TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
619
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80911 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 28, 2017 9:20 pm

hunter escreveu:O que faz propostas irresistiveis assim não venderem aqui?
As resposta podem ser muitas, desde o "guaraná" do pessoal não rolar nas mesas certas, passando por simples e puro preconceito, ou a inabilidade russa de negociar com países com industria aeroespacial como a nossa, e por aí vai.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80912 Mensagem por andrelemos » Qui Jun 29, 2017 9:04 am

Olha, eu já traduzi contratos entre as forças armadas brasileiras e o governo dos EUA para venda de armamentos.

Não posso divulgar detalhes, por questões de acordo de não divulgação, mas direi o seguinte:

É impressionante o nível de detalhe desses contratos, com projeções financeiras para todas as etapas do cronograma, incluindo todos os respectivos aspectos.

Aquisição inicial, treinamento (nos EUA inclusive), peças sobressalentes, melhorias na manutenção, documentação técnica, etc etc.

Tudo peça por peça, tripulação por tripulação, equipe de manutenção por equipe de manutenção... Com dia e quantia de pagamento já previstos...

É um nível de detalhes e "previsibilidade" muito acima de qualquer contrato comercial que já vi. Inclusive, se o cliente quiser renegociar, eles refazem toda a previsão de gastos e cronograma, tintim por tintim...

Não sei se os Russos oferecem algo parecido. Talvez venha daí o "medo". Principalmente num país onde a primeira pasta a ter o orçamento cortado é a Defesa...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80913 Mensagem por Penguin » Qui Jun 29, 2017 9:43 am

Outro aspecto eh a logística. Os precedentes não são favoráveis.
Depois de mais de 10 anos de operação, parece que só agora os indianos estão conseguindo resolver as questões de manutenção do Su com a assinatura um contrato para abertura de um centro de manutenção por lá. Detalhe: a frota de Su chega a 270!




Editado pela última vez por Penguin em Qui Jun 29, 2017 12:11 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80914 Mensagem por Thor » Qui Jun 29, 2017 11:24 am

andrelemos escreveu:Olha, eu já traduzi contratos entre as forças armadas brasileiras e o governo dos EUA para venda de armamentos.

Não posso divulgar detalhes, por questões de acordo de não divulgação, mas direi o seguinte:

É impressionante o nível de detalhe desses contratos, com projeções financeiras para todas as etapas do cronograma, incluindo todos os respectivos aspectos.

Aquisição inicial, treinamento (nos EUA inclusive), peças sobressalentes, melhorias na manutenção, documentação técnica, etc etc.

Tudo peça por peça, tripulação por tripulação, equipe de manutenção por equipe de manutenção... Com dia e quantia de pagamento já previstos...

É um nível de detalhes e "previsibilidade" muito acima de qualquer contrato comercial que já vi. Inclusive, se o cliente quiser renegociar, eles refazem toda a previsão de gastos e cronograma, tintim por tintim...


Não sei se os Russos oferecem algo parecido. Talvez venha daí o "medo". Principalmente num país onde a primeira pasta a ter o orçamento cortado é a Defesa...
É colega, cada vez que eu vejo algum forista aqui comentar que os generais ou militares tem preconceito ou aversão a material russo por simples ideologia me dá uma pontada no estômago... tudo é analisado, não existe esse de eu não gosto, existem condições, metodologia, especificações, controle de qualidade, atendimento a normas internacionais, certificação reconhecida, confiabilidade e, também, desempenho.
E tanto faz se é chinês, russo, americano, europeu, etc.
Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80915 Mensagem por Túlio » Qui Jun 29, 2017 12:43 pm

Thor escreveu:
É colega, cada vez que eu vejo algum forista aqui comentar que os generais ou militares tem preconceito ou aversão a material russo por simples ideologia me dá uma pontada no estômago... tudo é analisado, não existe esse de eu não gosto, existem condições, metodologia, especificações, controle de qualidade, atendimento a normas internacionais, certificação reconhecida, confiabilidade e, também, desempenho.
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Abraços

Peço-te um pouco de paciência conosco, Mestre. Para nós, aqui no Brasil, papel significa BUROCRACIA e quem nunca se incomodou por causa disso? Não temos conhecimentos como os teus e os do André Lemos sobre as minúcias dos contratos celebrados por uma Força, um ou mais grupos de empresas e dois ou mais governos, prevendo TUDO!

