Rumo a '''Mojave''juarez castro escreveu:Dá para resolver em menos de cinco anos, mais vai desagradar a muita gente e muitos vendedores....FCarvalho escreveu:Já ia esquecendo. Ainda tem Vant's, satélites, aviação leve de emprego geral, SAR, helos e por aí vai.
Tem tanta coisa para resolver na AN que nem um vinte anos teremos tudo o que foi pensado nos últimos 15.![]()
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FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
O que não seria nenhuma surpresa, ou mesmo novidade. Os milicos que o digam.
Tem gente fã dessas coisas até hoje dentro das ffaa's.
Para o Brasil, e a sua falta de pretensões, e visão, já estaria mais que bom.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Não tem nada a ver com deserto e anvs velhas.BrunoCP escreveu:Rumo a '''Mojave''juarez castro escreveu: Dá para resolver em menos de cinco anos, mais vai desagradar a muita gente e muitos vendedores....
G abraço
A asa fixa da marinha nos esquadrões de patrulha deve ser baseada no binômio UAV de longo alcance para SAR/Esclarecimento e P 3 no combate ASW. O primeiro terá ser adquirido novo e o segundo já está aí, então não tem nenhuma teoria da conspiração contra o "contiúdo pseudo nacional".
G abraço
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Ja temos a solução pra ate 3 camadas .. P3AM ..Pelo P-99 (algo baseado em cima da familia 190/195 da embraer) ..Harpia/Falcão ( se e q ainda existe ) mas tb tem a solução ''caseira'' junto a FAB pelo ''hermes'450/900' ..e o satélite ... e pq n o caça Gripen via Embraer..ou algum outro como Gripen D usadão com capacidade anti navio ....e q blz ..tudo a titulo ''nacional'' .. fora a Opção pelo KC-390 ''M'' ...falta so executar e organizar dever de casa feito (isso em relação a nossa industria )ate akijuarez castro escreveu:Não tem nada a ver com deserto e anvs velhas.BrunoCP escreveu: Rumo a '''Mojave''
A asa fixa da marinha nos esquadrões de patrulha deve ser baseada no binômio UAV de longo alcance para SAR/Esclarecimento e P 3 no combate ASW. O primeiro terá ser adquirido novo e o segundo já está aí, então não tem nenhuma teoria da conspiração contra o "contiúdo pseudo nacional".
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A FAB n tem nada ''anti navio'' fora P3AM .. ai complica n vejo ela interessa e armamento pra dotar nosso Gripens de tal capacidade .. essa função vai toda pra MB ..pelo q vejo
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Bom, se a MB vai receber os avioes de patrulha da FAB, seria razoavel a MB adquirir os misseis antinavio (Rbs-15?) para armar os Gripen (e os AMX, por enquanto).
Também acho que a MB deveria adquirir KC-390s numa versão multifuncional MPA/SAR/Transp/Revo capaz de disparar MANs. Isso daria uma capacidade antinavio e de busca de longo alcance complementar aos Gripens e P-3AM.
Combinada com um pequena força de submarinos convencionais modernos garante uma capacidade interessante para negar o uso do Atlantico Sul por forças de superfície.
Também acho que a MB deveria adquirir KC-390s numa versão multifuncional MPA/SAR/Transp/Revo capaz de disparar MANs. Isso daria uma capacidade antinavio e de busca de longo alcance complementar aos Gripens e P-3AM.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Caro pmicchi,
A FAB não está nem um pouco interessada em missões anti-navio agora, antes ou mesmo depois para os seus A-1M. Sequer um radar decente ele tem para isso.
Além do que, para este tipo de missão já existem os P-3AM e seus Harpoon, e que parece serão mesmo repassados à aviação naval. De momento, o que a FAB quer e deseja mesmo, é tentar modernizar o máximo de células dos seus A-1A/B a fim de prover o máximo de desempenho para o que eles foram feitos que é ser um bom caça-bombardeiro, se é que se possa chamá-lo assim.
Quanto ao KC-390 na AN, a meu ver é só uma questão de tempo. Uma versão que pudesse ser multi-missão seria o mais adequado, mas talvez a MB não tenha verba e nem cacife para tanto. Contudo, só o que ele já promete fazer hoje já pode ser considerado muita coisa para a incipiente asa fixa da MB. Uma versão AWSup/ASW e MPA é pouco provável, pois a Embraer está trabalhando isso a partir da família E-2 dos seus aviões. Eles provavelmente serão os substitutos do P-3AM daqui uns 10/15 anos, talvez.
