Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Penguin
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#3841
Mensagem
por Penguin » Qua Ago 02, 2017 11:22 am
Onde o FGFA diferirá do PAK:
HAL would co-design the avionics, including navigation systems, radars and weapon aiming devices.
Essa versão custará USD6bi para ser desenvolvida.
Confirma que com a turbina atual o PAK não tem capacidade de supercruzeiro:
Delays in the PAK-FA’s development are attributable partly to hitches in designing a new, powerful engine that would let the fighter “super-cruise”, or travel at supersonic speeds on “dry thrust”, without engaging its fuel-guzzling afterburners. While engine-maker NPO Saturn has struggled to perfect a secretive new engine, dubbed the Izdeliye 30, the PAK-FA has been flying with the relatively underpowered AL-41FI engine – an uprated version of the Sukhoi-30MKI’s AL-31 engine.
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FCarvalho
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#3842
Mensagem
por FCarvalho » Qua Ago 02, 2017 12:06 pm
Bolovo escreveu:FCarvalho escreveu:meu inglês é do tempo do ronca. o que o texto diz afinal, em resumo?
abs
Basicamente, a Índia deu luz verde para o projeto FGFA, a versão indiana do PAK-FA.
Então eles concordaram enfim em pagar os US 7 bi que os russos pediram?
Como fica a questão do caça se mono ou biplace? Alguma definição?
grato pela gentileza da informação.
abs
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Penguin
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#3843
Mensagem
por Penguin » Qua Ago 02, 2017 1:12 pm
FCarvalho escreveu:Bolovo escreveu:
Basicamente, a Índia deu luz verde para o projeto FGFA, a versão indiana do PAK-FA.
Então eles concordaram enfim em pagar os US 7 bi que os russos pediram?
Como fica a questão do caça se mono ou biplace? Alguma definição?
grato pela gentileza da informação.
abs
Segundo a matéria sim. Mas enquanto o contrato não for assinado, nada acontece.
As últimas infos apontavam que não haveria versão biplace.
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#3844
Mensagem
por Arariboia » Qua Ago 02, 2017 3:05 pm
Penguin escreveu:Onde o FGFA diferirá do PAK:
HAL would co-design the avionics, including navigation systems, radars and weapon aiming devices.
Essa versão custará USD6bi para ser desenvolvida.
Confirma que com a turbina atual o PAK não tem capacidade de supercruzeiro:
Delays in the PAK-FA’s development are attributable partly to hitches in designing a new, powerful engine that would let the fighter “super-cruise”, or travel at supersonic speeds on “dry thrust”, without engaging its fuel-guzzling afterburners. While engine-maker NPO Saturn has struggled to perfect a secretive new engine, dubbed the Izdeliye 30, the PAK-FA has been flying with the relatively underpowered AL-41FI engine – an uprated version of the Sukhoi-30MKI’s AL-31 engine.
A maioria dessas resposta estão prontas e dentro do planejamento.
Fala Basicamente do protótipo 50-9
http://bmpd.livejournal.com/2760067.html
abraço
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Luís Henrique
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#3845
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Ago 02, 2017 6:12 pm
Juniorbombeiro escreveu:Luís Henrique escreveu:
Sim, o F-22 é fantástico. Não discordo de nada.
Mas os russos também possuem muita tecnologia e o PAK-FA virá com 2 DÉCADAS de evoluções.
Os russos colocaram algo melhor que o ALR-94 no Pak-Fa?
Não sei. Quem sabe não poderá dizer. Quem não sabe pode falar qualquer besteira.
Mas algumas coisas MENOS secretas já foram divulgadas.
O APG-77 do F-22 é brutal, alcance descomunal, etc. Mas é um único radar em banda X com limitação de 60 graus em azimute.
O PAK-FA terá um SISTEMA DE RADARES composto por 6 radares AESA, sendo 4 operando na banda X e 2 operando na banda L (mais capaz contra alvos FURTIVOS), cobrindo 360 graus.
