Marinha do Brasil - 2017

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#16 Mensagem por Lord Nauta » Qua Ago 23, 2017 8:29 pm

pmicchi escreveu:Lord Nauta

parabéns pelo post!

É natural uma certa frustação, até por conta de expectativas infladas por planos pouco realistas de crescimento, com a aquisição de NAes, escoltas sofisticadas, corvetas, submarinos, etc. Porém pondo os pés no chão e olhando a realidade ao redor, há se considerar que apesar da idade avançada de muitas unidades, a MB não é marinha qualquer e tem suas capacidades e qualidades.

Primeiramente, me parece que temos uma força de navios anfíbios razoável (1 NDD e 3 NDCC). A adição do Ocean, se houver, permitira a baixa de 1 ou 2 NDCC mais antigos, compondo uma força anfibia capaz de desempenhar missões de projeção de força com unidades leves e aerotransportadas muito bem alinhadas com possíveis conflitos modernos.

Quanto aos submarinos, são 5 submarinos silenciosos e capazes, entre os melhores modelos da atualidade. Além disso, a substituição por unidades maiores e mais adequadas para missoes mais longas está em vista. São a principal força da MB, ainda mais se modelos nucleares vierem também. Ao menos, 6 unidades convencionais permitira ter 2-3 unidades em patrulha em um possível conflito de curta duração. Poucas marinhas se lançariam contra uma área ocupada por submarinos assim, ainda mais se apoiados por meios aéreos.

Sobre a força de escoltas (11 unidades), me parece ser um numero elevado como escolta para uma força anfibia com apenas 3-4 navios. Não vejo necessidade de um grande numero delas para caçar submarinos ou enfrentar ameaças de superfície, e como os recursos são sempre limitados, a substituição futura por 6 unidades modernas liberaria recursos para a força submarina.

Temos apenas 3 NaPaOc. Isso acho pouco e ao menos 8 unidades me parece adequado. Muitas das missões de tempo de paz em que hoje enviamos navios de "primeira linha" poderiam ser desempenhadas por navios patrulha minimamente armados. Um gasto maior com estes navios permitira economizar muito mais com fragatas e corvetas, que acabam sendo usadas em missões em que seus sensores e armamentos são desnecessários.

Não é a marinha dos sonhos, mas tem seus meios e suas capacidades, e um caminho para uma força suficientemente grande, balanceada e capaz é possível dentro de um gasto realista.


Prezado colega,


A médio prazo com base no seu texto acredito que com um certo grau de determinação e arrojo seria possível de serem atingidas as seguintes metas:

1. A construção de um LPD e a obtenção por oportunidade do HMS Ocean;
2. A extensão da vida útil de 4 dos atuais SSK ( o Tupi deveria ser mantido até 2025) que seriam substituídos 1 x 1 por um segundo lote de SSK-BR;
3. A implementação do programa das FFG classe Tamandaré e paralelamente a realização de estudo de exequibilidade de uma classe de FFG de 4500 ton que substituiria a classe Niterói; e
4. A construção de pelo menos 3 NaPaOc da classe Amazonas e um lote de NaPa 500 BR.

Os recursos necessários ( FN,FMM,BNDS...etc) existem o que falta e a inserção de fato do tema Defesa na agenda nacional.

Sds


Lord Nauta




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#17 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 23, 2017 8:33 pm

Lord Nauta escreveu:Entretanto pelo numero de visualizações e os poucos comentários até o momento aparentemente os demais colegas ''cagaram ralinho'' para a minha proposta.
Tinha visto o post pelo celular, mas só agora estou livre em casa para poder responder, mas, mesmo que pudesse comentar antes eu não comentaria, e não é por "cagar ralinho", mas simplesmente porque eu não saberia o que comentar, as informações no post falam por si.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
cassiofrc
Júnior
Júnior
Mensagens: 44
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 10:30 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha do Brasil - 2017

#18 Mensagem por cassiofrc » Qua Ago 23, 2017 9:07 pm

Lord Nauta escreveu:
hunter escreveu:Parabens Lord

Uma situação pouco falada e a dos navios auxiliares.....nao tinha a menor ideia de que inclusive eles eram tão antigos ......se pensarmos bem ...meios navais com menos de 20 anos de uso mau passam de uma dúzia....muitos falam em fragatas top de linha..Nae...subs...mas esquecem desses navios de apoio que no dia a dia são ate mais importantes....principalmente os de patrulha costeira, oceaica e fluvial...e logico os hospitais fluviais....com um esquadra tão velha....tenho ate vergonha de sonhar com escoltas e cia ...