Quanto ao Gripen na aviação naval, acho que podemos esquecer isso por hora, a não ser que uma tremenda reviravolta aconteça até o final desta década, o que é praticamente impossível em termos orçamentários, ou pelo menos nas duas próximas administrações federais. E como não temos Nae, a MB está se virando para manter os A-4 e os C-1 o tempo suficiente para criar e manter a doutrina da asa fixa até que os ventos mudem. Se mudarem efetivamente. Se não, terá de repensar a caça naval e o seu papel, além do próprio papel de toda a sua aviação naval.
Eu já disse aqui e repito, existem muitos países que possuem e operam caças navais a partir de terra, e isso não é nenhuma novidade ou surpresa há décadas. Se lá fora pode, porque no Brasil não pode?
Para pensar.
abs.
A FAB não está nem um pouco interessada em missões anti-navio agora, antes ou mesmo depois para os seus A-1M. Sequer um radar decente ele tem para isso.
Além do que, para este tipo de missão já existem os P-3AM e seus Harpoon, e que parece serão mesmo repassados à aviação naval. De momento, o que a FAB quer e deseja mesmo, é tentar modernizar o máximo de células dos seus A-1A/B a fim de prover o máximo de desempenho para o que eles foram feitos que é ser um bom caça-bombardeiro, se é que se possa chamá-lo assim.
Quanto ao KC-390 na AN, a meu ver é só uma questão de tempo. Uma versão que pudesse ser multi-missão seria o mais adequado, mas talvez a MB não tenha verba e nem cacife para tanto. Contudo, só o que ele já promete fazer hoje já pode ser considerado muita coisa para a incipiente asa fixa da MB. Uma versão AWSup/ASW e MPA é pouco provável, pois a Embraer está trabalhando isso a partir da família E-2 dos seus aviões. Eles provavelmente serão os substitutos do P-3AM daqui uns 10/15 anos, talvez.
Quanto ao Gripen na aviação naval, acho que podemos esquecer isso por hora, a não ser que uma tremenda reviravolta aconteça até o final desta década, o que é praticamente impossível em termos orçamentários, ou pelo menos nas duas próximas administrações federais. E como não temos Nae, a MB está se virando para manter os A-4 e os C-1 o tempo suficiente para criar e manter a doutrina da asa fixa até que os ventos mudem. Se mudarem efetivamente. Se não, terá de repensar a caça naval e o seu papel, além do próprio papel de toda a sua aviação naval.
Eu já disse aqui e repito, existem muitos países que possuem e operam caças navais a partir de terra, e isso não é nenhuma novidade ou surpresa há décadas. Se lá fora pode, porque no Brasil não pode?
Para pensar.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Também acho que uma versão ASW para o KC-390 não seria o caso, até pq se espera usar os P-3 por algum tempo mais. Pensei numa versão bem mais simples para MPA/SAR, semelhante a versões que vemos do C-295 e outros aviões similares. Os P-3 que temos são insuficientes para essa função.
De quebra como KC-390 é mais veloz e pode ser reabastecido em vôo, e me parece mais interessante para ataque antinavio que o P-3. Também poderia transportar MANs mais pesados e de maior alcance.
Quanto à FAB, deveria ao menos manter um esquadrão de caças capacitado à ataque antinavio (hoje, o ideal seriam os AMX modernizados). Uma pequena compensação por aliviar seu orçamento com a transferencia dos meios de patrulha para MB.
De quebra como KC-390 é mais veloz e pode ser reabastecido em vôo, e me parece mais interessante para ataque antinavio que o P-3. Também poderia transportar MANs mais pesados e de maior alcance.
Quanto à FAB, deveria ao menos manter um esquadrão de caças capacitado à ataque antinavio (hoje, o ideal seriam os AMX modernizados). Uma pequena compensação por aliviar seu orçamento com a transferencia dos meios de patrulha para MB.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
pmicchi escreveu:Também acho que uma versão ASW para o KC-390 não seria o caso, até pq se espera usar os P-3 por algum tempo mais. Pensei numa versão bem mais simples para MPA/SAR, semelhante a versões que vemos do C-295 e outros aviões similares. Os P-3 que temos são insuficientes para essa função.
De quebra como KC-390 é mais veloz e pode ser reabastecido em vôo, e me parece mais interessante para ataque antinavio que o P-3. Também poderia transportar MANs mais pesados e de maior alcance.
