Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6549 vezes
Agradeceram: 6913 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15151 Mensagem por Túlio » Seg Jul 10, 2017 2:58 pm

Penguin escreveu: Luís,

Discordo totalmente de vc nessa questão.

A MB viajou na maionese e se deu mal.
Na época fui um crítico desse planejamento por não haver nenhum fato que o sustentasse financeiramente.
A MB não previu de onde viriam os recursos para um plano tão ambicioso e um prazo relativamente curto.
Planejamento sem levar em conta isso é no mínimo um planejamento falho.

[]s

Totalmente de acordo, :twisted: USAntiago :twisted: .

Ainda estamos por saber quem tomou mais no zóio, se a MB ou o EB, ambos confiando em charla fiada de politiqueiro para seus Programas de reequipamento, enquanto a "maldita e incompetente" FAB ia à Mineira, "amarrando" seus dois principais Programas (KC-390 e Gripen) com tanta força que já faz tempo que passaram do point of no return.

MB amargando as vésperas do APAGÃO DE ESCOLTAS, EB recebendo Guarani (só as versões básicas, ou seja, "pelada", com Platt, REMAX e UT-30) a conta-gotas (no ritmo atual vai levar no mínimo uns 35 anos para chegar ao número inicial de 2.044, supostamente o necessário para que toda a Inf Mtz virasse Mec), é INCOMPETÊNCIA a mais não poder.

Feliz é o nosso amigo CMG véio (Marino), que parou de postar entre nós faz tempo. Se ainda estivesse aqui, ia ter que explicar tanto quote de seus posts que não ia ser mole... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#15152 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 10, 2017 3:44 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Cara, para de colocar a culpa na MB.

Que porcaria de argumento.

Eu gostaria que as 3 forças fizessem O MESMO.

Mostrassem seus planos de acordo como ENXERGAM a grandeza do Brasil.
E não de acordo como nossos políticos enxergam.

Tinham que anunciar em todas as mídias que os requerimentos são ESSES.
E os políticos entregam ISSO, ESSA MISÉRIA.

Não tem nada de exagero o Brasil possuir 30 navios escoltas, 2 Naes médios, 48 caças, 15 ssk e 6 sna.
DEVERIA SER ASSIM.

Acabei de mostrar o exemplo da Itália, e eles terão uma frota MUITO PARECIDA com o que a MB pretendia, com exceção dos submarinos.
Isso porque o Brasil é MUITO maior, possui o TRIPLO da população e PIB 50% maior que o italiano.
Luís,

Na época fui um crítico desse planejamento por não haver nenhum fato que o sustentasse financeiramente.
A MB não previu de onde viriam os recursos para um plano tão ambicioso e um prazo relativamente curto.
30 escoltas, 2 PA, 48 caças, 15 SBR, 6 SNBR, 2 Esquadras, Sisgaaz etc etc.
Tudo isso em 20 anos e sem apontar uma fonte sustentável de financiamento.

http://www.naval.com.br/blog/2011/01/28 ... -do-paemb/

[]s
1) a MB não diz de onde virá o dinheiro. Quem diz é o Governo Federal.
Se o Governo Federal diz para o Comandante da Marinha: Faça um planejamento e me diga o que a Marinha do Brasil precisa REALMENTE, pois estamos crescendo, o Brasil está se tornando uma grande potência, e queremos um lugar no CS da ONU.
O Comandante da Marinha do Brasil pergunta: Qual valor nós temos? O Presidente diz o valor ou diz que pode pedir o que a MB achar compatível com as necessidade porque o país está se transformando em uma potência e é desejo político investir mais pesado na MB.

Qual a culpa do comandante da MB e do Almirantado?

2) Não acho que o prazo foi curto demais.
Até achei MUITO LONGO esse prazo.