A esmagadora maioria aqui não tem a mínima experiência no cockpit de um caça, no dia a dia de sua manutenção e muito menos na Alta Administração da FAB e empresas do ramo da alta tecnologia aeronáutica. Para boa parte de nós a coisa parece assim: um governo qualquer, de alguma maneira e por razões que desconhecemos, encomenda um lote de caças a uma empresa (digamos, a França encomenda 12 Rafales à Dassault), é questão de alguns representantes do governo se reunirem com os da fábrica, assinar, o cara da fábrica leva os contratos embora e, no que o dinheiro começar a aparecer, manda ligar umas máquinas e PIMBA, os caças vão sendo fabricados.

Ou seja, ninguém dá muita bola para o FATO de que muita coisa tem que acontecer no permeio, como o governo receber solicitação justificada da Força sobre quantidade e modelo (antes disso a própria Força precisa concordar que este meio é mais vantajoso do que aquele, por causa disso, disso e daquilo), depois se entender internamente (e de olho no TCU, MPF, PGR & quetales, além da imprensa), a seguir com as principais empresas envolvidas e seus respectivos governos. As empresas, por sua vez, terão de se entender com seus fornecedores, porque nem a Dassault fabrica TUDO para o Rafale, nem a SNECMA fabrica TUDO para a M88 e por aí vai. Até o primeiro caça começar a ser montado, toneladas de papel tiveram que ser analisadas com cuidado e devidamente assinadas.

Só que isso não diz muito a um brazuca comum como eu, acostumado a ter aborrecimentos constantes por causa de uma BURROCRACIA desnecessária e mesmo onerosa. Quanto mais papel, mais entediado se fica; pior, mais desconfiado também, porque aqui papel e mais papel é aumento crescente de chances de alguém nos passar a perna. Assim, esquecemos o quão importantes são os contratos minuciosamente redigidos e, principalmente, cujos termos são rigorosamente observados. Isso evita constrangimentos como aquele fiasco da MB que, não ligando as turbinas porque não tinha previsto verba para seu combustível, quando tentou elas não funcionaram de acordo; daí foram acionar a garantia - que, pelo jeito, sequer tinham lido - e descobriram que deveriam ter seguido um determinado padrão de operação, claramente descrito no contrato de aquisição das referidas turbinas (LM-2500). Ou seja, existe a "burocracia do bem".

Agora, e peço antecipadamente desculpas, me dizer que NINGUÉM no topo tem completa aversão a material dessa ou daquela procedência me deixa BEM encabritado: já mencionei aqui várias vezes uma reunião da qual participei como membro do Portal onde um OG (4 stars) da FAB interrompeu, assim do nada, sua resposta a uma pergunta do VP Ops da AEL e começou a dizer cobras e lagartos sobre a Rússia e tudo o que viesse de lá. Não me contaram, eu estava vendo e ouvindo, a poucos metros do "hôme". Se ao menos ele tivesse mencionado, mesmo que de passagem, que não sabiam fazer contratos ou algo assim, eu teria notado e referido aqui mesmo. Mas não,era como ler uma edição das Seleções no auge da Crise dos Mísseis em Cuba.

Reitero minhas desculpas mas eu estava lá.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80916 Mensagem por andrelemos » Qui Jun 29, 2017 2:32 pm

Túlio, quem sabe com a experiência da operação dos Hind aqui no Brasil essas atitudes mudem.

No mais, não sei qual era a idade do OG que você mencionou, mas quero acreditar que isto seja coisa apenas do pessoal mais velho. Pós queda do muro não há motivo pra rejeitar material Russo simplesmente por ser Russo. Aliás, a robustez dos equipamentos deles é notória, algo muito desejável por aqui.

Eu apenas acho que é como aquele cara que sempre dirigiu Ford, Renault, Honda na vida e sempre esteve muito satisfeito, aí aparece um fabricante novo no mercado com um preço mais baixo.

O carro pode ser bom e ser um ótimo negócio, mas sem avaliar com muito cuidado antes de comprar... pode ser uma "bomba"...

