FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Carlos Lima
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1066 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 03, 2017 12:57 pm

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu: Grifado por minha conta.

Pelo visto a FAB nunca pensou em passar os P-3 para a MB.

[]s
CB
Pensou e quer efetivamente que isto aconteça é libere a força para focar em outras prioridades, só não pode oficialmente o formado porque, como eu falei no posta anterior, dependerá dos futuros comandantes.
A transição extra oficialmente já começou com as tripulações mistas, uso de armamento em comum, e na existência de recursos financeiros pela MB, o que hoje, como tu podes ler na entrevista do CM, não tem a menor possibilidade.
Lima, se dependesse de afirmações oficiais, o SP tava operando, não seria desçomissionado, a marinha teria 24 Rafale e não sei mais o que, agora o tempo, este tem se mostradoei aliado e senhor soberano da verdade.
Tenha paciência,vai acontecer, e o P 3 e o sonho de consumo sumo da MB para doutrina ASW, a visita do pessoal do HS 1 ao esquadrão lá em Salvador e não é só social.

G abraco
Como disse o Nauta... no aguardo Juarez!

Eu particularmente só tenho um certo problema com o fato desses P-3 ainda precisarem de novas asas.

Quem vai pagar por isso? Porque não sei se todos os aviões estarão em condições de voar em 2020!!!

??

[]s
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1067 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 03, 2017 7:29 pm

Salvo engano já existe projeto no MD para uma escola de formação conjunta de pilotos. Só não sei porque não sai da gaveta.

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1068 Mensagem por juarez castro » Qui Ago 03, 2017 8:42 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu: Pensou e quer efetivamente que isto aconteça é libere a força para focar em outras prioridades, só não pode oficialmente o formado porque, como eu falei no posta anterior, dependerá dos futuros comandantes.
A transição extra oficialmente já começou com as tripulações mistas, uso de armamento em comum, e na existência de recursos financeiros pela MB, o que hoje, como tu podes ler na entrevista do CM, não tem a menor possibilidade.
Lima, se dependesse de afirmações oficiais, o SP tava operando, não seria desçomissionado, a marinha teria 24 Rafale e não sei mais o que, agora o tempo, este tem se mostradoei aliado e senhor soberano da verdade.
Tenha paciência,vai acontecer, e o P 3 e o sonho de consumo sumo da MB para doutrina ASW, a visita do pessoal do HS 1 ao esquadrão lá em Salvador e não é só social.

G abraco
Como disse o Nauta... no aguardo Juarez!

Eu particularmente só tenho um certo problema com o fato desses P-3 ainda precisarem de novas asas.

Quem vai pagar por isso? Porque não sei se todos os aviões estarão em condições de voar em 2020!!!

??

[]s
CB
Quem vai pagar o tesouro nacional, pois ambas forças, são forças armadas do Brasil, não importa quem vai pagar, a marinha já disse que quer o P 3, porque:

Porque ele cumpre a missão ASW full, apesar dos "lobistas" da eurobambilandia encantada terem iniciado o seu famoso projeto de "minar" a anv, se valendo de fofocas pagas com plano de mídia junto a mídia especializada, a MB já recebeu o feedback da ACH do porque vão modernizar novamente seus P 3, mesmo com a presença do "bombril 295 patrulheiro"que assim como o Gripen, está sendo recomendado até para curar caxumba., mas a missão ASW que é bom, ele não cumpre.
Ahh e vai ter o Harpoon, apesar do lobby da MBDA e seus contratados.......

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1069 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 03, 2017 9:29 pm

Entendo.

E no fim das contas "fofocas pagas" por "fofocas pagas" pelo que leio desde sempre acontece de todos os lados, sejam "eurobambis" seja a tchurma do FMS, Boeing, Elbit, IAI, FIESP dentre outros...

Sendo assim para um bom debate nao acho que vale a pena usar qualquer post para esse tipo de alfinetada.

Nao vale a pena e ninguem ganha com isso.

Vamos ao debate e somente ele por favor.

[]s
CB




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1070 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 03, 2017 9:32 pm

juarez castro escreveu:
Quem vai pagar o tesouro nacional, pois ambas forças, são forças armadas do Brasil, não importa quem vai pagar, a marinha já disse que quer o P 3, porque:

Porque ele cumpre a missão ASW full, apesar dos "lobistas" da eurobambilandia encantada terem iniciado o seu famoso projeto de "minar" a anv, se valendo de fofocas pagas com plano de mídia junto a mídia especializada, a MB já recebeu o feedback da ACH do porque vão modernizar novamente seus P 3, mesmo com a presença do "bombril 295 patrulheiro"que assim como o Gripen, está sendo recomendado até para curar caxumba., mas a missão ASW que é bom, ele não cumpre.
Ahh e vai ter o Harpoon, apesar do lobby da MBDA e seus contratados.......

