Eu fiquei decepcionado. Na Rússia que eu conheço, esses seriam promovidos a base de muita vodka e putas por conquistar mais um cliente enganado.Marechal-do-ar escreveu:E foram presos? É algo pouco comum aqui no Brasil...
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pois é, pra mim também, como falei na época, era difícil de acreditar!Bolovo escreveu:Os russos vendem armamentos a Índia desde sempre, um país que fala inglês, que já comprou todos os armamentos soviéticos/russos e eles não tem manual em inglês.Helton2042 escreveu:No próprio F-X Luís, no caso o Sukhoi, infelizmente ouvi de uma pessoa que estava bem por dentro na época! Nunca comentei, porque até eu mesmo achei que pudesse ser algo que com mais conversa fosse resolvido, mas o resultado saiu, teve a short-list e ele estava desclassificado.
Isso não quer dizer que ocorra com todos os produtos militares russos, mas já teve embaraço por causa disso.
E um Obs. aqui, não quer dizer que foi desclassificado por isso, até porque não sei os conteúdos do que foi debatido, só foi me dado esse pequeno detalhe como exemplo quando eu indaguei o porque das complicações que são colocadas quando se trata de equipamentos russos.
Ah, meu caro, difícil de acreditar, heim.
Mas eu sempre confiei nessa pessoa, é um ex militar hoje já aposentado.
O que ele me disse, foi do processo FX-2, eu questionei o porque dessa antipatia com equipamentos russos, e o cara me deu essa info.
E Lucas, eu também já conheci um professor tradutor do IFSP, e também não vejo dificuldades quanto a questão da tradução, como eu disse, e você bem falou, teve a questão da tradução com os Mi-35, mas no casso do F-X talvez naquela altura das negociações isso talvez ainda não tinha sido acertado, o que teria causado uma "irritação" dos fabianos.
Pode ter sido usado como uma birrinha ideológica do cara? Não sei, só sei que sempre me passou informações coerentes.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Helton2042 escreveu:No próprio F-X Luís, no caso o Sukhoi, infelizmente ouvi de uma pessoa que estava bem por dentro na época! Nunca comentei, porque até eu mesmo achei que pudesse ser algo que com mais conversa fosse resolvido, mas o resultado saiu, teve a short-list e ele estava desclassificado.
Isso não quer dizer que ocorra com todos os produtos militares russos, mas já teve embaraço por causa disso.
E um Obs. aqui, não quer dizer que foi desclassificado por isso, até porque não sei os conteúdos do que foi debatido, só foi me dado esse pequeno detalhe como exemplo quando eu indaguei o porque das complicações que são colocadas quando se trata de equipamentos russos.
Papo furado meu amigo. Percebe que este tipo de argumento não tem nenhuma lógica.
O mundo esta totalmente globalizado. Em contratos envolvendo MILHÕES ou BILHÕES de dólares, uma tradução é o de menos.
É MAIS UM dos argumentos rasos utilizados para denegrir os equipamentos russos.
Fazem de tudo. Devem ter um medo enorme de um governante brasileiro perceber que os equipamentos russos são excelentes e BEM MAIS BARATOS e alterarem o alinhamento estratégico com os EUA e a Europa.
Eu lembro muito bem desse tipo de argumento na época do FX.
Como os parafusos que giram ao contrário.
A necessidade de construir abrigos maiores para as aeronaves Sukhoi.
A inferioridade tecnológica da eletrônica embarcada dos equipamentos russos.
A logística PESADELO por ser igual ao modelo soviético.
O custo altíssimo de hora de vôo por causa dos enormes motores e o preço alto de combustível.
E tantas outras.
Não caia nessa.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Fato... O resto é sóvplemes escreveu:Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O pessoal deveria largar as correntes e seguir a luzJuliano Lisboa escreveu:Fato... O resto é sóvplemes escreveu:Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penguin escreveu:O pessoal deveria largar as correntes e seguir a luzJuliano Lisboa escreveu: Fato... O resto é só
E vamos ficar com apenas 36 caças?
Quanto a SAAB vai pedir $$$ pelo segundo lote de 36 Gripen NG?
