TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80716 Mensagem por mmatuso » Ter Jun 20, 2017 2:13 pm

Poti escreveu:Sinceramente não acho que o Brasil com 108 aviões modernos terá pouco. Acho que é compatível com a situação geopolítica do nosso país.
Podemos achar que é pouco se compararmos com países do oriente-médio, com a Coréia e outros países em zonas quentes no mundo.

Agora, que países possuem PIB como o nosso e não vivem em zonas quentes (com potencial inimigo às portas)?
Vejo o México e a Indonésia como exemplos. A Indonésia possui em 2017 PIB IDÊNTICO ao nosso e possui bem menos aeronaves de combate que a gente...

Não me parece razoável querer 250 gripens e como contribuinte eu não seria favorável. Temos que ter forças armadas modernas e dissuasivas dentro do nosso contexto e patamar geopolítico. Se algum dia decidirmos virar outra coisa, um global player, aí sim teremos que investir e crescer.

Só que é o que almejamos? Por certo não.
Compara com Australia e Canada também.

PIB parecido e estão fora de qualquer zona de conflito.

A missão não é ter F.A. modernas ou adequadas e sim não gastar dinheiro com F.A. isso é claro.




Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm
Agradeceu: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80717 Mensagem por Galina » Ter Jun 20, 2017 2:41 pm

JoaoCarvalho escreveu:
Luís Henrique escreveu: Se considerarmos que os vizinhos NÃO FARÃO NADA, sim. Estaremos com o caça mais moderno, ainda que existam caças de classes de peso superiores na vizinhança como os Su-30 venezuelanos.

Agora, imagine alguns cenários HIPOTÉTICOS mas possíveis:

1) A Venezuela adquire outro lote de 24 Su-30 e mais 1 para repor a perda, ou até mesmo o Su-35 no lugar do Su-30 para substituir os F-16.
2) O Peru adquire 6 PAK-FA e moderniza os 19 MiG-29, 12 Mirage-2000 e 18 Su-25.
3) O Chile, preocupado com os novos caças peruanos, aposentam os 12 F-5T3 e adquirem um lote de 12 F-35 e modernizam os F-16

Ai teremos:

Brasil = 72 Gripen NG
Chile = 58 (12 F-35 + 46 F-16M)
Venezuela = 69 (24 Su-35S + 24 Su-30 + 20 K-8)
Peru = 55 (6 Pak-Fa + 19 MiG-29M + 12 Mirage-2000M + 18 Su-25M)

Teremos 2 ou 3 vizinhos com caças de 5a geração e o QUANTITATIVO muitíssimo próximo do nosso, sendo que nosso país possui PIB VÁRIAS VEZES maior que qualquer outro vizinho.

Alguns vão dizer que eu estou viajando. Mas lembrem-se, o A-1 será substituído em 2030. Estamos em 2017. São 13 anos para os vizinhos SE MEXEREM.
A Colômbia pode adquirir 24 F-16 ou Gripen. Talvez até adquiram 2 lotes, substituindo os Kfir.
A Argentina pode ter uma recuperação e também adquirir alguma coisa.
Enfim, VÁRIOS países pequenos com frotas de 50 caças OU MAIS, e o Brasil que é GIGANTESCO com 72... :roll:
Acho pouco.
Estou somando aos 72 Gripens NG com os AM-X, pois o 2º lote modernizado e o 3º lote (sem modernização) darão baixa na década de 2030.

A Suécia está desenvolvendo uma versão dedicada ataque eletrônico do "NG". Será que a FAB, que tem desde a década de 80 pods de ataque eletrônico não vai adquirir 1 lote?

A FAB está estudando a Flygvapnet, inclusive está cogitando adotar vários procedimentos importantes adotados por ela, como o caça não pertencer ao esquadrão. Percebe-se que ela está entrando na esfera de influência da Flygvapnet. Quanto você quer apostar apostar que ela vai também adotar o nEUron?
Seria menos pior do que o tal UCAV stealth nacional...
O que o pessoal tem que entender é que o número de caças vem sendo reduzido mundo afora. Vide a Força Aérea Holandesa, que subsistirá com apenas 37 F-35; Itália e Alemanha com menos de 200 caças; Canadá e Austrália (não comprará todos os F-35) com menos de 100 caças.
Mesmo a USAF, dos cerca de 1900 caças, apenas 1100 estão em situação combat ready, perfazendo 54 esquadrões. Os demais são usados para treinamento e tarefas acessórias. Ah sim... e destes 1100 caças operacionais, pelo menos 500 pertencem a ANG e AFRC, tidos como segunda linha, pilotados por "pilotos de final de semana".
Voltando a FAB, eu gostaria de 16 a 18 caças F-35 operando lá pelo início da década de 2030, quando espero que o orçamento de custeio da FAB já tenha melhorado bastante, permitindo a operação de uma pequena quantidade de caças de quinta geração. Esses aviões poderiam operar desdobrados em um ou dois porta helicópteros, formando uma força estratégica. Fecha a conta e passa a régua.




