EDIT MOD: CV 3, agora FCT
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Resumindo a situação atual da MB:
agora, como faltam verbas para as "fragatas", teremos uma esquadra de "corvetas", que mesmo assim serão melhor armadas que as "fragatas" atualmente em operação.
Isso enquanto não puderem ser adquiridas novas "fragatas" que apesar de assim chamadas deverão ter quase o dobro do deslocamento das antigas.
Por fim, a MB deseja ter uma esquadra de corvetas do tamanho de fragatas e de fragatas do tamanho de cruzadores.
agora, como faltam verbas para as "fragatas", teremos uma esquadra de "corvetas", que mesmo assim serão melhor armadas que as "fragatas" atualmente em operação.
Isso enquanto não puderem ser adquiridas novas "fragatas" que apesar de assim chamadas deverão ter quase o dobro do deslocamento das antigas.
Por fim, a MB deseja ter uma esquadra de corvetas do tamanho de fragatas e de fragatas do tamanho de cruzadores.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
pmicchi escreveu:Resumindo a situação atual da MB:
agora, como faltam verbas para as "fragatas", teremos uma esquadra de "corvetas", que mesmo assim serão melhor armadas que as "fragatas" atualmente em operação.
Isso enquanto não puderem ser adquiridas novas "fragatas" que apesar de assim chamadas deverão ter quase o dobro do deslocamento das antigas.
Por fim, a MB deseja ter uma esquadra de corvetas do tamanho de fragatas e de fragatas do tamanho de cruzadores.
- FCarvalho
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Por mim, poderíamos ter uma esquadra formada por corvetas do tamanho de corvetas, fragatas do tamanho de fragatas, destróyers do tamanho de destroyers e cruzadores do tamanho de cruzadores. Tudo é questão de perspectiva e nomeclatura.
E nem precisava passa dos tais 30 navios que a MB sempre quis.
Exemplo:
16 Corvetas - 1000 a 2900 tons (projeto nacional); Classe Inhaúma Block I a IV
8 Fragatas 3000 a 4900 tons (projeto nacional); Niterói II Block i a IV
4 Destróyers - 5000 a 6900 tons (projeto importado); Classe Marcílio Dias Block I e II
2 Cruzadores 7000 a 8900 tons (projeto importado). Classe Bahia Block I
Pronto. Teríamos a nossa esquadra com navios para todos os gostos. E bolsos.
De lambuja, para quem ainda acredita em Nae na MB, poderíamos adotar o nome da classe como A-14 Alte Tamandaré, e A-15 Alte Barroso.
abs.
E nem precisava passa dos tais 30 navios que a MB sempre quis.
Exemplo:
16 Corvetas - 1000 a 2900 tons (projeto nacional); Classe Inhaúma Block I a IV
8 Fragatas 3000 a 4900 tons (projeto nacional); Niterói II Block i a IV
4 Destróyers - 5000 a 6900 tons (projeto importado); Classe Marcílio Dias Block I e II
2 Cruzadores 7000 a 8900 tons (projeto importado). Classe Bahia Block I
Pronto. Teríamos a nossa esquadra com navios para todos os gostos. E bolsos.
De lambuja, para quem ainda acredita em Nae na MB, poderíamos adotar o nome da classe como A-14 Alte Tamandaré, e A-15 Alte Barroso.
abs.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Fragata, corveta, contratorpedeiro(!), cruzador são termos da WWII e deviam ser abandonados como nominação.
Eu gosto mais da antiga classificação sovietica.
"Grande navio Lança-misseis" é muito mais aterrorizador que "Destroyer", ainda mais se pronunciado em russo ...
Eu gosto mais da antiga classificação sovietica.
"Grande navio Lança-misseis" é muito mais aterrorizador que "Destroyer", ainda mais se pronunciado em russo ...
- alex
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Na ultima entrevista do Roberto Lopes com o comandante da Marinha este falou sobre o quanto deseja gastar com uma CV3, algo entre 200 a 250 milhões de dólares.