O radar principal no nariz da aeronave tem mais de 1.500 módulos e capacidade de + de 400 km de detecção. Portanto, muito similar ao APG-77 do Raptor.
O SISTEMA DE RADARES é composto assim:
Sh121 multifunctional integrated radio electronic system (MIRES)
- Byelka radar
- N036-1-01: Frontal X-band active electronically scanned array (AESA) radar
- N036B-1-01: Cheek X-band AESA radars for increased angular coverage
- N036L-1-01: Slat L-band arrays for IFF
- L402 Himalayas electronic countermeasure suite
Sobre outros sensores o PAK-FA terá tudo isso:
101KS Atoll electro-optical targeting system
- 101KS-O: Laser Directional Infrared Counter Measures
- 101KS-V: Infra-red search and track
- 101KS-U: Ultraviolet missile approach warning system
- 101KS-N: Targeting pod
Radar banda L não consegue determinar a posição do alvo, muito menos trancar um missel nele, com uma antena daquele tamanho e em movimento, pior ainda. Não sabemos ainda o que os russos pretendem com aquela arquitetura, mas nenhuma tecnologia de processamento e fusão de dados será capaz de suplantar a física do espectro eletromagnético, o máximo que aquilo pode fazer é um chute calibrado.
Eu não teria tanta certeza colega.
Está 'insinuando' que os russos são débeis mentais ou que eles colocaram aqueles radares AESA banda L apenas para 'enganar' foristas?
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Simplesmente um GRANDE caça.
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#3846
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Ago 02, 2017 6:15 pm
FCarvalho escreveu:Bolovo escreveu:
Basicamente, a Índia deu luz verde para o projeto FGFA, a versão indiana do PAK-FA.
Então eles concordaram enfim em pagar os US 7 bi que os russos pediram?
Como fica a questão do caça se mono ou biplace? Alguma definição?
grato pela gentileza da informação.
abs
Eu entendi que o total é U$ 6 bi
e que a Índia pagará METADE do valor, ou seja, U$ 3 bi.
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#3847
Mensagem
por Bolovo » Qua Ago 02, 2017 6:17 pm
Luís Henrique escreveu:Juniorbombeiro escreveu:
Radar banda L não consegue determinar a posição do alvo, muito menos trancar um missel nele, com uma antena daquele tamanho e em movimento, pior ainda. Não sabemos ainda o que os russos pretendem com aquela arquitetura, mas nenhuma tecnologia de processamento e fusão de dados será capaz de suplantar a física do espectro eletromagnético, o máximo que aquilo pode fazer é um chute calibrado.
Eu não teria tanta certeza colega.
Está 'insinuando' que os russos são débeis mentais ou que eles colocaram aqueles radares AESA banda L apenas para 'enganar' foristas?
Ninguém tá insinuando nada, Luís. Está escrito no seu próprio post. Os radares em banda L terão função de IFF (identificador de amigo/inimigo) e não de aquisição ou busca de alvos.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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#3848
Mensagem
por Luís Henrique » Qua Ago 02, 2017 7:00 pm
Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:
Eu não teria tanta certeza colega.
Está 'insinuando' que os russos são débeis mentais ou que eles colocaram aqueles radares AESA banda L apenas para 'enganar' foristas?
Ninguém tá insinuando nada, Luís. Está escrito no seu próprio post. Os radares em banda L terão função de IFF (identificador de amigo/inimigo) e não de aquisição ou busca de alvos.
TAMBÉM, mas não apenas isso.
The suite also has two N036L-1-01 L band transceivers on the wing's leading edge extensions that are
not only used to handle the N036Sh Pokosnik (Reaper) friend-or-foe identification system
but also for electronic warfare purposes.
Ele servirá também para detecção ANTECIPADA.
Em seguida pode-se direcionar o AESA banda X naquela região previamente identificada pelo banda L.
Ou pode-se tomar outras medidas táticas.