Vejamos:

Navios Escoltas: 2010 à 2034 (são 24 anos)
Submarinos Convencionais: 2010 à 2037 (são 27 anos)
Submarinos Nucleares: 2010 à 2047 (são 37 anos)
Navios Aeródromos: 2010 à 2032 (são 22 anos)

Você acha POUCO tempo 22 anos para produzir APENAS 2 navio aeródromos médios?
Você acha POUCO tempo 37 anos para produzir 6 submarinos nucleares?

Respeito sua opinião mas discordo totalmente.
A MB não tem que apontar de onde vem o dinheiro. O GF diz o valor que PODE, ou melhor, QUE QUER PAGAR.
Ou pode solicitar um planejamento de meios sem estabelecer valores e dizer que conseguirá os valores.

Veja, entre 2010 e 2030 seriam investidos U$ 68 bi.

Isso da cerca de U$ 3,4 bi POR ANO.

Isso SEM FALAR em financiamentos que poderiam aumentar expressivamente o número de ANOS, reduzindo o valor anual.

No TOTAL o PAEMB previa U$ 84 bi, mas com MOLDURA TEMPORAL ATÉ 2047.
Ou seja, 37 anos, o que daria U$ 2,27 bi POR ANO.

Para o Governo Federal que arrecada cerca de R$ 1,5 TRILHÃO por ano, U$ 2,2 BI ou U$ 3,4 BI é dinheiro de pinga.
Só precisa ter VONTADE política.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6549 vezes
Agradeceram: 6913 vezes
Contato:

#15153 Mensagem por Túlio » Seg Jul 10, 2017 3:53 pm

Luís Henrique escreveu: Só precisa ter VONTADE política.
O que por aqui é mais raro que água no deserto do Saara. Como disse em meu post anterior, esperta foi A FAB, que evadiu da POLITICALHA!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#15154 Mensagem por juarez castro » Seg Jul 10, 2017 6:00 pm

Luís Henrique escreveu:

[]s

LH, suponhamos que eu chegue para ti e diga:

Constrói uma casa para ti. E tu pergunta para mim:

De que tamanho Juarez?

Do tamanho que tu achar melhor.

Aí tu contrata arquiteto, engenheiro civil, empreiteiro e projeta uma casa. de 1500 m/2.

Antes de começar, tu não iria me perguntar se eu teria dinheiro para bancar o custo da construção da tua casa, ou tu irias mandar construir sem saber se haveria $$$$$???

Se o Governo Federal diz para o Comandante da Marinha: Faça um planejamento e me diga o que a Marinha do Brasil precisa REALMENTE, pois estamos crescendo, o Brasil está se tornando uma grande potência, e queremos um lugar no CS da ONU.
O Comandante da Marinha do Brasil pergunta: Qual valor nós temos? O Presidente diz o valor ou diz que pode pedir o que a MB achar compatível com as necessidade porque o país está se transformando em uma potência e é desejo político investir mais pesado na MB.

E na tua visão, um CM com uma vida de MB, curso EM, curso EGN, acredita que num passe de mágica, se abrirão as portas de esperança, e ainda acredita, no comandante máximo da ORCRIM, ou tu achas que ele não tinha a ficha dele a mais tempo???
LH, eu sei que tu não tem maldade nas afirmações, tu foste apenas mais dos abduzidos pelo "sujeito que se achava o dono da MB, um cafajeste, um canalha, um charlatão, que eu e outros aqui avisamos que o caminho trilhado pela MB na adm Imperador ia terminar aonde terminou, na quase inoperabilidade da esquadra, mas evidentemente nós éramos lambe botas, pessoas de "pouca fé", traidores da causa, e demais baboseiras que eu tive que ler por aqui, mas ai Lh, veio o TEMPO, senhor de todas as verdades.

Toda, pois foram coniventes que as megalomanias e a roubalheiras promovidas pela ORCRIM e seus mandatários, se curvaram diante de uma dos maiores assaltos aos cofres públicos desta nação e ainda acreditaram BOVINAMENTE que a Roubencrecht foi uma escolha técnica da DCNS sem mesmo jamais ter construído um escaler sequer.

