A maneira que surgiu na mídia que foi como eu disse.juarez castro escreveu:Não LH, não foi assim. foi exatamente da maneira como o nauta postou. a opção da Fremm italiana era a opção da ala dos miquinhos amestrados da MB, tutelados pelo advogado de porta de cadeia de Sta Maria, que intermediaria toda a propina para o comandante máximo da ORCRIM.Luís Henrique escreveu:
A notícia sobre a preferência do almirantado pelas Meko 600 é Posterior ao possível negócio com os italianos.
Primeiro foi divulgado o acordo com os italianos, e PARECE que a MB aceitou.
O maior diferencial era o CUSTO, muito competitivo da FREMM italiana.
Depois que o Lula adotou o Batisti, ele se irritou com os italianos e a parceria estratégica não deu frutos.
DEPOIS as propostas foram aprofundadas. Antes era dito que a Alemanha podia oferecer a F124 ou a F125.
Depois foi aprofundado e surgiu a Meko 600.
Nesta época que foi noticiado que a MB, após estudos DECIDIU por esta classe.
Mas, claro, precisava do aval do poder público, que poderia decidir por OUTRA opção por questões políticas.
Não foi assim? Por favor, me corrijam se eu estou falando besteira.
Mas me recordo dos fatos desta forma...
Aí entrou a questão do Battisti que graças a Deus embolou o meio de campo e nós pela graça de Deus nos livramos de mais um projeto Eurobambi, feito de papel, com custos de aquisição e operação impagáveis.
g abraço
Primeiro apareceu na mídia a possibilidade do negócio com a Itália.
Na época, não me recordo de ter ouvido nada sobre Meko 600.
Eles falavam que a Alemanha poderia fornecer a F-124 ou a F-125.
DEPOIS que saiu na mídia sobre a Meko 600 e a preferência da MB por este modelo.
Sobre custos tenho algumas ressalvas:
1) A F-124 alemã custou e$ 700 mi CADA com contrato assinado em 1996.
A FREMM italiana custou e$ 580 mi CADA com contrato assinado em 2005.
Ou seja, 1 década depois, com a inflação de 1 década, a FREMM italiana saiu MAIS BARATA que a F-124.
Na época foi divulgado que o que mais gostaram da proposta italiana foi o CUSTO.
Pouco mais de U$ 500 mi por FREMM.
Também saiu na mídia que uma F-124 nova custaria em torno de U$ 1 bi.
Outra coisa importante é que em 2022 existirão 20 FREMM OPERACIONAIS.
10 Italianas, 8 Francesas e 2 exportadas para Marrocos e Egito.
Ao passo que existem apenas 3 F-124 na marinha alemã.
Diante de tudo isso, digo que até acredito que a F-124 seja melhor que a FREMM italiana, mas tenho muitas ressalvas em relação aos custos que você mencionou.
Se não sairmos dos mercados tradicionais EUA/Europa, acho difícil encontrar algo equivalente e mais barato que a FREMM Italiana.