Ainda mais no nosso caso que compramos certos equipamentos apenas de 30 em 30 anos, e sempre com a grana curta pra gasolina...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80917 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 29, 2017 3:06 pm

Túlio escreveu:
Thor escreveu:
É colega, cada vez que eu vejo algum forista aqui comentar que os generais ou militares tem preconceito ou aversão a material russo por simples ideologia me dá uma pontada no estômago... tudo é analisado, não existe esse de eu não gosto, existem condições, metodologia, especificações, controle de qualidade, atendimento a normas internacionais, certificação reconhecida, confiabilidade e, também, desempenho.
E tanto faz se é chinês, russo, americano, europeu, etc.
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Peço-te um pouco de paciência conosco, Mestre. Para nós, aqui no Brasil, papel significa BUROCRACIA e quem nunca se incomodou por causa disso? Não temos conhecimentos como os teus e os do André Lemos sobre as minúcias dos contratos celebrados por uma Força, um ou mais grupos de empresas e dois ou mais governos, prevendo TUDO!

A esmagadora maioria aqui não tem a mínima experiência no cockpit de um caça, no dia a dia de sua manutenção e muito menos na Alta Administração da FAB e empresas do ramo da alta tecnologia aeronáutica. Para boa parte de nós a coisa parece assim: um governo qualquer, de alguma maneira e por razões que desconhecemos, encomenda um lote de caças a uma empresa (digamos, a França encomenda 12 Rafales à Dassault), é questão de alguns representantes do governo se reunirem com os da fábrica, assinar, o cara da fábrica leva os contratos embora e, no que o dinheiro começar a aparecer, manda ligar umas máquinas e PIMBA, os caças vão sendo fabricados.

Ou seja, ninguém dá muita bola para o FATO de que muita coisa tem que acontecer no permeio, como o governo receber solicitação justificada da Força sobre quantidade e modelo (antes disso a própria Força precisa concordar que este meio é mais vantajoso do que aquele, por causa disso, disso e daquilo), depois se entender internamente (e de olho no TCU, MPF, PGR & quetales, além da imprensa), a seguir com as principais empresas envolvidas e seus respectivos governos. As empresas, por sua vez, terão de se entender com seus fornecedores, porque nem a Dassault fabrica TUDO para o Rafale, nem a SNECMA fabrica TUDO para a M88 e por aí vai. Até o primeiro caça começar a ser montado, toneladas de papel tiveram que ser analisadas com cuidado e devidamente assinadas.

Só que isso não diz muito a um brazuca comum como eu, acostumado a ter aborrecimentos constantes por causa de uma BURROCRACIA desnecessária e mesmo onerosa. Quanto mais papel, mais entediado se fica; pior, mais desconfiado também, porque aqui papel e mais papel é aumento crescente de chances de alguém nos passar a perna. Assim, esquecemos o quão importantes são os contratos minuciosamente redigidos e, principalmente, cujos termos são rigorosamente observados. Isso evita constrangimentos como aquele fiasco da MB que, não ligando as turbinas porque não tinha previsto verba para seu combustível, quando tentou elas não funcionaram de acordo; daí foram acionar a garantia - que, pelo jeito, sequer tinham lido - e descobriram que deveriam ter seguido um determinado padrão de operação, claramente descrito no contrato de aquisição das referidas turbinas (LM-2500). Ou seja, existe a "burocracia do bem".

Agora, e peço antecipadamente desculpas, me dizer que NINGUÉM no topo tem completa aversão a material dessa ou daquela procedência me deixa BEM encabritado: já mencionei aqui várias vezes uma reunião da qual participei como membro do Portal onde um OG (4 stars) da FAB interrompeu, assim do nada, sua resposta a uma pergunta do VP Ops da AEL e começou a dizer cobras e lagartos sobre a Rússia e tudo o que viesse de lá. Não me contaram, eu estava vendo e ouvindo, a poucos metros do "hôme". Se ao menos ele tivesse mencionado, mesmo que de passagem, que não sabiam fazer contratos ou algo assim, eu teria notado e referido aqui mesmo. Mas não,era como ler uma edição das Seleções no auge da Crise dos Mísseis em Cuba.