Quanto à FAB, deveria ao menos manter um esquadrão de caças capacitado à ataque antinavio (hoje, o ideal seriam os AMX modernizados). Uma pequena compensação por aliviar seu orçamento com a transferencia dos meios de patrulha para MB.
INSIDER – E agora a Marinha ainda vai receber a Aviação de Patrulha da FAB…
CM – Pois é, essa é uma informação que vem circulando, mas que precisa ser colocada nos seus devidos termos. Realmente a FAB nos procurou sobre a questão da Aviação de Patrulha, mas não para nos repassar as aeronaves, e sim para pedir que alguns especialistas da Marinha passem a integrar as tripulações dos aviões P-3, particularmente nos postos de sonar e de radar. A FAB acredita que nossa experiência nessas atividades de rastreamento e monitoramento ajudaria a aperfeiçoar a capacidade dos seus militares, e que a integração dos profissionais das duas Forças seria uma experiência enriquecedora para nós também. Eu concordei, ainda mais porque eles planejam transferir os P-3 (foto abaixo) para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde está a maior parte do nosso pessoal…
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Grifado por minha conta.Lord Nauta escreveu:pmicchi escreveu:Também acho que uma versão ASW para o KC-390 não seria o caso, até pq se espera usar os P-3 por algum tempo mais. Pensei numa versão bem mais simples para MPA/SAR, semelhante a versões que vemos do C-295 e outros aviões similares. Os P-3 que temos são insuficientes para essa função.
De quebra como KC-390 é mais veloz e pode ser reabastecido em vôo, e me parece mais interessante para ataque antinavio que o P-3. Também poderia transportar MANs mais pesados e de maior alcance.
Quanto à FAB, deveria ao menos manter um esquadrão de caças capacitado à ataque antinavio (hoje, o ideal seriam os AMX modernizados). Uma pequena compensação por aliviar seu orçamento com a transferencia dos meios de patrulha para MB.
INSIDER – E agora a Marinha ainda vai receber a Aviação de Patrulha da FAB…
CM – Pois é, essa é uma informação que vem circulando, mas que precisa ser colocada nos seus devidos termos. Realmente a FAB nos procurou sobre a questão da Aviação de Patrulha, mas não para nos repassar as aeronaves, e sim para pedir que alguns especialistas da Marinha passem a integrar as tripulações dos aviões P-3, particularmente nos postos de sonar e de radar. A FAB acredita que nossa experiência nessas atividades de rastreamento e monitoramento ajudaria a aperfeiçoar a capacidade dos seus militares, e que a integração dos profissionais das duas Forças seria uma experiência enriquecedora para nós também. Eu concordei, ainda mais porque eles planejam transferir os P-3 (foto abaixo) para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde está a maior parte do nosso pessoal…
Pelo visto a FAB nunca pensou em passar os P-3 para a MB.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Carlos Lima escreveu:Grifado por minha conta.Lord Nauta escreveu:
INSIDER – E agora a Marinha ainda vai receber a Aviação de Patrulha da FAB…
CM – Pois é, essa é uma informação que vem circulando, mas que precisa ser colocada nos seus devidos termos. Realmente a FAB nos procurou sobre a questão da Aviação de Patrulha, mas não para nos repassar as aeronaves, e sim para pedir que alguns especialistas da Marinha passem a integrar as tripulações dos aviões P-3, particularmente nos postos de sonar e de radar. A FAB acredita que nossa experiência nessas atividades de rastreamento e monitoramento ajudaria a aperfeiçoar a capacidade dos seus militares, e que a integração dos profissionais das duas Forças seria uma experiência enriquecedora para nós também. Eu concordei, ainda mais porque eles planejam transferir os P-3 (foto abaixo) para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde está a maior parte do nosso pessoal…
Pelo visto a FAB nunca pensou em passar os P-3 para a MB.
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A realidade e esta. Em função deste fato e que me mantive longe deste assunto. A FAB nunca cogitou esta possibilidade!

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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Bom dia!Lord Nauta escreveu:Carlos Lima escreveu: Grifado por minha conta.
Pelo visto a FAB nunca pensou em passar os P-3 para a MB.
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A realidade e esta. Em função deste fato e que me mantive longe deste assunto. A FAB nunca cogitou esta possibilidade!
Nauta, o CM em sua entrevista deu uma resposta política, porque:
Porque está transferência da av de patrulha para a MB terá seu processo startado em 2020, conforme acordado entre os comandos, e portanto seria precipitado o CM afirmar tacitamente algo que ainda não está " no papel" é que dependerá da aquiescência dia futuros comandantes das duas forças.