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80718 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 20, 2017 3:12 pm

mmatuso escreveu:A missão não é ter F.A. modernas ou adequadas e sim não gastar dinheiro com F.A. isso é claro.
Se é para gastar pouco com F.A. a missão falhou terrivelmente, gastando uns R$ 70 bi por ano, nem isso o governo consegue fazer direito.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38020
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5752 vezes
Agradeceram: 3277 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80719 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 20, 2017 3:27 pm

A realidade é a seguinte: não temos interesse e nem consciência sobre o que querermos ser quando crescer.
Somos governados por uma elite político-econõmica tosca, imbecil e corrupta à melhor moda do coronelismo tupiniquim.
Os políticos morrem de medo dos militares, mas ao mesmo tempo estão cagando e andando para eles. São vistos como sempre foram deste os idos tempos da guarda nacional: uma espécie de GLO de farda quando dá merda e o pessoal precisa de distração neste circo chamado Brasil.
No mais, quem acha ou espera que 100 ou 30 caças façam qualquer diferença para nós, ou para a FAB, não percam seu tempo. Somo um país medíocre e hipócrita desde sempre, com um povo semi-analfabeto que gosta mais de futebol e putaria do que que zelo pelas coisas públicas.
Então, não esperem nada demais em termos de defesa por aqui. A FAB faz o que pode, ou o que deixam que faça. Pode faltar qualquer coisa nela, menos gasolina e jatinho para os fdp de Braília. É para isso que ela existe e vai sempre existir.
Enquanto tiver Aciso e MMI para fazer, e ladrões de gravata para usar seus serviços a FAB cai continuar sendo o que é: um espelho da nossa mediocridade como país.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80720 Mensagem por mmatuso » Ter Jun 20, 2017 5:23 pm

Marechal-do-ar escreveu:
mmatuso escreveu:A missão não é ter F.A. modernas ou adequadas e sim não gastar dinheiro com F.A. isso é claro.
Se é para gastar pouco com F.A. a missão falhou terrivelmente, gastando uns R$ 70 bi por ano, nem isso o governo consegue fazer direito.
Acho que usei o termo errado, seria investir e não gastar, já que gastamos uma bala para ficarmos nessa mulambice.

Eu até vislumbrei tudo mudar nesses últimos governos, mas temos que nos ater a realidade de que não passaremos do estágio atual, o resto será voou de galinha como esse foi. :shock:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80721 Mensagem por Penguin » Ter Jun 20, 2017 5:44 pm

Configuração heavy weight:

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80722 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 20, 2017 5:52 pm

RCS Fest...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80723 Mensagem por Penguin » Ter Jun 20, 2017 6:38 pm

Carlos Lima escreveu:RCS Fest...

[]s
CB
Como todos os caças de 4,5G avançados: Rafael 3R (que entra em serviço em 2018), SH, Typhoon, Su-35 etc.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80724 Mensagem por juarez castro » Ter Jun 20, 2017 9:05 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: Carvalho, a teu raciocínio carece de amparo técnico, você acha que é pouco, porque é que é pouco???
Baseado em que estudos, em que premissas, em que situação geo estratégica, em que missão?
Observa que eu não estou dizendo que nao é, apenas questionando as afirmações tácitas de vocês.

G abraço
Porque QUALQUER país do nosso tamanho ECONÔMICO/territorial/populacional possui MUITO MAIS que isso.

Os nosso vizinhos MUITÍSSIMO MENORES do que nós, também nos empurram para bem mais que 72 ou 90 caças.

O Chile possui 58 caças/bombardeiros (F-16 B50, F-16 MLU e F-5 T3)
O Peru possui 49 caças/bombardeiros (MiG-29, Mirage-2000 e Su-25)
A Venezuela possui 55 caças/bombardeiros (Su-30, F-16 e K-8)
O Equador possui 43 caças/bombardeiros (Kfir, Cheetah, Mirage F1, Mirage 50)

TOTAL desses 4 países: 205 caças.