Acho ainda muito para este projeto frankstein. Sugiro ainda diminuirmos ainda mais este custo usando os equipamentos do MODFRAG que são relativamente novos.
Utilizar como o canhão de proa o trinity 40 mm. Sonares e radares deveriam ser retirados das Niterois e instalados nesta classe junto com os Aspides. Utilizar os lancadores do MM40. Lembrando que sobrariam dois jogos sobressalentes de todos os equipamentos.Que todas as CV3 fiquem no valor de 450 milhões de dólares. O contribuinte brasileiro agradece.
Acho ainda muito para este projeto frankstein. Sugiro ainda diminuirmos ainda mais este custo usando os equipamentos do MODFRAG que são relativamente novos.
Utilizar como o canhão de proa o trinity 40 mm. Sonares e radares deveriam ser retirados das Niterois e instalados nesta classe junto com os Aspides. Utilizar os lancadores do MM40. Lembrando que sobrariam dois jogos sobressalentes de todos os equipamentos.Que todas as CV3 fiquem no valor de 450 milhões de dólares. O contribuinte brasileiro agradece.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
alex escreveu:Na ultima entrevista do Roberto Lopes com o comandante da Marinha este falou sobre o quanto deseja gastar com uma CV3, algo entre 200 a 250 milhões de dólares.
Acho ainda muito para este projeto frankstein. Sugiro ainda diminuirmos ainda mais este custo usando os equipamentos do MODFRAG que são relativamente novos.
Utilizar como o canhão de proa o trinity 40 mm. Sonares e radares deveriam ser retirados das Niterois e instalados nesta classe junto com os Aspides. Utilizar os lancadores do MM40. Lembrando que sobrariam dois jogos sobressalentes de todos os equipamentos.Que todas as CV3 fiquem no valor de 450 milhões de dólares. O contribuinte brasileiro agradece.
Prezado Colega
O projeto não e ''Frankenstein'' ( e não frankstein) como afirma. Houve muito trabalho duro por parte dos engenheiros e técnicos que projetaram o navio. Trabalho que não pode ser menosprezado. O patamar vislumbrado pelo CM de USD 350 milhões e adequado ao que se propõe em termos de navios desta classe.
Segue algumas informações do projeto, que poderá ser ainda aperfeiçoado com a colaboração de estaleiro parceiro.
O projeto da classe recebeu as seguintes indicações de classe:
Categoria: Military/Second line ship;
Serviço: Corvette;
Navegação: Unrestricted navigation;
Meio ambiente: MARPOL;
Automação de maquinas: AUT-QAS.
Os projetos das classes anteriores (CV 01 e 02) não foram contemplados com a indicação de classe.
Em relação a classe Barroso as CV 03 apresentam diferenças e ganhos significativos, entre eles podem ser destacados os seguintes:
• Adoção de regras de Sociedade Classificadora Internacional, previsto no contrato com a VARD;
• Mudança significativa da geometria da superestrutura e do mastro visando á redução de RCS;
• Aumento do pontal ao longo da proa com a inclusão de um convés através do prolongamento do convés 01 com a manutenção da borda livre no bico da proa. Esta modificação permitiu maior disponibilidade de espaços.
• Eliminação do tosamento e do abaulamento da proa o que permitira um melhor performance das fainas no convés 01, além da eliminação da descontinuidade estrutural na transição do tosamento com o convés supra mencionado.
• Prolongamento do convés de vôo.
• Aumento geral da boca do navio.
• Otimização das formas do casco nas proa e popa, melhorando o performance hidrodinâmico. ( Fato comprovado em tanques de testes).
• Inclusão de lanchas militares ETRH.
• Eliminação de tanque de combustível compensado, atendendo assim as normas MARPOL e classificadora RINA.
• Inclusão de tanques de lastro permitindo um melhor controle de estabilidade, incluindo banda e trin.
