TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81016 Mensagem por Penguin » Ter Jul 04, 2017 3:32 pm

Juliano Lisboa escreveu:Penso o seguinte, criticar o Gripen todos podemos, por isso existe o tópico dele, agora se é pra debater porque não fez isso ou fez aquilo, se abra um tópico específico para isso.

Sobre como o Copac escolheu e porque eliminaram os russos, penso que a FAB entende muito mais de avião do que eu, e afinal de contas eles vão sentar e colocar suas vidas em risco, logo se eliminaram, alguma coisa tinha de errado.
Nota da FAB:
"Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas":

:arrow: Operacional

:arrow: Logística

:arrow: Técnica

:arrow: Compensação Comercial (offset)

:arrow: Transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753 (link não funciona mais)

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 197 vezes

#81017 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Jul 04, 2017 3:42 pm

Penguin escreveu:
Juliano Lisboa escreveu:Penso o seguinte, criticar o Gripen todos podemos, por isso existe o tópico dele, agora se é pra debater porque não fez isso ou fez aquilo, se abra um tópico específico para isso.

Sobre como o Copac escolheu e porque eliminaram os russos, penso que a FAB entende muito mais de avião do que eu, e afinal de contas eles vão sentar e colocar suas vidas em risco, logo se eliminaram, alguma coisa tinha de errado.
Nota da FAB:
"Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas":

:arrow: Operacional

:arrow: Logística

:arrow: Técnica

:arrow: Compensação Comercial (offset)

:arrow: Transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753 (link não funciona mais)

Pois é... precisa dizer mais?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6328 vezes
Agradeceram: 6676 vezes
Contato:

#81018 Mensagem por Túlio » Ter Jul 04, 2017 4:16 pm

Penguin escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Curioso, os EUA escolheram o F-35, mesmo assim ainda há discussões e críticas, mas aqui isso parece ser proibido...
Há muitas críticas.
Mas não há lamúrias de que se deveria ter selecionado o Boeing X-32 ou uma versão avançada do F-16 ou F-15. Isso é passado.

A seleção do Gripen já foi.
Ele pode ser criticado? Claro! Aliás, é o que mais ocorre em fóruns na Internet.
No entanto, há muita crítica totalmente descabelada e sem nexo causal com algum fato real. E isso tb é fruto de debate.
Em que pesem os posicionamentos contraditórios, dou razão a TODOS os quotados: tá, o caça da FAB é o Gripen E, fim. Mas, em sendo o DB não uma instância decisória governamental/militar e sim um espaço para DEBATES entre entusiastas de Defesa (lembremos, espécie raríssima neste pobre País rico. O simples fato de ter outros Brasileiros como eu para debater Defesa já me alegra), onde o PLURALISMO é consagrado no próprio Regulamento, não há razão para se proibir ou mover pensamentos que divirjam para outros tópicos, como bem exemplificado em relação ao F-35 da USAF/USN/USMC, nos EUA. Se um Colega tem restrições ao Gripen E, isso não mudará o FATO de este ser o próximo caça da FAB. Mas seu Direito à livre expressão, na forma do Regulamento, é por ele garantida.

Claro, flood, provocação tola, grosseria e TROLAGEM serão reconhecidos e tratados com uso das sanções previstas. Por decisão do Conselho, haters continuarão a ser TOLERADOS, desde que se restrinjam a apontar o que julgam ser erros e caminhos que julguem ser melhores. Quem sabe, talvez algum dia se veja que estavam mesmo certos...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#81019 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 04, 2017 4:45 pm

Bem por aí Tulio! [100]

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#81020 Mensagem por Penguin » Ter Jul 04, 2017 5:17 pm

Elbit será a fornecedora de WAD para os WTF-35...

Elbit, Harris to replace panoramic display in F-35 cockpit

28 June, 2017 SOURCE: Flightglobal.com BY: Stephen Trimble Washington DC

Elbit Systems and Harris will replace the head-down panoramic display system for the Lockheed Martin F-35 after 2019, the companies have announced.

Lockheed selected Elbit’s US-based subsidiary to begin developing a new large-format, touchscreen display for the F-35 cockpit. Separately, Lockheed awarded a contract to Florida-based Harris to develop a new computer processor for the display.

The selections were made as part of Lockheed’s Technology Refresh 3 (TR3) effort for the F-35, which is installing new electronics in the 16-year-old fighter fighter programme.

As part of TR3, Lockheed also selected Harris to supply a new aircraft memory system for the F-35, updating the solid-state device used to store the aircraft’s operational flight programme software, mission data files and prognostics and health data.

“The new TR3 electronics pave the way for system upgrades well into the future,” says Ed Zoiss, president of Harris Electronic Systems.

