Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 6669 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6316 Mensagem por Túlio » Seg Ago 28, 2017 5:29 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Eu já sou mais de uma parada mais estado islâmico. Hilux com reparos antiaéreos ou MSS. Diz a lenda que tem até FMS pra elas. :mrgreen:
E não é que tens razão? VIAJEI NA PATRIOTADA, PQP!!!

Preço por preço, Toyota Hilux sai por menos que Agrale Marruá (metade do preço) e Kornet dá baile no MSS (não tem como comparar preço porque um está em produção e o outro não). Fica assim: um Leo2A4 pode destruir uma Hilux a mais de 4 km, só que a Hilux com Kornet detona o Leo a mais de 5 km (versão mais barata do Msl). :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5735 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#6317 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 28, 2017 8:02 pm

brincadeiras a parte, é no mínimo vergonhoso constatar que o maior exército ao sul do equador não tem sequer um único sistema de mísseis AC moderno em seus estoques ou mesmo em uso. E parece pouco preocupado com isso, pois nem comprar de outros países que operaram e/ou produzem este tipo de armamento se deram o trabalho. Ao menos para as ditas forças de reação rápida.

É triste constatar que milhares de conscritos irão passar pelo EB do séc XXI como se estivessem ainda nos anos 40's.

Mas fazer o quê...

abs

Carpe Diem
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#6318 Mensagem por gusmano » Seg Ago 28, 2017 9:43 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu: E por mim suspende os LEOs e Cascavéis e compra tudo de MARRUÁ com MSS 1.2... :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu já sou mais de uma parada mais estado islâmico. Hilux com reparos antiaéreos ou MSS. Diz a lenda que tem até FMS pra elas. :mrgreen:
Mas ai vc´s complicam srs, tão querendo dispor a cavalaria com algo que tenha algum tipo de valor de combate? Ai complica...assim não dá, assim não pode.

abs

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#6319 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 29, 2017 10:05 am

Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu: E por mim suspende os LEOs e Cascavéis e compra tudo de MARRUÁ com MSS 1.2... :lol: :lol: :lol: :lol:
Esse é um debate interessante.

O CC ou MBT continua válido no combate moderno?

Se não, ok. Vende tudo. Compra blindados leves com mísseis, etc.

Agora, se os CC (MBT) continuam válidos no combate moderno (as principais potências militares acreditam que sim), ai deveríamos realizar um estudo SÉRIO para adquirir um CC válido.
Um que possa ser utilizado como tal. Com real poder de choque. E não um que não aguenta 30 mm.

Se tiver muito dinheiro, desenvolve-se uma família nova nacional. Se tiver pouco dinheiro compra um usado equivalente ao Leo 2A4.

Em último caso, existe uma modernização que torne os Leo 1A5 BEM mais protegidos. Com capacidade de blindagem equivalente aos 2A4?
Se sim, o custo compensa ou é o mesmo valor de adquirir os 2A4?
Caso compense, vamos modernizar os 1A5.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#6320 Mensagem por gogogas » Ter Ago 29, 2017 10:42 am

Nossos vizinhos com excessão da Venezuela , não traz preocupação para nossos militares , se realmente fosse preocupante tenho certeza que as coisas seriam diferentes , vide os anos 70 e 80 a eterna briga com os Argies ....
Deveríamos ter uma tropa menor e mais equipada e abolir a alistamento obrigatório !
Creio que os Leo 1A5 cumprem muito bem seu papel em relação ao nossos vizinhos ...
Temos que ser realista ....
Só analizar a estratégia peruana em comparação com o Chile ... Bons Mísseis anti tanque com um misto de helicópteros de ataque com os T-55 com missões de apoio ....

Gogogas !
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#6321 Mensagem por eligioep » Ter Ago 29, 2017 10:58 am

juarez castro escreveu:......................................................................................
Acho que isto até PODE acontecer, via depender do números de CCs em boas condições disponibilizados pelos Italianos e da disponibilidade financeira do EB.
......................................................................................
Os Leopard italianos estão em péssimo estado de conservação. Foram usados até o osso..... Estão mais ou menos como os nossos Leo 1A1.
Vão precisar de bem mais reparos que os Leo 1A5 que vieram da Alemanha.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#6322 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 29, 2017 11:10 am

DUAS coisas que me chamaram atenção:

1) "O contrato de aquisição das VBCCC Leopard 1A5 BR traz em sua cláusula 15ª que o período de vigência do mesmo é de 60 meses, sendo que esse período pode ser prorrogado por igual prazo. Consumando-se essa prorrogação por 60 meses, o contrato findaria em setembro de 2021, juntamente com todo suporte técnico, logístico e o fornecimento de peças para a VBCCC."

