PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Luís Henrique
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3826 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 30, 2017 7:48 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.

Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.

Analise comigo um pouco de informações sobre o MiG-31

Primeiro vôo em 1975.

Entrou em serviço em 1981.

1º caça do mundo equipado com um RADAR DE VARREDURA ELETRÔNICA, todos os outros utilizavam radares MECÂNICOS.

Apenas em 2001 (20 ANOS DEPOIS), a França se tornou o segundo país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o Rafale.
Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o terceiro país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o F-22, porém com matriz ATIVA.
Portanto, o primeiro a usar um radar AESA.

Durante 20 ou 24 anos, QUEM estava atrasado???

Voltando ao MiG-31

1º caça do mundo capaz a quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores
1º caça do mundo capaz de manter SUPERCRUISE EFETIVO


Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o segundo país a introduzir um caça capaz de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capaz de SUPERCRUISE EFETIVO.

Até HOJE 2017, só existem DOIS CAÇAS NO MUNDO, operacionais, capazes de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capazes de manter SUPERCRUISE EFETIVO por longos períodos. MiG-31 (1981) e F-22 (2005).
eurofighter, rafale, gripen ng e até su-35 conseguem manter supercruise LIMITADO. Ou por curto período de tempo, ou com pouco combustível ou com pouco armamento ou com velocidades bem próximas de mach 1.

Quem estava atrasado nesses 24 anos de diferença, até chegar o F-22???


Um pouco sobre o míssil de curto alcance R-73 russo.

Operacional em 1984. Primeiro míssil ar-ar de curto alcance com alta capacidade off-boresight.
Os EUA introduziram o AIM-9X em 2003.

Quem estava atrasado durante 19 anos???
O 1o caça operacional do mundo com radar AESA foi o japonês F-2 em 1995.
O 2o foi o F-15C baseados no Alaska em 2000.
O 3o foi o F-16 B60 em 2003 dos EAU.
Obs.: Para não falar do F-22.

Quanto ao MIG-31, nenhuma referência dessa capacidade (supercruise) no site do fabricante: http://www.migavia.ru/index.php/en/prod ... mitstart=0

Quanto a radares PESA, o B-1 possui um radar PESA desde que entrou em operação no início da década de 80.

Imagem
The AN/APQ-164 also functions as a high resolution Synthetic Aperture Radar (SAR) for navigation and targeting nuclear and strategic weapons in all weather conditions. The radar can be modified with a Multitarget Track (MTT) software mode for Advanced Medium Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) deployment. This radar system was the first ever, passive element phased array with a beam steering controller and a real time processor that allowed simultaneous Scanning Aperture Radar (SAR) and Terrain Following (TF) imagery. The APQ-164 was first flown on a B-52 in 1977. The HELRATS system was used to simultaneously track two missiles and then feed the signal via fiber-optic cable to a system that used the data for targeting.
A questão Luis, é que a tecnologia PESA era um beco sem saída tecnológico. Sem futuro.
F-2 em 1995 é o primeiro vôo.
F-16 Block 60 em 2003 é o primeiro vôo.

Eu falei sobre INTRODUÇÃO EM SERVIÇO.
Que só ocorreu em 2000 no F-2 e depois de 2005 no F-16 B60.

Esqueci do F-2 japones. Que seja. Não muda o argumento, o primeiro vôo do MiG-31 foi em 1975.
1981 foi a introdução operacional, após todos os testes.
E demorou PELO MENOS 2 DÉCADAS para os ocidentais colocar um caça com radar ESA ou PESA operacional.

O B-1 é um BOMBARDEIRO ESTRATÉGICO não um caça.

O primeiro CAÇA sueco com radar AESA será o Gripen NG, provavelmente operacional em 2024.
Mas o ERIEYE foi colocado em uma aeronave de produção e é um radar AESA e entrou em operação em 1996.

Estamos falando de CAÇAS.

Sobre o MiG-31 falo nos próximos posts.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3827 Mensagem por Penguin » Dom Jul 30, 2017 8:31 pm

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: O 1o caça operacional do mundo com radar AESA foi o japonês F-2 em 1995.
O 2o foi o F-15C baseados no Alaska em 2000.
O 3o foi o F-16 B60 em 2003 dos EAU.
Obs.: Para não falar do F-22.

