = 300 / 2.346
Colombia = 0 / 1.345
Equador = 232 / 385
Paraguai = 9 / 63
Peru = 85 / 890
Suriname = 0 / 40
Uruguai = 79 / 434
Venezuela = 696 / 700
Ainda que exista divergências nesta lista, temos aproximadamente:
2.324 Carros de Combate na América do Sul
8.875 AFV/APC/IFV na América do Sul
O Brasil possui cerca de 20% dos Carros de Combate da região e 19% dos Armored Fighting Vehicles.
O que significa que se os países que falam espanhol na América do Sul se unirem contra o Brasil, teríamos:
479 CC contra 1.845
1.707 AFV contra 7.168
Acredito que ainda que a possibilidade de tal conflito seja absurda, a comparação é válida quando analisamos que:
48% de todo o território da América do Sul,
49% de toda a população da América do Sul e
50% de todo o PIB da América do Sul
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Re: Leopard 1A5 do EB
Interessante esse seu post....juarez castro escreveu: boa noite.
Eligio, o EB tem algum cavalo mecânico trucado, traçado, redução nos cubos com potência acima de 500 Hps???
Se a resposta for não, o EB não tem condições de puxar constantemente, principalmente em rampa de subida um CC de 65 tons. Vão colocar em cima dos 440 Hps de vocês que eu vejo por aí e vai puxar?? Vai, em um ano não ter mais motor, nem caixa e nem ponta de eixo.
As pranchas que eu vejo aqui BR 290 são quatro eixos, como o senhor bem sabe, cada eixo tolera 8.500 kg mais 5% de coeficiente de cagaço, portanto, uma prancha quatro eixos não tem como levar este peso, ainda mais concentrado em 30cm de largura de sapata e não se exatamente o cumprimento, mas imagino que deva ser em torno de uns 4 mts.Diferente por exemplo de um rodo trem, aonde seus uma carga de até 70 tons é distribuída equitativamente ao longo de toda a carroceria.
O EB tentar levar com as pranchas que possui??
Vai. Vai conseguir?? Vai Depois de uma meia dúzia de carroçadas pode colocar o semi reboque no alinhamento laser e a as longarinas vão estar "barrigudas".
Comandante, este aí é meu dia a dia, e posso lhe afirmar trabalhar no limite de CMT e de carga com alto índice de peso concentrado vai moer as carretas do EB.
g abraço
Por ele deduzo, então, que os fabricantes das nossas pranchas ou estão mentindo, ou adulterando informações, pois fui eu pessoalmente quem recebeu algumas destas pranchas diretamente do fabricante, e lá vem a especificação de capacidade de carga, tanto na plaquet de identificação como na Nota Fiscal...........
Inclusive nos requisitos operacionais que foram emitidos pelo EB, e que eles devem obrigatoriamente atender, prevê "Capacidade de carga igual ou superior a 70 ton".
Da mesma forma, nas especificações dos cavalos mecânicos, está lá: tração de 90 Ton PBTC. Como as pranchas tem capacidade, nominal, de 70 ton, e pesam aproximadamente 25 ton, temos 95 Ton, acima da capacidade do cavalo mecânico, mas dentro dos 5% de variação permitida.
Sobre o excesso de peso, conforme vc alega e diz ser expert no assunto, já tivemos eixos trincados/quebrados, mas sempre do mesmo fabricante.
E sim, os nossos cavalos mecânicos rodam no limite, se arrastando, e necessitavam ser de maior potência.
- eligioep
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Re: Leopard 1A5 do EB
juarez castro escreveu:Exatamente, observa a robustez do semi reboque com eixos duplos em anos lados, cuícas de freio duplas e usando pneus 900 para baixar o centro de gravidade.
O cavalo, um MAN, trucado, traçado e com quarto eixo no direcional, isto é a forma correta de levar um CC com a concentração de peso que apresenta.
G abraco
Com TODA a certeza.
É a maneira correta. Mas fazemos o que fazemos com o que recebemos do Alto Comando!
E não estamos fazendo errado, em desacordo com a legislação, pois neste caso a PRF nos barrava.
E eles apenas verificam a documentação dos veículos e dos motoristas. estando tudo OK, e dentro dos dias e horário permitido, nos liberam.
Já tivemos retenção de comboios por estar com a documentação dos motoristas em desacordo ou por a viatura batedora não atender mais a legislação, bem como por ser após 18:00.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Creio que são suficientes !Luís Henrique escreveu:Agora vou colocar mais lenha na fogueira.
Os senhores acham que o número atual de mBT do EB é suficiente para o Brasil ??
Entendo que a região Sul é a de maior necessidade, devido aos vizinhos e a relativa facilidade de operar MBTs nesta região.
Entendo também que nas regiões Sudeste e Nordeste, nós não temos fronteiras terrestres.
Mas e a guerra aeronaval, e a invasão de nossas praias por tropas de fuzileiros equipadas com MBT e demais veículos e blindados ?
Entendo que em boa parte da região norte, o uso de MBT é difícil, para não dizer impossível.
Mas esta região é muito grande. Não existem rotas que poderiam ser utilizadas por algum vizinho?
Pois nesta região temos fronteira com 7 países (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colombia, Peru e Bolivia)
Ainda tem o Equador, que não faz fronteira com o Brasil, mas está na região.