A FAB vai escolher o Gripen NG para o 2º e 3º lote SEM abrir CONCORRÊNCIA?
Os suecos vão poder pedir o valor que quiserem, sem nenhuma PRESSÃO ou concorrência?
O Brasil terá dinheiro para adquirir + 72 Gripen NG para substituir todos os F-5M e AMX e podermos padronizar nossa força aérea com um único vetor multimissão?
O Brasil não fará ESTUDOS sobre CAPACIDADES e CUSTOS para ver se adquiri mais 1 ou 2 lotes de Gripen NG ou se MUDA e adquiri um caça de 5a geração (F-35, Pak-Fa, etc) ou se MUDA e adquiri um outro caça de 4a geração ou se MUDA e adquiri um Hi Lo mix com um lote MENOR de Gripen NG e demais lotes de um caça MÉDIO/PESADO ou da 5a geração?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Eu enxergo da seguinte forma:Helton2042 escreveu:Pois é, pra mim também, como falei na época, era difícil de acreditar!Bolovo escreveu: Os russos vendem armamentos a Índia desde sempre, um país que fala inglês, que já comprou todos os armamentos soviéticos/russos e eles não tem manual em inglês.
Ah, meu caro, difícil de acreditar, heim.
Mas eu sempre confiei nessa pessoa, é um ex militar hoje já aposentado.
O que ele me disse, foi do processo FX-2, eu questionei o porque dessa antipatia com equipamentos russos, e o cara me deu essa info.
E Lucas, eu também já conheci um professor tradutor do IFSP, e também não vejo dificuldades quanto a questão da tradução, como eu disse, e você bem falou, teve a questão da tradução com os Mi-35, mas no casso do F-X talvez naquela altura das negociações isso talvez ainda não tinha sido acertado, o que teria causado uma "irritação" dos fabianos.
Pode ter sido usado como uma birrinha ideológica do cara? Não sei, só sei que sempre me passou informações coerentes.
1) Aprender conceitos básicos de psicologia, neurolinguística, etc
2) Aprender conceitos básicos de marketing e publicidade
3) Análise do Consumidor que possui o seguinte histórico de vida:
INFÂNCIA:
Na escola aprendeu sobre capitalismo x socialismo. Guerra Fria.
Ditaduras, autoritarismo, comedores de criancinhas, etc.
Em casa, assistiu filmes AMERICANOS de guerra. Filmes de caças onde os caças AMERICANOS eram os bonzinhos, os inimigos eram sempre caças SOVIÉTICOS.
Na FAB:
Estudou ANOS, aprendendo na teoria e na prática. Pilotou algumas ou várias aeronaves AMERICANAS E EUROPEIAS.
Foi fazer especializações nos EUA e demais países parceiros ocidentais.
Ganhou certificados, medalhas nos EUA e demais parceiros.
Ganhou réplicas de aeronaves americanas que se tornaram sonho de consumo.
Conversou com pilotos americanos em exercícios, treinamentos, nas horas de folga.
Foram ensinados e influenciados por militares mais velhos, que viveram mais a Guerra Fria.
( x ) SIM para todas as alternativas
PERGUNTA:
Já voou alguma aeronave russa?
Já fez algum curso de especialização na Rússia?
Já conversou com pilotos russos durante algum treinamento ou nas horas de folga, de forma informal?
Já fez algum treinamento qualquer na Rússia?
Já ganhou alguma medalha, certificado na Rússia?
Já ganhou alguma réplica de aeronave russa?
Foi ensinado e influenciado por militares mais velhos que eram ALIADOS ou simpatizantes da União Soviética?
O Brasil, durante a guerra fria, ficou do lado da União Soviética?
( x ) NÃO para todas as alternativas
Conseguem fazer uma análise TOTALMENTE ISENTA?
Na teoria: Claro que sim. São Profissionais.
Na prática: Nem todos conseguem.
