Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
BrunoCP
Júnior
Júnior

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15286 Mensagem por BrunoCP » Ter Ago 15, 2017 2:37 pm

Lord Nauta escreveu:
BrunoCP escreveu:Infelizmente a MB cismou com navio ''nacional'' ,e infelizmente hj n e momento nem se tem verba/vontade pra tal ''empreitada'' , essa janela ja passou e graças a deus garantimos o PROSUB (mt mais importante q o PROSUPER).. ou se negocia uma compra externa ou ficamos sem nada(fora compra de oportunidade) pra alem da próxima década de 20 .. triste
Vamos ser mesmos ''Estatal'' e mais uma força militar pragmática .. olha o exemplo da própria Royal Navy com navios Coreanos

Excelente exemplo o da Royal Navy. Com menos de EUR 500 milhões contratou a construção de 4 NaApLo modernos. Enquanto que aqui no Brasil varonil estamos repetindo o ciclo histórico de desmantelamento da Esquadra. :evil: :evil: :evil:

Sds

Lord Nauta
Pois é , 4 meios q a MB precisa de forma urgente ( o q n e urgente hj ne ? ) praticamente a um custo de uma ''Tamandaré''....q hj custa 450 doletas , provavelmente os 4 NaApLo sairiam a um custo de 580 mi de doletas ao Brasil , e pior de tudo e saber q tal compra poderia ser fiado la fora pagos em 8 anos (num chute ) .. isso tb se n fosse negociado por commodities como o minério de ferro por exemplo ...
Hj a culpa desse desmantelamento tb recai e mt sobre o Almirantado , acho q pragmatismo e profissionalismo andam de mãos dadas principalmente no meio militar .. e por aki o q sobra e ideologia e conformismo uma ''Estatal''
N da pra entender o q se passa na cabeça do pessoal q ''ditas as regras'' da MB e o q andam fazendo .. ou mesmo o MD , mais se uma coisa tenho ctz é q n buscam ou se negam a buscar soluções ''reais''(teve tb o exemplo do fundo da marinha mercante q vc citou ) ,talvez estejam mais preocupados com a marca do champagne na próxima ''festa'' ..triste mesmo :(

vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#15287 Mensagem por vplemes » Ter Ago 15, 2017 4:24 pm

pmicchi escreveu:
vplemes escreveu:Não querendo ser chato mas com certeza já sendo, qual a lógica de gastar décadas e milhões no desenvolvimento de um torpedo que se chegar a ser produzido não passará de algumas poucas unidades?
A preocupação é sempre de reduzir a dependencia de fornecedores estrangeiros. Também pode ser um meio de reduzir os custos, se o projetos forem inteligentes, com desempenho razoavel e custo baixo.

O MAA Piranha, por exemplo, não tem o mesmo desempenho das ultimas versoes do Sidewinder e Python mas tem um custo mais baixo e permite a FAB adquirir menos misseis importados.

Um torpedo nacional de desempenho modesto mas confiável também pode economizar dinheiro para MB e num caso de embargo internacional nao ficamos totalmente desarmados.
Eu até entendo seu argumento, o problema é que para que essa idéia funcione não da para esquecer que empresas não são instituições de caridade. Quem produz quer lucro! Quantos MK-48 a MB possui? Na realidade, quantos torpedos no total a MB possui? Sendo otimista, chuto que não chegam a três dezenas. Como justificar a montagem de uma estrutura de pesquisa, desenvolvimento e principalmente, produção, para umas poucas unidades? A escala (palavra mágica para qualquer industria!) seria tão pequena, que ou inviabilizaria a sua produção, ou então teríamos um produto meia boca muitas vezes mais caro que o importado. Isso vale tanto para os torpedos quanto para qualquer missil dos quais você mencionou. Porque até hoje o malfadado MSS 1.2 não está em serviço ativo nas FFAAs brasileiras? Ou o piranha? Ou qualquer outro desses misseis que vira e mexe algumas das forças resolve enterrar dinheiro e nunca dão em nada? Porque laboratório é uma coisa, outra bem diferente é fabricar com escala, e consequentemente preços e qualidade aceitáveis. Enquanto nossas FFAAs comprarem equipamento de forma homeopática, nenhuma industria vai querer investir em pesquisa e desenvolvimento para vender meia duzia de unidades. E não adianta falar em exportação como a solução. Ninguém vai querer comprar equipamentos caros e defasados que as próprias FFAAs do pais fornecedor compraram apenas algumas poucas unidades pra fazer figuração.