Quanto ao MIG-31, nenhuma referência dessa capacidade (supercruise) no site do fabricante: http://www.migavia.ru/index.php/en/prod ... mitstart=0

Quanto a radares PESA, o B-1 possui um radar PESA desde que entrou em operação no início da década de 80.

Imagem
A questão Luis, é que a tecnologia PESA era um beco sem saída tecnológico. Sem futuro.
F-2 em 1995 é o primeiro vôo.
F-16 Block 60 em 2003 é o primeiro vôo.

Eu falei sobre INTRODUÇÃO EM SERVIÇO.
Que só ocorreu em 2000 no F-2 e depois de 2005 no F-16 B60.

Esqueci do F-2 japones. Que seja. Não muda o argumento, o primeiro vôo do MiG-31 foi em 1975.
1981 foi a introdução operacional, após todos os testes.
E demorou PELO MENOS 2 DÉCADAS para os ocidentais colocar um caça com radar ESA ou PESA operacional.

O B-1 é um BOMBARDEIRO ESTRATÉGICO não um caça.

O primeiro CAÇA sueco com radar AESA será o Gripen NG, provavelmente operacional em 2024.
Mas o ERIEYE foi colocado em uma aeronave de produção e é um radar AESA e entrou em operação em 1996.

Estamos falando de CAÇAS.

Sobre o MiG-31 falo nos próximos posts.
Luis,

O fato é que depois do PESA do Mig-31 e do PESA do Su-35, os russos não têm AESA operacional.
Levaram quase 30 anos entre o radar PESA do Mig para o PESA do Sukhoi.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Jul 30, 2017 8:47 pm, em um total de 1 vez.
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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3828 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jul 30, 2017 8:42 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu:
Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?

Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.
Em que sentido? Estarão atrás em furtividade? Fusão de sensores? Distribuição de informação? Consciência situacional? Ou pensas que combate aéreo deriva única e exclusivamente do envelope (manobrabilidade)? Lembrar ainda que em 2020 já haverá uma porção de F-35 operacional, haverá ao menos UM PAK na mesma situação, como AESA, WAD, furtividade, fusão de sensores & quetales?

Luís Henrique escreveu:Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.

É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.
Não me parece. Ao conhecer o MiG-29 no começo dos 90, o Ocidente se deu conta, com assombro, das magníficas capacidades que tinha e, após se maravilharem o bastante, chegando a considerá-lo o definitivo "F-16 Killer", passaram a estudá-lo com calma. Logo de saída descobriram que as turbinas R-33, em que pese seu excelente desempenho, precisavam de overhaul a cada 300 horas (mais de dez vezes mais do que a F-110 do F-16); o IRST, que deixara inicialmente desnorteados os Caçadores Europeus e ianques, logo revelou ser otimizado para perseguição, ou seja, "olhava" para o(s) exaustor(es) da(s) turbina(s), não para o calor emanado da fuselagem; que os sistemas de comunicação e monitoramento do voo (FMS) eram pra lá de obsoletos, sendo o radar o maior desapontamento de todos já que, dado o seu pequeno alcance no modo "Fox", o avião até podia levar R-77 BVR mas o Msl era limitado a uma fração de seu alcance, devido à "miopia" do radar do caça. Assim, em um dogfight, a grande capacidade acrobática e excelente SEP do MiG-29 + o inédito HMS e sua capacidade de "olhar e atirar" + R-73 com vetoramente de empuxo (outro ineditismo) realmente fariam dele um "F-16 Killer"; o problema era passar pelo radar do AWACS e depois pelo APG-68 do caça ianque - que podia usar o AMRAAM em toda a sua NEZ - para poder usar suas potencialidades superiores, fundamentalmente ligadas ao envelope e capacidade de disparo imediato, desde que o alvo ou fosse visível a olho nu ou estivesse de costas (IRST). Uma comparação assim me parece fazer muito mais sentido do que com o MiG-31 (sobre o qual EU criei um tópico altamente favorável mas sem os exageros do teu texto, que deixo de citar), que é tudo menos um caça multifunção, o que certamente será o PAK. Sobre este, QED, minha opinião de mantém: caso entre de fato em serviço ativo, será mui provavelmente um meio-termo entre caças como F-22/F-35 e os 4,5G atuais. E isso se conseguirem concluir o AESA & outros quetales...
1) Tulio, se você tirar algumas horas e pesquisar mais a fundo sobre o Pak-Fa e também sobre o F-22, verá que o caça russo supera o americano em quase tudo. Exceção apenas a furtividade, que é informação classificada e dita por alguns analistas que é superior no caça americano.