A technology development phase for TR3 begins in June 2017, followed by a system qualification phase 1.5 years later, Harris says. Following qualification, Lockheed would award a production contract.

The new suppliers will replace the 20in-wide panoramic display and processor for the F-35 now provided by L-3 Communications.

Since 2010, Elbit Systems of America has proposed the CockpitNG panoramic display as an alternative to the L-3 technology for the F-35, as well as for other fighter programmes, including the cancelled Boeing F-15 Silent Eagle.

Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 04, 2017 5:30 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81021 Mensagem por Túlio » Ter Jul 04, 2017 5:21 pm

Elbit Systems e Harris: não li AEL em parte alguma! Esta é uma SUBSIDIÁRIA da Elbit, não o contrário. Claro, a expertise conta para ambas, mas não confundamos alhos com bugalhos... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Penguin
Sênior
Sênior

#81022 Mensagem por Penguin » Ter Jul 04, 2017 5:31 pm

Túlio escreveu:Elbit Systems e Harris: não li AEL em parte alguma! Esta é uma SUBSIDIÁRIA da Elbit, não o contrário. Claro, a expertise conta para ambas, mas não confundamos alhos com bugalhos... :wink: 8-]
Erro meu...kkkk (já corrigi acima).
Mas é tudo a mesma coisa...Elbit = AEL ou melhor AEL = Elbit

Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#81023 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 04, 2017 5:56 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Eu fiquei decepcionado. Na Rússia que eu conheço, esses seriam promovidos a base de muita vodka e putas por conquistar mais um cliente enganado.
Esse malfeito feito tinha o poder de atrapalhar as exportações de armas russas caso a situação não fosse resolvida adequadamente.
E foi resolvida, não foi?

Mostrei pra vc, meu caro. A Argélia está recebendo caças, helicópteros, baterias antiaéreas, corvetas, submarinos, tanques e etc dá Rússia. O caso dos MiGs ficou no passado.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado

#81024 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Jul 04, 2017 6:01 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu: Há muitas críticas.
Mas não há lamúrias de que se deveria ter selecionado o Boeing X-32 ou uma versão avançada do F-16 ou F-15. Isso é passado.

A seleção do Gripen já foi.
Ele pode ser criticado? Claro! Aliás, é o que mais ocorre em fóruns na Internet.
No entanto, há muita crítica totalmente descabelada e sem nexo causal com algum fato real. E isso tb é fruto de debate.
Em que pesem os posicionamentos contraditórios, dou razão a TODOS os quotados: tá, o caça da FAB é o Gripen E, fim. Mas, em sendo o DB não uma instância decisória governamental/militar e sim um espaço para DEBATES entre entusiastas de Defesa (lembremos, espécie raríssima neste pobre País rico. O simples fato de ter outros Brasileiros como eu para debater Defesa já me alegra), onde o PLURALISMO é consagrado no próprio Regulamento, não há razão para se proibir ou mover pensamentos que divirjam para outros tópicos, como bem exemplificado em relação ao F-35 da USAF/USN/USMC, nos EUA. Se um Colega tem restrições ao Gripen E, isso não mudará o FATO de este ser o próximo caça da FAB. Mas seu Direito à livre expressão, na forma do Regulamento, é por ele garantida.

Claro, flood, provocação tola, grosseria e TROLAGEM serão reconhecidos e tratados com uso das sanções previstas. Por decisão do Conselho, haters continuarão a ser TOLERADOS, desde que se restrinjam a apontar o que julgam ser erros e caminhos que julguem ser melhores. Quem sabe, talvez algum dia se veja que estavam mesmo certos...
Concordo Túlio, só acho que fica muito nessa de se esse ou se aquele, eu leio muito mais do que posto e seria legal se debater em cima do Gripen, tentar descobrir coisas na Embraer com amigos ou com militares da força e tal. Eu torcia muito pro Flanker, eu vi o primeiro Su-35 aqui em Anápolis ao vivo, quando vazou fora, torci pelo Rafale, foi embora, agora sou Gripen de carteirinha, porque vai ser o único que vou ver aqui. Minha casa é a 3,5km da BAAN, agora ALA2, vou ouvir e ver eles diariamente. Não adianta chorar que um ou outro saiu.

O que penso é isso.

Abraços

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#81025 Mensagem por Túlio » Ter Jul 04, 2017 6:10 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Concordo Túlio, só acho que fica muito nessa de se esse ou se aquele, eu leio muito mais do que posto e seria legal se debater em cima do Gripen, tentar descobrir coisas na Embraer com amigos ou com militares da força e tal. Eu torcia muito pro Flanker, eu vi o primeiro Su-35 aqui em Anápolis ao vivo, quando vazou fora, torci pelo Rafale, foi embora, agora sou Gripen de carteirinha, porque vai ser o único que vou ver aqui. Minha casa é a 3,5km da BAAN, agora ALA2, vou ouvir e ver eles diariamente. Não adianta chorar que um ou outro saiu.