• Inclusão de dois lançadores VLS para MAS na proa.
• Propulsão CODAD, com duas linhas de eixo, dois hélices de passo controlável e quatro MCP diesel.
• Aumento da capacidade de aguada.
• Subdivisão do casco em anteparas estanques transversais, garantindo uma melhor flutuabilidade e sobrevivência em caso de danos em combate.
• Adoção de arranjo geral verticalizado, sem circulação horizontal entre compartimentos estanques.
• Adoção de corredor central espaçoso, no convés principal, facilitando o escape e circulação em caso de avarias graves no navio.
• Modificação no arranjo geral com melhorias na circulação eficiente de pessoal, conforto e segurança. Incluído camarote para duas oficias do genro feminino.
• Adoção de perfis leves do tipo bulbo e do aço naval AH 36. Este aço proporciona uma estrutura com maior resistência e menor peso.
• Adoção de paiol de munição central protegido e de paios de pronto uso próximo dos sistemas de armas.
Complementando estas informações aproveito também para comparar o projeto da CV 03 com um projeto de sucesso de um tradicional construtor naval estrangeiro que e o estaleiro DAMEN.
Classe: Tamandaré/////// SIGMA 10514
Estaleiro: AMRJ/////// DAMEN
Tipo: Corveta/////// Fragata
Tripulação: 116/////// 110
Deslocamento: 2.790 ton./////// 2.365 ton.
Comprimento: 101,4 metros/////// 105,1 metros
Boca: 12,9 metros//////// 13,0 metros
Calado: 4,25 metros//////// 3,70 metros
Velocidade: 25 nós/////// 27.5 nós
Autonomia: 4.000 MN/12 nós/////// 4.000 MN/18 nós
Endurance: 28 dias//////// 20 dias
Óleo diesel: 250 ton.//////// 300 ton.
JP 5: 45 ton.//////// 20 ton.
Água: 100 ton.//////// 30 ton.
Radar: 3 D///////// 3 D
Sonar: Casco//////// Casco
Controle: SICONTA//////// CMS
ESM & ECM: Sim//////// Sim
Canhão proa: 76 mm/////// 76 mm
Canhão apoio: 40 mm/////// 30/40 mm
Metralhadoras: 12.7 mm/////// 12.7 mm
VLS MSA: Proa/////// Proa
MSS: 2x4/////// 2x4
TLT: 2x3/////// 2x3
CHAFT: 2x1/////// 2x1
Lanchas: 2x1 ETRH/////// 2x1 RHIB
Helicóptero: 1x10 ton./////// 1x10 ton.
Para aqueles que criticam ou não entendem a importância das CV 03 Eu afirmo que a realização deste projeto e que permitira a MB a ter no futuro os navios que todos nos almejamos para a defesa de nosso país. E fundamental para a construção naval militar do Brasil que haja projetos e construção de nossos próprios navios.
Sds
Lord Nauta
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Baita, uma coisa chama a atenção:
Mesmo tendo um deslocamento menor que a CV 3 o projeto da Damen tem maior boca e comprimento.
G abraco
Mesmo tendo um deslocamento menor que a CV 3 o projeto da Damen tem maior boca e comprimento.
G abraco
- Luís Henrique
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Com 15 Navios Escoltas (Fragatas e Corvetas) e 15 Submarinos (Convencionais e Nucleares), o Brasil consegue, se tivermos Homens governando, manter uma indústria naval SÓLIDA.Lord Nauta escreveu:alex escreveu:Na ultima entrevista do Roberto Lopes com o comandante da Marinha este falou sobre o quanto deseja gastar com uma CV3, algo entre 200 a 250 milhões de dólares.
Acho ainda muito para este projeto frankstein. Sugiro ainda diminuirmos ainda mais este custo usando os equipamentos do MODFRAG que são relativamente novos.