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#15288 Mensagem por juarez castro » Ter Ago 15, 2017 8:21 pm

BrunoCP escreveu:
Lord Nauta escreveu:

Excelente exemplo o da Royal Navy. Com menos de EUR 500 milhões contratou a construção de 4 NaApLo modernos. Enquanto que aqui no Brasil varonil estamos repetindo o ciclo histórico de desmantelamento da Esquadra. :evil: :evil: :evil:

Sds

Lord Nauta
Pois é , 4 meios q a MB precisa de forma urgente ( o q n e urgente hj ne ? ) praticamente a um custo de uma ''Tamandaré''....q hj custa 450 doletas , provavelmente os 4 NaApLo sairiam a um custo de 580 mi de doletas ao Brasil , e pior de tudo e saber q tal compra poderia ser fiado la fora pagos em 8 anos (num chute ) .. isso tb se n fosse negociado por commodities como o minério de ferro por exemplo ...
Hj a culpa desse desmantelamento tb recai e mt sobre o Almirantado , acho q pragmatismo e profissionalismo andam de mãos dadas principalmente no meio militar .. e por aki o q sobra e ideologia e conformismo uma ''Estatal''
N da pra entender o q se passa na cabeça do pessoal q ''ditas as regras'' da MB e o q andam fazendo .. ou mesmo o MD , mais se uma coisa tenho ctz é q n buscam ou se negam a buscar soluções ''reais''(teve tb o exemplo do fundo da marinha mercante q vc citou ) ,talvez estejam mais preocupados com a marca do champagne na próxima ''festa'' ..triste mesmo :([/quote

Meu amigo, a culpa disto tudo não é do atual CM, ele pegou a Marinha com o bode na sala que os oito anos de reinado do imperador levaram ao caos. Hoje, eles não tem dinheiro nem para um construir um escaler sequer, quanto mais os Napalogs. Nós avisamos que ia terminar mal, mas, mas, mas os papagaios de pirata demolidores de reputação subsidiados pela ORCRIM trituravam que ousava contrariar os ditames de sua majestade, inclusive ele tinha um porta voz aqui que literalmente caga...em cima de foristas que lhe contrariavam, e era apludido, com aquelas mãozinhas amarelas, e expressões de "toma, toma", e do tipo:" ai me capitan" e eu cevando meu mate esperando a minha hora chegar, chegou, eu estou aqui, ainda vivo pela graça de Deus, el Capitan, queria ser almirante, levou uma rasteira e foi convidado a ir para o pijama(mentira tem perna curta) depois de criarem um relatório fictício de operações aéreas embarcadas.
O tempo meu amiguinho, sempre ele......

G abraço

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#15289 Mensagem por alex » Qua Ago 16, 2017 8:10 am

Os navios novos da MB sao 03 Macaes que devem ser concluidos. Este pais tem um historico de obras iniciadas que nunca terminam. Seria bom quebrar essa regra de vez em quando.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2573 vezes
Agradeceram: 1045 vezes

#15290 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 16, 2017 11:02 am

Essas Macaés deveriam ser fabricadas de baciada, são pequenas, tecnologia de lá atrás, e são muitos, mas muito necessárias para inibir a pesca predatória, pesqueiros invasores, pirataria...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6679 vezes
Contato:

#15291 Mensagem por Túlio » Qua Ago 16, 2017 1:15 pm

vplemes escreveu:
pmicchi escreveu:
A preocupação é sempre de reduzir a dependencia de fornecedores estrangeiros. Também pode ser um meio de reduzir os custos, se o projetos forem inteligentes, com desempenho razoavel e custo baixo.

O MAA Piranha, por exemplo, não tem o mesmo desempenho das ultimas versoes do Sidewinder e Python mas tem um custo mais baixo e permite a FAB adquirir menos misseis importados.

