EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1126 Mensagem por Túlio » Seg Ago 14, 2017 1:01 pm

Luís Henrique escreveu: Esse é novíssimo.
O melhor que existe.

Imagem
PANTSIR-ME

http://www.youtube.com/watch?v=0VRyG2hP-Kw

http://www.youtube.com/watch?v=X8unpXcS0k4

CIWS - Cadência de Fogo
Goalkeeper = 4.200 tiros por minuto
Phalanx = 4.500 tiros por minuto
Pantsir-S1 = 5.000 tiros por minuto
Pantsir-ME = 10.000 tiros por minuto

CIWS - Alcance Máximo
Goalkeeper = 2.000 m
Phalanx = 3.500 m
Pantsir-ME = 4.000 m

Além de ser superior com os canhões, possui MÍSSEIS para enfrentar as ameaças BEM ANTES.

Ah, a Wikipédia... :roll: :roll: :roll: :roll:

Sério que um Goalkeeper, usando um GAU-8 em 30 x 173 vai ter apenas a metade do alcance de um GSh-6-30L em 30 x 162? Vamos comparar SEM Wiki (apenas versões navais e munição do mesmo tipo/propósito):

1 - GAU-8 - Um projétil HEI-T (Mun Mk238) pesando ~ 362 g atravessa um cano raiado de ~ 2,3 m e sai do outro lado a uma velocidade de uns 1.050 m/s;

2 - GSh-6-30L - Um projétil HEI-T (Mun UOR-84M) pesando ~ 386 g atravessa um cano raiado de ~ 1,6 m e sai do outro lado a uma velocidade de uns 900 m/s (máx).

Comparem e me digam se é minimamente crível que o segundo projétil tenha O DOBRO do alcance preciso do primeiro. Pensemos: umas 24 g a mais no projétil compensam bem mais de meio metro de contato extra com o raiamento e uns 150 m/s a mais de velocidade?

NOTAR: comparei apenas canhão x canhão, sem intenção de comparar SISTEMAS, pois aí sim, o Pantsir Naval é SODAS!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#1127 Mensagem por pmicchi » Seg Ago 14, 2017 5:10 pm

eu acho que o alcance do Goalkeeper e do Phalanx estão trocados. O sistema americano tem alcance de 2km.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1128 Mensagem por Túlio » Qua Ago 16, 2017 1:29 pm

pmicchi escreveu:eu acho que o alcance do Goalkeeper e do Phalanx estão trocados. O sistema americano tem alcance de 2km.
Não, cupincha, o buraco é mais embaixo: WIKIPÉDIA! Lá qualquer um escreve o que quiser usando as fuentes que julgar mais adequadas, sem compromisso algum com isenção.

Notes, o alcance para o Goalkeeper me parece correto para aquilo a que é destinado, ou seja, abater pequenos mas resistentes e manobráveis mísseis AN. A rigor, para os próprios Operadores o alcance fica abaixo de 1,5 km para isso (a NEZ fica a meio km, no melhor dos casos), pois um MAN costuma ter diâmetro de mais ou menos 40 cm e um RCS bem pequeno (imagines o de um NSM stealth), não é mole arrumar um impacto direto em algo tão pequeno; assim, eu creio que os valores atribuídos aos outros sistemas citados são para AAAe, ou seja, a distância máxima em que podem abater aviões e helicópteros, não mísseis. Novamente no melhor dos casos, contra um MAN eles teriam alcance similar ao do GAU-8/A do Goalkeeper e, devido ou à menor velocidade do projétil (30 x 162) ou menor massa (20 x 102), provavelmente ainda menor.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#1129 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Ago 16, 2017 4:54 pm

Não... Podem parar de especular, primeiro, tentem entender o que esse alcance significa, e em relação a wikipedia, o Tulio está parcialmente certo, certo porque qualquer um escreve, alguém que talvez não saiba bem sobre o que está escrevendo e não sabe a que o alcance se refere, e errado porque os artigos da wikipedia costumam ser bons e incluem fontes, ficou com dúvida? Procure na fonte.