72 caças para o Brasil não é pouco???

Não contei os 24 Kfir da Colombia, os A-4 da Argentina, etc.

O Brasil possui território, população e ECONOMIA equivalente à SOMA de todos os 11 países da América do Sul.
Apenas 4 deles possuem + de 200 caças/bombardeiros.

E aquela estratégia de DUAS FRENTES???

E se 2, 3 ou 4 países resolvem se unir contra o Brasil???

Estrategicamente não deveríamos ter QUANTIDADE SUFICIENTE de caças para dar conta de TODOS eles ao mesmo tempo?? Ou pelo menos contra 3 ou 4 deles ao mesmo tempo???

Isso é apenas UMA hipótese, mas como o Brasil é gigantesco perto dos vizinhos acredito que não deveríamos pensar APENAS NO NOSSO TO.
Mas também em possibilidades de conflitos com OUTRAS POTÊNCIAS.
LH, tem momentos que eu tento, mas tento mesmo te entender, e sei que tu não escreve isto por mal, mas por ingenuidade e falta de convívio com meio militar.

Tchê, a exceção do Chile que nem fronteira fizemos, os demais países que tu citou não tem um força Aérea que chegue aos pés da FAB, porque?

Porque não é só o número de caças, é tudo que está por traz, apoio logístico, sensoriamento, capacidade de reação, volume de combate a ser imprimido, em fim, tem n quesitos que devemos levar em conta.
Eu vou te contar uma história:

Lá pelo meio da década de 2000 teve um oficial Indiano, piloto de Jaguar que veio para para intercâmbio e voar o A1, e durante os bate papo, o pessoal perguntou para ele sobre a diversidade logística e o número de vetores. Sabe o que ele respondeu?

Que na verdade eles operavam com menos de 50% do inventário porque não tinham capacidade logística e estrutural para mantê-los em condições e prontificados, e ainda que o PA deles na época, acho que era o antigo Hermes operando Sea Harrier não sai do raio de alcance da aviação baseada em terra, porque não podiam protege-lo adequadamente.
O que eu quero dizer com isto??

Que nem tudo que brilha é ouro, que dois mais dois é igual a quatro, aqui, na Índia, no mundo mágico da Russolândia encantada ou em "Paraisópolis

Ainda falando nesta conta de padaria que tu insiste me bater, lembra que o Chile trocou 14 ou 15 F 5 T3 por 10 F 16 C/D????? E que provavelmente o F 5 hoje em Antofagasta não serão substituídos na mesma proporção??? Porque será????
Porque a cada dia que passa está mais difícil e caro manter e operar.

G abraço




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80725 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 20, 2017 9:32 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:RCS Fest...

[]s
CB
Como todos os caças de 4,5G avançados: Rafael 3R (que entra em serviço em 2018), SH, Typhoon, Su-35 etc.
Sem duvida, mas nenhum desses diz por ai que sao de 5 geracao.

E 'e claro... o alcance 'e afetado tambem. ;)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
hunter
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 127
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 3:07 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80726 Mensagem por hunter » Ter Jun 20, 2017 11:24 pm

Alguém tem uma foto de um.caça da.Fab em configuração parecida...voando de preferencia!....nao to pedindo.com missil anti navio... Mas realmente carregado assim ( todos pilones )

Acho que pedi demais...kkk

Mas seria show ver nosso gripen com pelo menos 02 a darter... 02 derbys e 04 lizards alem dos tanques e o designador de alvos heheheh

Uma pergunta ao entendidos ... Estava vendo uma matéria sobre os equipamentos de EW do gripen e la aparece um Pod com o nome x300

Sera se esta incluso em nosso pacote? Sera se ele faz o mesmo dos nossos SkyShilds?

Alguém sabe algo mais sobre ele?




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80727 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 20, 2017 11:32 pm

mmatuso escreveu:
Poti escreveu:Sinceramente não acho que o Brasil com 108 aviões modernos terá pouco. Acho que é compatível com a situação geopolítica do nosso país.
Podemos achar que é pouco se compararmos com países do oriente-médio, com a Coréia e outros países em zonas quentes no mundo.