Fonte: http://www.revistaoperacional.com.br/20 ... e-combate/

Estamos no final de 2017. Os Leopard 1A5 possuem vida útil até 2021. Ou seja, apenas mais 4 anos de vida.

Ou o EB quer adquirir mais Leo 1A5 e junto com a aquisição adquirir também uma MODERNIZAÇÃO que amplie esta vida útil.
(não teria lógica adquirir Leo 1A5 em 2017 com entregas até não sei qual ano, para encerrar o uso em 2021).
Se for o caso, só espero que esta modernização não contemple apenas a extensão da vida útil, e sim que contemple também uma FORTE melhora na blindagem.

Mas, falaram que o EB também vai 'OLHAR' o Leo 2A4.......

2) A Suíça adquiriu 380 Leo 2A4. Vendeu 42. Transformou 12 em viaturas especializadas.
Possui atualmente cerca de 300 - 326 Leo 2A4, dos quais 134 foram MODERNIZADOS, os demais estão armazenados.

Os 134 que foram modernizados, possuem o poder de fogo do 2A4, pois não substituíram o canhão, mas ampliaram a blindagem para um nível equivalente ao 2A6M, superior ao 2A6. Basicamente possui blindagem reforçada contra Minas do 2A6M.

SE a Suíça pretender continuar com estes 134 Leo 2A4 Mod em uso, restam cerca de 166 - 192 Leo 2A4 que podem ser vendidos como estão ou podem ser vendidos com uma modernização by RUAG para um padrão semelhante ao deles ou até superior, dependendo do que quer o cliente.

Para uma quantidade maior, existem outras opções para COMPLEMENTAR a aquisição.

A Espanha possui 108 Leo 2A4 e 219 Leo 2A6+ e já ofereceram os 2A4 para o Peru em 2013.
A Finlândia adquiriu 100 Leo 2A6 da Holanda em 2014 por cerca de U$ 200 mi (U$ 2 mi cada) e em 2015 colocou cerca de 100 - 139 2A4 na reserva.
A própria Alemanha possui mais 2A4 ou 2A5 para venda. Em 2015 estava negociando a venda de cerca de 50 Leo 2A5 para a Croácia.

Portanto, caso a Suíça queira vender TODOS os Leo 2 que possui, incluindo os Modernizados, o número ficaria em torno de 300, talvez um pouco mais.

O EB precisa de 328 Carros de Combate (216 para os 4 RCC e 112 para os 4 RCB).
Mais alguns para instrução, acredito que um número próximo de 350 seria um bom número.

Uma boa alternativa seria adquirir os 166 - 192 Leo 2A4 suíços
os 108 Leo 2A4 espanhóis e os 100 - 139 Leo 2A4 finlandeses, totalizando cerca de 374 - 439
e modernizar cerca de 350 na RUAG para um padrão equivalente ao Leo 2A6, deixando os demais para conversão em veículos especializados e/ou spare parts.

Acredito que isto poderia ser feito com um orçamento de cerca de U$ 700 mi.
A modernização e entrega dos carros poderia ser realizada em POUCOS anos e o valor poderia ser negociado de forma PARCELADA, do próprio orçamento do EB.
Digamos, U$ 70 mi por ano, durante 10 anos.

Os Leo 1A5 (250), assim como todos os Leo 1 restantes e os M-60 poderiam ser vendidos para países amigos.
Talvez o EB consiga arrecadar algo próximo de U$ 80 ou U$ 100 mi com essas vendas.
Caso não consiga efetuar a venda ou caso seja do interesse do EB, os 250 Leo 1A5 poderiam ser enviados para outras regiões do país ou armazenados como reserva estratégica.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#6323 Mensagem por gusmano » Ter Ago 29, 2017 12:47 pm

Se é para continuar com Leo1A* e cascavel ng , melhor as hilux mesmo. Se tiver muito caro, podemos trocar a hilux por saveiro para economizar. Depois fazemos a Saveiro NG. Ainda sim, uns 2k unidades delas com Komet ou MSS, vai ser melhor que 300 Leo1*. Em qualquer cenário...

abs

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#6324 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 29, 2017 1:38 pm

gusmano escreveu:Se é para continuar com Leo1A* e cascavel ng , melhor as hilux mesmo. Se tiver muito caro, podemos trocar a hilux por saveiro para economizar. Depois fazemos a Saveiro NG. Ainda sim, uns 2k unidades delas com Komet ou MSS, vai ser melhor que 300 Leo1*. Em qualquer cenário...