Bem, até onde sei em relação ao funcionamento do Phallanx o alcance de 3600m se refere a distância em que o sistema começa a funcionar, quer dizer, quando um objeto a grande velocidade e se dirigindo ao navio entre nesse raio o sistema entra em operação, ele busca uma solução de tiro e aponta canhão para o objeto estranho, até ai já se passou algum tempo, quer dizer que um objeto se aproximando a 300m/s já reduziu essa distância de 3600m, ai, quando o Phallanx considerar que já possui uma probabilidade de acerto alta o bastante ele dispara, isso aqui é importante, as munições não são ilimitadas e ele não pode disparar continuamente, ele precisa de algum grau de confiança de que vai acertar, se não é melhor esperar o alvo se aproximar mais, e a munição vai levar algum tempo até chegar ao alvo, ai o alvo teve a chance de se aproximar um pouco mais, e é bem dificil que os primeiros tiros já consigam um acerto, pode acertar, mas é dificil, ele vai continuar até acertar.

Se me lembro bem a distância média de abate do Phallanx é de apenas 200m, contra 800m do Goalkeeper, para o sistema russo deve ser similar.

E não sei a que aqueles 2km se referem em relação ao Goalkeeper, é o único dado sem fontes, pode ser qualquer coisa, até um chute, e de qualquer jeito, o alcance de início da operação é completamente irrelevante, o que importa de fato é a distância que ele efetivamente consegue abater os alvos.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#1130 Mensagem por Lord Nauta » Qui Ago 17, 2017 12:48 am

1.Phalanx Close-in Weapon System (CIWS)

Ranges of projectiles

Elevation: 45 degrees - Distance: 6,000 yards (5,500 m)
Elevation: Maximum effective - Distance: ,625 yards (1,490 m)

2.Goalkeeper

Range with 0.94 lbs. (0.425 kg) API Penetrator

Elevation: Maximum Effective Range - Distance:about 2,200 yards (2,000 m)
Elavation:Min/Max Range - Distance: 160 to 3,300 yards (150 to 3,000 m)

Sds

Lord Nauta

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#1131 Mensagem por Luís Henrique » Dom Ago 20, 2017 12:36 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Esse é novíssimo.
O melhor que existe.

Imagem
PANTSIR-ME

http://www.youtube.com/watch?v=0VRyG2hP-Kw

http://www.youtube.com/watch?v=X8unpXcS0k4

CIWS - Cadência de Fogo
Goalkeeper = 4.200 tiros por minuto
Phalanx = 4.500 tiros por minuto
Pantsir-S1 = 5.000 tiros por minuto
Pantsir-ME = 10.000 tiros por minuto

CIWS - Alcance Máximo
Goalkeeper = 2.000 m
Phalanx = 3.500 m
Pantsir-ME = 4.000 m

Além de ser superior com os canhões, possui MÍSSEIS para enfrentar as ameaças BEM ANTES.

Sério que um Goalkeeper, usando um GAU-8 em 30 x 173 vai ter apenas a metade do alcance de um GSh-6-30L em 30 x 162? Vamos comparar SEM Wiki (apenas versões navais e munição do mesmo tipo/propósito):

1 - GAU-8 - Um projétil HEI-T (Mun Mk238) pesando ~ 362 g atravessa um cano raiado de ~ 2,3 m e sai do outro lado a uma velocidade de uns 1.050 m/s;

2 - GSh-6-30L - Um projétil HEI-T (Mun UOR-84M) pesando ~ 386 g atravessa um cano raiado de ~ 1,6 m e sai do outro lado a uma velocidade de uns 900 m/s (máx).

Comparem e me digam se é minimamente crível que o segundo projétil tenha O DOBRO do alcance preciso do primeiro. Pensemos: umas 24 g a mais no projétil compensam bem mais de meio metro de contato extra com o raiamento e uns 150 m/s a mais de velocidade?

NOTAR: comparei apenas canhão x canhão, sem intenção de comparar SISTEMAS, pois aí sim, o Pantsir Naval é SODAS!!!
Tulio, desculpe a demora. Tive problemas com a minha internet essa semana e no cellular também não deu. Estava muito corrido no trabalho.

Não foi na wikipedia que eu peguei esta informação.

Foi o vídeo do Mundo Militar que foi postado 2 páginas atrás, falando sobre o Goalkeeper e que INICIOU a discussão sobre CIWS etc.

