FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
A tal da versão naval do Gripen foi desenvolvida apenas em termos de estudos conceituais pela SAAb, para provar condições de se adaptar, ou não, a aeronave para em Nae. Isto foi feito com apoio Inglês no projeto.
O que se sabe de público é que estes estudos foram mostrados à MB e davam conta de que a aeronave poderia ser adaptada para operações navais.
O problema era, e ainda é, quem vai pagar por isso?
abs.
O que se sabe de público é que estes estudos foram mostrados à MB e davam conta de que a aeronave poderia ser adaptada para operações navais.
O problema era, e ainda é, quem vai pagar por isso?
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62038
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6454 vezes
- Agradeceram: 6816 vezes
- Contato:
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
FCarvalho escreveu:A tal da versão naval do Gripen foi desenvolvida apenas em termos de estudos conceituais pela SAAb, para provar condições de se adaptar, ou não, a aeronave para em Nae. Isto foi feito com apoio Inglês no projeto.
O que se sabe de público é que estes estudos foram mostrados à MB e davam conta de que a aeronave poderia ser adaptada para operações navais.
O problema era, e ainda é, quem vai pagar por isso?
abs.
Não creio que qualquer caça Sueco tenha sido alguns dia desenvolvido para operar embarcado, CATOBAR ou STOBAR. Mesmo os Ingleses, tens ideia de quanto tempo faz que não operam e muito menos desenvolvem um caça assim? Mesmo o Harrier não era STOBAR (o "BAR" significa BARrier, ou seja, aqueles cabos em que o caça engancha para parar), era STOVL. Brasil? Mal começou a operar Skyhawk (CATOBAR) e, porque o Sampa abriu o bico, teve que parar.
Assim, e ressalvando que sei - no máximo - o mesmo que VOSMEÇÊS, ou seja, a respeito disso pesquiso na internet, não tenho conhecimento de uma única tentativa real da Suécia em levar adiante um projeto assim, hoje ou meio século atrás.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Não fizerem Túlio porque isso nunca esteve em pauta para eles. O Báltico é pequeno demais para se pensar nisso.
Mas como a partir das versões C/D o Gripen começou a ganhar o mundo, a hipótese foi levantada e houverem, repito, até onde se sabe de público, estudos teóricos para a adaptação da versão E para operação embarcada.
O que se diz é que ficou provado que é possível operar o caça tanto Catobar quanto Stobar. Se estes estudos teóricos serão motivo suficiente para fazer alguém enfiar a mão no bolso para aí sim desenvolver o conceito que foi estudado, já é bem outra coisa.
Na realidade, as chances de um Gripen naval vir a existir de fato são as mesmas da Argentina operar J-20 ou PAK-FA.
A MB, se um dia conseguir voltar a operar caças navais, provavelmente já serão de 5a G, pois Nae na MB só vai ser uma possibilidade real depois que conseguirmos consertar todo o resto. Ou seja, tudo.
abs.
Mas como a partir das versões C/D o Gripen começou a ganhar o mundo, a hipótese foi levantada e houverem, repito, até onde se sabe de público, estudos teóricos para a adaptação da versão E para operação embarcada.
O que se diz é que ficou provado que é possível operar o caça tanto Catobar quanto Stobar. Se estes estudos teóricos serão motivo suficiente para fazer alguém enfiar a mão no bolso para aí sim desenvolver o conceito que foi estudado, já é bem outra coisa.
Na realidade, as chances de um Gripen naval vir a existir de fato são as mesmas da Argentina operar J-20 ou PAK-FA.
A MB, se um dia conseguir voltar a operar caças navais, provavelmente já serão de 5a G, pois Nae na MB só vai ser uma possibilidade real depois que conseguirmos consertar todo o resto. Ou seja, tudo.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Definitivamente essas aeronaves nao tem nem nada de Embarcado.
Vamos sair do mundo do marketing.
[]s
CB
Vamos sair do mundo do marketing.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 745
- Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
desculpem a ignorancia mas a versão naval do Gripen que foi estudada era CATOBAR ou STOBAR?
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Carlos Lima escreveu:Definitivamente essas aeronaves nao tem nem nada de Embarcado.
Vamos sair do mundo do marketing.
[]s
CB
BZ
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Para ambas as formas de operação.pmicchi escreveu:desculpem a ignorancia mas a versão naval do Gripen que foi estudada era CATOBAR ou STOBAR?
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Carlos, os estudos existem e foram mostrados a MB dentro do projeto do FX-2, e ao que se sabe, consta do contrato uma proposta de seu desenvolvimento para a MB.Carlos Lima escreveu:Definitivamente essas aeronaves nao tem nem nada de Embarcado.
Vamos sair do mundo do marketing.
[]s
CB
Na teoria ficou provado que o caça é capaz de ser adaptado as operações embarcadas. O problema desta versão não é se ela é marketing ou não, é alguém colocar a mão no bolso e colocar e/ou testar na prática o que os suecos comprovaram ser viável na teoria. É apenas isso.
A capacidade da SAAB de fazer isso é muito limitada, tanto que contou com apoio inglês.
O azar deles foi achar que com o FX ganho, eles facilmente conseguiriam da MB/GF a grana para fazer o resto do trabalho que ainda precisa ser feito.
Bem, todos sabemos o que aconteceu.
O resto, será história para contar para os nossos netos.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Marketing...
Estudos todo mundo faz...
$$$$$$$$
[]s
CB
Estudos todo mundo faz...
$$$$$$$$
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
absCarlos Lima escreveu:Marketing...
Estudos todo mundo faz...
$$$$$$$$ > como disse, o problema deles foi todo esse. passar dos estudos e do marketing precisa né.
[]s
CB
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Com isso não existe nada 'comprovado'... o que existe é muito marketing e zero tradição de produção de aeronaves para esse tipo de função.FCarvalho escreveu:absCarlos Lima escreveu:Marketing...
Estudos todo mundo faz...
$$$$$$$$ > como disse, o problema deles foi todo esse. passar dos estudos e do marketing precisa né.
[]s
CB
O que resultaria em $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
A bola da vez nessa parte era a MB. Aí mixou o negócio de vez. Levar a sério a capacidade de uma marinha que se quer consegue dar conta de si mesma e é um zero a esquerda em termos de importância dentro cenário político-estratégico nacional. Deram um passo maior que a perna.Carlos Lima escreveu:Com isso não existe nada 'comprovado'... o que existe é muito marketing e zero tradição de produção de aeronaves para esse tipo de função.FCarvalho escreveu: abs
O que resultaria em $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.
[]s
CB
Fica para a próxima.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Graças a Deus a MB fugiu dessa canoa furada!
[]s
CB
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38746
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5947 vezes
- Agradeceram: 3346 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Não tenho pena, mas também não acho graça nenhuma nisso.Carlos Lima escreveu:Graças a Deus a MB fugiu dessa canoa furada!
[]s
CB
Agora, só falo em asas fixa na MB quando começarmos a discutir como vamos substituir os P-3 e colocar o KC-390 nas cores da AN.
Pelo menos vamos estar falando de coisas factíveis e reais. Seja lá quando isso acontecer.
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 62038
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6454 vezes
- Agradeceram: 6816 vezes
- Contato:
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Carlos Lima escreveu:Graças a Deus a MB fugiu dessa canoa furada!
[]s
CB
Não entendi: de qual canoa furada a MB fugiu? Até onde pude ver entrou em todas que pôde. Tens como explicar melhor?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)