CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#181 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 28, 2017 1:01 pm

Não é só questão de perder contato é principalmente: de patinar.

Quando uma roda patina, ela absorve toda a potencia, ficando a(s) outra(s) acopladas ao mesmo diferencial, parada(s), sem ação.

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#182 Mensagem por eligioep » Qua Jun 28, 2017 1:03 pm

Juniorbombeiro escreveu:.........................................................................
No caso do Boomerang, tendo em vista ser apenas um diferencial para os dois rodados traseiros, para que o diferencial fique patinando, seria necessário (na minha concepção) que as duas rodas traseiras de um lado percam o contato com o solo, o que parece bem difícil de acontecer. Talvez por isso o bloqueio não seja um item tão imprescindível, mas estou apenas especulando.
Na teoria sim, mas na prática, em um atoleiro, acontece muito de um lado perder aderência, ficando o carro imobilizado. Nestas ocasiões se usa o bloqueio!




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#183 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 28, 2017 1:54 pm

Eliseu, muito bem colocado: a roda patina no atoleiro.

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#184 Mensagem por eligioep » Qua Jun 28, 2017 2:36 pm

Mestre Bacchi,
procede aquela informação de retirada do dispositivo de bloqueio no "novo" Cascavel?




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#185 Mensagem por Juniorbombeiro » Qua Jun 28, 2017 3:15 pm

eligioep escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:.........................................................................
No caso do Boomerang, tendo em vista ser apenas um diferencial para os dois rodados traseiros, para que o diferencial fique patinando, seria necessário (na minha concepção) que as duas rodas traseiras de um lado percam o contato com o solo, o que parece bem difícil de acontecer. Talvez por isso o bloqueio não seja um item tão imprescindível, mas estou apenas especulando.
Na teoria sim, mas na prática, em um atoleiro, acontece muito de um lado perder aderência, ficando o carro imobilizado. Nestas ocasiões se usa o bloqueio!
Com certeza, apenas creio que com o arranjo do boomerang é um pouco menos propício a esse fenômeno, mal comparando, é quase como se fosse uma esteira.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#186 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 28, 2017 7:17 pm

Juniorbombeiro escreveu:
eligioep escreveu: Na teoria sim, mas na prática, em um atoleiro, acontece muito de um lado perder aderência, ficando o carro imobilizado. Nestas ocasiões se usa o bloqueio!
Com certeza, apenas creio que com o arranjo do boomerang é um pouco menos propício a esse fenômeno, mal comparando, é quase como se fosse uma esteira.
De jeito nenhum. Sofre do problema de eixo rigido com diferencial como todos os outros.

Ele não tem nada a ver com esteira. Má comparação.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#187 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jun 28, 2017 7:18 pm

Eliseu, vou conversar com meus parceiros sobre a trava, e depois reporto.

Bacchi




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#188 Mensagem por juarez castro » Qua Jun 28, 2017 8:52 pm

Juniorbombeiro escreveu:
eligioep escreveu: Na teoria sim, mas na prática, em um atoleiro, acontece muito de um lado perder aderência, ficando o carro imobilizado. Nestas ocasiões se usa o bloqueio!
Com certeza, apenas creio que com o arranjo do boomerang é um pouco menos propício a esse fenômeno, mal comparando, é quase como se fosse uma esteira.
Negativo, a incidência é a mesma, pois a área de contato sobre o solo é tão somente a parte do pneu que o toca, e em havendo patinagem, uma roda vai ficar inerte e a outra vai patina, por conseguinte, além da perda de tração de uma lado, não haverá o que nós na trilha chamamos de capacidade de limpar pneu.
Se retiraram o bloqueio, o que para mim foi um erro, eu imagino que tenha sido porque TALVEZ a maioria dos motoristas do EB não estivessem plenamente acostumado com esta operação e pelo uso indevido estivessem quebrando ponta de eixo.

G abraço




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1985
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#189 Mensagem por gusmano » Seg Jul 03, 2017 6:06 pm

Ainda não entendi pq mordenizar este carcareco fragilizado e inofensivo.

abs




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#190 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jul 03, 2017 8:05 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Não é só questão de perder contato é principalmente: de patinar.

Quando uma roda patina, ela absorve toda a potencia, ficando a(s) outra(s) acopladas ao mesmo diferencial, parada(s), sem ação.

Bacchi
Acho que cometi um erro!!!

Pensando mais sobre o assunto, lembrei-me que as 2 rodas de um lado estavam ligadas entre si por um trem de engrenagens, o que fazia com que se uma roda perdesse aderência, a outra do mesmo bumerangue, continuaria a receber potencia.

O carro só pararia se as duas rodas de um mesmo bumerangue perdessem aderência.

Peço desculpas pelo erro, mas faz tanto tempo que terminei meus contatos com o Cascavel/Urutu, que as vezes me confundo, esquecendo certos detalhes.

Bacchi




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#191 Mensagem por joao fernando » Ter Jul 04, 2017 10:13 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Não é só questão de perder contato é principalmente: de patinar.

Quando uma roda patina, ela absorve toda a potencia, ficando a(s) outra(s) acopladas ao mesmo diferencial, parada(s), sem ação.

Bacchi
Acho que cometi um erro!!!

Pensando mais sobre o assunto, lembrei-me que as 2 rodas de um lado estavam ligadas entre si por um trem de engrenagens, o que fazia com que se uma roda perdesse aderência, a outra do mesmo bumerangue, continuaria a receber potencia.

O carro só pararia se as duas rodas de um mesmo bumerangue perdessem aderência.

O diferencial fica no eixo e não nas rodas, logo as duas ficam ligadas totalmente.
Peço desculpas pelo erro, mas faz tanto tempo que terminei meus contatos com o Cascavel/Urutu, que as vezes me confundo, esquecendo certos detalhes.

Bacchi




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#192 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 13, 2017 12:50 pm

Que duas???

Por favor, explique seu comentário.

Bacchi




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#193 Mensagem por joao fernando » Qui Jul 13, 2017 1:26 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Que duas???

Por favor, explique seu comentário.

Bacchi
Mestre, vi que o comentário saiu truncado

Ambas as rodas do boomeang são ligadas rigidamentre, e o diferencial fica no centro do carro (não sei como ele recebe o movimento do motor, deve ter um diferencial traseiro e outro dianteiro, atrelados aos cardãs




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#194 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 13, 2017 4:21 pm

Sim, tem um diferencial para as rodas da frente do veiculo e outro diferencial para as rodas traseiras do veiculo.

As rodas traseiras estão agrupadas nos dois bumerangues, assim temos que a potencia para as rodas traseiras, passa pelo diferencial e vai para os dois bumerangues.

Bacchi




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#195 Mensagem por eligioep » Sáb Jul 29, 2017 7:26 pm

Então.... O que eu afirmei anteriormente....
Dez unidades do EE 9 em processo de modernização, para a versão EE 9U.
Entregas em fins de 2018.
Só não sei quantas das alterações do protótipo serão de fato adicionadas.....




Responder