O caça russo não é apenas melhor em aceleração e manobrabilidade.
Seus sistemas e Sensores são mais avançados que os do Raptor.

O radar que é o principal sensor já diz muito. O Raptor possui um radar AESA de banda X com limite de 60 graus para cada lado.
O radar do Pak-Fa é um SISTEMA DE RADARES operando em 2 Bandas todos AESA, composto por 5 ou 6 radares.
Cobrindo um angulo em azimute BEM SUPERIOR ao do F-22.

É de conhecimento que os caças de 5a geração são otimizados para serem furtivos contra radares operando na Banda X.
Radares de menor banda possuem menor capacidade para guiar misseis, pois possuem menor precisão. Mas possuem MAIOR capacidade para detectar alvos furtivos.
O Pak-Fa possui 2 radares AESA banda L para esta função.

Ou seja, quem detecta quem primeiro.
O F-22 com um radar banda X tentando detectar o furtivo Pak-Fa.
Ou o Pak-Fa com 5 radares AESA banda X e BANDA L tentando detectar o mais furtivo F-22
???

O F-22
NÃO possui IRST.
NÃO possui HMD.
NÃO consegue se comunicar via datalink com outras aeronaves
NÃO conseguia usar o AIM-9X, apenas o M. etc.

Está em constante atualização. Creio que já operam o AIM-9X e estão resolvendo os problemas de datalink.
Mas acho que ainda não está pronto.
IRST e HMD acho que pode aparecer após 2020.
Por enquanto NÃO possui.

Portanto, não é apenas uma questão de envelope de vôo, os sensores do Pak-Fa são mais modernos que os do Raptor em alguns casos.
Em outros, o Raptor simplesmente NÃO possui os sensores para comparar...


2) Fez uma ótima análise cupincha.

Mas lembre-se a URSS não fornecia as mesmas capacidades para EXPORTAÇÃO.

Os caças da URSS sempre foram melhor equipados.

That said, one must be aware that Germany inherited the export version of the earliest model MiG-29A, which was inferior to the Soviet MiG-29A, e.g. they are lacking the Lazlo data link and the SRO IFF transponders.

Ou seja, o MiG-29 alemão era INFERIOR ao MiG-29 soviético ORIGINAL.
MiG-29 9.12 para a União Soviética e MiG-29 9.12A para a Alemanha.

Mas em 1990, após a queda do muro de berlim e a reunificação da Alemanha, a URSS possuía versões AINDA MELHORES do MiG-29.

O MiG-29 9.13

Veja:
MiG-29 (Factory index 9.12A; ‘Fulcrum-A’)
Version lacking nuclear weapon delivery system, and with OEPrNK-29E electro-optical complex and downgraded IFF, for non-Soviet Warsaw Pact air forces. RLPK-29E (N-019E or N-019EA ‘Rubin’) radar may also have lacked two modes, giving total of only three. Produced between 1988 and 1991 for Bulgaria, Czechoslovakia, East Germany, Poland and Romania. Most modified to virtual 9.12B configuration (with removal of datalink and IFF) on break-up of USSR and Warsaw Pact.



3) Sobre MiG-31 estou sem tempo, mas rapidamente digo o seguinte:

Foi construído desde origem para voar em regime SUPERSÔNICO POR LONGOS PERÍODOS.

Possui potência de 31.000 kg/F contra 32.000 kg/F do F-22.

