TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80671 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 17, 2017 10:05 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom... tudo isso era mais ou menos esperado se juntar tudo o que existe por aí em termos de informação e reduzir exponencialmente o marketing tupiniquim.

Na verdade são desafios reais no dia de hoje. Não dá para fechar os olhos para a realidade.

Agora que voou o que vem sendo dito a muitos anos vai ficar mais claro... e tem mais por aí... aguarde quando chegar na versão "especial" brasileira... É torcer para as partes ruins do AM-X não assombrarem esse programa. Isso já seria muito lucro de verdade!!

[]s
CB
Lima véio, do meu ponto de vista nem é questão de marketing ou não-marketing, isso é de um reducionismo atroz: nenhum marketing proibiu Colega algum de ler com atenção os posts ESTUPENDOS que o :twisted: USAntiago :twisted: botou lá inteiros (ressaltando o que lhe parece importante mas sem esconder o resto, o que - ao menos no mundo em que vivo - é prova incontestável de honestidade intelectual) para todo mundo ver e tirar suas próprias conclusões.

Eu li tudo com calma e não nego que algumas das minhas não foram nada agradáveis. Por exemplo, nada vi que indique que não receberemos os 36 (com 8 biplaces e tudo) mas..........QUAIS Gripens E/F serão? Porque até onde sei o tutu está assegurado até o recebimento da última unidade, só que não vi garantia alguma para ali por 2025, quando já estaremos pagando o empréstimo mas, conforme o texto, só então o caça começará a ter TODAS as capacidades prometidas. E como ficam os updates/upgrades? Próximos blocks? $$$ vem de onde?

Reitero, não sou hater mas, como também não sou lover, um pouco de ceticismo sempre é mais SAUDÁVEL. Espero, nas buenas, ser desmentido mais adiante.
Túlio, esse eh realmente um problema. Todos os caças mais avançados passam por frequentes upgrades menores e maiores para manterem a efetividade e competitividade. Por essa razão operar esse tipo de vetor eh caro.

Voltando ao contrato do Brasil, creio que ficam algumas perguntas a serem feitas à FAB com relação às atualizações dos softwares após a conclusão do contrato e se isso está coberto no contrato de manutenção. Com tantas cabeças pensantes envolvidas nesse programa, e com a importância dada aos códigos fontes, me parece que isso deva ter sido previsto.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80672 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 18, 2017 1:06 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom... tudo isso era mais ou menos esperado se juntar tudo o que existe por aí em termos de informação e reduzir exponencialmente o marketing tupiniquim.

Na verdade são desafios reais no dia de hoje. Não dá para fechar os olhos para a realidade.

Agora que voou o que vem sendo dito a muitos anos vai ficar mais claro... e tem mais por aí... aguarde quando chegar na versão "especial" brasileira... É torcer para as partes ruins do AM-X não assombrarem esse programa. Isso já seria muito lucro de verdade!!

[]s
CB
O verdadeiro algoz do AMX BR foi a falta de investimentos, que cortou o número de aeronaves a serem adquiridas de 79 para aproximadamente 50 e também cortou os equipamentos e armas que deveriam equipar a frota, além de atrasar o programa. Isso teve como consequência o aumento do custo unitário. Ou seja, entrar em um projeto complexo e caro sem capacidade de investimento é temeroso.

Aparentemente o empréstimo de SEK39,5bi cobre todos os custos envolvidos com os 28 Gripen E + 8 Gripen F, assim mitiga o risco da falta de recursos que o programa estaria submetido caso o arranjo de financiamento fosse outro.
Mais ou menos...

O problema foi a falta de um planejamento sério e entendimento com o que estavamos lidando. Sim, óbvio que sem investimentos nada voa, mas o problema no nosso caso foi não entender que o Am-X (assim como o Gripen e qualquer outra aeronave de 3++ geração e diante), precisava de continuos investimentos. Chegamos agora ao fim da vida do Am-X e esse nunca levou um míssil inteligente e somente 1 avião de teste podia disparar mísseis ar-ar de auto-Defesa e acho que os Modernizados também poderão ter essa capacidade... e sem contrar outros problemas...