E é por isso que aparecem estas bisonhices que somos obrigados a ler.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
IFI PARTICIPA DA 3A PMM (PROGRAM MANAGEMENT MEETING) DE OFFSET DO PROJETO F-X2
Publicado: 03 Julho 2017
http://www.ifi.cta.br/index.php/ultimas ... ojeto-f-x2
Foi realizada durante os dias 27 e 28 de Junho a 3 a Reunião de Gerenciamento do Acordo de Compensação (Offset) do Projeto F-X2. O evento foi realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos, e contou com a participação da empresa sueca SAAB, responsável pelo fornecimento da nova geração do caça Gripen (Gripen NG) para a Força Aérea Brasileira (FAB) e pela transferência de tecnologia para o Brasil. Participaram ainda deste importante evento empresas brasileiras como Embraer, Akaer, Atech ,Atmos e AEL Sistemas, parceiras da SAAB no design, desenvolvimento, integração, produção e suporte logístico para o Gripen NG (Gripen E/F), na condição de Beneficiárias do Acordo.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), responsáveis por gerir, acompanhar e fiscalizar o Acordo de Compensação. Houve ainda representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) vinculados ao DCTA e que figuram também como beneficiárias do Acordo em programas de desenvolvimento de tecnologias futuras aplicadas a caças, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), ou em ensaios em voo e certificação, como o próprio IFI e Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
O programa de transferência de tecnologia para o Brasil tem o objetivo principal de capacitar a indústria aeroespacial brasileira com tecnologia e conhecimentos necessários para desenvolver, produzir e manter as aeronaves Gripen no Brasil.
A proposta oferece uma compensação tecnológica e industrial ao país, com contrapartidas superiores, em valor econômico, ao preço final do contrato comercial de aquisição das 36 aeronaves para a FAB. O Programa (Offset) do Projeto F-X2 está sendo implementado por meio de 62 projetos de Offset, organizados em diversas áreas de tecnologias relacionados ao caça Gripen NG.
O objetivo da Reunião PMM é avaliar, com participação de todos os envolvidos, o andamento da Execução do Acordo de Compensação, de modo a garantir o cumprimento de todas as atividades e entregas previstas, conforme prevê a legislação.
Sobre o IFI
Criado em 1967, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos-SP.
A missão do IFI é contribuir para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de produtos e sistemas aeroespaciais de interesse do Comando da Aeronáutica, prestando serviços nas áreas de Normalização, Metrologia, Certificação, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Coordenação Industrial, fomentando assim o complexo científico-tecnológico aeroespacial brasileiro.
É reconhecido pelo International Accreditation Forum (IAF) como organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade e de gestão da qualidade aeroespacial.
Na área de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (Offset) atua como órgão de assessoria técnica a organizações contratantes do COMAER nas várias fases do processo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Curioso, os EUA escolheram o F-35, mesmo assim ainda há discussões e críticas, mas aqui isso parece ser proibido...vplemes escreveu:Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Luís Henrique escreveu:Maionese mode on...Penguin escreveu: O pessoal deveria largar as correntes e seguir a luz
E vamos ficar com apenas 36 caças?
Se ao longo da década de 2020 a situação da economia melhorar, creio que encomendaremos mais.
Quanto a SAAB vai pedir $$$ pelo segundo lote de 36 Gripen NG?
Devem custar menos, pois deverá ser contratos sem uma série de itens extras.
A FAB vai escolher o Gripen NG para o 2º e 3º lote SEM abrir CONCORRÊNCIA?
Em tese sim. Ela selecionou o FX2 com ToT e participação da indústria nacional no projeto para isso tb.
Os suecos vão poder pedir o valor que quiserem, sem nenhuma PRESSÃO ou concorrência?
Não, pois a FAB não é obrigada a comprar Gripen.
Se o valor não for competitivo é só abrir concorrência.
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O Brasil não fará ESTUDOS sobre CAPACIDADES e CUSTOS para ver se adquiri mais 1 ou 2 lotes de Gripen NG ou se MUDA e adquiri um caça de 5a geração (F-35, Pak-Fa, etc) ou se MUDA e adquiri um outro caça de 4a geração ou se MUDA e adquiri um Hi Lo mix com um lote MENOR de Gripen NG e demais lotes de um caça MÉDIO/PESADO ou da 5a geração?