O radar banda L pode não garantir precisão para engajamento, mas serve ALÉM de identificar amigo-inimigo e guerra eletrônica, serve também para iluminação e principalmente para detecção ANTECIPADA, sabendo da ameaça e da área você pode selecionar um MODO diferente do radar principal banda X e focar naquela região ou pode evitar aquela área, ou demais medidas táticas de acordo com as ameaças e instruções.
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#3849
Mensagem
por Penguin » Qua Ago 02, 2017 10:44 pm
Luís Henrique escreveu:Bolovo escreveu:
Ninguém tá insinuando nada, Luís. Está escrito no seu próprio post. Os radares em banda L terão função de IFF (identificador de amigo/inimigo) e não de aquisição ou busca de alvos.
TAMBÉM, mas não apenas isso.
The suite also has two N036L-1-01 L band transceivers on the wing's leading edge extensions that are
not only used to handle the N036Sh Pokosnik (Reaper) friend-or-foe identification system
but also for electronic warfare purposes.
Ele servirá também para detecção ANTECIPADA.
Em seguida pode-se direcionar o AESA banda X naquela região previamente identificada pelo banda L.
Ou pode-se tomar outras medidas táticas.
O radar banda L pode não garantir precisão para engajamento, mas serve ALÉM de identificar amigo-inimigo e guerra eletrônica, serve também para iluminação e principalmente para detecção ANTECIPADA, sabendo da ameaça e da área você pode selecionar um MODO diferente do radar principal banda X e focar naquela região ou pode evitar aquela área, ou demais medidas táticas de acordo com as ameaças e instruções.
Esse radar Banda L emitindo feito um pulsar fará a festa dos modernos sistemas de EW.
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#3850
Mensagem
por Bolovo » Qui Ago 03, 2017 12:05 am
Penguin escreveu:Luís Henrique escreveu:TAMBÉM, mas não apenas isso.
The suite also has two N036L-1-01 L band transceivers on the wing's leading edge extensions that are not only used to handle the N036Sh Pokosnik (Reaper) friend-or-foe identification system but also for electronic warfare purposes.
Ele servirá também para detecção ANTECIPADA.
Em seguida pode-se direcionar o AESA banda X naquela região previamente identificada pelo banda L.
Ou pode-se tomar outras medidas táticas.
O radar banda L pode não garantir precisão para engajamento, mas serve ALÉM de identificar amigo-inimigo e guerra eletrônica, serve também para iluminação e principalmente para detecção ANTECIPADA, sabendo da ameaça e da área você pode selecionar um MODO diferente do radar principal banda X e focar naquela região ou pode evitar aquela área, ou demais medidas táticas de acordo com as ameaças e instruções.
Esse radar Banda L emitindo feito um pulsar fará a festa dos modernos sistemas de EW.
Olha só, o Penguim descobriu algo que os russos com seus trocentos institutos de pesquisa não sabiam. Esse fórum é foda...
Pera lá, né meu caro.
Obviamente a coisa não é tão milagrosa como o Luís tá falando, mas também não é tão simples a esse ponto de nem fazerem ideia do que está acontecendo. Tá lá escrito, é um transceiver na banda L, ou seja, um equipamento que é combinado um receptor e um transmissor, assim como são os IFF, mas como foi escrito, esse sistema não será apenas um IFF, mas também será usado para a compor a "situation awareness" do caça russo e até indicar alvos. Acredito que vai ser uma espécie de análogo ao AN/ALR-94 do F-22, que por sinal, alega-se ter a capacidade que o Luís diz, a de indicar alvos para o radar AN/APG-77:
"With a greater range than the AN/APG-77, the F-22’s AN/ALR-94 passive radar warning receiver system is fed by more than 30 antennas smoothly blended into the wings and fuselage of the F-22, and is capable of cueing the AN/APG-77 radar to lock onto targets."
Fonte, pág. 27:
http://www.raytheon.com/news/rtnwcm/gro ... erview.pdf
Mas como estamos falando do F-22, o "super-caça" americano, então ninguém questiona, mesmo com esse tipo sistema existindo há mais de uma década...