Enfim, voltando ao tópico...

Comprar nem é tão díficil assim, o problema é manter a aeronave atualizada constantemente e quanto mais diferenças teremos no nosso avião, a coisa vai piorar porque isso trará investimentos distintos, com logisticas e eventual obsolência distinta ao logo do tempo... $$$ + $$$$!!

Enfim... é torcer para que venha com tudo originalmente programado e atualizado para 2020+.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80673 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 18, 2017 1:16 am

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom... tudo isso era mais ou menos esperado se juntar tudo o que existe por aí em termos de informação e reduzir exponencialmente o marketing tupiniquim.

Na verdade são desafios reais no dia de hoje. Não dá para fechar os olhos para a realidade.

Agora que voou o que vem sendo dito a muitos anos vai ficar mais claro... e tem mais por aí... aguarde quando chegar na versão "especial" brasileira... É torcer para as partes ruins do AM-X não assombrarem esse programa. Isso já seria muito lucro de verdade!!

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Lima véio, do meu ponto de vista nem é questão de marketing ou não-marketing, isso é de um reducionismo atroz: nenhum marketing proibiu Colega algum de ler com atenção os posts ESTUPENDOS que o :twisted: USAntiago :twisted: botou lá inteiros (ressaltando o que lhe parece importante mas sem esconder o resto, o que - ao menos no mundo em que vivo - é prova incontestável de honestidade intelectual) para todo mundo ver e tirar suas próprias conclusões.

Eu li tudo com calma e não nego que algumas das minhas não foram nada agradáveis. Por exemplo, nada vi que indique que não receberemos os 36 (com 8 biplaces e tudo) mas..........QUAIS Gripens E/F serão? Porque até onde sei o tutu está assegurado até o recebimento da última unidade, só que não vi garantia alguma para ali por 2025, quando já estaremos pagando o empréstimo mas, conforme o texto, só então o caça começará a ter TODAS as capacidades prometidas. E como ficam os updates/upgrades? Próximos blocks? $$$ vem de onde?

Reitero, não sou hater mas, como também não sou lover, um pouco de ceticismo sempre é mais SAUDÁVEL. Espero, nas buenas, ser desmentido mais adiante.
A minha referência ao marketing é relacionada a crença cega de muita coisa que é publicada sem o mínimo senso crítico. Aos poucos a realidade bate à porta e mostra na verdade muita gente crítica porque se preocupa em aplicar filtros no que é dito por aí.

É só ler um pouco sobre ciclo de vida de aeronaves desde pelo menos os anos 70 e 80 que não dá para pensar em qualquer "computador" sem os seus devidos upgrades. Quanto mais moderno... "pior".
É a realidade que acompanha o ciclo de desenvolvimento de qualquer produto relativamente sofisticado, e como eu disse no post anterior, comprar é a parte mais fácil. Manter atualizado é o problema. Levar em consideração a diversidade da frota brasileira x sueca é e será também uma dor de cabeça future enorme com a nossa 'invenção' de funcionalidades "BR".

Vamos ver o que o futuro aguarda...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80674 Mensagem por Túlio » Dom Jun 18, 2017 2:43 am

Carlos Lima escreveu:
A minha referência ao marketing é relacionada a crença cega de muita coisa que é publicada sem o mínimo senso crítico. Aos poucos a realidade bate à porta e mostra na verdade muita gente crítica porque se preocupa em aplicar filtros no que é dito por aí.

É só ler um pouco sobre ciclo de vida de aeronaves desde pelo menos os anos 70 e 80 que não dá para pensar em qualquer "computador" sem os seus devidos upgrades. Quanto mais moderno... "pior".
É a realidade que acompanha o ciclo de desenvolvimento de qualquer produto relativamente sofisticado, e como eu disse no post anterior, comprar é a parte mais fácil. Manter atualizado é o problema. Levar em consideração a diversidade da frota brasileira x sueca é e será também uma dor de cabeça future enorme com a nossa 'invenção' de funcionalidades "BR".