Reitero minhas desculpas mas eu estava lá.
Túlio, o que você acharia se um funcionário de um determinado fabricante militar chegasse até o PAMA com umas peças de um vetor na mala, que você pediu a bastante tempo e que você tanto precisa para colocar a anv e volta na linha, e este, fizesse a menção de lhe entregar mediante o pagamento de um a putaria na zona???
E ainda, que se você quisesse mais rápido bastaria acertar um propina com o chefe dele?????
Acho que o quatro estrelas foi ate´educado.

G abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80918 Mensagem por Túlio » Qui Jun 29, 2017 3:24 pm

juarez castro escreveu: Túlio, o que você acharia se um funcionário de um determinado fabricante militar chegasse até o PAMA com umas peças de um vetor na mala, que você pediu a bastante tempo e que você tanto precisa para colocar a anv e volta na linha, e este, fizesse a menção de lhe entregar mediante o pagamento de um a putaria na zona???
E ainda, que se você quisesse mais rápido bastaria acertar um propina com o chefe dele?????
Acho que o quatro estrelas foi ate´educado.

G abraço

Juarez véio, vou repetir, eu estava lá. A crítica - reitero que era um evento oficial na FIERGS, ele interrompeu a resposta a uma pergunta de um fornecedor (AEL, que não tinha nada a ver com Russo ou Rússia) para começar aquilo - era diretamente a tudo o que era Russo. Que fique claro, eu não tomei as dores de ninguém, na verdade fiquei tão espantado com tal destempero verbal e intempestividade que sequer me lembrei que estava com minha câmera nas mãos, só ligar e gravar em áudio e vídeo. Uma das minhas maiores burradas, aliás.

E precisava apenas ter dito que não sabiam fazer contratos, eu já ficaria satisfeito.

Ou que pediam propina, ofereciam putas, etc.

Repito, parecia uma leitura das Seleções do começo dos anos 60.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80919 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 29, 2017 6:04 pm

Nao me espanta... infelizmente enquanto tem gente com pensamento mais progressivo, tem muita gente que ainda vive no passado distante e nunca vai sair de l'a.

Quanto as atitudes deprimentes, acontece para todos os lados. Americanos, e Cia nao sao santos tambem. Nao mesmo!!!!!

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80920 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 29, 2017 6:11 pm

Carlos Lima escreveu:Nao me espanta... infelizmente enquanto tem gente com pensamento mais progressivo, tem muita gente que ainda vive no passado distante e nunca vai sair de l'a.

Quanto as atitudes deprimentes, acontece para todos os lados. Americanos, e Cia nao sao santos tambem. Nao mesmo!!!!!

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CB
Sim, claro, eles costumam superfaturar contratos do FMS????????
Eles costumam pedir propina para te vender peças???:?:
Te entregam um vetor com seus respectivos tecnical orders aonde aparece o esquema elétrico de um gerador que não condiz com nada que está no vetor??????
Após implorar por solução de problemas, que na maioria que tiveram que ser resolvidos pelo PAMA eles adotam as nossas soluções em seus vetores e nos mandar a merd..?????

Estes yankees são maus mesmo......

G abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80921 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 29, 2017 6:24 pm

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu:Nao me espanta... infelizmente enquanto tem gente com pensamento mais progressivo, tem muita gente que ainda vive no passado distante e nunca vai sair de l'a.

Quanto as atitudes deprimentes, acontece para todos os lados. Americanos, e Cia nao sao santos tambem. Nao mesmo!!!!!

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Sim, claro, eles costumam superfaturar contratos do FMS????????
Eles costumam pedir propina para te vender peças???:?:
Te entregam um vetor com seus respectivos tecnical orders aonde aparece o esquema elétrico de um gerador que não condiz com nada que está no vetor??????
Após implorar por solução de problemas, que na maioria que tiveram que ser resolvidos pelo PAMA eles adotam as nossas soluções em seus vetores e nos mandar a merd..?????

Estes yankees são maus mesmo......

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Juarez,

Tem aquelas empresinhas que vendem pecas velhas para as nossas velhas aeronaves que fazem coisas que Deus duvida. Ou voce realmente vai negar que isso ocorre?

