Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#4756 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 04, 2017 12:11 am

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Assim como no ano passado, agora 'e a hora de mostrar a aeronave.
Algo mais do que Natural.
'E torcer e ver no que vai dar.
[]s
CB
Sim, serão 40 dias fora. Tempo mais que suficiente para visitar mais que uma dezena de países.
Com certeza ele voltará para casa com encomendas e negociações em curso.
Sem querer ser ufanista, mas este avião irá marcar a área de carga militar tática no séc XXI.
Os outros agora que corram atrás.

abs.
Fez isso no ano passado e está fazendo o mesmo esse ano.

Todos os fabricantes fazem isso, nada mais natural.

Quem quer vender tem que mostrar o produto. Simples assim.

[]s
CB




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Re: Sobre o KC-390

#4757 Mensagem por hotm » Ter Jul 04, 2017 3:03 pm





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Re: Sobre o KC-390

#4758 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 05, 2017 11:45 am

SHOW ! ! ! :D

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4759 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 05, 2017 11:46 am

editado.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Jul 05, 2017 11:48 am, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#4760 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 05, 2017 11:47 am

hotm escreveu:




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Re: Sobre o KC-390

#4761 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 05, 2017 1:59 pm

4 de julho de 2017
KC-390 na Arábia Saudita

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/tela-flightradar-kc-390-na-arabia-saudita.jpg

Ontem, dia 3 de julho, o protótipo do avião de transporte KC-390 matrícula PT-ZNJ decolou do aeródromo de Alverca (Portugal) após participar da comemorações do 65º aniversário da FAP http://www.aereo.jor.br/2017/07/03/embr ... ortuguesa/.

A aeronave seguiu para o Oriente Médio, fazendo uma escala técnica no Egito (Aeroporto Internacional do Cairo). Pouco antes das 20h00 (horário local) o KC-390 pousou na Base Aérea Prince Sultan da Real Força Aérea Saudita (RFAS), próximo à localidade de Al Karj.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/base-aerea-prince-sultan-RSAF-1024x580.jpg
Imagem do Google Earth mostrando detalhes da Base Aérea Prince Sultan. Na imagem é possível ver aeronaves C/KC-130 estacionadas e um KC-130 taxiando. Também se destaca um E-3 AWACS.

A base Aérea de Prince Sultan é uma instalação militar de grandes proporções, contando com duas pistas de pouso/decolagem com 4.000 metros de comprimento.

Ali está baseada a 6ª Ala da RFAS que concentra as aeronaves de reabastecimento aéreo, inteligência e vigilância e controle do espaço aéreo. Os esquadrões subordinados à 6ª Ala, bem como as aeronaves que eles operam, estão listados abaixo.
  • 18º Esquadrão – Boeing E-3 Sentry (AWACS)
    19º Esquadrão – Beech Model 350 Super King Air e Boeing RE-3A (SIGINT)
    23º Esquadrão – Boeing KE-3A (REVO)
    24º Esquadrão – Airbus A330-203 MRTT e Airbus A330-243 MRTT (REVO)
    32º Esquadrão – Lockheed KC-130H Hercules (REVO)
    60º Esquadrão – Saab 2000 (AEW&C)
Pelas unidades listadas acima é interessante observar que a função principal da 6ª Ala não é o transporte tático com emprego de aeronaves de médio porte. Estas estão concentradas na na Base Aérea de Prince Abdullah (que compartilha a pista do aeroporto de mesmo nome) e compõem a 8ª Ala com três esquadrões compostos por C-130 Hercules.

O fato do KC-390 ter se dirigido para uma base onde a função principal é o reabastecimento aéreo possivelmente demonstra o interesse dos sauditas numa aeronave de médio porte que faça reabastecimento aéreo como o KC-130.

____________________________________________

ATUALIZAÇÃO 16h40

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/flightradar-kc390-retorno-para-prince-sultan.jpg

Segundo as informações do site flightradar o KC-390 fez um voo entre a Base Aérea de Prince Sultan e a Base Aérea de King Kalid (distante cerca de 800 km a sudoeste da primeira) no dia de hoje e retornou às 14h30 (horário local) para a Base Aérea de Prince Sultan.

A Base Aérea de King Kalid sedia a 5ª Ala da RFAS. Ali estão baseados, dentre outras unidades, dois esquadrões de modernos caças F-15S (versão saudita do F-15E Strike Eagle) sendo um deles de treinamento e conversão operacional. Ali também foi sede, por muitos anos, de um esquadrão de caças F-5E (o 15º Esquadrão, já desativado).

http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4762 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 05, 2017 2:10 pm

5 de julho de 2017
Os sauditas não querem mais C-130J?

