O 1o caça operacional do mundo com radar AESA foi o japonês F-2 em 1995.Luís Henrique escreveu:Penguin escreveu: O F-22 vem passando por constantes upgrades. Não se engane.
Antes, o radar AESA do PAK precisa estar operacional.
Aliás, até presente data, não há radar AESA operacional em caça na FA da Rússia. Isso representa uns 20 anos de atraso em relação aos EUA.
Mas você concorda que em 2020 ou por volta disso, o Pak-Fa estará OPERACIONAL e ai quem estará atrasado será o F-22?
Os EUA farão várias modernizações para equiparar e provavelmente irão lançar uma NOVA aeronave que provavelmente será 'chamada' de 6a geração.
Mas até o lançamento estarão 'atrasados'.
Ai, em seguida a Rússia vai modernizar o Pak-Fa para equiparar com o novo '6a geração' americano e desenvolverá um outro caça NOVO de 6a geração.
É uma corrida, ora 1 esta na frente, ora outro.
Analise comigo um pouco de informações sobre o MiG-31
Primeiro vôo em 1975.
Entrou em serviço em 1981.
1º caça do mundo equipado com um RADAR DE VARREDURA ELETRÔNICA, todos os outros utilizavam radares MECÂNICOS.
Apenas em 2001 (20 ANOS DEPOIS), a França se tornou o segundo país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o Rafale.
Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o terceiro país a introduzir um caça com radar de varredura eletrônica, o F-22, porém com matriz ATIVA.
Portanto, o primeiro a usar um radar AESA.
Durante 20 ou 24 anos, QUEM estava atrasado???
Voltando ao MiG-31
1º caça do mundo capaz a quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores
1º caça do mundo capaz de manter SUPERCRUISE EFETIVO
Apenas em 2005 (24 ANOS DEPOIS), os EUA se tornaram o segundo país a introduzir um caça capaz de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capaz de SUPERCRUISE EFETIVO.
Até HOJE 2017, só existem DOIS CAÇAS NO MUNDO, operacionais, capazes de quebrar a barreira do som SEM USO de pós-combustores e capazes de manter SUPERCRUISE EFETIVO por longos períodos. MiG-31 (1981) e F-22 (2005).
eurofighter, rafale, gripen ng e até su-35 conseguem manter supercruise LIMITADO. Ou por curto período de tempo, ou com pouco combustível ou com pouco armamento ou com velocidades bem próximas de mach 1.
Quem estava atrasado nesses 24 anos de diferença, até chegar o F-22???
Um pouco sobre o míssil de curto alcance R-73 russo.
Operacional em 1984. Primeiro míssil ar-ar de curto alcance com alta capacidade off-boresight.
Os EUA introduziram o AIM-9X em 2003.
Quem estava atrasado durante 19 anos???
O 2o foi o F-15C baseados no Alaska em 2000.
O 3o foi o F-16 B60 em 2003 dos EAU.
Obs.: Para não falar do F-22.
Quanto ao MIG-31, nenhuma referência dessa capacidade (supercruise) no site do fabricante: http://www.migavia.ru/index.php/en/prod ... mitstart=0
Quanto a radares PESA, o B-1 possui um radar PESA desde que entrou em operação no início da década de 80.
A questão Luis, é que a tecnologia PESA era um beco sem saída tecnológico. Sem futuro.The AN/APQ-164 also functions as a high resolution Synthetic Aperture Radar (SAR) for navigation and targeting nuclear and strategic weapons in all weather conditions. The radar can be modified with a Multitarget Track (MTT) software mode for Advanced Medium Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) deployment. This radar system was the first ever, passive element phased array with a beam steering controller and a real time processor that allowed simultaneous Scanning Aperture Radar (SAR) and Terrain Following (TF) imagery. The APQ-164 was first flown on a B-52 in 1977. The HELRATS system was used to simultaneously track two missiles and then feed the signal via fiber-optic cable to a system that used the data for targeting.