Muito se fala em.renovaçao da marinha ...mas depois de ver esse cenário....penso que a melhor renovação que podemos ter e incentivar a contruçao local dos itens básicos....pois os navios de apoio e que fazem a diferença no dia a dia do povo

Não me entendam errado...logico que quero uma MB moderna ....mas imagina uma fragata precisar de um rebocador e não ter pq esta quebrado de tao velho.....

Mais uma vez parabéns Nauta

Através do Fundo de Marinha Mercante seria possível a substituição de todos os meios que ultrapassaram os 35 anos de idade em estaleiros nacionais. Estas construções gerariam milhares de empregos e renda. Entretanto falta a chamada ''vontade politica'' para que isto aconteça.


Sds


Lord Nauta
Boa noite Nauta
Esse é o grande problema, falta de vontade política.
Conforme apontado por você e vários colegas, o Brasil deveria priorizar as forças distritais, serviço de Guarda Costeira mesmo, construindo o máximo de meios aqui. Mas....
Paralelo a isso, um pequeno nº de escoltas modernos e submarinos SSK.
Mas infelizmente não vejo nos atuais e nem nos possíveis ocupantes do governo, capacidade de entender a importância de um Poder Naval capaz de garantir a segurança de nosso mar territorial ( e nem do resto do país).
Sds.




cassiofrc
Júnior
Júnior
Mensagens: 44
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 10:30 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha do Brasil - 2017

#19 Mensagem por cassiofrc » Qua Ago 23, 2017 9:09 pm

Lord Nauta escreveu:
pmicchi escreveu:Lord Nauta

parabéns pelo post!

É natural uma certa frustação, até por conta de expectativas infladas por planos pouco realistas de crescimento, com a aquisição de NAes, escoltas sofisticadas, corvetas, submarinos, etc. Porém pondo os pés no chão e olhando a realidade ao redor, há se considerar que apesar da idade avançada de muitas unidades, a MB não é marinha qualquer e tem suas capacidades e qualidades.

Primeiramente, me parece que temos uma força de navios anfíbios razoável (1 NDD e 3 NDCC). A adição do Ocean, se houver, permitira a baixa de 1 ou 2 NDCC mais antigos, compondo uma força anfibia capaz de desempenhar missões de projeção de força com unidades leves e aerotransportadas muito bem alinhadas com possíveis conflitos modernos.

Quanto aos submarinos, são 5 submarinos silenciosos e capazes, entre os melhores modelos da atualidade. Além disso, a substituição por unidades maiores e mais adequadas para missoes mais longas está em vista. São a principal força da MB, ainda mais se modelos nucleares vierem também. Ao menos, 6 unidades convencionais permitira ter 2-3 unidades em patrulha em um possível conflito de curta duração. Poucas marinhas se lançariam contra uma área ocupada por submarinos assim, ainda mais se apoiados por meios aéreos.

Sobre a força de escoltas (11 unidades), me parece ser um numero elevado como escolta para uma força anfibia com apenas 3-4 navios. Não vejo necessidade de um grande numero delas para caçar submarinos ou enfrentar ameaças de superfície, e como os recursos são sempre limitados, a substituição futura por 6 unidades modernas liberaria recursos para a força submarina.

Temos apenas 3 NaPaOc. Isso acho pouco e ao menos 8 unidades me parece adequado. Muitas das missões de tempo de paz em que hoje enviamos navios de "primeira linha" poderiam ser desempenhadas por navios patrulha minimamente armados. Um gasto maior com estes navios permitira economizar muito mais com fragatas e corvetas, que acabam sendo usadas em missões em que seus sensores e armamentos são desnecessários.

Não é a marinha dos sonhos, mas tem seus meios e suas capacidades, e um caminho para uma força suficientemente grande, balanceada e capaz é possível dentro de um gasto realista.


Prezado colega,


A médio prazo com base no seu texto acredito que com um certo grau de determinação e arrojo seria possível de serem atingidas as seguintes metas:

1. A construção de um LPD e a obtenção por oportunidade do HMS Ocean;
2. A extensão da vida útil de 4 dos atuais SSK ( o Tupi deveria ser mantido até 2025) que seriam substituídos 1 x 1 por um segundo lote de SSK-BR;
3. A implementação do programa das FFG classe Tamandaré e paralelamente a realização de estudo de exequibilidade de uma classe de FFG de 4500 ton que substituiria a classe Niterói; e
4. A construção de pelo menos 3 NaPaOc da classe Amazonas e um lote de NaPa 500 BR.