Se você voltar na página 74 e assistir o vídeo verá que é dito que o Goalkeeper é mais poderoso que o Phalanx pois usa um projétil maior, mais pesado, mas que possui alcance efetivo MENOR, de 2.000 m, contra 3.500 m do Phalanx. E no vídeo é dito que isto ocorre devido ao peso maior do projétil que acaba afetando o seu alcance efetivo.

Realmente fiquei na dúvida agora.
Provavelmente o alcance MÁXIMO do Goalkeeper é maior que 2.000m.
Tem sites que informam como sendo de 3.660 m.
E o alcance EFETIVO como sendo entre 1.500 e 2.000 m. Outros informam até menos para o alcance efetivo, cerca de 1.200 m.

Talvez o vídeo esteja errado. Talvez o alcance de 3.500 m do Phalanx seja o MÁXIMO e os 2.000 m do Goalkeeper seja o EFETIVO.
E foi feito uma confusão...sinceramente não sei.

Bom, só queria explicar que não foi na Wikipedia que peguei esta informação. Foi no vídeo do Mundo Militar.
Mas também, se tivesse sido, não tenho esse preconceito com a wikipedia. Afinal, como disse o Marechal, você pode analisar as FONTES lá.
Tem muita informação ÚTIL na wikipedia e você pode CHECAR as fontes. Principalmente pesquisando no país de origem, algo que faço com frequência.

Abraço.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1132 Mensagem por Túlio » Dom Ago 20, 2017 1:03 pm

Luís Henrique escreveu: Tulio, desculpe a demora. Tive problemas com a minha internet essa semana e no cellular também não deu. Estava muito corrido no trabalho.

Foi o vídeo do Mundo Militar que foi postado 2 páginas atrás, falando sobre o Goalkeeper e que INICIOU a discussão sobre CIWS etc.

Se você voltar na página 74 e assistir o vídeo verá que é dito que o Goalkeeper é mais poderoso que o Phalanx pois usa um projétil maior, mais pesado, mas que possui alcance efetivo MENOR, de 2.000 m, contra 3.500 m do Phalanx. E no vídeo é dito que isto ocorre devido ao peso maior do projétil que acaba afetando o seu alcance efetivo.

E o alcance EFETIVO como sendo entre 1.500 e 2.000 m. Outros informam até menos para o alcance efetivo, cerca de 1.200 m.

Talvez o vídeo esteja errado. Talvez o alcance de 3.500 m do Phalanx seja o MÁXIMO e os 2.000 m do Goalkeeper seja o EFETIVO.

Bom, só queria explicar que não foi na Wikipedia que peguei esta informação. Foi no vídeo do Mundo Militar.
Mas também, se tivesse sido, não tenho esse preconceito com a wikipedia. Afinal, como disse o Marechal, você pode analisar as FONTES lá.
Tem muita informação ÚTIL na wikipedia e você pode CHECAR as fontes. Principalmente pesquisando no país de origem, algo que faço com frequência.

Abraço.

Cupincha, debatemos há tempo suficiente (anos e anos) para ambos sabermos que nenhum de nós dois entra em debate com intenção de desqualificar o outro. Mencionei a Wiki por, após suspeitar que aquelas estranhas infos vinham de lá, fui checar e bateu certinho. Assim, não digo que foi tu, mas o cara do vídeo que se saiu com essa.

Quanto à verificabilidade das fuentes da Wiki, tenho sérias reservas e justamente por ter feito isso várias vezes: ora é parcial, ora é livro ao qual não tenho acesso, ora é link que leva a 404, ora a própria Moderação da Wiki bota suspeição sobre o que o "gaijo" embasa suas afirmações. Repito que o melhor iuso que faço dela é catar keywords para pesquisas sérias, e nisto sim, me é inestimável. Minhas desculpas se achaste que me referia diretamente a ti - e ainda por cima com aquelas carinhas expressando condescendência, PUTZ - mas, mesmo afirmando que se referiam ao próprio Site, admito que meu post pode ser interpretado assim: lamento, cupincha, sabes que não sou disso e, mesmo que fosse, estarias no finzinho da minha lista dos TROLÁVEIS :twisted: .

De resto, apenas fiz uma comparação baseada nas características físicas das peças com munições rigorosamente equivalentes, acho brabo de contestar o resultado.