Sim, provavelmente na tua abdução foram introduzidas as famosas técnicas francos russas de tecnologias de desenvolvimento de projetos "plug and play" nunca antes vistas na face da terra.

Vejamos:

A MB não tem que apontar de onde vem o dinheiro. O GF diz o valor que PODE, ou melhor, QUE QUER PAGAR.
Ou pode solicitar um planejamento de meios sem estabelecer valores e dizer que conseguirá os valores.

Isso SEM FALAR em financiamentos que poderiam aumentar expressivamente o número de ANOS, reduzindo o valor anual.

Para o Governo Federal que arrecada cerca de R$ 1,5 TRILHÃO por ano, U$ 2,2 BI ou U$ 3,4 BI é dinheiro de pinga.

Luiz Henrique, ter, comprar ou modernizar não significa que vá se poder manter e operar, aprende.

G abraço

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2748 vezes
Agradeceram: 1123 vezes

#15155 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jul 10, 2017 6:08 pm

A questão também não é só ter vontade política, e sim, é necessário ter tudo isso?

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#15156 Mensagem por Penguin » Seg Jul 10, 2017 6:14 pm

Luís Henrique escreveu:

[]s

Eu não posso crer que algum planejamento sério seja feito dessa forma.

Se foi feito dessa forma, foi no mínimo ingenuidade da MB ou excesso de fé. Fé demais...

O prazo para execução do PEAMB era até 2030, subdividido em ações de curto prazo (2010-2014), de médio prazo (2015-2022) e de longo prazo (2023-2030).

Ou seja, 20 anos.
Para tantas coisas grandiosas simultaneamente, isso era muito.
Mesmo com dinheiro jorrando sem parar para a Marinha, como nunca antes nesse país, esse plano não era factível.

Vejamos:

O plano era investir em 20 anos R$ 202 bilhões ou USD 84 bilhões: http://defesaeseguranca.com.br/wp-conte ... ez2012.pdf
Algo como R$10 bilhões por ano.

Mesmo nos anos áureos de Lula, nunca investimos esse valor anual nos 3 ramos das FA. Veja o slide 15 da apresentação abaixo:
http://www.dct.eb.mil.br/images/conteud ... UT2016.pdf

Será que alguém da MB não ficou curioso em perguntar a alguém do MPOG ou do MF de onde poderia vir esses recursos? Confiaram apenas no papo do presidente?

Sim arrecada tudo isso, mas gasta bem mais do que isso. Temos um DEFICIT que já beira os R$ 200 BILHÕES por ano. Tirar dinheiro de onde falta não é nada fácil. As 3 FAs são testemunhas.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#15157 Mensagem por JL » Seg Jul 10, 2017 10:41 pm

Túlio escreveu:

[]s

Ainda estamos por saber quem tomou mais no zóio, se a MB ou o EB, ambos confiando em charla fiada de politiqueiro para seus Programas de reequipamento, enquanto a "maldita e incompetente" FAB ia à Mineira, "amarrando" seus dois principais Programas (KC-390 e Gripen) com tanta força que já faz tempo que passaram do point of no return.

MB amargando as vésperas do APAGÃO DE ESCOLTAS, EB recebendo Guarani (só as versões básicas, ou seja, "pelada", com Platt, REMAX e UT-30) a conta-gotas (no ritmo atual vai levar no mínimo uns 35 anos para chegar ao número inicial de 2.044, supostamente o necessário para que toda a Inf Mtz virasse Mec), é INCOMPETÊNCIA a mais não poder.