Utilizar como o canhão de proa o trinity 40 mm. Sonares e radares deveriam ser retirados das Niterois e instalados nesta classe junto com os Aspides. Utilizar os lancadores do MM40. Lembrando que sobrariam dois jogos sobressalentes de todos os equipamentos.Que todas as CV3 fiquem no valor de 450 milhões de dólares. O contribuinte brasileiro agradece.
Prezado Colega
O projeto não e ''Frankenstein'' ( e não frankstein) como afirma. Houve muito trabalho duro por parte dos engenheiros e técnicos que projetaram o navio. Trabalho que não pode ser menosprezado. O patamar vislumbrado pelo CM de USD 350 milhões e adequado ao que se propõe em termos de navios desta classe.
Segue algumas informações do projeto, que poderá ser ainda aperfeiçoado com a colaboração de estaleiro parceiro.
O projeto da classe recebeu as seguintes indicações de classe:
Categoria: Military/Second line ship;
Serviço: Corvette;
Navegação: Unrestricted navigation;
Meio ambiente: MARPOL;
Automação de maquinas: AUT-QAS.
Os projetos das classes anteriores (CV 01 e 02) não foram contemplados com a indicação de classe.
Em relação a classe Barroso as CV 03 apresentam diferenças e ganhos significativos, entre eles podem ser destacados os seguintes:
• Adoção de regras de Sociedade Classificadora Internacional, previsto no contrato com a VARD;
• Mudança significativa da geometria da superestrutura e do mastro visando á redução de RCS;
• Aumento do pontal ao longo da proa com a inclusão de um convés através do prolongamento do convés 01 com a manutenção da borda livre no bico da proa. Esta modificação permitiu maior disponibilidade de espaços.
• Eliminação do tosamento e do abaulamento da proa o que permitira um melhor performance das fainas no convés 01, além da eliminação da descontinuidade estrutural na transição do tosamento com o convés supra mencionado.
• Prolongamento do convés de vôo.
• Aumento geral da boca do navio.
• Otimização das formas do casco nas proa e popa, melhorando o performance hidrodinâmico. ( Fato comprovado em tanques de testes).
• Inclusão de lanchas militares ETRH.
• Eliminação de tanque de combustível compensado, atendendo assim as normas MARPOL e classificadora RINA.
• Inclusão de tanques de lastro permitindo um melhor controle de estabilidade, incluindo banda e trin.
• Inclusão de dois lançadores VLS para MAS na proa.
• Propulsão CODAD, com duas linhas de eixo, dois hélices de passo controlável e quatro MCP diesel.
• Aumento da capacidade de aguada.
• Subdivisão do casco em anteparas estanques transversais, garantindo uma melhor flutuabilidade e sobrevivência em caso de danos em combate.
• Adoção de arranjo geral verticalizado, sem circulação horizontal entre compartimentos estanques.
• Adoção de corredor central espaçoso, no convés principal, facilitando o escape e circulação em caso de avarias graves no navio.
• Modificação no arranjo geral com melhorias na circulação eficiente de pessoal, conforto e segurança. Incluído camarote para duas oficias do genro feminino.
• Adoção de perfis leves do tipo bulbo e do aço naval AH 36. Este aço proporciona uma estrutura com maior resistência e menor peso.
• Adoção de paiol de munição central protegido e de paios de pronto uso próximo dos sistemas de armas.
Complementando estas informações aproveito também para comparar o projeto da CV 03 com um projeto de sucesso de um tradicional construtor naval estrangeiro que e o estaleiro DAMEN.
Classe: Tamandaré/////// SIGMA 10514
Estaleiro: AMRJ/////// DAMEN
Tipo: Corveta/////// Fragata
Tripulação: 116/////// 110
Deslocamento: 2.790 ton./////// 2.365 ton.