abs
E onde vão os cacarecos AlElbit?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6325 Mensagem por Túlio » Ter Ago 29, 2017 2:13 pm

eligioep escreveu:
Os Leopard italianos estão em péssimo estado de conservação. Foram usados até o osso..... Estão mais ou menos como os nossos Leo 1A1.
Mestre Elígio, isso me parece de mínima importância, tanto quanto essa afobação toda de alguns Colegas em torno de jogar os Leo1A5 no lixo e comprar algumas centenas de Leo2A4, como se isso fosse a salvação da lavoura. Nem vou esquentar com o fato de que a ponte lançada por um Bieber não suporta um 2A4 nem com reza braba. Nada disso me interessa, ao menos quando leio notícias como a abaixo:

FORÇAS ARMADAS SOFREM CORTE DE 44% DOS RECURSOS

(...)

"Na quarta-feira passada, o Quartel-General do Exército, em Brasília, recebeu um telefonema do comandante de uma unidade de Mato Grosso do Sul. Ele pedia ajuda imediata para evitar o corte de luz da organização, responsável pela área de fronteira com o Paraguai, rota do narcotráfico e contrabando de armas. Após mobilização, o Exército remanejou a verba a tempo de impedir que a unidade ficasse no escuro.

A cúpula das Forças Armadas, que estará hoje em cerimônia de apresentação de militares ao presidente Michel Temer, avisou governo e Congresso de que só tem dinheiro até setembro para despesas básicas. Generais dizem que, com os cortes, foram obrigados a usar reservas de combustíveis e armas, pondo em risco a capacidade de “prontidão” das tropas."

(...)

http://www.defesanet.com.br/cm/noticia/ ... -recursos/

NOTA: não é o fim da picada quando o próprio Comandante do Exército tem que recorrer ao Twitter para avisar que tudo tem o seu limite?

E a tigrada querendo comprar Leo2A4, é de rir ou chorar?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#6326 Mensagem por wagnerm25 » Ter Ago 29, 2017 2:16 pm

gusmano escreveu:Se é para continuar com Leo1A* e cascavel ng , melhor as hilux mesmo. Se tiver muito caro, podemos trocar a hilux por saveiro para economizar. Depois fazemos a Saveiro NG. Ainda sim, uns 2k unidades delas com Komet ou MSS, vai ser melhor que 300 Leo1*. Em qualquer cenário...

abs

Olha, o que tem de vídeo na Internet de rebeldes explodindo carros de combate dos mais diversos tipos com missíl ATGM é uma festa.

É de se pensar na utilidade dos carros pesados nos combates do futuro.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#6327 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 29, 2017 3:01 pm

Túlio escreveu:
eligioep escreveu:

Mestre Elígio, isso me parece de mínima importância, tanto quanto essa afobação toda de alguns Colegas em torno de jogar os Leo1A5 no lixo e comprar algumas centenas de Leo2A4, como se isso fosse a salvação da lavoura. Nem vou esquentar com o fato de que a ponte lançada por um Bieber não suporta um 2A4 nem com reza braba. Nada disso me interessa, ao menos quando leio notícias como a abaixo:

FORÇAS ARMADAS SOFREM CORTE DE 44% DOS RECURSOS

(...)

"Na quarta-feira passada, o Quartel-General do Exército, em Brasília, recebeu um telefonema do comandante de uma unidade de Mato Grosso do Sul. Ele pedia ajuda imediata para evitar o corte de luz da organização, responsável pela área de fronteira com o Paraguai, rota do narcotráfico e contrabando de armas. Após mobilização, o Exército remanejou a verba a tempo de impedir que a unidade ficasse no escuro.

A cúpula das Forças Armadas, que estará hoje em cerimônia de apresentação de militares ao presidente Michel Temer, avisou governo e Congresso de que só tem dinheiro até setembro para despesas básicas. Generais dizem que, com os cortes, foram obrigados a usar reservas de combustíveis e armas, pondo em risco a capacidade de “prontidão” das tropas."

(...)

http://www.defesanet.com.br/cm/noticia/ ... -recursos/

NOTA: não é o fim da picada quando o próprio Comandante do Exército tem que recorrer ao Twitter para avisar que tudo tem o seu limite?

E a tigrada querendo comprar Leo2A4, é de rir ou chorar?

Tulio. Você viu a mesma nota que eu.
A que iniciou o debate.

A nota diz que o exército está enviando oficiais para verificar Leo 1A5 na Itália. E também para visitar a Suíça.

Algo não está batendo.

Não fui eu quem deu a ordem para isto em plena crise financeira.
Se estão avaliando eh porque pode sair alguma coisa.