Vamos ver o que o futuro aguarda...

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Sim, eu tinha te entendido, mas a questão não é realmente a de marketing em relação a Foristas como nós, que em nada afetam o que acontece no mundo Real. Só se as mais altas esferas de comando das FFAA vão na conversa de qualquer lobista, aí sim, tudo tri, mas acho meio brabo. O que NÓS aqui pensamos sobre este ou aquele caça tem relevância menor que a de um tico-tico peidando no ninho a mil km de distância dos caras que têm a caneta.

E é com eles que fico encabritado: vejo Colega a aqui já sonhando com montes de Gripens na FAB após aqueles 36, enquanto fico cá a pensaire: QUE GRIPENS? Equivalentes ao Typhoon tranche 1 até aparecer algum MLU meia-boca para se fazer balatim balatim (e, como sempre, em doses homeopáticas) ou há previsão já estabelecida para seguir direitinho o roadmap do caça lado a lado com os Suecos? Porque neste caso realmente estaremos fazendo progressos, já naquele será mesmo AMX Mk 2, temo.

Mas, como o Pinguim manja legal daqueles contratos e financiamentos, de repente aparece com algo mais específico. No que me diz respeito, o debate sobre o Gripen da FAB recém começou mesmo...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80675 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 18, 2017 4:56 am

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu:
A minha referência ao marketing é relacionada a crença cega de muita coisa que é publicada sem o mínimo senso crítico. Aos poucos a realidade bate à porta e mostra na verdade muita gente crítica porque se preocupa em aplicar filtros no que é dito por aí.

É só ler um pouco sobre ciclo de vida de aeronaves desde pelo menos os anos 70 e 80 que não dá para pensar em qualquer "computador" sem os seus devidos upgrades. Quanto mais moderno... "pior".
É a realidade que acompanha o ciclo de desenvolvimento de qualquer produto relativamente sofisticado, e como eu disse no post anterior, comprar é a parte mais fácil. Manter atualizado é o problema. Levar em consideração a diversidade da frota brasileira x sueca é e será também uma dor de cabeça future enorme com a nossa 'invenção' de funcionalidades "BR".

Vamos ver o que o futuro aguarda...

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Sim, eu tinha te entendido, mas a questão não é realmente a de marketing em relação a Foristas como nós, que em nada afetam o que acontece no mundo Real. Só se as mais altas esferas de comando das FFAA vão na conversa de qualquer lobista, aí sim, tudo tri, mas acho meio brabo. O que NÓS aqui pensamos sobre este ou aquele caça tem relevância menor que a de um tico-tico peidando no ninho a mil km de distância dos caras que têm a caneta.

E é com eles que fico encabritado: vejo Colega a aqui já sonhando com montes de Gripens na FAB após aqueles 36, enquanto fico cá a pensaire: QUE GRIPENS? Equivalentes ao Typhoon tranche 1 até aparecer algum MLU meia-boca para se fazer balatim balatim (e, como sempre, em doses homeopáticas) ou há previsão já estabelecida para seguir direitinho o roadmap do caça lado a lado com os Suecos? Porque neste caso realmente estaremos fazendo progressos, já naquele será mesmo AMX Mk 2, temo.

Mas, como o Pinguim manja legal daqueles contratos e financiamentos, de repente aparece com algo mais específico. No que me diz respeito, o debate sobre o Gripen da FAB recém começou mesmo...
Bom... não tenho lá muita fé por questões históricas nas altas 'esferas' das FFAAs, até porque muitos deles acabam se tornando vendedores ou "influenciadores" no fim de carreira... entonces... Kfir 2000, e outras aberrações passam pela memória sem lá muito esforço.

A conta de padaria é simples, quanto maior a diferença entre Gripen BR e Gripen Sueco, mais próximo do AM-X 2.0 estaremos...

