Luís Henrique escreveu:O IDEAL é investir em projetos NACIONAIS que gerarão empregos no nosso país, tecnologias e conhecimentos.pmicchi escreveu: 4 CV-03 Tamandaré e mais outras 6 ou 8 fragatas me parece muito. Quanto mais melhor, mas como a verba está curta, priorizaria a arma submarina e a aviação naval (baseada em terra). Eu acredito que 6 escoltas combinadas com igual quantidade de NaPaOc permitira cumprir as funções minimas que precisamos.
Se forem mesmo 4 CV-03, em que pese minhas restrições ao projeto, garantimos a continuidade do conhecimento nessa área. Talvez mais dois ou três navios multifuncionais de grande autonomia (Absalons alongadas, como as propostas para o Canadá) com custo unitario baixo e aproveitando armamentos das escoltas desativadas pudessem ser um complemento interessante.
Ao menos dois navios com peças de maior calibre (4,5 ou 5 pol) são necessárias em apoio aos fuzileiros navais. Também precisamos de navios d e maior autonomia para desempenhar a função de controle de área marítima (talvez combinado com o Ocean).
Acredito que o MÍNIMO para manter uma indústria NACIONAL ativa, com encomendas e de forma sustentável, seja uma frota de 15 Navios Escolta.
O número ideal seria 30, que é o planejado no PEAMB da MB.
Mas, no mínimo 15, tendo vida útil de 30 anos cada vetor seria construído a cada 2 anos. Nossos estaleiros estariam SEMPRE produzindo um Navio Escolta e estes sairiam sempre com atualizações em relação ao anterior.
4 CV-03
4 FT-01
4 FT-02
4 FT-03
E chega de comprar no exterior, principalmente ferro velho.
O mesmo caminho para os Submarinos.
Após os 4 SBR-1
Vamos partir para submarinos NACIONAIS, evoluções dos Scorpene-BR.
Construindo pelo menos 1 submarino a cada 2 anos.
Também sou da opinião que e necessário uma ação firme da MB para que seja definitivamente implantada uma industria militar naval no´país e que a construção das FFG classe Tamandaré, que se inserem em um longo processo de tentativa de consolidação deste projeto, e a melhor alternativa. Entretanto pelo envelhecimento em bloco dos navios escolta e a urgência de suas substituições e que sou favorável a um acréscimo de exemplares a este programa, incluindo a produção de alguns dos navios na sede do estaleiro que será escolhido como o parceiro do empreendimento.
Sds
Lord Nauta