A única coisa certa aí é que o EB está indo atrás de Leo 1A5 italianos.Carlos Lima escreveu:Oficial:
http://www.forte.jor.br/2017/08/31/exer ... a-e-suica/CC Suicos:EXÉRCITO BRASILEIRO
PORTARIA Nº 939, DE 2 DE AGOSTO DE 2017.
Designação para viagem de serviço ao exterior. O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, combinado com o art. 1º do Decreto nº 8.798, de 4 de julho de 2016, e considerando o disposto no art. 20, inciso VI, alínea “i”, da Estrutura Regimental do Comando do Exército, aprovada pelo Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, e o que prescreve a Portaria nº 545-MD, de 7 de março de 2014, resolve DESIGNAR os militares a seguir nomeados, todos da D Mat, para realizar inspeção dos blindados VBC CC Leopard 1A5 (Atv PVANA Inopinada X17/760), na cidade de Villese, na República Italiana, e nas cidades de Tune e Zurique, na Confederação Suíça, no período de 1º a 10 de setembro de 2017, incluindo os deslocamentos:
Cel QEM R/1 ARTHUR ROZENDO DE CAMPOS LEITE, Prestador de Tarefa por Tempo Certo;
Ten Cel QMB MARCO AURÉLIO DUARTE SILVA;
Ten Cel Cav MARCOS ANTONIO SILVANO DOS SANTOS;
e 1º Sgt MB/Mnt Armt NILSON ROBERTO DA SILVA.
FONTE: Boletim do Exército nº32 de 2017/COLABOROU: Manuel Flávio
https://en.wikipedia.org/wiki/Category: ... witzerland
Pode ser que a ideia do EB na Suica seja olhar os Leo2 e/ou os veiculos auxiliares (que poderiam ajudar com o Leo1A5) ja que a Suica dispoe de muitos desses.
[]s
CB
Quanto a Suiça, fica a dúvida porque apesar de eles terem apenas os Leo 2, as versões de apoio são baseadas naqueles veículos e não no Leo 1.
Pode ser que o EB compre uma maior quantidade e a RUAG possa fazer a transformação de algumas unidades em versões de apoio, já que serão mais necessárias uma vez que a frota irá aumentar.
Não seria lógico comprar mais de uma centena de Leo 1A5 e depois comprar Leo 2 para apoio. Ilógico.
Ademais, na Alemanha tem vários veículos de apoio baseados nos Leo 1 esperando um destino. Seja a sucata ou um comprador.
ps: a A KMW mais de uma vez já ofereceu um programa de atualização/modernização para os CC brasileiros. Isso é sabido de todos. Agora, talvez a ida à Suiça sirva para dar uma amolecida nos alemães quanto a custos e financiamento de uma eventual modernização da frota. A que se tem e a que possivelmente virá.
pessoalmente eu não acredito em Leo 2 no EB.
abs.