E quanto a encomendar mais Gripen depois de 2025... se depender da FIESP e afins vai acontecer. Coisas que não tem nada a ver com pensamento estratégico de verdade. Coisas de Brasil.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80676 Mensagem por Penguin » Dom Jun 18, 2017 8:03 am

Algumas considerações:
Qualquer opção escolhida no FX2 seria ˜versão BR˜. Teria N alterações em relação ao original.
Uma condição para operar caças avançados é ter capacidade de investir na aeronave, seja Rafale, Gripen ou Super Hornet.
Planejamento orçamentário no Brasil sempre foi uma ficção. Basta dar uma olhada na história econômica do país e notar que as crises econômicas e as restrições orçamentárias consequentes são a verdadeira constante que se repete em ciclos relativamente curtos. Isso torna muito complicada a vida de qualquer programa/projeto de longo prazo, especialmente os militares. A MB que o diga, provavelmente a Força mais afetada pela crise atual.
A alternativa seria abdicar de desenvolver projetos e comprar tudo de prateleira. E enviar ao exterior para manutenção. Não me parece ser aceitável politicamente.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80677 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 18, 2017 12:42 pm

Dizem que as pessoas tendem a aprender com os seus próprios erros e os de outrem. Quero crer que este contrato do FX-2 feito pela FAB tenha um pouco disso, até prova em contrário.

No mais, é torcer para que a comunalidade entre versões BR e outras que eventualmente voarem por aí mundo afora seja a maior possível. Até porque, todo país que compra um caça novo, e tem condições para isso, pede o seu a moda da casa sempre que puder. Ou seja, nenhum Gripen E/F que sair das linhas de produção será exatamente igual a outros. Cada um vai ter uma personalidade própria segundo seu operador final.

Várias das soluções apontadas para a versão BR estarão sendo testadas/avaliadas pela SAAB e pela força aérea sueca. Se houver coincidências de interesse neste ou naquele equipamento, com certeza o caminho mais lógico a se seguir é a maior comunalidade possível entre os modelos. A telona da AEL pode ser um exemplo. Os suecos não se decidiram por ela, até o momento, mas vão usar o capacete da AEL/ELBIT que provavelmente será o adotado também por aqui. E assim vamos.

Um segundo lote deve ser um problema a ser encarado, e negociado, pela FAB a partir de 2023/2024, já que os F-5EM não vão durar além de 2025. Neste aspecto com certeza haverá remanejamento dos 36 iniciais de acordo com a baixa daqueles caças. Provavelmente o custo de mais 36 undes seja menor que o inicial a fim de substituir todos os F-5EM e cobrir os 4 esquadrões que o utilizam hoje. O problema da substituição dos A-1A/B/M vai ter que ficar para depois disso.

Boa sorte para nós.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80678 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 18, 2017 2:24 pm

FCarvalho escreveu:Dizem que as pessoas tendem a aprender com os seus próprios erros e os de outrem. Quero crer que este contrato do FX-2 feito pela FAB tenha um pouco disso, até prova em contrário.

No mais, é torcer para que a comunalidade entre versões BR e outras que eventualmente voarem por aí mundo afora seja a maior possível. Até porque, todo país que compra um caça novo, e tem condições para isso, pede o seu a moda da casa sempre que puder. Ou seja, nenhum Gripen E/F que sair das linhas de produção será exatamente igual a outros. Cada um vai ter uma personalidade própria segundo seu operador final.

Várias das soluções apontadas para a versão BR estarão sendo testadas/avaliadas pela SAAB e pela força aérea sueca. Se houver coincidências de interesse neste ou naquele equipamento, com certeza o caminho mais lógico a se seguir é a maior comunalidade possível entre os modelos. A telona da AEL pode ser um exemplo. Os suecos não se decidiram por ela, até o momento, mas vão usar o capacete da AEL/ELBIT que provavelmente será o adotado também por aqui. E assim vamos.