Feliz é o nosso amigo CMG véio (Marino), que parou de postar entre nós faz tempo. Se ainda estivesse aqui, ia ter que explicar tanto quote de seus posts que não ia ser mole... :lol: :lol: :lol: :lol:
Falou tudo o problema são os nossos comandantes que não realizam o seu planejamento de acordo com a realidade nacional, sempre pensando em que haverão verbas e pensando na grandeza patriótica eles vão e fazem planos teóricos fantásticos e depois não tem nem como manter o básico. Mas simplesmente esquecem que falta de verbas é um problema crônico de décadas, ou melhor de séculos. Sabe em algum momento virão as escoltas sempre foi assim, em algum momento surge um navio usado de algum canto com um financiamento externo sei-lá. É uma repetição contínua da história, mega planos e improvisos.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#15158 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 11, 2017 9:08 am

Luís Henrique escreveu:Isso da cerca de U$ 3,4 bi POR ANO.
...
Obrigado, conseguiu me provar que o programa de reaparelhamento da marinha era a maior viagem com apenas duas cifras.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15159 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 12:15 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu:Acabei de mostrar o exemplo da Itália, e eles terão uma frota MUITO PARECIDA com o que a MB pretendia, com exceção dos submarinos.
Isso porque o Brasil é MUITO maior, possui o TRIPLO da população e PIB 50% maior que o italiano.
50% pelo critério PPP que vale para preços internos, o que não é representativo para os investimentos em equipamentos militares que são importandos (todo o recheio dos navios são importados). As importações são pagas em valores nominais e não em PPP.

Pelo critério nominal, que é o utilizado pelo Balanço de Pagamento do Brasil, o PIB da Itália é maior que o do Brasil em USD100bi. E a RpC e o IDH da Itália (por qq critério) são bem superiores aos do Brasil

Pelo critério PPP, o PIB da Nigéria é equivalente ao da Austrália. Dá para comparar as forças armadas de ambos? Pode-se dizer que a Nigéria é tão rica quanto à Austrália? Acho que não. A RpC e o IDH da Austrália devem ser muito superiores aos da Nigéria.

A Argentina possui um PIB PPP 2x superior ao de Cingapura. Dá para comparar suas Forças Armadas?
O PIB da Argentina (nominal e PPP) é similar ao de Taiwan. Dá para comparar as 2 economias e suas forças armadas?

Resumo: o PIB (nominal ou PPP) isoladamente não é garantia de capacidade de investimento nas FAs. Deve-se considerar também o ESTADO DAS FINANÇAS e DA ECONOMIA NACIONAL E DAS AMEAÇAS EXTERNAS.
Isso apenas demonstra nossa INCOMPETÊNCIA.

O PIB ppp demonstra com muito mais realidade a capacidade de produção de um país, para fins de comparação com os demais países.

E o Governo Federal arrecada IMPOSTOS baseado em tudo que é produzido no país.

Veja:

Em 2017 de Janeiro à Abril (4 meses), o Brasil arrecadou com impostos cerca de R$ 450 bi
A Itália no MESMO PERÍODO (4 meses), arrecadou com impostos cerca de e$ 134 bi

Eu entendo o que você diz sobre gastar mais do que ganha. Mas não estamos falando de fortunas para um país do tamanho do Brasil.
Talvez seja uma fortuna para uma pessoa, mas U$ 2,3 bi POR ANO do PEAMB COMPLETO, é pouco dinheiro para O PAÍS.

Uma pessoa que ganha R$ 1.500 reais por mês, mesmo que ele esteja apertado, mesmo que esteja com dívidas em vários bancos, ele PODE se realmente QUISER, comprar um chocolate de 7 REAIS. Apenas UM chocolatinho de 7 reais POR MÊS.
Ou em vez do chocolate, ele PODE comprar 2 garrafas de água de R$ 3,50 cada POR MÊS. Mesmo que o convênio médico esteja atrasado, mesmo que esteja devendo a escola do filho, ele PODE comprar UM chocolate ou 2 garrafas de água.
É exatamente A MESMA PROPORÇÃO o Governo Federal que arrecada R$ 1,5 TRI em impostos, fazer um investimento de U$ 2,3 bi POR ANO.