OPINIÃO
por Guilherme Poggio


http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/20bc91897ab2b1ccf0dea619cf0e471f74e50956-1024x819.jpg

Em novembro de 2012 a agência de Cooperação em Defesa e Segurança dos Estados Unidos (Defence Security Cooperation Agency – DSCA) notificou o Congresso dos EUA http://www.dsca.mil/sites/default/files ... 2-55_0.pdf sobre a intenção da Real Força Aérea Saudita (RFAS) em adquirir 25 aeronaves de transporte Lockheed C-130J, sendo 20 C-130J-30 de transporte e 5 KC-130J de reabastecimento em voo. O documento mencionava a venda de mais 20 motores sobressalentes, peças de reposição, equipamentos diversos e apoio logístico num valor total estimado em US$ 6,7 bilhões.

Desta maneira foi tornado público o interesse da Arábia Saudita em adquirir a versão mais atual da família Hercules para substituir seus antigos aviões da mesma família. Cabe destacar que a Arábia Saudita é a maior operadora de Hercules (nas diversas versões ‘legacy’) do mundo, excluindo-se a própria USAF.

Menos de um ano depois da notificação ao Congresso, a própria Lockheed Martin (fabricante do C-130) anunciou que havia concluído um acordo http://www.lockheedmartin.com/us/news/p ... 130js.html com o Governo dos EUA, via Foreign Military Sales (FMS), para a venda “dos primeiros dois C-130J de um potencial de 25 aeronaves” para a Arábia Saudita.

Após a conclusão do acordo de outubro de 2013, o pedido saudita para dois KC-130J entrou na longa fila de produção da Lockheed Martin. As aeronaves foram entregues no início de 2016 e se juntaram aos outros KC-130 mais antigos do 32º Esquadrão da 6ª Ala, sediada na Base Aérea de Prince Sultan.

A parte intrigante dessa história é que sobre as demais 23 aeronaves da intenção inicial não se ouviu mais nada. Por outro lado, em dezembro de 2015 o site da fabricante de aeronaves ucraniana Antonov publicou uma nota curiosa. Uma empresa saudita chamada Taqnia Aeronautics havia assinado um Memorando de Entendimento http://www.antonov.com/news/435?lang=en com a Antonov.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/antonov-an-178-foto-antonov.jpg
Protótipo do Antonov An-178. Esta aeronave foi baseada no jato regional An-148. FOTO: Antonov

A intenção do acordo era promover conjuntamente o novo avião de transporte An-178 (em desenvolvimento) em outros mercados do Oriente Médio e, no futuro, produzir o avião de forma cooperada. No dia seguinte a agência de notícias russa Sputnik https://sputniknews.com/business/201512 ... raft-deal/, tendo como base a matéria publicada pela RIA Novosti, anunciou que a Arábia Saudita havia comprado 30 aeronaves de transporte An-178.

O An-178 é um projeto novo derivado do jato regional An-148/158. Um único protótipo foi produzido até o momento, sendo que o mesmo foi exibido pela primeira vez em Le Bourget, em 2015. Há informações de que uma empresa civil do Azerbaijão https://worldairlinenews.com/2015/05/15 ... st-flight/ assinou contrato para a compra de dez exemplares.

Há dúvidas de que o An-178 realmente atenda aos requisitos de uma aeronave de transporte militar de médio porte. A própria Embraer, após diversos estudos, concluiu que adaptar o E-jet não era o melhor caminho e partiu para o desenvolvimento de uma aeronave totalmente nova. Por estes e outros motivos o editor do Poder Aéreo acredita que a RFAS já tenha descartado o projeto da Antonov.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/C-390-proeto-original.jpg
Uma das primeiras concepções do projeto C-390. Semelhanças em certos pontos com a família dos E-Jets são nítidas. A Embraer longo abandonou estas semelhanças e partiu para um projeto dedicado.

Voltando ao C-130J, não são conhecidos os reais motivos que levaram a Arábia Saudita a suspender ou eventualmente cancelar a compra das demais unidades. Descarta-se a hipótese de ausência de recursos para a aquisição. Também não são considerados problemas de ordem técnica, uma vez que a aeronave tem recebido elogios de seus operadores. Portanto, as hipóteses levantadas são: problemas de relacionamento com o fabricante da aeronave ou problemas de ordem política com o Governo dos EUA.

Nesta queda de braço entre Arábia Saudita e Estados Unidos/Lockheed Martin entra em cena o KC-390, aeronave de transporte desenvolvida pela Embraer. Conforme se tornou público, o KC-390 pousou na Base Aérea de Prince Sultan no último dia 3 de julho http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/ para testes e avaliações de autoridades locais.