Um torpedo nacional de desempenho modesto mas confiável também pode economizar dinheiro para MB e num caso de embargo internacional nao ficamos totalmente desarmados.
Eu até entendo seu argumento, o problema é que para que essa idéia funcione não da para esquecer que empresas não são instituições de caridade. Quem produz quer lucro! Quantos MK-48 a MB possui? Na realidade, quantos torpedos no total a MB possui? Sendo otimista, chuto que não chegam a três dezenas. Como justificar a montagem de uma estrutura de pesquisa, desenvolvimento e principalmente, produção, para umas poucas unidades? A escala (palavra mágica para qualquer industria!) seria tão pequena, que ou inviabilizaria a sua produção, ou então teríamos um produto meia boca muitas vezes mais caro que o importado. Isso vale tanto para os torpedos quanto para qualquer missil dos quais você mencionou. Porque até hoje o malfadado MSS 1.2 não está em serviço ativo nas FFAAs brasileiras? Ou o piranha? Ou qualquer outro desses misseis que vira e mexe algumas das forças resolve enterrar dinheiro e nunca dão em nada? Porque laboratório é uma coisa, outra bem diferente é fabricar com escala, e consequentemente preços e qualidade aceitáveis. Enquanto nossas FFAAs comprarem equipamento de forma homeopática, nenhuma industria vai querer investir em pesquisa e desenvolvimento para vender meia duzia de unidades. E não adianta falar em exportação como a solução. Ninguém vai querer comprar equipamentos caros e defasados que as próprias FFAAs do pais fornecedor compraram apenas algumas poucas unidades pra fazer figuração.
Eu iria mais longe: que redução de dependência estrangeira (tipo se esquivar a um embargo, supondo-se que alguém tirasse da cartola uma razão para nos fazer uma maldade dessas) se adquire com um punhado de torpedos ou mísseis se seus vetores (um torpedo não SE lança sozinho, né?) precisam de todo tipo de insumo importado? Um sub precisa de propulsão importada, periscópios importados, sonar & quetales, sem isso não adianta ter torpedo; um AAM não SE lança sozinho, precisa de uma aeronave que terá propulsão, assento ejetor, instrumentos, sensores & quetales importados, ou seja, sob embargo não adianta ser capaz de fazer duas dúzias de torpedos ou AAMs meia-boca, tem que ser capaz de fazer TUDO e de modo sustentável (ou seja, desenvolver, fazer, comprar e seguir fazendo, comprando mais e aperfeiçoando), tipo EUA e Rússia.

De outro modo é só dinheiro NOSSO jogado na lata do lixo.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

#15292 Mensagem por gusmano » Qua Ago 16, 2017 1:45 pm

vplemes escreveu:
pmicchi escreveu: A preocupação é sempre de reduzir a dependencia de fornecedores estrangeiros. Também pode ser um meio de reduzir os custos, se o projetos forem inteligentes, com desempenho razoavel e custo baixo.

O problema não é investir em conteudo nacional, o problema é a porra do governo não perceber que isso é estratégico a ponto de manter um financiamento constante.

abs

gusmano
Sênior
Sênior

#15293 Mensagem por gusmano » Qua Ago 16, 2017 2:22 pm

Só concordo com o Túlio se for comprar na prateleira o suficiente para um confronto de médio/longo prazo. Se for para comprar 10, melhor deixar alguem conseguir montar alguma merda nacional mesmo que a trancos e barrancos.

abs

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#15294 Mensagem por alex » Qua Ago 16, 2017 2:50 pm

A industria de defesa deve ser voltada para a exportacao. O fato do Brasil nao ter um inimigo capaz em suas fronteiras, ter militares com perfis de funcionarios publicos e nao conseguir justificar grandes gastos em defesa devido a pobreza de grande parte de sua população faz a industria ter que procurar clintes fora do pais para se manter.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6330 vezes
Agradeceram: 6679 vezes
Contato:

#15295 Mensagem por Túlio » Qua Ago 16, 2017 3:41 pm

gusmano escreveu:Só concordo com o Túlio se for comprar na prateleira o suficiente para um confronto de médio/longo prazo. Se for para comprar 10, melhor deixar alguem conseguir montar alguma merda nacional mesmo que a trancos e barrancos.

abs
No duro? Me parece que trocaste as bolas, a razão que alegas me parece a melhor é para DISCORDAR de mim, senão vejamos: que indústria e que expertise conseguiríamos manter com umas dez unidades de algo? Se é para comprar tão pouco nem vale a pena desenvolver, melhor comprar pronto ou, como sequer temos o saudável costume de USAR, tentar até leasing de míssil, bomba inteligente, etc.