É MUITO MAIS uma questão de VONTADE POLÍTICA do que de falta de recursos.

Sobre IDH, você apenas utiliza os exemplos que te interessam.
Pega países horrivelmente mal administrados, FALIDOS como a Argentina.

Pegue a INDIA e a CHINA como exemplo.
Possuem IDH MUITO PIOR que a Itália.

Se você falar de um plano de reequipamento da Marinha no valor de U$ 84 bi para a Índia e a China em uma moldura temporal de 37 ANOS, eles vão RIR da sua cara.
A China deve investir isso em 2 ou 3 anos. E a Índia, no máximo em 10 anos.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15160 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 12:25 pm

Túlio escreveu:

[]s

Tulio, não concordo e te falo os motivos:

1) O Marino apenas falou das necessidades da MB. Daquilo que a MB precisa para proteger o Brasil. Aquilo que seria COMPATÍVEL com a grandeza do nosso país.
E acreditou que o Lula cumpriria o que prometeu e a MB teria um incremento significativo de capacidades, equipamentos, etc.
Que culpa ele tem se os políticos deram pra trás?

2) Sobre endeusar a FAB e bater nas outras 2 forças, não concordo com esta visão.
Afinal, POR MUITO POUCO a MB não conseguiu emplacar o PROSUPER com a Itália.
Se não fosse pelo Cesare Batisti acredito que teríamos fechado contrato.
E ai qual força estaria melhor?
A FAB com MEROS 36 Gripen ou a MB com PROSUB e PROSUPER?

A FAB fez a mesma coisa. Pediu caças NOVOS, não comprou F-16 do deserto. Fez exatamente o mesmo que a MB.
Só que o contrato saiu.
Talvez a maior afinidade dos Presidentes e políticos com a FAB devido aos vôos REGULARES em aeronaves da força, tenha lhe garantido alguma vantagem.

Quem estava MELHOR NA FITA em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012....... a FAB com o FX2 sendo ADIADO E ADIADO, ou a MB com o PROSUB contratado e EM ANDAMENTO???

Até parece que a FAB está uma maravilha. Um país continental como o nosso e MÍSEROS 36 caças foram contratados...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15161 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 12:27 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Só precisa ter VONTADE política.
O que por aqui é mais raro que água no deserto do Saara. Como disse em meu post anterior, esperta foi A FAB, que evadiu da POLITICALHA!
Poderia explicar melhor.

Não acredito que evadiu de nada.

TAMBÉM pediu caças NOVOS. Assim como fez a MB.

Recebeu MÍSEROS 36, porque a MB JÁ TINHA RECEBIDO O PROSUB.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15162 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 12:53 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: 1) a MB não diz de onde virá o dinheiro. Quem diz é o Governo Federal.

LH, suponhamos que eu chegue para ti e diga:

Constrói uma casa para ti. E tu pergunta para mim:

De que tamanho Juarez?

Do tamanho que tu achar melhor.

Aí tu contrata arquiteto, engenheiro civil, empreiteiro e projeta uma casa. de 1500 m/2.

Antes de começar, tu não iria me perguntar se eu teria dinheiro para bancar o custo da construção da tua casa, ou tu irias mandar construir sem saber se haveria $$$$$???

E na tua visão, um CM com uma vida de MB, curso EM, curso EGN, acredita que num passe de mágica, se abrirão as portas de esperança, e ainda acredita, no comandante máximo da ORCRIM, ou tu achas que ele não tinha a ficha dele a mais tempo???
LH, eu sei que tu não tem maldade nas afirmações, tu foste apenas mais dos abduzidos pelo "sujeito que se achava o dono da MB, um cafajeste, um canalha, um charlatão, que eu e outros aqui avisamos que o caminho trilhado pela MB na adm Imperador ia terminar aonde terminou, na quase inoperabilidade da esquadra, mas evidentemente nós éramos lambe botas, pessoas de "pouca fé", traidores da causa, e demais baboseiras que eu tive que ler por aqui, mas ai Lh, veio o TEMPO, senhor de todas as verdades.