Agora, que países possuem PIB como o nosso e não vivem em zonas quentes (com potencial inimigo às portas)?
Vejo o México e a Indonésia como exemplos. A Indonésia possui em 2017 PIB IDÊNTICO ao nosso e possui bem menos aeronaves de combate que a gente...

Não me parece razoável querer 250 gripens e como contribuinte eu não seria favorável. Temos que ter forças armadas modernas e dissuasivas dentro do nosso contexto e patamar geopolítico. Se algum dia decidirmos virar outra coisa, um global player, aí sim teremos que investir e crescer.

Só que é o que almejamos? Por certo não.
Compara com Australia e Canada também.

PIB parecido e estão fora de qualquer zona de conflito.

A missão não é ter F.A. modernas ou adequadas e sim não gastar dinheiro com F.A. isso é claro.
Não é bem assim:

1) PIB
O Brasil tem quase O DOBRO do PIB do Canadá e quase O TRIPLO do PIB da Austrália

Por este parâmetro apenas o Brasil deveria ter quase O DOBRO de caças em relação ao Canadá e quase O TRIPLO de caças em relação à Austrália.

2) POPULAÇÃO
O Brasil possui 206 milhões de habitantes, a Austrália possui 23 milhões e o Canada possui 35 milhões.

Por este parâmetro, qual país deve ter mais relevância mundial?

3) Austrália é uma ILHA, não possui vizinhos. Canadá é QUASE uma ilha, possuindo apenas um ÚNICO vizinho, os EUA que são um grande parceiro e proteror.

4) Ambos os países integram uma aliança militar (OTAN) e são ambos países PROTEGIDOS pela aliança.


E mesmo com tudo isso os 2 países citados sempre tiveram CAÇAS MUITO MAIS MODERNOS QUE O BRASIL.

E pelo menos a Austrália não possui e não pretende possuir uma frota de 72 caças...
Se eu não me engano estão com 107 caças atualmente + 70 F-35 encomendados e + 28 de opcionais.

Já foi divulgado que a pretensão é de 100 F-35 de 5ª geração.

Entre os 107 caças atuais, temos Growlers, Super Hornets e Hornets, além de 2 F-35.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80728 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 20, 2017 11:51 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: Porque QUALQUER país do nosso tamanho ECONÔMICO/territorial/populacional possui MUITO MAIS que isso.

Os nosso vizinhos MUITÍSSIMO MENORES do que nós, também nos empurram para bem mais que 72 ou 90 caças.

O Chile possui 58 caças/bombardeiros (F-16 B50, F-16 MLU e F-5 T3)
O Peru possui 49 caças/bombardeiros (MiG-29, Mirage-2000 e Su-25)
A Venezuela possui 55 caças/bombardeiros (Su-30, F-16 e K-8)
O Equador possui 43 caças/bombardeiros (Kfir, Cheetah, Mirage F1, Mirage 50)

TOTAL desses 4 países: 205 caças.

72 caças para o Brasil não é pouco???

Não contei os 24 Kfir da Colombia, os A-4 da Argentina, etc.

O Brasil possui território, população e ECONOMIA equivalente à SOMA de todos os 11 países da América do Sul.
Apenas 4 deles possuem + de 200 caças/bombardeiros.

E aquela estratégia de DUAS FRENTES???

E se 2, 3 ou 4 países resolvem se unir contra o Brasil???

Estrategicamente não deveríamos ter QUANTIDADE SUFICIENTE de caças para dar conta de TODOS eles ao mesmo tempo?? Ou pelo menos contra 3 ou 4 deles ao mesmo tempo???

Isso é apenas UMA hipótese, mas como o Brasil é gigantesco perto dos vizinhos acredito que não deveríamos pensar APENAS NO NOSSO TO.
Mas também em possibilidades de conflitos com OUTRAS POTÊNCIAS.
LH, tem momentos que eu tento, mas tento mesmo te entender, e sei que tu não escreve isto por mal, mas por ingenuidade e falta de convívio com meio militar.

Tchê, a exceção do Chile que nem fronteira fizemos, os demais países que tu citou não tem um força Aérea que chegue aos pés da FAB, porque?

Porque não é só o número de caças, é tudo que está por traz, apoio logístico, sensoriamento, capacidade de reação, volume de combate a ser imprimido, em fim, tem n quesitos que devemos levar em conta.
Eu vou te contar uma história:

Lá pelo meio da década de 2000 teve um oficial Indiano, piloto de Jaguar que veio para para intercâmbio e voar o A1, e durante os bate papo, o pessoal perguntou para ele sobre a diversidade logística e o número de vetores. Sabe o que ele respondeu?