G abraço
Entao vai ter verba extra so' para essas asas? E vai ser feito quando? Agora coordenado pela FAB? Ou vamos esperar a MB "assumir o projeto"?

Ja que o "Tesouro Nacional" esta pagando.

[]s
CB




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1071 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 06, 2017 8:24 pm

Para que gosta de gambiarras adaptadas para o TO naval, aqui vai uma boa leitura para voltar ao mundo realidade:
http://www.defensenews.com/land/2017/08 ... uggedized/

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1072 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 06, 2017 8:28 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu:
Quem vai pagar o tesouro nacional, pois ambas forças, são forças armadas do Brasil, não importa quem vai pagar, a marinha já disse que quer o P 3, porque:

Porque ele cumpre a missão ASW full, apesar dos "lobistas" da eurobambilandia encantada terem iniciado o seu famoso projeto de "minar" a anv, se valendo de fofocas pagas com plano de mídia junto a mídia especializada, a MB já recebeu o feedback da ACH do porque vão modernizar novamente seus P 3, mesmo com a presença do "bombril 295 patrulheiro"que assim como o Gripen, está sendo recomendado até para curar caxumba., mas a missão ASW que é bom, ele não cumpre.
Ahh e vai ter o Harpoon, apesar do lobby da MBDA e seus contratados.......

G abraço
Entao vai ter verba extra so' para essas asas? E vai ser feito quando? Agora coordenado pela FAB? Ou vamos esperar a MB "assumir o projeto"?

Ja que o "Tesouro Nacional" esta pagando.

[]s
CB
Tanto faz Carlos Lima, se a MB ou a FAB vai pagar, afinal de contas os recursos sairão do mesmo lugar, e ainda, se a MB não quiser os P 3 ela pode comprar um P 8 quem sabe, se ela quer cumprir a missão ASW full, agora ela pode aproveitar o exemplo da ACH que foi na conversa fiada da Airbus e se arrependeu.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1073 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 06, 2017 9:32 pm

Nós não temos a opção da Embraer para a função ASW, ou já abrimos mão dela sem nem tentar?

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1074 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 06, 2017 9:54 pm

FCarvalho escreveu:Nós não temos a opção da Embraer para a função ASW, ou já abrimos mão dela sem nem tentar?

abs.
Quem vai pagar o desenvolvimento???

g abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1075 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 07, 2017 12:02 pm

Os P-3 não são eternos, e nem os P-95. Em algum momento o Estado vai ter que enfiar a mão no bolso para substituir estas aeronaves. Não existe outra alternativa.

Se a FAB conseguiu dinheiro para desenvolver o KC-390 mesmo ninguém por aqui entender necas do porquê a Embraer desenvolver um avião assim, porque o mesmo não pode ser feito em um eventual E-2 ASW/ASupW?

A ver quais serão os argumentos da MB e/ou FAB.

O Sigaaz está em suspensão, mas não extinto.

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1076 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 07, 2017 7:20 pm

FCarvalho escreveu:Os P-3 não são eternos, e nem os P-95. Em algum momento o Estado vai ter que enfiar a mão no bolso para substituir estas aeronaves. Não existe outra alternativa.

Se a FAB conseguiu dinheiro para desenvolver o KC-390 mesmo ninguém por aqui entender necas do porquê a Embraer desenvolver um avião assim, porque o mesmo não pode ser feito em um eventual E-2 ASW/ASupW?

A ver quais serão os argumentos da MB e/ou FAB.

O Sigaaz está em suspensão, mas não extinto.

abs.
O P 95 vai ser substituído por um UAV. A Embraer não desenvolveu o KC 390 porque a FAB pediu, tão somente, desenvolveu porque enxergou um mercado potenciais de até 600 anvs que deverão substituir os C 130 mundo afora.
Agora, arrumar dinheiro para esta empreitada nos próximos 7 ou 8 oito anos acho dificílimo.
Pode vir aí é um entubada de 295 travestido de "cumpre a missão ASW", o que seria uma péssima decisão da aviação naval, qua do assumir, mas....

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1077 Mensagem por Lord Nauta » Seg Ago 07, 2017 7:52 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Os P-3 não são eternos, e nem os P-95. Em algum momento o Estado vai ter que enfiar a mão no bolso para substituir estas aeronaves. Não existe outra alternativa.

Se a FAB conseguiu dinheiro para desenvolver o KC-390 mesmo ninguém por aqui entender necas do porquê a Embraer desenvolver um avião assim, porque o mesmo não pode ser feito em um eventual E-2 ASW/ASupW?

A ver quais serão os argumentos da MB e/ou FAB.