Toda, pois foram coniventes que as megalomanias e a roubalheiras promovidas pela ORCRIM e seus mandatários, se curvaram diante de uma dos maiores assaltos aos cofres públicos desta nação e ainda acreditaram BOVINAMENTE que a Roubencrecht foi uma escolha técnica da DCNS sem mesmo jamais ter construído um escaler sequer.

Sim, provavelmente na tua abdução foram introduzidas as famosas técnicas francos russas de tecnologias de desenvolvimento de projetos "plug and play" nunca antes vistas na face da terra.

Vejamos:

Luiz Henrique, ter, comprar ou modernizar não significa que vá se poder manter e operar, aprende.

G abraço
1) É diferente. Se você fosse o meu CHEFE, dono da construtora, eu iria projetar a casa que você pediu.
Quem garante que não foi falado de FINANÇAS? A MB fez o plano e disse que custaria U$ 84 bi no período de 37 anos. Sendo U$ 68 bi, a maior parte, no período de 20 anos.
Se o CHEFE disse: Pode fazer o plano. O Comandante da MB e o Almirantado FIZERAM.
Depois disso, o plano não foi integralmente executado. Qual a culpa do CM e do Almirantado nisso????????
Temos que enforcar o Lula, os políticos, não os militares que fizeram o Plano que FOI PEDIDO.

2) E quando isso foi diferente Juarez? O Lula não cumpriu o plano. A MB ficou com 9 fragatas meia boca, 5 Corvetinhas..... E quando que nossa realidade foi muito melhor que isso?????
Fazer o plano PEAMB, não colocou a MB nessa situação. Até porque o plano não foi adiante, o dinheiro não foi para o ralo.
O que nos colocou nessa situação foram os SUCESSIVOS CORTES e CONTINGENCIAMENTOS.
Foram os POLÍTICOS e não o Almirantado.
Ah, mas se tivéssemos adquirido as 3 Type 23 que o Chile pegou, estaríamos melhores.... É esse o pensamento???
Na época tinha dinheiro para adquirir esses navios? Hoje, teríamos dinheiro para operá-los a contento? A MB estaria uma beleza só por causa disso?

3) Juarez, 37 anos para um investimento TOTAL de U$ 84 bi não é nada astronômico para um país do nosso tamanho.

A Inglaterra (que possui PIB MENOR que o nosso), possui um plano de Modernização Militar no valor de e$ 178 bi em uma moldura temporal de 10 ANOS.
A Rússia em 2010 anunciou um plano de Modernização Militar de U$ 640 bi em um período de 10 anos. (país com PIB equivalente ao nosso)

Isso porque esses países JÁ POSSUEM forças armadas poderosas e modernas.

Nós estamos MUITO LONGE. E U$ 84 bi em um período de 37 anos, não é nada astronômico.

4) Eu sei disso.
Se formos governados por GENTE SÉRIA, IDÔNEA, COM CARÁTER, nós temos TOTAL condições de implementar o PEAMB completo e de MANTER E OPERAR a contento.

Afinal, o plano levaria DÉCADAS para terminar, e lá em 2047 o Brasil tem tudo para estar no TOP 5 ou TOP 4 ficando atrás apenas de China, EUA e India. Rússia e Indonésia MUITO PRÓXIMO, Inglaterra e França BEM DISTANTES, BEM MENORES. (existem analistas econômicos, bancos, etc que fazem esse tipo de previsão).

Se a previsão se tornar realidade, o PEAMB iria ficar é PEQUENO.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15163 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 12:57 pm

J.Ricardo escreveu:A questão também não é só ter vontade política, e sim, é necessário ter tudo isso?
Sim. É necessário.