Que na verdade eles operavam com menos de 50% do inventário porque não tinham capacidade logística e estrutural para mantê-los em condições e prontificados, e ainda que o PA deles na época, acho que era o antigo Hermes operando Sea Harrier não sai do raio de alcance da aviação baseada em terra, porque não podiam protege-lo adequadamente.
O que eu quero dizer com isto??

Que nem tudo que brilha é ouro, que dois mais dois é igual a quatro, aqui, na Índia, no mundo mágico da Russolândia encantada ou em "Paraisópolis

Ainda falando nesta conta de padaria que tu insiste me bater, lembra que o Chile trocou 14 ou 15 F 5 T3 por 10 F 16 C/D????? E que provavelmente o F 5 hoje em Antofagasta não serão substituídos na mesma proporção??? Porque será????
Porque a cada dia que passa está mais difícil e caro manter e operar.

G abraço

Juarez, eu entendo que a FAB não pode aumentar os números a seu bel prazer.

Não estou criticando a força diretamente, mas os governantes.

Entendo que não adianta o governo comprar 180 caças e o orçamento da FAB não mudar e os caças ficarem parados no hangar.

Entendo seu ponto que não adianta ter sem operar, treinar, etc.

Entendo também que temos vizinhos muito mal preparados, treinados, com problemas logísticos, etc.

Entendo que mesmo com F-5M a FAB da conta do TO devido a um ótimo trabalho em diversas áreas e também devido a incompetência de nossos vizinhos.

Mas não entendo esta discrepância em relação à países do NOSSO PORTE.
Não entendo essa pequenez. Não entendo essa falta de visão estratégica.

Não importa se o Chile tem fronteira ou não, é um país sul-americano, muito próximo do Brasil e analisando qualquer parâmetro, principalmente o ECONÔMICO, é vergonhoso eles possuírem um QUANTITATIVO de caças EQUIVALENTE ao nosso e ainda com VANTAGENS NO QUALITATIVO.

Se os 17 milhões de chilenos podem ter 58 caças, a maioria do porte do F-16, os 206 milhões de brasileiros DEVERIAM poder ter 150 caças e a maioria do porte do F-15.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80729 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 20, 2017 11:57 pm

JoaoCarvalho escreveu:
Luís Henrique escreveu: Então existe um conflito de informação.

A informação era que a FAB substituiria TODOS os f-5 e A-1 por um ÚNICO caça, o Gripen NG.

A quantidade para tal substituição seria de 108 caças Gripen NG.

Veja: 12 Mirage-2000C + 57 F-5M + 53 A-1 + 11 F-5 = 133 caças.
Todos substituídos por 108 Gripen NG.

Mas já teve comandante da FAB dizendo que este número de 108 foi REVISTO PARA BAIXO.
Além das matérias baseadas naquela da Jane's do jornalista que escreve da Turquia que foi desmentida pela FAB, qual outra que apontou a revisão para baixo por parte do Comandante da FAB?

Houve uma matéria há 2 meses atrás no qual o presidente da COPAC afirmava que a substituição não seria de 1 para 1, e de fato, como você está demonstrando, não é de 1 para 1.

Uma entrevista publicada há 2 anos atras do presidente antecessor da COPAC:
Texto do Defense Industry Bulletin, April 2015
Tradução, adaptação e edição: Nicholle Murmel


Com um efetivo total de 700 aeronaves de asa fixa e helicópteros, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Aviação Naval (AvN) operam o maio contingente aéreo da América do Sul e América Latina, e perde no continente apenas para a Força Aérea Americana (USAF). Como parte da atual Estratégia Nacional de Defesa (END) do país, um dos objetivos cruciais é garantir “a independência nacional através de uma capacidade tecnológica superior e autônoma, e do fortalecimento da base industrial de defesa”, segundo o documento.

O caminho para conquistar essa independência é encorajar e receber bem as parcerias com países e empresas estrangeiras. Durante a última International Fighter Conference, que aconteceu em Londres em novembro do ano passado, GEORG MADER conversou com o Brigadeiro Jose Crepaldi, chefe do Departamento de Projetos da FAB, sobre programas-chave para a Força…

DIB: Semanas após a assinatura do contrato com a Saab no dia 27 de outubro, marcando a decisão final sobre o programa FX-2 e a aquisição de 36 caças Gripen E/F, o senhor afirmou que esse número não era “definitivo” e que poderia aumentar para 108! Foi uma surpresa e tanto para o setor...