Segundo o site GlobalFirePower, os países da América do Sul possuem os seguintes quantitativos:
https://www.globalfirepower.com/countri ... merica.asp
COMBAT TANKS / ARMORED FIGHTING VEHICLES
Argentina = 390 / 828
Bolivia = 54 / 137
Brasil = 479 / 1.707
Chile = 300 / 2.346
Colombia = 0 / 1.345
Equador = 232 / 385
Paraguai = 9 / 63
Peru = 85 / 890
Suriname = 0 / 40
Uruguai = 79 / 434
Venezuela = 696 / 700
Ainda que exista divergências nesta lista, temos aproximadamente:
2.324 Carros de Combate na América do Sul
8.875 AFV/APC/IFV na América do Sul
O Brasil possui cerca de 20% dos Carros de Combate da região e 19% dos Armored Fighting Vehicles.
O que significa que se os países que falam espanhol na América do Sul se unirem contra o Brasil, teríamos:
479 CC contra 1.845
1.707 AFV contra 7.168
Acredito que ainda que a possibilidade de tal conflito seja absurda, a comparação é válida quando analisamos que:
48% de todo o território da América do Sul,
49% de toda a população da América do Sul e
50% de todo o PIB da América do Sul
pertencem ao Brasil.
Chile e Equador não faz fronteira com o Brasil , além disso nossos vizinhos do norte tem imensas florestas que são impossível de usar blindados , só ver a guerra do Cenepa !
Creio que o fator que nos coloca em grande vantagem é o nosso poder aéreo !
Gogogas !
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Re: Leopard 1A5 do EB
Certeza, cupincha? Achei 62 tons aqui (combat ready):Luís Henrique escreveu:
Na verdade 2,5 toneladas.
Tulio, pelo desenrolar da conversa, percebemos que os equipamentos utilizados para prover suporte e logística precisam acompanhar a evolução dos meios combatentes.
Se o EB adquire Leo 2A6 que pesa 62 Toneladas, a distância aumenta e outros 'cuidados' precisarão ser tomados.
Mas para Leo 2A4, estamos falando de uma diferença MUITO pequena para nos preocuparmos. Em relação ao 1A5 a diferença é razoável, mas em relação aos M-60 não é. Como operamos M-60 creio que não será o fim do mundo operar Leo 2A4.
https://www.armyrecognition.com/germany ... video.html
Notes, as specs são referentes à versão 2A4 (55 tons eram do Leo2 original, de 79). Notes ainda que, no TO moderno, eriçado de RPGs e Msls AC, ao menos um sistema ativo tipo Trophy ou AMAP-ADS seria necessário. Isso vai acrescentar, conforme a versão, de 500 a mil kg ou mais ao peso total da VTR. E precisa, porque botar um MBT desses à mercê de gente que pode comprar (ou até já tem, como o Peru) armas AC biogivais ou de ataque pelo alto, bueno, daí é melhor seguir com Leo1A1/5 e M-60A3 TTS mesmo...
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Re: Leopard 1A5 do EB
É sim. Isso contempla possíveis SUBSTITUTOS, ou não? Devemos falar APENAS de 1A5 até não ter mais nenhum no EB?
PUTZ, censura no DB? Quando temos que fazer isso - e não é por CRIMIDÉIA, é tentando não punir quem escreve josta ofensiva e consideramos que não se ligou ou aloprou mesmo - escrevemos EDIT MOD em verde e com o nome do Moderador.
Já agora, o que há de tão novo e importante que tens para nos contar sobre o 1A5? Manda chumbo!!!
PUTZ, censura no DB? Quando temos que fazer isso - e não é por CRIMIDÉIA, é tentando não punir quem escreve josta ofensiva e consideramos que não se ligou ou aloprou mesmo - escrevemos EDIT MOD em verde e com o nome do Moderador.
Já agora, o que há de tão novo e importante que tens para nos contar sobre o 1A5? Manda chumbo!!!
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Re: Leopard 1A5 do EB
Energys escreveu:Censura? Acalme-se. Só fiz uma brincadeira.
Att.
Eu idem, cupincha, mas sei ELABORAR...
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Re: Leopard 1A5 do EB
Que bom. Felicitações!Túlio escreveu:Eu idem, cupincha, mas sei ELABORAR...Energys escreveu:Censura? Acalme-se. Só fiz uma brincadeira.
Att.
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Re: Leopard 1A5 do EB
Negativo, com excesso não tem permissão, ele tem permissão especial para rodar das 6.00 hs da manha até as 18.00 com excesso lateral.Juniorbombeiro escreveu:Esse tipo de carga pode ser transportado com uma permissão especial de trânsito (não sei qual o nome técnico correto). Até 100 t é tranquilo, acima disso parece que precisa de laudo de engenharia, avaliação e planejamento de trajeto individual para cada carga.juarez castro escreveu:E só para salientar, nesta Dolly, a EC 700 está acima do peso de balança. O conjunto tod está acima de 95 tons
G abraço
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Re: Leopard 1A5 do EB
Se for o da foto, tanto pode ser um 36 ou 40, são muito parecidos, mas não importa, qualquer um dos dois é inadequado para o transporte M60, porque lhe falta potência, CMT e tração. Já encontrei um aqui Br 290 com motor "chaleirado" de tanto fazer força.Bolovo escreveu:Pesquisei e acho que esse caminhão do 9º BLog é um MB Axor 2536 com 360cv...
https://www.mercedes-benz.com.br/resour ... 916649.pdf
Não sei se estou certo.
g abraço
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Re: Leopard 1A5 do EB
Nem dá bola, no que tiver que subir uma lomba meio comprida...juarez castro escreveu:
Se for o da foto, tanto pode ser um 36 ou 40, são muito parecidos, mas não importa, qualquer um dos dois é inadequado para o transporte M60, porque lhe falta potência, CMT e tração. Já encontrei um aqui Br 290 com motor "chaleirado" de tanto fazer força.
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