Acho que isso pode e deve acontecer.
A realidade daqui a 10 anos pode mudar muito.
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Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 04, 2017 2:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Há muitas críticas.Marechal-do-ar escreveu:Curioso, os EUA escolheram o F-35, mesmo assim ainda há discussões e críticas, mas aqui isso parece ser proibido...vplemes escreveu:Não escolhemos o Gripen? Não vejo a lógica de ficar batendo nessa tecla de caças russos ou franceses. Nosso caça é sueco e c'est fini! Acho que devíamos focar em discutir como será nosso caça em nossa realidade operacional. Qualquer outra coisa não vai levar a nada. Não vamos ter outro caça pelas próximas décadas.
Mas não há lamúrias de que se deveria ter selecionado o Boeing X-32 ou uma versão avançada do F-16 ou F-15. Isso é passado.
A seleção do Gripen já foi.
Ele pode ser criticado? Claro! Aliás, é o que mais ocorre em fóruns na Internet.
No entanto, há muita crítica totalmente descabelada e sem nexo causal com algum fato real. E isso tb é fruto de debate.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Esse malfeito feito tinha o poder de atrapalhar as exportações de armas russas caso a situação não fosse resolvida adequadamente.Bolovo escreveu:Eu fiquei decepcionado. Na Rússia que eu conheço, esses seriam promovidos a base de muita vodka e putas por conquistar mais um cliente enganado.Marechal-do-ar escreveu:E foram presos? É algo pouco comum aqui no Brasil...
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penso o seguinte, criticar o Gripen todos podemos, por isso existe o tópico dele, agora se é pra debater porque não fez isso ou fez aquilo, se abra um tópico específico para isso.
Sobre como o Copac escolheu e porque eliminaram os russos, penso que a FAB entende muito mais de avião do que eu, e afinal de contas eles vão sentar e colocar suas vidas em risco, logo se eliminaram, alguma coisa tinha de errado.
Sobre como o Copac escolheu e porque eliminaram os russos, penso que a FAB entende muito mais de avião do que eu, e afinal de contas eles vão sentar e colocar suas vidas em risco, logo se eliminaram, alguma coisa tinha de errado.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Essa notícia é interessante e um alerta para quem acha que custo de hora de voo não importa.
A Áustria que é um país rico, uma das maiores RpC da EU, está pedindo arrego por conta do alto custo da hora de voo do Typhoon.
O substituto deverá ficar entre o Gripen e o F-16.
A Áustria que é um país rico, uma das maiores RpC da EU, está pedindo arrego por conta do alto custo da hora de voo do Typhoon.
O substituto deverá ficar entre o Gripen e o F-16.
Eurofighter: These Are the Potential Successors
(Source: OE24; published July 04, 2017)
(Published in German; unofficial translation by Defense-Aerospace.com)
VIENNA --- Austrian Defense Minister Doskozil is looking for a cheaper alternative to the Eurofighter.
In the Ministry of Defense, they will tell you nothing on the subject. No wonder: the SPÖ Defense Minister Hans Peter Doskozil is likely to announce the end for the Eurofighter -- a flight hour costs up to 80,000 euros.
Austria’s searches have determined that airspace monitoring can be handled by only one system in the future -- this task is currently shared by the Eurofighter with the Saab 105 Ö. Here are the possible successors:
-Leonardo M 346 jet trainer: Would probably the most cost-effective solution; the Italian jet can also be armed, and its flight hour comes to only 10,000 to 15,000 euros. But Leonardo cannot climb at supersonic speeds; as Georg Mader emphasizes. And Doskozil had explicitly said that the airspace had to be monitored with supersonic jets.
According to experts, two alternatives remain:
-Gripen: The Swedish jet was originally already in the running against the Eurofighter. But since the latest variant is not much cheaper, used or older versions would have to be ordered.
-F 16 Fighting Falcon: The same is true of Lockheed's US jet, of which over 4,570 copies have already been sold.
But no matter who wins the race, training jets will also be necessary in the future.
-ends-
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