CREPALDI: [sorrindo] Sim, com certeza foi! Mas não foi algo sensacional. É claro que os recursos financeiros ainda não foram definitivamente alocados para essa iniciativa, mas temos nossos estudos sobre a viabilidade do número de aeronaves, feito em 2007. Por que 108? A ideia por trás desse número é ter esquadrões padronizados dentro da Força, incluindo os caças. Eles serão introduzidos à FAB em três lotes.

DIB: Mas todos esses lotes terão versões mono e biplace, certo?

CREPALDI: Isso mesmo. Mas ainda não foi decidido quantas unidades de dois lugares serão acrescentadas aos dois próximos lotes. O modelo biplace pode fazer muito mais do que conversão ou treinamento. Temos conversado muito com a Foça Aérea da África do Sul já que eles também operam Gripens com dois lugares e os usam em função C2. É esse o nosso plano também. Por isso, insistimos em uma versão biplace “sob medida”, talvez contrastando com o que a Suécia costuma fabricar e operar.

DIB: O senhor se referiu a um estudo – creio que tenha sido um processo longo. O senhor pode relembrar quais foram os referenciais uadotados nos últimos sete anos?

CREPALDI: Claro. Foi uma jornada longa, o que não é surpresa diante da escala e volume do programa. Tivemos que escolher um caça multifunção para substituir os Mirage 2000Cs e, no longo prazo, os F-5Ms e os A-1Ms (AM-X), tendo como foco a modernização e padronização do contingente de caças da FAB. Nesse contexto, o número 108 da sua pergunta se refere às nossas necessidades operacionais. Certamente esse número pode mudar – não sabemos o que o future nos reserve ou qual realidade orçamentária enfrentaremos. Podemos planejar, mas, como todo mundo, temos que nos ater ao que os recursos nos ditarem ser possível.

Por outro lado, também tivemos que aumentar a capacidade da indústria aeroespacial em termos de desenvolvimento de novas tecnologias. Então o RFP procurou os fabricantes em outubro de 2008 – e após análise de ofertas, reuniões, avaliações, revisão das ofertas e análise final das melhores opções em 2009 – o relatório final foi enviado ao Ministério da Defesa no começo de 2010.

Então tivemos uma pausa política até dezembro de 2013, quanto a Presidente tomou a decisão de seguir em frente. Claro que, àquela altura, foi necessário atualizar as exigencies e especificações – esse processo demorou cerca de dez meses e rendeu mais 45 volumes de documentos e 15 mil horas de trabalho verificando seis áreas potenciais de risco, e assim por diante.

DIB: Alguns meses após a assinatura desse grande contrato com a Saab houve outro acordo firmado em relação ao Gripen brasileiro. Do que se trata?

CREPALDI: Esse contrato foi com o Comando da Aeronáutica (COMAER) e é um suplemento do documento principal. Ele prevê apoio logístico por parte do fornecedor (contractor logistic support – CLS) para os futuros aviões. Esse acordo cobre servições futuros de manutenção e suporte para os Gripen NG e equipamentos associados, mas só passará a valer quando a entrega dos aviões for completa (entre 2021 e 2026)

DIB: Uma pergunta que eu preciso fazer: o Brasil é um país enorme – suas dimensões equivalem a todo o continente europeu e uma boa porção dos Estados Unidos. O Gripen não é a opção de “pernas mais curtas” comparada aos outroc concorrentes, o Super Hornet e o Rafále?

CREPALDI: Não, não. Esse é um ponto de vista equivocado. Durante nossas avaliações dos três caças concorrentes, todos foram capazes de atender às nossas demandas. Tivemos duas formações partindo de uma base da FAB para uma missão específica e retornando em seguida. E nessas duas coasiões todas as aeronaves completaram o percurso sozinhas, sem necessidade de reabastecimento. Então é incorreto afirmar que o Gripen tem menos alcance. É uma aeronave totalmente nova com um motor novo e que não consome combustível no mesmo ritmo que um twin-engine.