O que penso é isso.

Abraços
Sem problemas, cupincha, o que eu quis dizer é que o DB é um espaço PLURAL, ou seja, cada um tem suas ideias e estas são e serão respeitadas. Debater se o Rafale (para citar o mais recorrente) nos é melhor ou pior que o Gripen E apenas reforça o nosso conhecimento, e repito: somos poucos, pouco mais de um em um milhão de Brasileiros que esquentam a cabeça com Defesa ao invés de futebol/carnaval do Rio.

Só isso, tri? Não estou tentando TE censurar (ia até te citar, na verdade, mas o post ia ficar longo demais).

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#81026 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jul 04, 2017 9:15 pm

Primeiro você diz que pode criticar, depois diz que não?
Quer dizer, você não usou essas palavras mas é isso o que aparenta quando diz a Copac sabe mais.

Aliás, quem é a FAB ou a Copac? São instituições compostas por pessoas, pessoas com opiniões diferentes, aliás, opiniões que afetaram o resultado final e opiniões que produziram os requisitos caso alguém diga que a decisão final foi puramente técnica.

E a propósito, não houve unanimidade na FAB, até aquelas que "sabem muito mais" discordam entre si, esse tipo de carteirada não faz sentido.

E por fim, há uma discussão paralela que acho muito relevante, que é a relação das FAs com produtos russos, e não é só o "seria melhor se" do FX, mas dos outros programas da FAB, uma hora a FAB terá que comprar mais caças, helicópteros, aeronaves de transporte, etc. E produtos russos podem ser uma alternativa melhor, e não estou convencido de que a eliminação deles tenha sido puramente técnica, como pagador de impostos me sinto no direito de receber uma explicação melhor, e tudo que foi escrito nesse tópico me faz achar que a decisão não foi técnica.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

#81027 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 05, 2017 1:04 am

Militares entendem da parte técnica da defesa. Políticos não entendem porra nenhuma dos tecnicismos da defesa.

Os militares orientam as decisões dos políticos, que não querem saber de nada sobre defesa e toma decisões apenas tendo como parâmetro concreto a política e seus interesses particulares.

No final, as decisões sobre o que é feito ou não em defesa no Brasil é sempre política e, eventualmente técnica, numa proporção realista, diria eu, de 10 por 1.

Nesse sentido, não tem muito o que ficar discutindo tendo apenas como perspetiva de referência a nossa realidade concreta. Podemos discutir o Gripen E e gastar mais umas 100 páginas com isso, porque simplesmente ainda temos muita coisa a saber sobre este projeto. E também nada impede que gastemos outras 50 comparando o que estamos conhecendo sobre o Gripen E com outras possíveis escolhas, já que a FAB não tem nenhum compromisso firmado com a SAAB sobre novas encomendas.

Após a 36a célula entregue em 2024, tudo, ou nada, pode acontecer com a caça no Brasil.

Isso também deveria ser objeto de atenção de todos nós aqui a fim de gastar umas páginas a mais tentando imaginar o que será a FAB em 2041, por exemplo. Até porque, com 36 caças, ou pouco mais que isso, quem sabe, será que teremos um força aérea realmente capaz de cumprir com a sua missão de defesa aérea?

Aliás, eu sempre me faço essa pergunta: o que faz da FAB ser uma força aérea, quando ela tem mais aviões de transporte e utilitários do que caças?

abs.

Carpe Diem
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#81028 Mensagem por vplemes » Qua Jul 05, 2017 9:47 am

Marechal-do-ar escreveu:
vplemes escreveu:Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
Curioso, os EUA escolheram o F-35, mesmo assim ainda há discussões e críticas, mas aqui isso parece ser proibido...
Proibido? Eu não lembro de alguém proibir algo aqui. Só dei minha opinião de que o debate poderia ser melhor dirigido se nós focassemos naquilo que compramos. Mas beleza, querem ficar falando de aeronaves que nunca vamos operar, direito seu. Bom proveito.

Diupa
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#81029 Mensagem por Diupa » Qua Jul 05, 2017 10:40 am

O problema é que deve haver um monte de forunista que não quer perder tempo entrando no tópico do Gripen e ler informação de MiG sendo que existe o tópico do MiG pra justamente este fim. A pergunta é: por que vocês não discutem sobre o MiG no tópico apropriado?

Juliano Lisboa
Avançado
Avançado

#81030 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Jul 05, 2017 10:44 am

Foi exatamente o que eu quis dizer... Mas toca o barco.

Responder