TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80881 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 27, 2017 10:06 am

Penguin escreveu:No caso da Argentina, há uma questão que pesa muito. Os custos operacionais.
Esses custos, ao longo do tempo, são mais significativos que os de aquisição.

Imagem

Se isso não for levado em conta, o resultado poucas é baixa disponibilidade ou retirada de serviço precoce.
Não bate com a propaganda.

Com U$ 4 mil pela hora de vôo para o Gripen.

150 horas de vôo por ano = U$ 600 mil

30 ANOS de operação = U$ 18 Milhões

Mesmo se o valor para o NG seja O DOBRO, seriam U$ 36 mi por 30 anos de operação.

E o valor da aquisição fica entre U$ 125 à U$ 150 mi.

Obs.: a RAC MiG declara que o MiG-35 possui padrão ocidental de manutenção, com checks, aumento significativo da vida útil do airframe, motor, etc.
TBOs aumentados. E que o custo da hora/vôo do MiG-35 será 2,5 x MENOR em relação ao MiG-29.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80882 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 27, 2017 10:14 am

Penguin escreveu:
Luís Henrique escreveu: Você pegou uma matéria de 2013.
Outra de 2014, dizendo que 1 ano antes o Pukhov falou no valor potencial de U$ 1,7 bi para 24 caças.

1) esse valor potencial não é o mesmo que o contrato assinado. Aqui também tivemos diferenças significativas de valores durante o processo.
A Rafale Internacional também deu bons descontos, enfim.

2) teve uma DESVALORIZAÇÃO do rublo no período.
No final de 2013 e início de 2014, o rublo estava valendo QUASE O DOBRO em relação ao seu valor no início de 2015 (quando o contrato foi assinado)

3) No início ainda não era certo se o Egito iria adquirir o MiG-29M ou o MiG-35.
No final, adquiriu um HÍBRIDO, um MiG-29M com alguns sistemas do MiG-35 como o IRST.

Quando ANUNCIARAM a compra pelo Gripen NG, o valor era de U$ 5,472 bi.
Depois, levou um tempo para assinar o contrato, e o câmbio nos favoreceu.

Mas, sendo 5,4 ou 4,7 ainda assim é MUITO MAIS CARO do que os caças russos.
- Que as aeronaves ocidentais são mais caras (aquisição) não se discute. Mas, isso é apenas uma parte dos custos envolvidos.
- Esse valores são estimativas. Não foi divulgado oficialmente o valor do(s) contratos(s).
- No caso da China/Su-35 (e tb do Egito), a imprensa fala de um valor "não menor que" ou "em torno de". Isso não é o valor do contrato. É uma estimativa. A imprensa indiana estimou o valor do contrato MMRCA e errou muito.
- Os custos operacionais de qq aeronave ultrapassa os custos de aquisição ao longo do tempo. O Mig-29 tem fama de ter custos operacionais altos.
- Não dá para comparar pacote com ToT, offsets, produção local (encarece o contrato) com pacote que não se sabe o conteúdo ou um pacote "de prateleira".
- Lembra do FX1? Ali dava para comparar, pois as condições eram similares (12 unidades):
Su-27SK: ~USD700mi (esse preço foi divulgado)
F-16CB52: ~USD900mi (esse preço foi divulgado)
Mirage 2000Br: >USD1.000mi (esse preço foi divulgado)
Gripen C: ?

No FX1 era o Su-35 antigo. E o valor divulgado foi de U$ 600 mi, não de 700.

Ai já fica CRISTALINO, o F-18 MÉDIO e o F-15 PESADO nem participaram do processo por causa DO PREÇO.
E a Rússia, além de colocar um caça PESADO na disputa, conseguiu um preço INFERIOR ao dos caças LEVES ocidentais.

Ali, não tinha caça MÉDIO ocidental.
Apenas caças LEVES e o caça PESADO da Rússia era mais barato.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80883 Mensagem por Penguin » Ter Jun 27, 2017 11:03 am

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu:No caso da Argentina, há uma questão que pesa muito. Os custos operacionais.
Esses custos, ao longo do tempo, são mais significativos que os de aquisição.

Imagem

Se isso não for levado em conta, o resultado poucas é baixa disponibilidade ou retirada de serviço precoce.
Não bate com a propaganda.

Com U$ 4 mil pela hora de vôo para o Gripen.

150 horas de vôo por ano = U$ 600 mil

30 ANOS de operação = U$ 18 Milhões

Mesmo se o valor para o NG seja O DOBRO, seriam U$ 36 mi por 30 anos de operação.