DIB: Em Agosto eu visitei o local de treinamento para os Gripen da Força Aérea sueca, em Satenas, o Flygchef afirmou na época que esperava os primeiros pilotos brasileiros chegando ao país logo após a assinatura do contrato com a Saab. Sendo assim, podemos dizer que já há aviadores brasileiros na Suécia?

CREPALDI: Sim, creio que poucos dias após o anúncio do contrato os primeiros dois futuros instrutores da FAB chegaram em Såtenas. Eles tiveram a primeira missão de treinamento em um Gripen D na metade de novembro e ficarão na Suécia por seis meses.

DIB: O senhor também apresentará em breve a aeronave de transporte/abastecimento EMBRAER KC-390, que realizou seu primeiro rollout em Gavião Peixoto. Quantos desses aviões serão fabricados? Eles devem, pelo que eu entendi, multiplicar e complementar a capacidade operacional dos Gripen, certo?

CREPALDI: Ao todo, 28 unidades serão adquiridas pela Força Aérea Brasileira, e há também encomendas para exportação. É claro que essas aeronaves vão incrementar a atividade do Gripen, da mesma forma que fariam com os outros concorrentes do FX-2. Precisamos de um aviã-tanque, independente de que caça foi escolhido.

O KC-390 será ótimo – é exatamente o que precisamos. Foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades nacionais e totalmente conforme a Estratégia Nacional de Defesa. Ele representa um grande salto em termos de capacidade operacional e multiplicação de força.

Trata-se da maior aeronave já projetada e desenvolvida no brasil – resultado de um acordo assinado em 2009 e do acordo para produção em série e entrega firmado na metade de 2014. Em breve o avião fará seu primeiro voo e esperamos que a FAB comece a receber os seus na segunda metade de 2016.

DIB: Já sabemos que o Gripen brasileiro terá armas de fabricação nacional como o míssil anti-radiação MAR-1, fabricado pela Odebrecht D&T, e o míssil míssil IR/WVR A-Darter, da sul-africana ARMSCOR. Mas e quanto ao BVR?

CREPALDI: Ainda não decidimos… Por enquanto. Na verdade estamos tentando estabelecer negociações com o governo da África do Sul para desenvolver em conjunto um míssil BVR, independente do R-Darter já existente. Somos ambas nações “não alinhadas” no Atlântico-Sul e mantemos uma boa relação há tempos. A África do Sul é muito parecida com o Brasil em termos sociais, mas também de realidade orçamentária, então, logicamente, essa cooperação pode servir aos interesses de ambas as partes no setor de defesa.


DIB: Muito obrigado, Brigadeiro – e boa sorte em receber as “asas que protegem o país”.

CREPALDI: [sorrindo] Nosso lema! Muito obrigado pelo interesse!
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... -o-Gripen/
Agora estou sem tempo de procurar, mas eu li e faz tempo.

Acredito que foi no ano passado.

Ou foi alguém da COPAC ou foi o próprio ministro da defesa que disse que o número de 108 caças estava sendo revisto PARA BAIXO, mas acredito que não falou o número exato.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80730 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 21, 2017 12:07 am

hunter escreveu:Alguém tem uma foto de um.caça da.Fab em configuração parecida...voando de preferencia!....nao to pedindo.com missil anti navio... Mas realmente carregado assim ( todos pilones )

Acho que pedi demais...kkk

Mas seria show ver nosso gripen com pelo menos 02 a darter... 02 derbys e 04 lizards alem dos tanques e o designador de alvos heheheh

Uma pergunta ao entendidos ... Estava vendo uma matéria sobre os equipamentos de EW do gripen e la aparece um Pod com o nome x300

Sera se esta incluso em nosso pacote? Sera se ele faz o mesmo dos nossos SkyShilds?

Alguém sabe algo mais sobre ele?
É muito dificil encontrar informação sobre esses pods, tanto o BOQ-x300 quanto o Sky Shield são jammers com decoys, eles detectam radares inimigos, tentam cegá-los e carregam um decoy (um emissor puxado por um cabo para que mísseis inimigos persigam o decoy e explodam longe da aeronave) e operam em frequências parecidas, mas é dificil dizer como um se compara em relação ao outro.

Em relação ao Gripen E, não tenho certeza de qual pod vai equipá-lo, ou mesmo, se ele não tem algo já no avião que faça esse trabalho, quando a FAB comprou armamento para o Gripen não lembro de ter visto algo do tipo, mas posso (provavelmente) não ter prestado atenção.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Responder