Nao estou dizendo que os yankees sao todos maus. So estou dizendo que os "Sovieticos" nao sao os unicos que se aproveitam da nossa tendencia natural de utilizar o "Jeitinho brasileiro" e falcatruas associadas... :|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80922 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 29, 2017 6:30 pm

O duro é que ficar usando velharias (F-5, A-4), você cai nas mãos de picaretas mesmo...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80923 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 29, 2017 8:41 pm

Muitas dessas coisas ainda acontecem por causa da percepção que o país passa lá fora. Quase todo mundo por lá acha que isso aqui é um puteiro a céu aberto abaixo do equador, e que é só molhar a mão de alguém para conseguir qualquer coisa. A nossa fama de 'burrocratas' e corruptos ultrapassou as nossas fronteiras faz muito tempo.

Dizem que nós somos conhecidos pelo futebol, carnaval e mulher pelada, mas se alguém aqui já foi em qualquer fórum de negócios internacional, e perguntar a qualquer administrador estrangeiro o que ele acha de fazer negócios no Brasil, seja estado ou iniciativa privada, com certeza não vai gostar do que vai ouvir.

Mas por aqui, na nossa cultura hipócrita está tudo bem, porque todo mundo acha que o famoso jeitinho brasileiro é um sempre um mal que vem para o bem...

Perguntem aos nossos vizinhos do que eles acham sobre este tipo de lógica nacional?

Falta de caráter e desonestidade é igual em tudo que é lugar. Aqui, nós chamamos isso de "jeitinho".

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80924 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 29, 2017 10:00 pm

FCarvalho escreveu:Muitas dessas coisas ainda acontecem por causa da percepção que o país passa lá fora. Quase todo mundo por lá acha que isso aqui é um puteiro a céu aberto abaixo do equador, e que é só molhar a mão de alguém para conseguir qualquer coisa. A nossa fama de 'burrocratas' e corruptos ultrapassou as nossas fronteiras faz muito tempo.

Dizem que nós somos conhecidos pelo futebol, carnaval e mulher pelada, mas se alguém aqui já foi em qualquer fórum de negócios internacional, e perguntar a qualquer administrador estrangeiro o que ele acha de fazer negócios no Brasil, seja estado ou iniciativa privada, com certeza não vai gostar do que vai ouvir.

Mas por aqui, na nossa cultura hipócrita está tudo bem, porque todo mundo acha que o famoso jeitinho brasileiro é um sempre um mal que vem para o bem...

Perguntem aos nossos vizinhos do que eles acham sobre este tipo de lógica nacional?

Falta de caráter e desonestidade é igual em tudo que é lugar. Aqui, nós chamamos isso de "jeitinho".

abs.
Tem uma "lenda" "classica" de quando os Suicos nos ofereceram os seus F-5 (incluindo ai o tao sonhado "F") e botaram a nossa "comissao" para correr por conta do nosso "jeitinho" e o que dissemos parar eles :|

Tem a outra historia de quando da compra dos A-4 varias caixas sobressalentes (compra aprovada pelo FMS) chegaram ao Brasil Cheias de pedra e areia.

Ou seja... acontece de todos os lados e no caso do exemplo Suico o problema foi 100% Made in Brazil!!!

Sim, o FMS ajuda, mas nao resolve um problema cultural nosso acima de tudo.

Quem nao se da ao respeito, logicamente nao merece o respeito. O primeiro passo 'e aceitar que na maioria dos casos n'os somos os culpados (mesmo que nao sejamos os criadores de problemas, mas as vezes somos 'famosos' pelo jeitinho como voce muito bem disse).

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80925 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 29, 2017 10:12 pm

juarez castro escreveu:Túlio, o que você acharia se um funcionário de um determinado fabricante militar chegasse até o PAMA com umas peças de um vetor na mala, que você pediu a bastante tempo e que você tanto precisa para colocar a anv e volta na linha, e este, fizesse a menção de lhe entregar mediante o pagamento de um a putaria na zona???
E ainda, que se você quisesse mais rápido bastaria acertar um propina com o chefe dele?????
Acho que o quatro estrelas foi ate´educado.

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Eu acho que são acusações sérias demais se forem verdade. E os militares que viram tudo isso não fizeram nada? Isso é praticamente prevaricação...




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