cabeça de martelo escreveu:Um futuro concorrente:
http://www.infodefensa.com/es/2017/06/1 ... ropeo.html
Luís Henrique escreveu: 3) Novo caça da Airbus que será desenvolvido
Cono assim, "futuro concorrente" e "será desenvolvido"? Mal os caras da Airbus estão fazendo sondagens e meia Europa já está comprometida com o F-35 (até a própria Espanha, pois se ficar de fora vai ter que abrir mão de grande parte de sua capacidade de projeção estratégica, relegando seu Juan Carlos I, que não tem nem 10 anos de serviço, às funções de porta-helicópteros); a própria Alemanha oficialmente estuda o F-35 como substituto para o Tornado (e isso até entenderem que o citado avião seria, na prática, substituído pela dupla HI-LO F-35/Typhoon, o primeiro para encarar o cenário quando é ultracomplexo, o segundo para quando boa parte do céu já estiver "descascado" pelos Lightnings). E o F-35 já está entrando em serviço (querem endosso melhor do que Israel?), quantos anos vai levar até ter um Eurofighter 5G operando a pleno?
Mas se pode piorar, piora. Notemos que nenhum dos 3 Eurocanards 4G sequer conseguiu SE pagar até hoje como Programa, está ficando - como sempre - no lombo do PAGADOR DE IMPOSTOS; mesmo o mais obviamente promissor, o Typhoon, desenvolvido por nada menos que quatro potências, continua a sofrer de custos exorbitantes pelo que oferece. Ver que, numa concorrência atual para a Bulgária, o Gripen está enfrentando - o martelo ainda não foi definitivamente batido - os F-16 de Portugal (usados) e, incrivelmente, Typhoons usados, direto da Aeronautica Militare. PUTZ, faz apenas uns 12 anos que este caça atingiu IOC na Itália e já estão botando à venda no mercado dos USADOS???
E daí começam a falar de um Eurofighter 5G. Tipo assim, para quando? Junto com quem? Alemanha acho brabo, acaba de chamuscar os dedos com o Typhoon; Espanha idem, e além disso está chamuscando ainda mais com as "dores de crescimento" do Lightning II. Ou seja, metade dos Países que participaram do EFA na fase pós-França ("briguinha de comadres" que está na raiz do insucesso comercial de DOIS caças), ou seja, Itália e UK, já estão com os dois pés dentro dop F-35; a outra metade ou está com ao menos UM pé dentro (Espanha, ou vai ter que voar Harrier até as asas caírem) ou de olho comprido (Alemanha).
A rigor, entre Países Europeus capacitados a tocarem o desenvolvimento de um caça assim, sobram apenas a França (que, ao contrário do otimismo do texto, não é nada bem-vista como parceira para qualquer coisa que voe e seja mais do que um Programa Experimental, como o citado nEUROn) e a sequer citada Suécia. Interessante que nenhuma autoridade digna de nota de qualquer destes dois Países sequer fala a sério em 5G, ao menos que eu tenha visto.