Ou seja, se forem quantidades maiores - que citaste como "o suficiente para um confronto de médio/longo prazo" - aí sim, estaria justificado o desenvolvimento e aquisição constantes e em quantidades suficientes para que a empresa sobreviva.

alex escreveu:A industria de defesa deve ser voltada para a exportacao. O fato do Brasil nao ter um inimigo capaz em suas fronteiras, ter militares com perfis de funcionarios publicos e nao conseguir justificar grandes gastos em defesa devido a pobreza de grande parte de sua população faz a industria ter que procurar clintes fora do pais para se manter.
Brabo isso, quem procura equipamentos de Defesa quer saber se o produtor os emprega em suas próprias Forças, podendo assim aferir com alguma precisão se elas estão ou não satisfeitas com eles; simplesmente investir o que se tem para desenvolver um produto sem ROB de ninguém em especial, apenas porque se considera que vai ter tudo para agradar a gregos e troianos (tipo o Osório) é receita certa para a falência...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
gusmano
Sênior
Sênior

#15296 Mensagem por gusmano » Qua Ago 16, 2017 5:59 pm

Realmente Tulio, ficou confuso. kkk A ideia é:

Se for para comprar pouco, que este pouco seja nacional. Que se domine o ciclo completo do produto. Para quem sabe, em uma envetualidade , ter como produzir mais. Compra-se o minimo para manter a linha de produção operante, mesmo que custe um pouco mais caro unitariamente.

Se for para comprar um monte, pode ser de prateleira. Afinal, salvo algo controle remoto que desative armamento, teriamos o suficiente para resolver a peleja.

É mais ou menos por ai..

abs

BrunoCP
Júnior
Júnior

#15297 Mensagem por BrunoCP » Qua Ago 16, 2017 8:24 pm

juarez castro escreveu:
BrunoCP escreveu:
N da pra entender o q se passa na cabeça do pessoal q ''ditas as regras'' da MB e o q andam fazendo .. ou mesmo o MD , mais se uma coisa tenho ctz é q n buscam ou se negam a buscar soluções ''reais''(teve tb o exemplo do fundo da marinha mercante q vc citou ) ,talvez estejam mais preocupados com a marca do champagne na próxima ''festa'' ..triste mesmo :([/quote

Meu amigo, a culpa disto tudo não é do atual CM, ele pegou a Marinha com o bode na sala que os oito anos de reinado do imperador levaram ao caos. Hoje, eles não tem dinheiro nem para um construir um escaler sequer, quanto mais os Napalogs. Nós avisamos que ia terminar mal, mas, mas, mas os papagaios de pirata demolidores de reputação subsidiados pela ORCRIM trituravam que ousava contrariar os ditames de sua majestade, inclusive ele tinha um porta voz aqui que literalmente caga...em cima de foristas que lhe contrariavam, e era apludido, com aquelas mãozinhas amarelas, e expressões de "toma, toma", e do tipo:" ai me capitan" e eu cevando meu mate esperando a minha hora chegar, chegou, eu estou aqui, ainda vivo pela graça de Deus, el Capitan, queria ser almirante, levou uma rasteira e foi convidado a ir para o pijama(mentira tem perna curta) depois de criarem um relatório fictício de operações aéreas embarcadas.
O tempo meu amiguinho, sempre ele......

G abraço
Tudo bem , mas o q passou passou ,... n adianta mais ficar reclamando da adm q passou na MB ,n e novidades e nunca vai ser esse ciclo de sonho e pesadelo q a MB vive desde o fim do Império .. cabe agora o atual Comandante Leal Ferreira junto a seus comandados buscarem soluções possíveis , e essa NaPaLog ou algo semelhante as q a Royal Navy comprou, ao menos 3 delas , seria algo perfeitamente possível (se e q ja n nos foi oferecido e tal proposta foi ''engavetada'' ) a Coreia do sul tb compra mt de nosso minério entre outras coisa .. pq n buscar junto ao gov federal uma tipo de ''engenharia financeira '' q seja bom pros 2 países? ,, por exemplo negociar um pagamento ...porta din din parte em commodity ... isso e mt comum em negociatas entre países ... ninguém vai pagar a vista ,e nem os navios seriam entregues de forma imediata ... mesmo os navios da Royal navy vem sendo entregues num intervalo de 1 ano e meio , prazo perfeitamente aceitável.... falta vontade de pensar ou negociar .. ou simplesmente n querem mesmo , essa ''logica preguiçosas'' q n compreendo

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#15298 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 16, 2017 9:47 pm

Esses NT que a RN comprou não são de projeto coreano, são projeto inglês/norueguês, foram construídos na Coréia pq os estaleiros ingleses estavam ocupados com os novos NAe e outras encomendas.
Inclusive houve uma chiadeira homérica, mesmo com justificativa, o povo de lá não aceitou numa boa, principalmente os escoceses, tanto que existe a promessa de construir as novas fragatas na Escócia para minimizar o estrago.
Segundo que esses navios não foram baratos e tiveram vários percalços e atrasos na construção, o que mostra que a lendária eficiência dos estaleiros coreanos não é isso tudo que falam, são muito bons em fazer navios em série e com poucas modificações, dá um negócio diferente pra eles e já começam a bater cabeça, como todo mundo aliás. Se a MB tivesse dinheiro e fosse comprar navios similares, não construir em um estaleiro nacional seria um crime lesa pátria.