Um segundo lote deve ser um problema a ser encarado, e negociado, pela FAB a partir de 2023/2024, já que os F-5EM não vão durar além de 2025. Neste aspecto com certeza haverá remanejamento dos 36 iniciais de acordo com a baixa daqueles caças. Provavelmente o custo de mais 36 undes seja menor que o inicial a fim de substituir todos os F-5EM e cobrir os 4 esquadrões que o utilizam hoje. O problema da substituição dos A-1A/B/M vai ter que ficar para depois disso.

Boa sorte para nós.

abs.
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Vamos dar tempo ao tempo... tem mais por aí...

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80679 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 18, 2017 2:58 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Dizem que as pessoas tendem a aprender com os seus próprios erros e os de outrem. Quero crer que este contrato do FX-2 feito pela FAB tenha um pouco disso, até prova em contrário....
O US$ 1 Bi a mais com 'pesonalizações' BR incluindo WAD me fazem pensar diferente...
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Como disse Carlos, todo mundo que tem grana, e industria, capaz de suportar personalizações em seus caças, o faz sempre que interessar. Conosco não seria diferente.
Quanto a isso de US 1 bi a mais ou a menos, enfim, é uma história já tão debatida aqui quem nem me atrevo mais a entrar na discussão. Sou péssimo com números. Eles me dão azia e embolam o meu cérebro.
Mas enfim, é como tu bem dissestes, vamos dar tempo ao tempo. Ele irá explicar, ou complicar, tudo o que ainda houver por se saber do FX-2.
Que sejam notícias boas. Assim espero.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80680 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 18, 2017 5:25 pm

FCarvalho escreveu:Dizem que as pessoas tendem a aprender com os seus próprios erros e os de outrem. Quero crer que este contrato do FX-2 feito pela FAB tenha um pouco disso, até prova em contrário.

No mais, é torcer para que a comunalidade entre versões BR e outras que eventualmente voarem por aí mundo afora seja a maior possível. Até porque, todo país que compra um caça novo, e tem condições para isso, pede o seu a moda da casa sempre que puder. Ou seja, nenhum Gripen E/F que sair das linhas de produção será exatamente igual a outros. Cada um vai ter uma personalidade própria segundo seu operador final.

Várias das soluções apontadas para a versão BR estarão sendo testadas/avaliadas pela SAAB e pela força aérea sueca. Se houver coincidências de interesse neste ou naquele equipamento, com certeza o caminho mais lógico a se seguir é a maior comunalidade possível entre os modelos. A telona da AEL pode ser um exemplo. Os suecos não se decidiram por ela, até o momento, mas vão usar o capacete da AEL/ELBIT que provavelmente será o adotado também por aqui. E assim vamos.

Um segundo lote deve ser um problema a ser encarado, e negociado, pela FAB a partir de 2023/2024, já que os F-5EM não vão durar além de 2025. Neste aspecto com certeza haverá remanejamento dos 36 iniciais de acordo com a baixa daqueles caças. Provavelmente o custo de mais 36 undes seja menor que o inicial a fim de substituir todos os F-5EM e cobrir os 4 esquadrões que o utilizam hoje. O problema da substituição dos A-1A/B/M vai ter que ficar para depois disso.

Boa sorte para nós.

abs.
Não trabalhe com a possibilidade de que a mesma estrutura dos esquadrões de primeira linha sem mantidas. A FAB da próxima década terá entre quatro e cinco esquadrões de primeira linha.

G abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80681 Mensagem por Penguin » Dom Jun 18, 2017 6:08 pm

Gripen NG - MD e FAB Acompanham Voo na Suécia
O ministro da Defesa Raul Jungmann e o Comandante da FAB Brigadeiro Nivaldo Rossato acompanharam as ativaidade na Suécia.

http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... na-Suecia/

Aspirante Cristiane dos Santos
Agência Força Aérea

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, o primeiro voo da nova geração do Gripen, caça inteligente, que representa a plataforma base da aeronave que será utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O voo inaugural saiu às 5h32, horário de Brasília (10h32, horário da Suécia) e foi conduzido por um piloto de testes da empresa sueca SAAB.