Os recursos necessários ( FN,FMM,BNDS...etc) existem o que falta e a inserção de fato do tema Defesa na agenda nacional.

Sds


Lord Nauta
Boa noite
Sobre os NaPa de 500 ton., não seria melhor embarcações maiores, na faixa de 750 a 1.000 ton?

Att.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#20 Mensagem por gogogas » Qua Ago 23, 2017 9:23 pm

Neste post não deveria ficar de fora sobre a Aviação Naval , temos os Esquilos e os Jet Ranger que estão a um bom tempo em serviço , e o que poderia ser adquirido ou modernizado num futuro próximo ....




Gogogas !
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#21 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 23, 2017 10:19 pm

gogogas escreveu:Neste post não deveria ficar de fora sobre a Aviação Naval , temos os Esquilos e os Jet Ranger que estão a um bom tempo em serviço , e o que poderia ser adquirido ou modernizado num futuro próximo ....
Os Esquilos serão substituídos pelo escolhido no Programa UHP (H145M ou A109LUH). Já os Jet Ranger é uma boa pergunta...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#22 Mensagem por Lord Nauta » Qua Ago 23, 2017 10:44 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Lord Nauta escreveu:Entretanto pelo numero de visualizações e os poucos comentários até o momento aparentemente os demais colegas ''cagaram ralinho'' para a minha proposta.
Tinha visto o post pelo celular, mas só agora estou livre em casa para poder responder, mas, mesmo que pudesse comentar antes eu não comentaria, e não é por "cagar ralinho", mas simplesmente porque eu não saberia o que comentar, as informações no post falam por si.

Grato pela especial atenção. Todos nós acredito, sem exceção, aprende com seus semelhantes a cada dia, sendo que toda manifestação intelectual deve ser plenamente respeitada e considerada neste processo de aprendizado constante.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#23 Mensagem por alex » Qui Ago 24, 2017 11:54 am

O descaso com navios patrulhas navais e fluviais é gritante. Se nos ultimos 20 anos a MB tivesse construído um desses navios por ano ( ou um a cada 2 anos) a situação não teria chegado onde está.
A falta de verba não explica este descaso pois sempre um novo projeto é preferido a construção de navios patrulhas, navios que a industria nacional estaria apta a construir. Péssimo gerenciamento.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#24 Mensagem por Lord Nauta » Qui Ago 24, 2017 1:23 pm

alex escreveu:O descaso com navios patrulhas navais e fluviais é gritante. Se nos ultimos 20 anos a MB tivesse construído um desses navios por ano ( ou um a cada 2 anos) a situação não teria chegado onde está.
A falta de verba não explica este descaso pois sempre um novo projeto é preferido a construção de navios patrulhas, navios que a industria nacional estaria apta a construir. Péssimo gerenciamento.


O último esforço de construção de navios patrulha pela MB ocorreu entre os anos de 1994 e 2000 com a construção dos NaPa da classe Grajaú. Hoje vemos formar de forma temerária outro longo hiato de inatividade quanto a construção de meios que poderiam ser construídos de forma continua em estaleiros nacionais, entre eles, os NaPaFlu. A inexistência destas construções levou a MB a uma situação dramática em que quase a totalidade de seus meios envelheceram e se tornaram obsoletos em bloco. :evil:


Sds



Lord Nauta




pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#25 Mensagem por pmicchi » Sex Ago 25, 2017 9:29 am

Lord Nauta escreveu: (...)
3. A implementação do programa das FFG classe Tamandaré e paralelamente a realização de estudo de exequibilidade de uma classe de FFG de 4500 ton que substituiria a classe Niterói; e
(...)
4 CV-03 Tamandaré e mais outras 6 ou 8 fragatas me parece muito. Quanto mais melhor, mas como a verba está curta, priorizaria a arma submarina e a aviação naval (baseada em terra). Eu acredito que 6 escoltas combinadas com igual quantidade de NaPaOc permitira cumprir as funções minimas que precisamos.

Se forem mesmo 4 CV-03, em que pese minhas restrições ao projeto, garantimos a continuidade do conhecimento nessa área. Talvez mais dois ou três navios multifuncionais de grande autonomia (Absalons alongadas, como as propostas para o Canadá) com custo unitario baixo e aproveitando armamentos das escoltas desativadas pudessem ser um complemento interessante.