A grande questão é saber se há interesse real da Arábia Saudita pelo KC-390 após descartar por completo novos C-130J ou se os testes são uma forma de pressionar a fabricante do C-130J/Governo dos EUA por outras vantagens? Os árabes são hábeis negociantes e tomam o tempo que for necessário para concluir um acordo comercial, procurando levar o máximo de vantagens.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/os-s ... is-c-130j/

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4763 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 05, 2017 2:14 pm

5 de julho de 2017
KC-390 no ‘ninho’ dos Hercules sauditas

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/kc390-em-jeda-flightradar.jpg

Nesta manhã o KC-390 (matrícula PT-ZNJ) decolou da Base Aérea Prince Sultan da Real Força Aérea Saudita (RFAS), próximo à localidade de Al Karj, e seguiu para a cidade de Jeddah (também na Arábia Saudita), conforme mostra a captura de tela do flightradar acima.

O KC-390 pousou na Base Aérea de Prince Abdullah, que compartilha a pista com o movimentado aeroporto internacional Rei Abdullah Aziz (o aeroporto fica próximo à sagrada cidade de Meca).

A Base Aérea de Prince Abdullah hospeda a 8ª Ala Aérea da Real Força Aérea Saudita (RFAS). Ali estão concentrados os C-130 da RFAS que se distribuem por três esquadrões (sendo um deles de treinamento). Estes são responsáveis principalmente por atividades relacionadas ao transporte de carga e tropas com emprego de aeronaves de médio porte (o próprio Hercules).

Na Base Aérea de Prince Abdullah também são desenvolvidos os trabalhos de manutenção da frota de Hercules de toda a RFAS. Deve-se destacar que atualmente quase todos os c-130 da RFAS são do modelo “H”. Os remanescentes da variante “E” foram vendidos para a Turquia e entregues em 2010.

Além da 8ª e da 6ª Ala (esta última já comentada em post anterior http://www.aereo.jor.br/2017/07/04/kc-3 ... a-saudita/). Há outras unidades que empregam o Hercules na RFAS como O 1º Esquadrão (transporte VIP) e o 33º Esquadrão (Evacuação Aeromédica).

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2017/07/RSAF-base-aerea-em-Jeda-1024x650.jpg
Detalhe da Base Aérea de Prince Abdullah onde aparecem diversos C-130 da RFAS com diferentes esquemas de pintura.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/kc-3 ... -sauditas/

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4764 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 05, 2017 6:51 pm

5 de julho de 2017
Acidente nos EUA pode atrasar programa do KC-390

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/C-130-USAF-at_McKinley_Climatic_Laboratory.jpg
McKinley Climatic Laboratory na Eglin Air Force Base

Uma explosão ocorreu na manhã de hoje (5/7) na área onde se encontra o McKinley Climatic Laboratory http://www.military.com/daily-news/2017 ... ation.html. Esta instalação encontra-se no interior da Base Aérea de Eglin, estado da Flórida.

Não foram relatadas vítimas, mas as autoridades evacuaram e isolaram um perímetro em torno da instalação para que as pessoas não tenham contato com a fumaça que emanava do local da explosão.

O McKinley Climatic Laboratory é uma instalação especialmente construída para testar aeronaves em climas extremos. Um dos protótipos do KC-390 estava agendado para ser submetido aos testes no segundo semestre desse ano, mas com o acidente de hoje o cronograma poderá sofrer atrasos.

Para saber mais sobre o McKinley Climatic Laboratory clique aqui http://www.aereo.jor.br/2017/03/03/conh ... do-kc-390/.

http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/acid ... do-kc-390/

abs.

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Re: Sobre o KC-390

#4765 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 05, 2017 10:49 pm

Será que este laboratório é o único no mundo? :?

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#4766 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 06, 2017 6:31 am

Embraer KC-390 no 65.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa em Castelo Branco (LPCB).





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Sobre o KC-390

#4767 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jul 06, 2017 12:38 pm

Está em Oman agora.

[]s
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Re: Sobre o KC-390

#4768 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 06, 2017 2:35 pm

Será que vai dar para passar pelo Iraque e Irá? :roll:

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Jul 06, 2017 2:37 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Sobre o KC-390

#4769 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 06, 2017 2:36 pm

Viu, eu disse que a visita iria se estender pela vizinhança... 8-]

Vamos ver se a gente consegue chegar até o Afeganistão. :mrgreen:

abs




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Re: Sobre o KC-390

#4770 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 07, 2017 2:15 am

Só por curiosidade. As novas turbinas P&W dos E-2 na eventualidade de uma versão civil para o KC-390 poderiam ser adaptadas a este sem maiores problemas ou as características destas em relação as IAE V2500-E5 desaconselhariam tal uso?

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abs.




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