O Sigaaz está em suspensão, mas não extinto.

abs.
O P 95 vai ser substituído por um UAV. A Embraer não desenvolveu o KC 390 porque a FAB pediu, tão somente, desenvolveu porque enxergou um mercado potenciais de até 600 anvs que deverão substituir os C 130 mundo afora.
Agora, arrumar dinheiro para esta empreitada nos próximos 7 ou 8 oito anos acho dificílimo.
Pode vir aí é um entubada de 295 travestido de "cumpre a missão ASW", o que seria uma péssima decisão da aviação naval, qua do assumir, mas....

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Quem cumpre de fato missão ASW e o submarino. O P 8 com suas sonoboias, MAD, torpedos, sensores...etc e muito bom para os lucros do fabricante. Entretanto somente um submarino consegue combater com eficiência outro submarino. Estes alcançam as profundidades cada vez maiores de operação, seus sensores estão sujeitos a um menor grau de interferência do meio ambiente, sua capacidade de permanência na caça e superior ao dos aviões por questões obvias. Existe por parte dos aviadores uma mística oriunda da II Guerra Mundial que induz a afirmação que aviões são suficientes para combater os subs. O fato e que mesmo os navios de escolta que estão no mesmo ambiente líquido são também muito limitados na guerra ASW. Um campo de sonoboias,por exemplo, e detectado pelo sub. Uma FT e detectado a longas distâncias por um sub. Um, sub pode lançar totalmente oculto misseis de cruzeiro contra uma FT. Um SNA pode se evadir em alta velocidade de uma área sob ataque e utilizar as diversas camadas com diferenças de salinidade e temperatura e a profundidade para dificultar a detecção de sensores de uma aeronave que em determinado momento vai ter que retornar a terra. Vou parar por aqui senão vou escrever um livro sobre guerra ASW.
A MB esta corretíssima em pretender possuir SNA's; meios capazes de caçar e destruir outros SNA's , SSK's e SNBL's. :mrgreen:

Avião ASW ai a história e outra.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1078 Mensagem por juarez castro » Seg Ago 07, 2017 9:19 pm

Lord Nauta escreveu:
juarez castro escreveu: O P 95 vai ser substituído por um UAV. A Embraer não desenvolveu o KC 390 porque a FAB pediu, tão somente, desenvolveu porque enxergou um mercado potenciais de até 600 anvs que deverão substituir os C 130 mundo afora.
Agora, arrumar dinheiro para esta empreitada nos próximos 7 ou 8 oito anos acho dificílimo.
Pode vir aí é um entubada de 295 travestido de "cumpre a missão ASW", o que seria uma péssima decisão da aviação naval, qua do assumir, mas....

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Quem cumpre de fato missão ASW e o submarino. O P 8 com suas sonoboias, MAD, torpedos, sensores...etc e muito bom para os lucros do fabricante. Entretanto somente um submarino consegue combater com eficiência outro submarino. Estes alcançam as profundidades cada vez maiores de operação, seus sensores estão sujeitos a um menor grau de interferência do meio ambiente, sua capacidade de permanência na caça e superior ao dos aviões por questões obvias. Existe por parte dos aviadores uma mística oriunda da II Guerra Mundial que induz a afirmação que aviões são suficientes para combater os subs. O fato e que mesmo os navios de escolta que estão no mesmo ambiente líquido são também muito limitados na guerra ASW. Um campo de sonoboias,por exemplo, e detectado pelo sub. Uma FT e detectado a longas distâncias por um sub. Um, sub pode lançar totalmente oculto misseis de cruzeiro contra uma FT. Um SNA pode se evadir em alta velocidade de uma área sob ataque e utilizar as diversas camadas com diferenças de salinidade e temperatura e a profundidade para dificultar a detecção de sensores de uma aeronave que em determinado momento vai ter que retornar a terra. Vou parar por aqui senão vou escrever um livro sobre guerra ASW.
A MB esta corretíssima em pretender possuir SNA's; meios capazes de caçar e destruir outros SNA's , SSK's e SNBL's. :mrgreen:

Avião ASW ai a história e outra.
Nauta, eu concordo que a princpial arma contra um Sub e outro Sub, mas o combate efetivo se dá usando o tripé, por assim dizer:
Submarino x escolta ASW(de verdade com VDS, ASROC e o que tiver de melhor)x anv, seja asa fixa usada no long range ou asa rotativa baseada em escolta.
A localização de um Sub em um TO aberto como o AS, é feita de forma efetiva com uma anv de asa fixa, de longo alcance, com possibilidade de ficar on station na área por longo tempo, grande capacidade de armamento e principalmente dotado de sensores modernos ativos e passivos de detecção, radares SAR, IR e suíte de Elint. Hoje talvez exceção do P 8 que é quase multi missão, algumas variantes dos P 3 modernizados possuem esta capacidade.