Ao menos dois navios com peças de maior calibre (4,5 ou 5 pol) são necessárias em apoio aos fuzileiros navais. Também precisamos de navios d e maior autonomia para desempenhar a função de controle de área marítima (talvez combinado com o Ocean).




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#26 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 25, 2017 3:31 pm

pmicchi escreveu:
Lord Nauta escreveu: (...)
3. A implementação do programa das FFG classe Tamandaré e paralelamente a realização de estudo de exequibilidade de uma classe de FFG de 4500 ton que substituiria a classe Niterói; e
(...)
4 CV-03 Tamandaré e mais outras 6 ou 8 fragatas me parece muito. Quanto mais melhor, mas como a verba está curta, priorizaria a arma submarina e a aviação naval (baseada em terra). Eu acredito que 6 escoltas combinadas com igual quantidade de NaPaOc permitira cumprir as funções minimas que precisamos.

Se forem mesmo 4 CV-03, em que pese minhas restrições ao projeto, garantimos a continuidade do conhecimento nessa área. Talvez mais dois ou três navios multifuncionais de grande autonomia (Absalons alongadas, como as propostas para o Canadá) com custo unitario baixo e aproveitando armamentos das escoltas desativadas pudessem ser um complemento interessante.

Ao menos dois navios com peças de maior calibre (4,5 ou 5 pol) são necessárias em apoio aos fuzileiros navais. Também precisamos de navios d e maior autonomia para desempenhar a função de controle de área marítima (talvez combinado com o Ocean).
O IDEAL é investir em projetos NACIONAIS que gerarão empregos no nosso país, tecnologias e conhecimentos.

Acredito que o MÍNIMO para manter uma indústria NACIONAL ativa, com encomendas e de forma sustentável, seja uma frota de 15 Navios Escolta.

O número ideal seria 30, que é o planejado no PEAMB da MB.
Mas, no mínimo 15, tendo vida útil de 30 anos cada vetor seria construído a cada 2 anos. Nossos estaleiros estariam SEMPRE produzindo um Navio Escolta e estes sairiam sempre com atualizações em relação ao anterior.

4 CV-03
4 FT-01
4 FT-02
4 FT-03

E chega de comprar no exterior, principalmente ferro velho.

O mesmo caminho para os Submarinos.

Após os 4 SBR-1

Vamos partir para submarinos NACIONAIS, evoluções dos Scorpene-BR.

Construindo pelo menos 1 submarino a cada 2 anos.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#27 Mensagem por Centauro » Sex Ago 25, 2017 5:46 pm

Parabéns pelo trabalho Lord.

Entre os meios distritais e de apoio, quais seriam os de substituição urgente, levando em conta a demanda pelo meio e a disponibilidade dos mesmos, já que acredito que alguns navios mais novos (20/30 anos) sofrem mais que outros mais velhos.

Desde já agradeço.

Centauro.




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#28 Mensagem por juarez castro » Sex Ago 25, 2017 7:55 pm

nauta, muito bom seu resumo da situação.

Quanto a construção no Brasil seja de um escaler ou de um Sub nuc, reproduzo o post do "O Antagonista" sobre custos de impressão da casa da moeda, leiam, pensem e imaginem isto com navios.
Muitas coisa terão de mudar para se iniciar tal empreitada:

https://www.oantagonista.com/brasil/nem ... zer-moeda/

g abraço




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#29 Mensagem por saullo » Sex Ago 25, 2017 8:02 pm

Também li isso mais cedo, Juarez, e o Brasil impressiona na ineficiência e na incompetência.

Abraços




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Marinha do Brasil - 2017

#30 Mensagem por Lord Nauta » Sex Ago 25, 2017 9:06 pm

juarez castro escreveu:nauta, muito bom seu resumo da situação.

Quanto a construção no Brasil seja de um escaler ou de um Sub nuc, reproduzo o post do "O Antagonista" sobre custos de impressão da casa da moeda, leiam, pensem e imaginem isto com navios.
Muitas coisa terão de mudar para se iniciar tal empreitada:

https://www.oantagonista.com/brasil/nem ... zer-moeda/

g abraço


E por estas e outras razoes que o nosso país não deslancha e fica eternamente ''marcando passo''. :evil: :evil: :evil:




Responder