BrunoCP
Júnior
Júnior

#15299 Mensagem por BrunoCP » Qui Ago 17, 2017 12:43 am

Juniorbombeiro escreveu:Esses NT que a RN comprou não são de projeto coreano, são projeto inglês/norueguês, foram construídos na Coréia pq os estaleiros ingleses estavam ocupados com os novos NAe e outras encomendas.
Inclusive houve uma chiadeira homérica, mesmo com justificativa, o povo de lá não aceitou numa boa, principalmente os escoceses, tanto que existe a promessa de construir as novas fragatas na Escócia para minimizar o estrago.
Segundo que esses navios não foram baratos e tiveram vários percalços e atrasos na construção, o que mostra que a lendária eficiência dos estaleiros coreanos não é isso tudo que falam, são muito bons em fazer navios em série e com poucas modificações, dá um negócio diferente pra eles e já começam a bater cabeça, como todo mundo aliás. Se a MB tivesse dinheiro e fosse comprar navios similares, não construir em um estaleiro nacional seria um crime lesa pátria.
''Essa modelo NaPaLog ou algo semelhante''' ... ctz a Coreia deve ter algo do tipo , mas tb n descarto a possibilidade de '' negociar uma licença'' pra construir por la navios semelhantes mesmo .. pagando algum ''Royalties'' quanto ao projeto .... q estaleiro nacional hj poderia ''fiar''(esperar a boa vontade do BNDES como estamos vendo em relação a CV-3
? ) e construir a uma custo competitivo tais naves ? hj ao meu ver nenhum ... Crime de lesa pátria hj e ver a MB sumir sem pensar em nada , e h de correr e se hj a MB n tem din din .. tal ''engenharia financeira'' e perfeitamente aceitável ... simplesmente n temos dinheiro e o preço pago pela Ryoal Navy é seu grande atrativo .. praticamente uma Tamandaré .. quando vc acha q custaria um ''projetobr' do tipo ? temos algum projeto ''pronto '' ?? No papel podemos tudo .. ,mas na pratica e seu total oposto , h de reconhecer isso e focar a Marinha de guerra .. a MB n e ,ou n deveria ser ,uma Estatal
500 MI de euros por 4 NaPaLog
450 MI de doletas por uma ''CV-3'' ...

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#15300 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Ago 17, 2017 7:20 am

BrunoCP escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Esses NT que a RN comprou não são de projeto coreano, são projeto inglês/norueguês, foram construídos na Coréia pq os estaleiros ingleses estavam ocupados com os novos NAe e outras encomendas.
''Essa modelo NaPaLog ou algo semelhante''' ... ctz a Coreia deve ter algo do tipo , mas tb n descarto a possibilidade de '' negociar uma licença'' pra construir por la navios semelhantes mesmo .. pagando algum ''Royalties'' quanto ao projeto .... q estaleiro nacional hj poderia ''fiar''(esperar a boa vontade do BNDES como estamos vendo em relação a CV-3
? ) e construir a uma custo competitivo tais naves ? hj ao meu ver nenhum ... Crime de lesa pátria hj e ver a MB sumir sem pensar em nada , e h de correr e se hj a MB n tem din din .. tal ''engenharia financeira'' e perfeitamente aceitável ... simplesmente n temos dinheiro e o preço pago pela Ryoal Navy é seu grande atrativo .. praticamente uma Tamandaré .. quando vc acha q custaria um ''projetobr' do tipo ? temos algum projeto ''pronto '' ?? No papel podemos tudo .. ,mas na pratica e seu total oposto , h de reconhecer isso e focar a Marinha de guerra .. a MB n e ,ou n deveria ser ,uma Estatal
500 MI de euros por 4 NaPaLog
450 MI de doletas por uma ''CV-3'' ...
Pelo amor de Deus...aquilo não passa de um navio tanque com uma ou outra adaptação militar, não é um navio de combate, tu já viu quanto custa um navio tanque??? O BNDES e os bancos nacionais tem dinheiro sobrando para emprestar. Temos diversos estaleiros nacionais novos e modernos ociosos.

Responder