E já teve um colega que disse que está quase fechado o contrato.
E outro disse que possui fontes que garantem que os 2A4 também serão avaliados. Ainda reafirmou que ele não dúvida de sua fonte.

Portanto meus argumentos expressam somente o que acredito ser o melhor para o EB e levando em conta a falta de recursos mas TAMBÉM levando em conta a tal visita à Suíça JÁ AUTORIZADA e a possível avaliação dos Leo 2A4 informadas por um colega do fórum.

Onde há fumaça há fogo.
Ou não. Mas não custa debater sobre isso. :wink:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6328 Mensagem por Túlio » Ter Ago 29, 2017 3:16 pm

Luís Henrique escreveu:
A que iniciou o debate.

A nota diz que o exército está enviando oficiais para verificar Leo 1A5 na Itália. E também para visitar a Suíça.

Algo não está batendo.

E outro disse que possui fontes que garantem que os 2A4 também serão avaliados. Ainda reafirmou que ele não dúvida de sua fonte.

Portanto meus argumentos expressam somente o que acredito ser o melhor para o EB e levando em conta a falta de recursos mas TAMBÉM levando em conta a tal visita à Suíça JÁ AUTORIZADA e a possível avaliação dos Leo 2A4 informadas por um colega do fórum.

Onde há fumaça há fogo.

Verdade, debate é a razão de ser do DB. Apenas acrescentei um pouco de perspectiva, só isso.

Mas podemos debater o que quisermos, então te digo, FUCK Leo2A4, sou mais o T-90! Isso sim é MBT, até o chefão do Bundeswehr admitiu - admitiu nada, afirmou - que nem o Leo2A7 tem poder de fogo para detonar um deles, o que vamos querer com um MBT muito inferior (2A4)?

Compra logo os trezentos e não sei quantos MBTs que citaste tudo de T-90 e passa a régua, POWS!!!

E que venham os ianques pra ver o que é bom pra tosse! :lol: :lol: :lol: :lol:

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5735 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#6329 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 29, 2017 3:44 pm

Se o problema principal do EB é a questão da troca de toda a logística em relação a adoção de um novo modelo de CC, voou ter que concordar com o Túlio. Compra tudo logo de T90 - que é bom pra c..lho, lindo e essencialmente barato - e muda o que tem que mudar. F...-se o resto. Inclusive a STANAG, padrão Nato, e todos esses berimbelos inúteis que só nos tornam viciados e dependentes em coisas ocidentais caras e que nunca vamos ter mesmo.

Ou já que no EB nada que venha de comunistas presta, gasta uns trocados a mais para comprar Black Phanter II coreano ou então o Altay turco que está saindo do forno, e tem mais peças em comum com Abrams e Leopard II do que qualquer outro CC existente.

Fiquem a vontade para escolher.

http://russia-insider.com/sites/insider/files/8l-t-90ms.jpg https://i.ytimg.com/vi/AVBq3AKwySQ/maxresdefault.jpg http://gamingshogun.com/wp-content/uploads/2016/04/altay-mbt.jpg

abs

Carpe Diem
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#6330 Mensagem por Luís Henrique » Ter Ago 29, 2017 4:25 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
A que iniciou o debate.

Algo não está batendo.

Onde há fumaça há fogo.

Verdade, debate é a razão de ser do DB. Apenas acrescentei um pouco de perspectiva, só isso.

Mas podemos debater o que quisermos, então te digo, FUCK Leo2A4, sou mais o T-90! Isso sim é MBT, até o chefão do Bundeswehr admitiu - admitiu nada, afirmou - que nem o Leo2A7 tem poder de fogo para detonar um deles, o que vamos querer com um MBT muito inferior (2A4)?

Compra logo os trezentos e não sei quantos MBTs que citaste tudo de T-90 e passa a régua, POWS!!!

E que venham os ianques pra ver o que é bom pra tosse! :lol: :lol: :lol: :lol:
:twisted: :twisted: :twisted:

Agora falou minha língua.

Para mim seria a melhor opção no mercado.

Mesmo sendo bem mais baratos que os MBT ocidentais, um T-90 NOVO de fábrica custaria, no mínimo, O DOBRO do valor que eu projetei para um 2A6 de segunda mão ou para um 2A4 Modernizado para 2A6.
Mas um MBT novo teria uma vida maior e poderia envolver TOT e a construção dos carros aqui no Brasil.
Também poderia ser analisado T-90 usado, o que baratearia bastante.

Mas, como no Brasil os equipamentos russos são quase totalmente ignorados, a KMW já está instalada, o EB já usa CC da KMW e a visita já foi autorizada, é mais provável falar de 2A4 e 1A5.
Infelizmente.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Responder