Comprimento: 101,4 metros/////// 105,1 metros
Boca: 12,9 metros//////// 13,0 metros
Calado: 4,25 metros//////// 3,70 metros
Velocidade: 25 nós/////// 27.5 nós
Autonomia: 4.000 MN/12 nós/////// 4.000 MN/18 nós
Endurance: 28 dias//////// 20 dias
Óleo diesel: 250 ton.//////// 300 ton.
JP 5: 45 ton.//////// 20 ton.
Água: 100 ton.//////// 30 ton.
Radar: 3 D///////// 3 D
Sonar: Casco//////// Casco
Controle: SICONTA//////// CMS
ESM & ECM: Sim//////// Sim
Canhão proa: 76 mm/////// 76 mm
Canhão apoio: 40 mm/////// 30/40 mm
Metralhadoras: 12.7 mm/////// 12.7 mm
VLS MSA: Proa/////// Proa
MSS: 2x4/////// 2x4
TLT: 2x3/////// 2x3
CHAFT: 2x1/////// 2x1
Lanchas: 2x1 ETRH/////// 2x1 RHIB
Helicóptero: 1x10 ton./////// 1x10 ton.
Para aqueles que criticam ou não entendem a importância das CV 03 Eu afirmo que a realização deste projeto e que permitira a MB a ter no futuro os navios que todos nos almejamos para a defesa de nosso país. E fundamental para a construção naval militar do Brasil que haja projetos e construção de nossos próprios navios.
Sds
Lord Nauta
Pois, mesmo sendo POUCO, da para realizar um planejamento de LONGO prazo, com produção de 1 Navio Escolta e 1 Submarino a CADA 2 ANOS. Tendo os meios vida útil de 30 anos.
O número de 30 Navios Escoltas pretendidos pela MB alguns anos atrás seria muito melhor, pois nossa indústria teria MUITO trabalho, produzindo 1 navio escolta POR ANO.
Mas acredito que 15 seria o número mínimo que viabilizaria tal empreitada. Além do mais, depois de alguns anos poderíamos até conseguir algumas EXPORTAÇÕES o que aumentaria o trabalho para nossa indústria naval.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
juarez castro escreveu:Baita, uma coisa chama a atenção:
Mesmo tendo um deslocamento menor que a CV 3 o projeto da Damen tem maior boca e comprimento.
G abraco
Neste calculo também entra o calado.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Lord Nauta e demais colegas do ramo (ao qual não me incluo),
uma dúvida: para um navio da classe da CV-03 quanto do custo em % é relacionado a armamento e quanto é relacionado a sensores?
uma dúvida: para um navio da classe da CV-03 quanto do custo em % é relacionado a armamento e quanto é relacionado a sensores?
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Bom dia a todos!
Acho inexplicável e uma tremenda teimosia da MB insistir no canhão de 40mm, para as corvetas. Menor calibre e maior volume de fogo, eis sim, no meu entender, o ideal para uma efetiva defesa de ponto.
Abs!
Acho inexplicável e uma tremenda teimosia da MB insistir no canhão de 40mm, para as corvetas. Menor calibre e maior volume de fogo, eis sim, no meu entender, o ideal para uma efetiva defesa de ponto.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
http://www.planobrazil.com/marinha-diz- ... -adequado/
Po, é sério mesmo que o MANSUP terá somente 70 - 75 km de alcance???
Eu estava achando que estavam MELHORANDO o míssil ao longo de todos esses anos de desenvolvimento.
Po, é sério mesmo que o MANSUP terá somente 70 - 75 km de alcance???
Eu estava achando que estavam MELHORANDO o míssil ao longo de todos esses anos de desenvolvimento.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Acho que com munição de fragmentação, as 40 ficam com um volume de fogo interessante. Não tem a plasticidade das Gatlings, mas cumprem a função.Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos!
Acho inexplicável e uma tremenda teimosia da MB insistir no canhão de 40mm, para as corvetas. Menor calibre e maior volume de fogo, eis sim, no meu entender, o ideal para uma efetiva defesa de ponto.
Abs!