A aeronave, de registro 39-8, decolou do aeródromo da SAAB, em Linköping (Suécia), e sobrevoou a porção leste de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo, a aeronave realizou diversas operações para atender a vários critérios do teste, inclusive recolhimento e abaixamento do trem de pouso.

“O voo ocorreu conforme o esperado, e o desempenho da aeronave foi similar à experiência dos nossos simuladores. Sua aceleração é impressionante e a aterrissagem é suave. Não preciso nem dizer que estou muito feliz em ter pilotado o voo inaugural”, disse Marcus Wandt, piloto de teste experimental da Saab.

Segundo o Coronel Aviador Denison José Leite Ferreira, chefe da Seção Técnica do Grupo de Acompanhamento e Controle da FAB na Saab, este voo não é especificamente de um dos exemplares de Gripen NG adquiridos pelo Brasil. No entanto, é um marco importante, porque é o primeiro protótipo da plataforma que é a base para as aeronaves brasileiras. "Este primeiro voo faz parte do desenvolvimento do projeto. O desenho da versão monoposto da aeronave brasileira já está pronto, como foi demonstrado no voo de hoje, mas ainda faltam os ajustes. As capacidades deste novo modelo precisam ser testadas”, explica.

Este foi apenas o primeiro de uma série de muitos voos de ensaio que ocorrerão. Esta aeronave conta com as funcionalidades comuns do novo modelo do Gripen e foi construída com a finalidade exclusiva de realizar testes. Outras duas aeronaves serão montadas para avaliação do novo modelo. Posteriormente, outros dois aviões, dessa vez dentre os exemplares destinados à FAB, serão empregados para os testes das especificidades brasileiras até que se chegue à completa capacidade para o emprego operacional.

“Hoje, voamos este caça de nível mundial pela primeira vez. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. O objetivo é entregar aos clientes uma aeronave inteligente, que levou o futuro em consideração desde a sua concepção. As atividades de teste em voo seguirão contribuindo para este objetivo, mantendo o programa no caminho certo para atingir o cronograma de entrega para os clientes brasileiros e suecos em 2019”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e responsável pela unidade de negócios Aeronáutica da Saab.

Gripen NG

O Brasil está adquirindo 36 novas aeronaves de caça Gripen NG de múltiplo emprego. O caça sueco é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas.

A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

A previsão é que os 36 caças Gripen NG sejam entregues à Força Aérea Brasileira entre 2019 e 2024. A principal base de operações do Gripen será na Ala 2, antiga Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som e possibilitará que os pilotos da FAB sintam até nove vezes a força da gravidade quando fizerem manobras.

Pela primeira vez em 76 anos de existência, a FAB terá uma aeronave de superioridade aérea avançada de acordo com a tecnologia de seu tempo. Em termos de capacidade de combate e alcance operacional, o Gripen NG vai cumprir a mesma tarefa de quatro caças F-5M Tiger II, atualmente a principal e mais rápida aeronave militar de serviço no Brasil.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80682 Mensagem por Carlos Lima » Dom Jun 18, 2017 6:48 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: O US$ 1 Bi a mais com 'pesonalizações' BR incluindo WAD me fazem pensar diferente...
Vamos dar tempo ao tempo... tem mais por aí...
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CB
Como disse Carlos, todo mundo que tem grana, e industria, capaz de suportar personalizações em seus caças, o faz sempre que interessar. Conosco não seria diferente.
Quanto a isso de US 1 bi a mais ou a menos, enfim, é uma história já tão debatida aqui quem nem me atrevo mais a entrar na discussão. Sou péssimo com números. Eles me dão azia e embolam o meu cérebro.
Mas enfim, é como tu bem dissestes, vamos dar tempo ao tempo. Ele irá explicar, ou complicar, tudo o que ainda houver por se saber do FX-2.
Que sejam notícias boas. Assim espero.

abs.
No contexto do comentário original esse é o problema... quanto mais diferente as versões, pior é para o nosso orçamento que já lá não é essas coisas todas.

Comprar não é o mais díficil. Quanto mais diferente a aeronave brasileira mais será necessário o seu próprio "roadmap" e isso é um problema.