Sobre o F-22 digo o Mission 1 nos requerimentos do caça:

Capacidade de raio de ação de 758 km, voando 573 km a Mach 0,9 e 185 km em Mach 1,67.

Ou seja, ele realiza uma missão de interdição com 758 km de RAIO (ida e volta), mas apenas PARTE em voo de SUPERCRUSEIRO.

Os dados sobre MiG-31 são capaz de voar acima de mach 1 SEM uso de pós-combustores.
Não sei a velocidade exata e por quanto tempo.
Mas a capacidade mais fantástica é:

Missão com 720 km de RAIO (ida e volta), voando na velocidade de supercruseiro de 2.500 km/h ou Mach 2,35.
Durante TODO o vôo. Ele fica cerca de 30 minutos voando nesta velocidade.

SUPERCRUISE = capacidade de voar acima da velocidade do som com armamentos e por LONGOS PERÍODOS.
Voar acima de Mach 1 por alguns segundos ou poucos minutos ou REDUZINDO DE FORMA SIGNIFICATIVA o alcance da aeronave é o supercruise FAKE que mais de 30 caças conseguem fazer.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3829 Mensagem por Penguin » Dom Jul 30, 2017 10:49 pm

Com relação ao F22, o seu radar AESA tem sido testado e melhorado há mais de 15 anos.
O PAK terá algum dia um radar AESA operacional. Será o 1o radar AESA da Rússia. Terá que ser testado e melhorado.

Usar radar contra um caça stealth como o F-22, equipado com sistema como o ALR-94 com mais de 30 antenas embutidas na fuselagem não me parece ser uma boa ideia. Ao ALR-94 é imputado a capacidade de localizar, traquear e até guiar armas utilizando as emissões do caça inimigo.

O F22 possui um data link LPI, o IFDL, para se comunicar com outros F22. Ele possui o Link16 mas apenas para receber infos, uma vez que se emitir com esse data link pode ser localizado. Há tb o casulo Talon HATE que permite que o F-15 se comunique com o IFDL.
Imagem
Há soluções sendo desenvolvidas e testadas.

Qt ao MIG-31, no site do fabricante não há nenhuma menção à capacidade de supercruise. Assim como o MIg-25, esse caça pode manter altas velocidade supersônica por um tempo considerável, mas usando pós-combustão.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3830 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 31, 2017 12:45 am

O F-22 é um sistema de armas que já foi provado e comprovado em dezenas de operações, simuladas e de combate, mundo afora. Por enquanto é o ÚNICO caça de 5ª geração totalmente operacional, pelo desempenho que já mostrou, é de longe o mais letal avião de combate que já levantou voo! Não tenho dúvidas de que o Pak Fa será um dos melhores caças (quando estiver operacional) de sua geração, mas querer argumentar que será superior ao F-22 usando teorias e achismos não passa de pura masturbação mental!

Lembrando que muito das capacidades do F-22 ainda são mantidas em segredo. É um sistema tão caro de adquirir, manter e operar, que até uma potência milita e econômica como os EUA (que nunca foi de economizar dinheiro nessa área) não conseguiu adquiri-lo em quantidade para substituir o F-15!




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3831 Mensagem por Penguin » Seg Jul 31, 2017 1:50 am

henriquejr escreveu:O F-22 é um sistema de armas que já foi provado e comprovado em dezenas de operações, simuladas e de combate, mundo afora. Por enquanto é o ÚNICO caça de 5ª geração totalmente operacional, pelo desempenho que já mostrou, é de longe o mais letal avião de combate que já levantou voo! Não tenho dúvidas de que o Pak Fa será um dos melhores caças (quando estiver operacional) de sua geração, mas querer argumentar que será superior ao F-22 usando teorias e achismos não passa de pura masturbação mental!

