Juliano Lisboa escreveu:Penso o seguinte, criticar o Gripen todos podemos, por isso existe o tópico dele, agora se é pra debater porque não fez isso ou fez aquilo, se abra um tópico específico para isso.
Sobre como o Copac escolheu e porque eliminaram os russos, penso que a FAB entende muito mais de avião do que eu, e afinal de contas eles vão sentar e colocar suas vidas em risco, logo se eliminaram, alguma coisa tinha de errado.
Primeiro você diz que pode criticar, depois diz que não?
Quer dizer, você não usou essas palavras mas é isso o que aparenta quando diz a Copac sabe mais.
Aliás, quem é a FAB ou a Copac? São instituições compostas por pessoas, pessoas com opiniões diferentes, aliás, opiniões que afetaram o resultado final e opiniões que produziram os requisitos caso alguém diga que a decisão final foi puramente técnica.
E a propósito, não houve unanimidade na FAB, até aquelas que "sabem muito mais" discordam entre si, esse tipo de carteirada não faz sentido.
E por fim, há uma discussão paralela que acho muito relevante, que é a relação das FAs com produtos russos, e não é só o "seria melhor se" do FX, mas dos outros programas da FAB, uma hora a FAB terá que comprar mais caças, helicópteros, aeronaves de transporte, etc. E produtos russos podem ser uma alternativa melhor, e não estou convencido de que a eliminação deles tenha sido puramente técnica, como pagador de impostos me sinto no direito de receber uma explicação melhor, e tudo que foi escrito nesse tópico me faz achar que a decisão não foi técnica.