A ver...

[]s
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80683 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 18, 2017 8:02 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Como disse Carlos, todo mundo que tem grana, e industria, capaz de suportar personalizações em seus caças, o faz sempre que interessar. Conosco não seria diferente.
Quanto a isso de US 1 bi a mais ou a menos, enfim, é uma história já tão debatida aqui quem nem me atrevo mais a entrar na discussão. Sou péssimo com números. Eles me dão azia e embolam o meu cérebro.
Mas enfim, é como tu bem dissestes, vamos dar tempo ao tempo. Ele irá explicar, ou complicar, tudo o que ainda houver por se saber do FX-2.
Que sejam notícias boas. Assim espero.
abs.
No contexto do comentário original esse é o problema... quanto mais diferente as versões, pior é para o nosso orçamento que já lá não é essas coisas todas.
Comprar não é o mais díficil. Quanto mais diferente a aeronave brasileira mais será necessário o seu próprio "roadmap" e isso é um problema.
A ver...
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CB
Sim, concordo. Vamos ver até onde essa imbricação entre Embraer e SAAB gerará bons frutos para nós.
Os suecos também sabem onde lhes aperta o calo e uma diversificação muito grande não é bom negócio para eles.
Enfim, vamos ver como o pessoal vai lidar com isso na prática.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80684 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 18, 2017 8:07 pm

juarez castro escreveu:
FCarvalho escreveu:Um segundo lote deve ser um problema a ser encarado, e negociado, pela FAB a partir de 2023/2024, já que os F-5EM não vão durar além de 2025. Neste aspecto com certeza haverá remanejamento dos 36 iniciais de acordo com a baixa daqueles caças. Provavelmente o custo de mais 36 undes seja menor que o inicial a fim de substituir todos os F-5EM e cobrir os 4 esquadrões que o utilizam hoje. O problema da substituição dos A-1A/B/M vai ter que ficar para depois disso.
Boa sorte para nós.
abs.
Não trabalhe com a possibilidade de que a mesma estrutura dos esquadrões de primeira linha sem mantidas. A FAB da próxima década terá entre quatro e cinco esquadrões de primeira linha.
G abraço
Bom, se a FAB trabalhar com um esquadrão a 18 undes, basicamente não será muito diferente da atual força que temos agora, a não ser no quesito modernidade.
E para ser bem honesto, se a FAB acha que pode defender os 13 milhões km2 de espaço aéreo sobre a nossa responsabilidade apenas com 72 a 96 caças, que assim seja.
Boa sorte para nós, e tomara que lá fora continuem nos ignorando ou notando a nossa vã existência aqui em nosso mundinho encantado tropical perfeito e feliz.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80685 Mensagem por Penguin » Dom Jun 18, 2017 8:29 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Como disse Carlos, todo mundo que tem grana, e industria, capaz de suportar personalizações em seus caças, o faz sempre que interessar. Conosco não seria diferente.
Quanto a isso de US 1 bi a mais ou a menos, enfim, é uma história já tão debatida aqui quem nem me atrevo mais a entrar na discussão. Sou péssimo com números. Eles me dão azia e embolam o meu cérebro.
Mas enfim, é como tu bem dissestes, vamos dar tempo ao tempo. Ele irá explicar, ou complicar, tudo o que ainda houver por se saber do FX-2.
Que sejam notícias boas. Assim espero.

abs.
No contexto do comentário original esse é o problema... quanto mais diferente as versões, pior é para o nosso orçamento que já lá não é essas coisas todas.

Comprar não é o mais díficil. Quanto mais diferente a aeronave brasileira mais será necessário o seu próprio "roadmap" e isso é um problema.

A ver...

[]s
CB
Não creio que será muito diferente.
Até onde se sabe, todos os principais sistemas e sensores serão os mesmos.
O que muda eh o HUD, provavelmente o sistema de comunicação e se os Suecos não seguirem a FAB, o painel.
Quanto ao software, como eh segregado, a parte de controle de voo eh a mesma.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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