E o valor da aquisição fica entre U$ 125 à U$ 150 mi.

Obs.: a RAC MiG declara que o MiG-35 possui padrão ocidental de manutenção, com checks, aumento significativo da vida útil do airframe, motor, etc.
TBOs aumentados. E que o custo da hora/vôo do MiG-35 será 2,5 x MENOR em relação ao MiG-29.
A SAAF divulgou recententemente o seu custo/h atual de operação do Gripen C:
Mashaba says Gripen operating costs are between South African rand (R) 80,000 and R100,000 ($6,300-$7,800) per flying hour.
South African Air Force boosts Gripen availability
https://www.flightglobal.com/news/artic ... ab-438456/

Quanto ao Mig-29 é um mistério. Suposições para todo lado.

Quanto ao custo do ciclo de vida de sistemas de armas, segundo o DTIC/DoD:

Imagem

Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%

Para o M-2 Bradley Fighting Vehicle
R&D: 2%
Investment: 14%
O&S (Operations and Support): 84%

http://www.dtic.mil/pae/paeosg02.html




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80884 Mensagem por Penguin » Ter Jun 27, 2017 11:07 am

Luís Henrique escreveu:
Penguin escreveu: - Que as aeronaves ocidentais são mais caras (aquisição) não se discute. Mas, isso é apenas uma parte dos custos envolvidos.
- Esse valores são estimativas. Não foi divulgado oficialmente o valor do(s) contratos(s).
- No caso da China/Su-35 (e tb do Egito), a imprensa fala de um valor "não menor que" ou "em torno de". Isso não é o valor do contrato. É uma estimativa. A imprensa indiana estimou o valor do contrato MMRCA e errou muito.
- Os custos operacionais de qq aeronave ultrapassa os custos de aquisição ao longo do tempo. O Mig-29 tem fama de ter custos operacionais altos.
- Não dá para comparar pacote com ToT, offsets, produção local (encarece o contrato) com pacote que não se sabe o conteúdo ou um pacote "de prateleira".
- Lembra do FX1? Ali dava para comparar, pois as condições eram similares (12 unidades):
Su-27SK: ~USD700mi (esse preço foi divulgado)
F-16CB52: ~USD900mi (esse preço foi divulgado)
Mirage 2000Br: >USD1.000mi (esse preço foi divulgado)
Gripen C: ?

No FX1 era o Su-35 antigo. E o valor divulgado foi de U$ 600 mi, não de 700.

Ai já fica CRISTALINO, o F-18 MÉDIO e o F-15 PESADO nem participaram do processo por causa DO PREÇO.
E a Rússia, além de colocar um caça PESADO na disputa, conseguiu um preço INFERIOR ao dos caças LEVES ocidentais.

Ali, não tinha caça MÉDIO ocidental.
Apenas caças LEVES e o caça PESADO da Rússia era mais barato.
Foi o Su-27SK.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80885 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 27, 2017 11:08 am

Penguin escreveu: Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%
Tem outras coisas que eu queria responder mas ficam para depois.

O F-16 foi fabricado aos milhares, como fica a distribuição de custos de aeronaves fabricadas em poucas centenas?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80886 Mensagem por Penguin » Ter Jun 27, 2017 11:21 am

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu: Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%
Tem outras coisas que eu queria responder mas ficam para depois.

O F-16 foi fabricado aos milhares, como fica a distribuição de custos de aeronaves fabricadas em poucas centenas?
Sim, essa distribuição de custos vale para os EUA. Ela é apenas um exemplo.
No mais, para qualquer operador, os custos operacionais e de suporte ao longo do ciclo de vida são significativos.

Na USAF, que possui uma frota enorme, cada F-16 custa mais de USD20K/h.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jun 27, 2017 3:16 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80887 Mensagem por joao fernando » Ter Jun 27, 2017 2:31 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Penguin escreveu: Para o F-16:
R&D: 2%
Investment: 20%
O&S (Operations and Support): 78%
Tem outras coisas que eu queria responder mas ficam para depois.

O F-16 foi fabricado aos milhares, como fica a distribuição de custos de aeronaves fabricadas em poucas centenas?
Melhor nem perguntar...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80888 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 3:59 pm

Não entendi isso de MiG-29, por que não botam um barato MESMO na charla? Tipo o JF-17 Thunder Paquistanês? Aquilo sim, é barato de comprar e operar. Notar uma das maiores vantagens competitivas da Indústria Aeronáutica do Paquistão: grande parte de seus funcionários são ex-Força Aérea, acostumados a ganhar mal e ter que trabalhar bem (ou é rua!). Por exemplo, a EMBRAER, com o mesmo dinheiro que precisa para manter UM funcionário especializado e experiente, poderia pagar quase CINCO Paquistaneses igualmente capazes (ao menos para grande parte das funções de "chão de fábrica").