Aí de alguém ter a mesma capacidade dos americanos, os russos então...
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#3851
Mensagem
por Juniorbombeiro » Qui Ago 03, 2017 12:46 am
Luís Henrique escreveu:Juniorbombeiro escreveu:
Radar banda L não consegue determinar a posição do alvo, muito menos trancar um missel nele, com uma antena daquele tamanho e em movimento, pior ainda. Não sabemos ainda o que os russos pretendem com aquela arquitetura, mas nenhuma tecnologia de processamento e fusão de dados será capaz de suplantar a física do espectro eletromagnético, o máximo que aquilo pode fazer é um chute calibrado.
Eu não teria tanta certeza colega.
Está 'insinuando' que os russos são débeis mentais ou que eles colocaram aqueles radares AESA banda L apenas para 'enganar' foristas?
Não, estou insinuando que aquilo deve ter outra função, certamente não é um radar de aquisição de alvos, ou se for, não opera na banda L. Os russos sempre foram especialistas em contra informação, alguma coisa de interessante deve ter ali, ou estão desviando a atenção para outra coisa, só estou curioso para saber.
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#3852
Mensagem
por Penguin » Qui Ago 03, 2017 9:18 am
Bolovo escreveu:Penguin escreveu:
Esse radar Banda L emitindo feito um pulsar fará a festa dos modernos sistemas de EW.
Olha só, o Penguim descobriu algo que os russos com seus trocentos institutos de pesquisa não sabiam. Esse fórum é foda...
Pera lá, né meu caro.
Obviamente a coisa não é tão milagrosa como o Luís tá falando, mas também não é tão simples a esse ponto de nem fazerem ideia do que está acontecendo. Tá lá escrito, é um transceiver na banda L, ou seja, um equipamento que é combinado um receptor e um transmissor, assim como são os IFF, mas como foi escrito, esse sistema não será apenas um IFF, mas também será usado para a compor a "situation awareness" do caça russo e até indicar alvos. Acredito que vai ser uma espécie de análogo ao AN/ALR-94 do F-22, que por sinal, alega-se ter a capacidade que o Luís diz, a de indicar alvos para o radar AN/APG-77:
"With a greater range than the AN/APG-77, the F-22’s AN/ALR-94 passive radar warning receiver system is fed by more than 30 antennas smoothly blended into the wings and fuselage of the F-22, and is capable of cueing the AN/APG-77 radar to lock onto targets."
Fonte, pág. 27:
http://www.raytheon.com/news/rtnwcm/gro ... erview.pdf
Mas como estamos falando do F-22, o "super-caça" americano, então ninguém questiona, mesmo com esse tipo sistema existindo há mais de uma década...
Aí de alguém ter a mesma capacidade dos americanos, os russos então...
Combater um caça furtivo equipado com EW avançados (F22 e F35) utilizando radar não me parece ser um caminho promissor. Seria análogo a acender uma lanterna em um tiroteio no escuro.
EWS - an Electronic Warfare Suite is built into the aircraft. It performs a number of functions which on legacy fighters would have been federated. Among those functions are Radar Warning Receiver (RWR), emitter location, precise direction finding, and Electronic Counter Measures (ECM).
De repente a FA russa raciocina diferente dos entusiastas em fóruns.
Editado pela última vez por
Penguin em Qui Ago 03, 2017 12:03 pm, em um total de 3 vezes.
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#3853
Mensagem
por Luís Henrique » Qui Ago 03, 2017 11:26 am
Penguin escreveu:Bolovo escreveu:
Olha só, o Penguim descobriu algo que os russos com seus trocentos institutos de pesquisa não sabiam. Esse fórum é foda...
Pera lá, né meu caro.