Agora, nas buenas, me dizer que 20 vai ser mais preciso do que 30 porque é menor (e mais leve) aí fica sodas, é como dizer que o 105 do M-60 vai ser mais preciso que o 120 (ambos raiados) do Challenger, ou que o 5,56 da M-4 vai ser mais preciso a longa distância do que o 7,62 do FAL. Lembrar ainda que a Mun DU do GAU-8 tem versão subcalibrada (APDS).

Abração e renovadas desculpas, não houve má intenção.

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#1133 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 20, 2017 10:01 pm

Lord Nauta escreveu:1.Phalanx Close-in Weapon System (CIWS)

Ranges of projectiles

2.Goalkeeper

Sds

Lord Nauta

Em minha opinião o sistema MK 4 deveria ser trocado pelo Goalkeeper.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceram: 184 vezes

#1134 Mensagem por Luís Henrique » Seg Ago 21, 2017 10:13 am

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Tulio, desculpe a demora. Tive problemas com a minha internet essa semana e no cellular também não deu. Estava muito corrido no trabalho.

Abraço.

Cupincha, debatemos há tempo suficiente (anos e anos) para ambos sabermos que nenhum de nós dois entra em debate com intenção de desqualificar o outro. Mencionei a Wiki por, após suspeitar que aquelas estranhas infos vinham de lá, fui checar e bateu certinho. Assim, não digo que foi tu, mas o cara do vídeo que se saiu com essa.

Quanto à verificabilidade das fuentes da Wiki, tenho sérias reservas e justamente por ter feito isso várias vezes: ora é parcial, ora é livro ao qual não tenho acesso, ora é link que leva a 404, ora a própria Moderação da Wiki bota suspeição sobre o que o "gaijo" embasa suas afirmações. Repito que o melhor iuso que faço dela é catar keywords para pesquisas sérias, e nisto sim, me é inestimável. Minhas desculpas se achaste que me referia diretamente a ti - e ainda por cima com aquelas carinhas expressando condescendência, PUTZ - mas, mesmo afirmando que se referiam ao próprio Site, admito que meu post pode ser interpretado assim: lamento, cupincha, sabes que não sou disso e, mesmo que fosse, estarias no finzinho da minha lista dos TROLÁVEIS :twisted: .

De resto, apenas fiz uma comparação baseada nas características físicas das peças com munições rigorosamente equivalentes, acho brabo de contestar o resultado.

Agora, nas buenas, me dizer que 20 vai ser mais preciso do que 30 porque é menor (e mais leve) aí fica sodas, é como dizer que o 105 do M-60 vai ser mais preciso que o 120 (ambos raiados) do Challenger, ou que o 5,56 da M-4 vai ser mais preciso a longa distância do que o 7,62 do FAL. Lembrar ainda que a Mun DU do GAU-8 tem versão subcalibrada (APDS).

Abração e renovadas desculpas, não houve má intenção.

Beleza Cupincha. Ta tri. [009] [009] [009]

Abraço.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#1135 Mensagem por Ricardo Rosa » Seg Ago 21, 2017 1:16 pm

Lord Nauta escreveu:
Lord Nauta escreveu:1.Phalanx Close-in Weapon System (CIWS)

Ranges of projectiles

2.Goalkeeper

Sds

Lord Nauta

Em minha opinião o sistema MK 4 deveria ser trocado pelo Goalkeeper.

Boa tarde à todos!

Justo, é bom ouvir isto de alguém da Marinha.

Abs!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1136 Mensagem por Túlio » Seg Ago 21, 2017 2:23 pm

Marinha??? :shock: :shock: :shock: :shock:

FABIO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 11 vezes

#1137 Mensagem por FABIO » Seg Ago 21, 2017 2:32 pm

:lol: [005]

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#1138 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Ago 22, 2017 10:48 am

Túlio escreveu:Marinha??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Bom dia!

Calma lá, ainda existe. rsrs

Abs!

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1139 Mensagem por Túlio » Ter Ago 22, 2017 11:06 am

Não, eu me referi ao Nauta véio ter virado marinheiro... :lol: :lol: :lol: :lol:

Ricardo Rosa
Sênior
Sênior

#1140 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Ago 22, 2017 11:20 am

Túlio escreveu:Não, eu me referi ao Nauta véio ter virado marinheiro... :lol: :lol: :lol: :lol:
Ue, ele não é?

Responder