Não temos nenhum inimigo declarado. Temos que basear nosso poder militar na capacidade de EVITAR conflitos.
No poder de DISSUASÃO.

Para isso temos que ter capacidade para nos defender de países do 'NOSSO TAMANHO ECONÔMICO'.
E capacidade para tornar MUITO CUSTOSA uma investida de países 'MAIORES' do que nós.

O Mundo investe EM MÉDIA 2,3% do PIB nas forças armadas.

Os números do PEAMB da MB são MUITO parecidos com o que a Itália pretende possuir nos próximos anos.
Se a Itália terá isso, é muito importante para nossa capacidade de dissuasão que tenhamos, pelo menos, ALGO SEMELHANTE, já que temos PIB 50% maior que a Itália, território para proteger VÁRIAS VEZES maior, etc.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15164 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 1:02 pm

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: 1) a MB não diz de onde virá o dinheiro. Quem diz é o Governo Federal.

Eu não posso crer que algum planejamento sério seja feito dessa forma.

Se foi feito dessa forma, foi no mínimo ingenuidade da MB ou excesso de fé. Fé demais...

O prazo para execução do PEAMB era até 2030, subdividido em ações de curto prazo (2010-2014), de médio prazo (2015-2022) e de longo prazo (2023-2030).

Ou seja, 20 anos.
Para tantas coisas grandiosas simultaneamente, isso era muito.
Mesmo com dinheiro jorrando sem parar para a Marinha, como nunca antes nesse país, esse plano não era factível.

Vejamos:

O plano era investir em 20 anos R$ 202 bilhões ou USD 84 bilhões: http://defesaeseguranca.com.br/wp-conte ... ez2012.pdf
Algo como R$10 bilhões por ano.

Mesmo nos anos áureos de Lula, nunca investimos esse valor anual nos 3 ramos das FA. Veja o slide 15 da apresentação abaixo:
http://www.dct.eb.mil.br/images/conteud ... UT2016.pdf

Será que alguém da MB não ficou curioso em perguntar a alguém do MPOG ou do MF de onde poderia vir esses recursos? Confiaram apenas no papo do presidente?

Sim arrecada tudo isso, mas gasta bem mais do que isso. Temos um DEFICIT que já beira os R$ 200 BILHÕES por ano. Tirar dinheiro de onde falta não é nada fácil. As 3 FAs são testemunhas.
1) Você SABE se não foi falado de dinheiro???
Se o Cm e Almirantado disse para o Presidente (CHEFE), o valor será X. E o Presidente falou OK eu pago a conta.

2) Os U$ 84 bi estava INCLUSO todos os submarinos nucleares, com moldura temporal até 2047.
Entre 2010 e 2030 seriam investidos U$ 68 bi (U$ 3,4 bi por ano).
O restante, U$ 16 bi seriam pagos entre 2031 e 2047 (17 anos ao custo de U$ 900 mi)
No período TOTAL, seriam U$ 2,3 bi POR ANO.
Poderia ser até MENOS que isso, se fossem utilizados FINANCIAMENTOS DE LONGO PRAZO.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#15165 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 11, 2017 1:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Luís Henrique escreveu:Isso da cerca de U$ 3,4 bi POR ANO.
...
Obrigado, conseguiu me provar que o programa de reaparelhamento da marinha era a maior viagem com apenas duas cifras.
Você acha muito U$ 2,27 bi POR ANO para o completo reequipamento da Marinha do Brasil.
Um plano que geraria MILHARES E MILHARES de empregos. Surgiriam empresas de alta tecnologia. Poderia ajudar MUITO exportações. Produtos de alto valor agregado.
O plano SE PAGA sozinho. Só com os benefícios de empregos, impostos, tecnologias, exportações que geraria.

Compare com o Plano inglês de e$ 178 bi para 10 anos
e com o Plano russo de U$ 640 bi para 10 anos
tudo bem que são planos envolvendo as 3 forças, mas olha a diferença de investimento.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Responder