G abraço




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1079 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 07, 2017 10:21 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Os P-3 não são eternos, e nem os P-95. Em algum momento o Estado vai ter que enfiar a mão no bolso para substituir estas aeronaves. Não existe outra alternativa.
Se a FAB conseguiu dinheiro para desenvolver o KC-390 mesmo ninguém por aqui entender necas do porquê a Embraer desenvolver um avião assim, porque o mesmo não pode ser feito em um eventual E-2 ASW/ASupW?
A ver quais serão os argumentos da MB e/ou FAB.
O Sigaaz está em suspensão, mas não extinto.
abs.
O P 95 vai ser substituído por um UAV. A Embraer não desenvolveu o KC 390 porque a FAB pediu, tão somente, desenvolveu porque enxergou um mercado potenciais de até 600 anvs que deverão substituir os C 130 mundo afora.
Agora, arrumar dinheiro para esta empreitada nos próximos 7 ou 8 oito anos acho dificílimo.
Pode vir aí é um entubada de 295 travestido de "cumpre a missão ASW", o que seria uma péssima decisão da aviação naval, qua do assumir, mas....
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Como eu disse, o SIGAAZ está suspenso mas não extinto. É no contexto dele que uma aeronave ASW nacional pode prosperar, assim como um UAV. Ambos os vetores estão especificados como meios complementares aos demais vetores descritos naquele macro projeto da MB.

Mas a questão é: o cronograma como é sabido está totalmente atrasado. E não se tem perspectivas de para a sua implementação no curto/médio prazo. Então só dá para pensarmos mesmo em um substituto para os P-3 daqui a uns 15 anos ou mais. Os UAV's talvez tenham melhor sorte por serem vetores mais baratos de se obter e operar. Poderão ser a ponta de lança para a AN, já que os P-95 não irão durar mais do que 10 anos.

Da mesma forma que o KC-390 tem um mercado externo para cobrir, assim também uma eventual versão ASW do E-2, mantendo as devidas proporções e diferenças de condições de mercado. Mas fato é que uma vez lançado aqui, ele pode ter também quase a mesma sorte que o seu primo cargueiro parece terá na seara internacional. Os E-99 exportados são uma prova disso. Começaram como uma ideia nossa, e eis que conseguimos algumas bons negócios com ele.

Enfim, dentro do SIGAAZ existe um sem números de vetores necessários a cobrir várias missões que a Embraer pode oferecer seus atuais vetores para os próximos 10/20 anos. É uma questão de planejamento e vontade. A FAB conseguiu isso ao seu tempo com o Sivam nos anos 90's. Acredito que o problema da segurança pública e da vigilância das nossas águas litorâneas e da ZEE possam ajudar na argumentação sobre a parte de financiamento.

No mais, é esperar para ver se aparece alguém ou "alguéns" e consegue tirar toda a sujeira varrida para debaixo do tapete durante as últimas décadas e consegue consertar o que precisa ser consertado. Vai levar um tempo indefinido, mas é preciso começar uma hora. O primeiro passo é sempre o mais difícil, mas é tem de ser dado. Quando isso for feito, não vamos mais falar do problema que é adquirir novos meios e/ou fazer andar os projetos da defesa, mas como, onde e quando eles serão realizados dentro de uma nova realidade e referenciais.

O KC-390 vai levar cerca de 12 anos para ter o seu IOC, considerando a data do lançamento do projeto pela Embraer. Um E-2 ASW pode muito bem começar a ter o seu planejamento desenvolvido agora, e ter sua entrada operacional para o final da próxima década ou começo dos anos 2030. e tudo isso dentro do planejamento macro do SIGAAZ.

Fora dele, nem avião, nem UAV, nem P-295 e nem qualquer coisa sairá do chão de uma pista da aviação naval nos próximos anos. Simplesmente pelos mesmos motivos que quase levaram o Sivam a ficar anotado para a História como mais um grande mega projeto governamental que deu começo com boas ideias e intenções e terminou como quase tudo neste país: na vala rasa do esquecimento, da incompetência e corrupção estatal no Brasil.

abs.




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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

#1080 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 08, 2017 10:17 am

Uma aeronave ASW não fica lançando sonoboias a esmo para achar submarinos ao acaso, mas é usada para se deslocar para um ponto de contato onde existe a suspeita de um submarino. Esse ponto de contato é adquirido por outro meio de detecção, normalmente meios navais, mas que não podem se deslocar tão rapido quando uma avião até esse ponto. Helicopteros embarcados também tem velocidade e raio de ação limitados.

Alem disso, essa aeronave obriga submarinos convencionais a ficar submersos sob risco de serem detectados como outros meios de superfície.

Sendo assim, nem um submarino nem um navio ASW substitui uma aeronave ASW. São meios complementares.




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