Lembrando que muito das capacidades do F-22 ainda são mantidas em segredo. É um sistema tão caro de adquirir, manter e operar, que até uma potência milita e econômica como os EUA (que nunca foi de economizar dinheiro nessa área) não conseguiu adquiri-lo em quantidade para substituir o F-15!
Em termos de sistemas, o componente mais caro e complexo dele eh justo o AN/ALR-94.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3832 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jul 31, 2017 3:47 am

Penguin escreveu:Em termos de sistemas, o componente mais caro e complexo dele eh justo o AN/ALR-94.
Há um certo exagero nessa afirmação, ainda mais assim, tirada do contexto.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3833 Mensagem por Penguin » Seg Jul 31, 2017 8:19 am

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu:Em termos de sistemas, o componente mais caro e complexo dele eh justo o AN/ALR-94.
Há um certo exagero nessa afirmação, ainda mais assim, tirada do contexto.
Nem tanto...
Tom Burbage, Lockheed Martin Aeronautical Systems' F-22 program vice president, described the Sanders-built F-22 EW suite as "the most technically complex piece of equipment on the most sophisticated aircraft ever conceived."
https://www.aerospaceonline.com/doc/san ... o-the-0001




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3834 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 31, 2017 10:58 am

Penguin escreveu:Com relação ao F22, o seu radar AESA tem sido testado e melhorado há mais de 15 anos.
O PAK terá algum dia um radar AESA operacional. Será o 1o radar AESA da Rússia. Terá que ser testado e melhorado.

Usar radar contra um caça stealth como o F-22, equipado com sistema como o ALR-94 com mais de 30 antenas embutidas na fuselagem não me parece ser uma boa ideia. Ao ALR-94 é imputado a capacidade de localizar, traquear e até guiar armas utilizando as emissões do caça inimigo.

O F22 possui um data link LPI, o IFDL, para se comunicar com outros F22. Ele possui o Link16 mas apenas para receber infos, uma vez que se emitir com esse data link pode ser localizado. Há tb o casulo Talon HATE que permite que o F-15 se comunique com o IFDL.
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Há soluções sendo desenvolvidas e testadas.

Qt ao MIG-31, no site do fabricante não há nenhuma menção à capacidade de supercruise. Assim como o MIg-25, esse caça pode manter altas velocidade supersônica por um tempo considerável, mas usando pós-combustão.

Sim, o F-22 é fantástico. Não discordo de nada.
Mas os russos também possuem muita tecnologia e o PAK-FA virá com 2 DÉCADAS de evoluções.

Os russos colocaram algo melhor que o ALR-94 no Pak-Fa?
Não sei. Quem sabe não poderá dizer. Quem não sabe pode falar qualquer besteira.

Mas algumas coisas MENOS secretas já foram divulgadas.

O APG-77 do F-22 é brutal, alcance descomunal, etc. Mas é um único radar em banda X com limitação de 60 graus em azimute.
O PAK-FA terá um SISTEMA DE RADARES composto por 6 radares AESA, sendo 4 operando na banda X e 2 operando na banda L (mais capaz contra alvos FURTIVOS), cobrindo 360 graus.

O radar principal no nariz da aeronave tem mais de 1.500 módulos e capacidade de + de 400 km de detecção. Portanto, muito similar ao APG-77 do Raptor.

O SISTEMA DE RADARES é composto assim:

Sh121 multifunctional integrated radio electronic system (MIRES)
- Byelka radar
- N036-1-01: Frontal X-band active electronically scanned array (AESA) radar
- N036B-1-01: Cheek X-band AESA radars for increased angular coverage
- N036L-1-01: Slat L-band arrays for IFF
- L402 Himalayas electronic countermeasure suite

Sobre outros sensores o PAK-FA terá tudo isso:

101KS Atoll electro-optical targeting system
- 101KS-O: Laser Directional Infrared Counter Measures
- 101KS-V: Infra-red search and track
- 101KS-U: Ultraviolet missile approach warning system
- 101KS-N: Targeting pod




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3835 Mensagem por Arariboia » Seg Jul 31, 2017 11:10 am

Matéria sobre o PAK-FA

http://bmpd.livejournal.com/2760067.html

Imagem

É único lugar a reportar... vamos ver se aparece em outros




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3836 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 31, 2017 2:59 pm

Arariboia escreveu:Matéria sobre o PAK-FA

http://bmpd.livejournal.com/2760067.html

Imagem

É único lugar a reportar... vamos ver se aparece em outros
Su-57

Creio que seja uma referência ao F-22 e F-35, no sentido que um complementa o outro e o Su-57 seja capaz de fazer o que OS DOIS caças americanos fazem em conjunto.