Imagem




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80889 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 27, 2017 4:06 pm

Eu gosto do JF-17... 'e barato e serve para FA que nao tem muito $$$... tipo Argentina.

Alem de potencialmente ser uma solucao "low" para quem nao tem muito $$$ e tem um aviao melhor como "high".

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80890 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 4:18 pm

Carlos Lima escreveu:Eu gosto do JF-17... 'e barato e serve para FA que nao tem muito $$$... tipo Argentina.

Alem de potencialmente ser uma solucao "low" para quem nao tem muito $$$ e tem um aviao melhor como "high".

[]s
CB
Discordo: AQUI as FFAA estão longe de ter esse dinheiro todo que pareces pensar. E não são "apenas" uma opção para quem tem HI, também o são para quem não tem grandes inimigos no horizonte. Novamente, NÓS!

Dado o preço unitário estar na faixa dos USD 35 mi, 36 unidades sairiam por uns USD 1,26 bi. Claro, "pelados", sem IRST, AESA, TdT, etc. Mas, se é só questão de PREÇO... 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80891 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 27, 2017 4:36 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:Eu gosto do JF-17... 'e barato e serve para FA que nao tem muito $$$... tipo Argentina.

Alem de potencialmente ser uma solucao "low" para quem nao tem muito $$$ e tem um aviao melhor como "high".

[]s
CB
Discordo: AQUI as FFAA estão longe de ter esse dinheiro todo que pareces pensar. E não são "apenas" uma opção para quem tem HI, também o são para quem não tem grandes inimigos no horizonte. Novamente, NÓS!

Dado o preço unitário estar na faixa dos USD 35 mi, 36 unidades sairiam por uns USD 1,26 bi. Claro, "pelados", sem IRST, AESA, TdT, etc. Mas, se é só questão de PREÇO... 8-]
Quem nao tem $$ compra 12.

Estava pensando na Argentina.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80892 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 5:38 pm

Carlos Lima escreveu: Quem nao tem $$ compra 12.

Estava pensando na Argentina.

[]s
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Os argies têm o mesmo problema que nós: suas FFAA só querem saber de produtos Ocidentais, desconfiam demais dos Orientais pelo pós-venda, capacidades & quetales. Burrice, claro, mas vai fazer entender... :roll: :roll: :roll: :roll:

Até algum tempo atrás ainda acreditavam que iam poder comprar Gripen (e 24, não 12) de nós ali pela metade da próxima década; até lá ficariam de Pampa e algum Skyhawk que eventualmente consigam reformar e botar de novo na linha de voo, e tudo isso de muita boa vontade.

Eu fico cá a pensaire se, nos anos 60, quando a FAB teve o seu "apagão de caças", diante de uma oferta de MiGs 21 novinhos e a preço de banana, a FAB teria feito diferente. Transpondo para agora, se a MB, com o mesmo problema em mente, toparia 4 Type 054A por menos que as 4 CV-03, mas navios muitíssimo mais modernos e poderosos. Claro, só que são da China Vermelha, tem que considerar isso...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80893 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Jun 27, 2017 6:06 pm

Type 054A, JF-17 e etc... São os tipos de coisas que nunca veremos por aqui (Brasil) e tampouco na Argentina.

Já Peru, Equador e Venezuela, pragmáticos e, pelo que se percebe, seus generais e almirantes não sustentam preconceitos tolos em relação aos materiais de defesa de origem oriental, podem vir a operá-los - se o orçamento ($) permitir, é claro.

O JF-17 é tipo de aeronave que calçaria como uma luva na aviação de caça de forças aéreas como a do Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Honduras, Nicarágua, Paraguai, enfim, nossos vizinhos mais 'pobres'.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80894 Mensagem por Penguin » Ter Jun 27, 2017 6:32 pm

Boa parte da América Central e o Paraguai reconhecem Taiwan como país , logo dificilmente seriam elegíveis para armamento chinês.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80895 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2017 6:36 pm

Penguin escreveu:Boa parte da América Central e o Paraguai reconhecem Taiwan como país , logo dificilmente seriam elegíveis para armamento chinês.

Exato. A cultura institucional dos caras é fechada pra caramba.




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