Obviamente a coisa não é tão milagrosa como o Luís tá falando, mas também não é tão simples a esse ponto de nem fazerem ideia do que está acontecendo. Tá lá escrito, é um transceiver na banda L, ou seja, um equipamento que é combinado um receptor e um transmissor, assim como são os IFF, mas como foi escrito, esse sistema não será apenas um IFF, mas também será usado para a compor a "situation awareness" do caça russo e até indicar alvos. Acredito que vai ser uma espécie de análogo ao AN/ALR-94 do F-22, que por sinal, alega-se ter a capacidade que o Luís diz, a de indicar alvos para o radar AN/APG-77:
"With a greater range than the AN/APG-77, the F-22’s AN/ALR-94 passive radar warning receiver system is fed by more than 30 antennas smoothly blended into the wings and fuselage of the F-22, and is capable of cueing the AN/APG-77 radar to lock onto targets."
Fonte, pág. 27:
http://www.raytheon.com/news/rtnwcm/gro ... erview.pdf
Mas como estamos falando do F-22, o "super-caça" americano, então ninguém questiona, mesmo com esse tipo sistema existindo há mais de uma década...
Aí de alguém ter a mesma capacidade dos americanos, os russos então...
Combater um caça furtivo equipado com EW avançados (F22 e F35) utilizando radar não me parece ser um caminho promissor. Seria análogo a acender uma lanterna em um tiroteio no escuro.
De repente a FA russa raciocina diferente dos entusiastas em fóruns.
Santiago, envie seu currículo para o Vladimir Putin.
Diga que sem seus conhecimentos em caças furtivos americanos e emissões no espectro eletromagnético, a força aeroespacial russa será dizimada facilmente.
E trate de retirar aquele sistema de radares vagabundo, com 6 radares AESA em banda X e banda L dando bandeira e entregando a posição do Pak-Fa.
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#3854
Mensagem
por Luís Henrique » Qui Ago 03, 2017 11:29 am
Juniorbombeiro escreveu:Luís Henrique escreveu:
Eu não teria tanta certeza colega.
Está 'insinuando' que os russos são débeis mentais ou que eles colocaram aqueles radares AESA banda L apenas para 'enganar' foristas?
Não, estou insinuando que aquilo deve ter outra função, certamente não é um radar de aquisição de alvos, ou se for, não opera na banda L. Os russos sempre foram especialistas em contra informação, alguma coisa de interessante deve ter ali, ou estão desviando a atenção para outra coisa, só estou curioso para saber.
Ok caro colega.
Com CERTEZA servirá para alguma coisa. Esse é o tipo de pergunta que quem SABE não vai responder e quem NÃO SABE fala qualquer besteira.
Mas os indícios levam a crer que servirá para ajudar na detecção ANTECIPADA.
Talvez para triangulação também.
E com certeza para EW e identificação amigo-inimigo.
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#3855
Mensagem
por Penguin » Qui Ago 03, 2017 11:38 am
Luís Henrique escreveu:Penguin escreveu:
Combater um caça furtivo equipado com EW avançados (F22 e F35) utilizando radar não me parece ser um caminho promissor. Seria análogo a acender uma lanterna em um tiroteio no escuro.
De repente a FA russa raciocina diferente dos entusiastas em fóruns.
Santiago, envie seu currículo para o Vladimir Putin.
Diga que sem seus conhecimentos em caças furtivos americanos e emissões no espectro eletromagnético, a força aeroespacial russa será dizimada facilmente.
E trate de retirar aquele sistema de radares vagabundo, com 6 radares AESA em banda X e banda L dando bandeira e entregando a posição do Pak-Fa.
6 radares emitindo?! Que festa em todas as direções!
Só estou lembrando o óbvio. O que todo mundo já sabe e parece que alguns esquecem qd o assunto envolve aeronaves russas. Russas e baratas!
Lembra da um tal de emissor de plasma no nariz do Su-35 que o tornaria invisível aos radares inimigos? Rendeu anos de dabates em fóruns e não passou de wishful thinking.
O problema é que os entusiastas sempre esperam mágica dos russos. Lembra da falsa história do caneta milionária da NASA x Lápis russo?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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