A introducao de tripulações mista e o começo do processo.
A transferência do P 3 para a o RJ e uma outra fase e ainda uma análise q está sendo feita e a possível transferência do pessoal da FAB (pilotos e time de manutenção do Ourungan) para a MB está sendo pensada.
Hoje a Macega não tem estrutura de terra para receber estas anvs, q em princípio operariam a partir da BASC, até que uma estrutura fosse criada na Macega.
Tudo isto não sendo ainda ventilado porque são decisões que como disse antes serão efetivadas após o término destas gestões., Mas são em princípio o evitáveis.
G abraco
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Pensou e quer efetivamente que isto aconteça é libere a força para focar em outras prioridades, só não pode oficialmente o formado porque, como eu falei no posta anterior, dependerá dos futuros comandantes.Carlos Lima escreveu:Grifado por minha conta.Lord Nauta escreveu:
INSIDER – E agora a Marinha ainda vai receber a Aviação de Patrulha da FAB…
CM – Pois é, essa é uma informação que vem circulando, mas que precisa ser colocada nos seus devidos termos. Realmente a FAB nos procurou sobre a questão da Aviação de Patrulha, mas não para nos repassar as aeronaves, e sim para pedir que alguns especialistas da Marinha passem a integrar as tripulações dos aviões P-3, particularmente nos postos de sonar e de radar. A FAB acredita que nossa experiência nessas atividades de rastreamento e monitoramento ajudaria a aperfeiçoar a capacidade dos seus militares, e que a integração dos profissionais das duas Forças seria uma experiência enriquecedora para nós também. Eu concordei, ainda mais porque eles planejam transferir os P-3 (foto abaixo) para a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, onde está a maior parte do nosso pessoal…
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A transição extra oficialmente já começou com as tripulações mistas, uso de armamento em comum, e na existência de recursos financeiros pela MB, o que hoje, como tu podes ler na entrevista do CM, não tem a menor possibilidade.
Lima, se dependesse de afirmações oficiais, o SP tava operando, não seria desçomissionado, a marinha teria 24 Rafale e não sei mais o que, agora o tempo, este tem se mostradoei aliado e senhor soberano da verdade.
Tenha paciência,vai acontecer, e o P 3 e o sonho de consumo sumo da MB para doutrina ASW, a visita do pessoal do HS 1 ao esquadrão lá em Salvador e não é só social.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
juarez castro escreveu:Pensou e quer efetivamente que isto aconteça é libere a força para focar em outras prioridades, só não pode oficialmente o formado porque, como eu falei no posta anterior, dependerá dos futuros comandantes.Carlos Lima escreveu: Grifado por minha conta.
Pelo visto a FAB nunca pensou em passar os P-3 para a MB.
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A transição extra oficialmente já começou com as tripulações mistas, uso de armamento em comum, e na existência de recursos financeiros pela MB, o que hoje, como tu podes ler na entrevista do CM, não tem a menor possibilidade.
Lima, se dependesse de afirmações oficiais, o SP tava operando, não seria desçomissionado, a marinha teria 24 Rafale e não sei mais o que, agora o tempo, este tem se mostradoei aliado e senhor soberano da verdade.
Tenha paciência,vai acontecer, e o P 3 e o sonho de consumo sumo da MB para doutrina ASW, a visita do pessoal do HS 1 ao esquadrão lá em Salvador e não é só social.
G abraco
Tudo bem!
Entretanto existem várias questões que ainda estão em aberto, entre elas: - uso conjunto MB/FAB da ALA (S) onde operam os aviões de patrulha (P 95/ P3), formação dos pilotos da MB, manutenção das aeronaves nos parques da FAB, redirecionamento de verbas, integração comando/controle/inteligência, alteração de legislação.....etc, etc, etc. Quando tudo isto acontecer de fato as FAA's brasileiras estarão verdadeiramente em um patamar superior em termos de integração operacional e racionalização. E neste momento todos nos poderemos brindar com entusiasmo. Então vamos aguardar.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Nauta, tudo isto tem time para acontecer, q está a atrelado a disponibilidade financeira. Eu acho que os Bandecos não estão no cardápio, a marinha tem uma ideia de fazer o esclarecimento com UAV.
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
É isso aí Nauta! ![[100]](./images/smilies/100.gif)
Na minha opinião, falta em seguida a formação conjunta de pilotos ao invés de termos 3 centros de formação. Se unificassemos pelo menos o meio usado e a logística a coisa já seria boa.
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