22 + 35 = 57

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3837 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 01, 2017 6:47 pm

Indo-Russian Gen-5 fighter gets green light; experts find “no conflict with indigenous AMCA fighter”

By Ajai Shukla
Business Standard, 31st July 17


The decks are clear for the ministry of defence (MoD) to sanction the long-delayed Indo-Russian project to jointly develop a cutting-edge “Fifth Generation Fighter Aircraft” (FGFA).

Business Standard learns that an Experts Group, headed by Air Marshal (Retired) S Varthaman, has submitted a report on July 7, finding that the FGFA project would be beneficial to India.

After MoD bureaucrats objected to the FGFA project on the grounds that it might duplicate, or hinder, the indigenous Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), former defence minister Manohar Parrikar set up the five-person Experts Committee to consider this question.

After deliberating for six months, the Expert Committee has ruled there are no conflict lines between the FGFA and AMCA. In fact, the technological expertise that Indian engineers and designers would gain from working with Russian experts would feed positively into the AMCA project.

Meanwhile, the Defence R&D Organisation, through its subordinate Aeronautical Development Agency, can continue designing the entirely indigenous AMCA – based on its experience in developing the Tejas light fighter.

New Delhi and Moscow signed an Inter-Governmental Agreement (IGA) a decade ago, in October 2007 for Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) to partner Russia’s Sukhoi Design Bureau in developing and manufacturing the FGFA. Between 2010-13, HAL and Sukhoi spent $295 million each on a “Preliminary Design” phase.

Now, the two sides are required to sign an “R&D Contract”, which the MoD told parliament on July 5, 2013, would “define the total scope; the work share and responsibilities of each side; and the financial implications of the programme.”

Reliable sources tell Business Standard that India and Russia have negotiated a draft R&D Contract, which commits both sides to spending $6.1 billion on the project –$3.05 billion each.

While India has dragged its heels for a decade since signing the IGA, Sukhoi Design Bureau has already designed the basic flying platform, named Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii, or “Prospective Airborne Complex of Frontline Aviation” (PAK-FA).

At least six PAK-FA prototypes are already participating in flight-testing and flying displays, such as at the recent Paris Air Show. The draft R&D Contract commits Sukhoi to build the eighth, ninth and tenth prototypes for flight-testing in HAL, by Indian Air Force (IAF) pilots.

That means that, if the R&D Contract is signed this year, IAF pilots could be testing FGFA prototypes in Indian skies by 2020.

HAL chief, T Suvarna Raju, declined to comment on the Experts Group report, but told Business Standard that an early conclusion of the R&D Contract would allow HAL to play an important role in developing the PAK-FA flying platform into a combat effective FGFA for the IAF.

“If we join now, we will still get a significant part of the work share, thanks to delays in the PAK-FA project. HAL would co-design the avionics, including navigation systems, radars and weapon aiming devices. This is the heart of the fighter’s combat ability”, says Raju.

Delays in the PAK-FA’s development are attributable partly to hitches in designing a new, powerful engine that would let the fighter “super-cruise”, or travel at supersonic speeds on “dry thrust”, without engaging its fuel-guzzling afterburners. While engine-maker NPO Saturn has struggled to perfect a secretive new engine, dubbed the Izdeliye 30, the PAK-FA has been flying with the relatively underpowered AL-41FI engine – an uprated version of the Sukhoi-30MKI’s AL-31 engine.

However, at the Paris Air Show in July, Russian designers have claimed that the PAK-FA’s new engine would be ready to fly by December.

For the IAF, the FGFA project opens up the assured development of heavy fighters that will succeed the Sukhoi-30MKI, many of which have already completed 15-17 years in operational service. In the medium fighter category, the IAF would have two Rafale squadrons, possibly three if a follow up contract is signed for an extra squadron; and also three upgraded Mirage-2000 squadrons. In the light fighter category, there will be four squadrons of Tejas Mark 1A, and another light fighter for which procurement has been initiated. Amongst the contenders are the Swedish Saab Gripen E, and Lockheed Martin’s F-16 Block 70.

The FGFA is equally crucial for HAL’s Nashik plant, which is now building the last 35 Sukhoi-30MKI fighters of the 272 fighters contracted by the IAF. At a build rate of 12 fighters per year, the Sukhoi-30MKI production line will be idle by 2020. It remains unclear how many FGFA units the IAF will eventually buy, but for HAL Nashik, a production order is essential.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3838 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 01, 2017 11:27 pm

meu inglês é do tempo do ronca. o que o texto diz afinal, em resumo?

abs




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3839 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 02, 2017 12:16 am

FCarvalho escreveu:meu inglês é do tempo do ronca. o que o texto diz afinal, em resumo?

abs
Basicamente, a Índia deu luz verde para o projeto FGFA, a versão indiana do PAK-FA.




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Re: PAK FA - VOOU!!!

#3840 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Ago 02, 2017 10:51 am

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu:Com relação ao F22, o seu radar AESA tem sido testado e melhorado há mais de 15 anos.
O PAK terá algum dia um radar AESA operacional. Será o 1o radar AESA da Rússia. Terá que ser testado e melhorado.

Usar radar contra um caça stealth como o F-22, equipado com sistema como o ALR-94 com mais de 30 antenas embutidas na fuselagem não me parece ser uma boa ideia. Ao ALR-94 é imputado a capacidade de localizar, traquear e até guiar armas utilizando as emissões do caça inimigo.

O F22 possui um data link LPI, o IFDL, para se comunicar com outros F22. Ele possui o Link16 mas apenas para receber infos, uma vez que se emitir com esse data link pode ser localizado. Há tb o casulo Talon HATE que permite que o F-15 se comunique com o IFDL.
Imagem
Há soluções sendo desenvolvidas e testadas.

Qt ao MIG-31, no site do fabricante não há nenhuma menção à capacidade de supercruise. Assim como o MIg-25, esse caça pode manter altas velocidade supersônica por um tempo considerável, mas usando pós-combustão.

Sim, o F-22 é fantástico. Não discordo de nada.
Mas os russos também possuem muita tecnologia e o PAK-FA virá com 2 DÉCADAS de evoluções.

Os russos colocaram algo melhor que o ALR-94 no Pak-Fa?
Não sei. Quem sabe não poderá dizer. Quem não sabe pode falar qualquer besteira.

Mas algumas coisas MENOS secretas já foram divulgadas.

O APG-77 do F-22 é brutal, alcance descomunal, etc. Mas é um único radar em banda X com limitação de 60 graus em azimute.
O PAK-FA terá um SISTEMA DE RADARES composto por 6 radares AESA, sendo 4 operando na banda X e 2 operando na banda L (mais capaz contra alvos FURTIVOS), cobrindo 360 graus.

O radar principal no nariz da aeronave tem mais de 1.500 módulos e capacidade de + de 400 km de detecção. Portanto, muito similar ao APG-77 do Raptor.

O SISTEMA DE RADARES é composto assim:

Sh121 multifunctional integrated radio electronic system (MIRES)
- Byelka radar
- N036-1-01: Frontal X-band active electronically scanned array (AESA) radar
- N036B-1-01: Cheek X-band AESA radars for increased angular coverage
- N036L-1-01: Slat L-band arrays for IFF
- L402 Himalayas electronic countermeasure suite

Sobre outros sensores o PAK-FA terá tudo isso:

101KS Atoll electro-optical targeting system
- 101KS-O: Laser Directional Infrared Counter Measures
- 101KS-V: Infra-red search and track
- 101KS-U: Ultraviolet missile approach warning system
- 101KS-N: Targeting pod
Radar banda L não consegue determinar a posição do alvo, muito menos trancar um missel nele, com uma antena daquele tamanho e em movimento, pior ainda. Não sabemos ainda o que os russos pretendem com aquela arquitetura, mas nenhuma tecnologia de processamento e fusão de dados será capaz de suplantar a física do espectro eletromagnético, o máximo que aquilo pode fazer é um chute calibrado.




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