JIPES
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Lucas Lasota
- Avançado
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: JIPES
O Marruá não é um veículo para lazer. Por isso mesmo é muito caro. Meu irmão se interessou pela compra, mas logo desistiu quando se deparou com usados custando 150k...
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
O problema todo é que a Agrale quando lançou o projeto dos AM pensou neles como veículos primários para uso militar. Então tudo neles é superlativo desde o projeto.
Adaptar isso para o mercado civil é até possível, mas o custo nunca será pequeno.
Ademais, o mercado 4x4 no Brasil não é assim lá muito grande. Apenas gente com muitos fundos compra este tipo de veículo. O próprio Troller é vendido a conta gotas por aqui.
Mas ainda acredito que exista espaço para ele no mercado corporativo e empresarial, e mesmo na seara pública para dados serviços de campo. Órgãos públicos que militam nessa área é o que não falta. Em todos os níveis de poder.
Mas o marketing deles parece não estar muito interessado nisso.
Então, cada um se vira como pode.
abs.
Adaptar isso para o mercado civil é até possível, mas o custo nunca será pequeno.
Ademais, o mercado 4x4 no Brasil não é assim lá muito grande. Apenas gente com muitos fundos compra este tipo de veículo. O próprio Troller é vendido a conta gotas por aqui.
Mas ainda acredito que exista espaço para ele no mercado corporativo e empresarial, e mesmo na seara pública para dados serviços de campo. Órgãos públicos que militam nessa área é o que não falta. Em todos os níveis de poder.
Mas o marketing deles parece não estar muito interessado nisso.
Então, cada um se vira como pode.
abs.
Carpe Diem
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Fora do Brasil é muito comum ver os onibus deles. Em Cancum, se não me engano, andei nelesBolovo escreveu:Eu já dirigi um micronibus da Volare com chassis Agrale.EduClau escreveu:A linha de caminhões leves da Agrale tem alguma saída no mercado civil, não é raro ver VUCs da marca em SP e tratores também tenho visto alguns em propriedades pequenas do cinturão verde de SP.
abs.
Tem bastante coisa deles por ai.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- FCarvalho
- Sênior
- Lucas Lasota
- Avançado
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Com a adoção dos Polaris pelos grandes exércitos ocidentais (e alguns orientais) tais projetos estão fadados ao fracasso.
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Isso são para unidades ligeiras (Páraquedistas, Comandos e Operações Especiais). Mesmo essas mesmas unidades usam e muito viaturas 4x4 blindadas. Em Portugal só mesmo as Operações Especiais têm disso e mesmo a FOEsp vai receber viaturas 4x4 blindadas numa versão especifica para esse tipo de unidades.Lucas Lasota escreveu:Com a adoção dos Polaris pelos grandes exércitos ocidentais (e alguns orientais) tais projetos estão fadados ao fracasso.
2017
4X4 VTLB Special Operations (SOF) E1 SOF - 9 unidades
4X4 VTLB Special Operations (SOF) E2 SOF Cmd - 3 unidades
Fonte: https://eportal.nspa.nato.int/eProcurem ... _FINAL.pdf
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Bem... Chivnuk e Gaucho não são blindados...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2858 vezes
Exacto, ou seja, há espaço para os dois tipos de viaturas nos Exércitos actuais (4x4 e 4x4 blindadas).Marechal-do-ar escreveu:Bem... Chivnuk e Gaucho não são blindados...
- FCarvalho
- Sênior
Procurando por aí, a última notícia sobre o Chivunk é que foi adquirido um lote piloto de 10 unde para testes.
Quanto ao Gaucho, o EB ao que parece simplesmente deixou-o por conta dos hermanos.
Eu acho que tal como são apresentados hoje, este tipo de veículo cabe apenas em OM's de FE's, e por aqui, talvez na 12a Bgda Lv Aeromóvel e na bgda Pqdt, e ainda assim na cia prec.
No mais, não existe previsão de versões bldas destes veículos, embora isso possa vir a se tornar uma necessidade/utilidade requerida no futuro.
abs.
Quanto ao Gaucho, o EB ao que parece simplesmente deixou-o por conta dos hermanos.
Eu acho que tal como são apresentados hoje, este tipo de veículo cabe apenas em OM's de FE's, e por aqui, talvez na 12a Bgda Lv Aeromóvel e na bgda Pqdt, e ainda assim na cia prec.
No mais, não existe previsão de versões bldas destes veículos, embora isso possa vir a se tornar uma necessidade/utilidade requerida no futuro.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceram: 419 vezes
O eu acho que ele quis dizer é que o Polaris substitui melhor esse jipes não blindados.cabeça de martelo escreveu:Exacto, ou seja, há espaço para os dois tipos de viaturas nos Exércitos actuais (4x4 e 4x4 blindadas).Marechal-do-ar escreveu:Bem... Chivnuk e Gaucho não são blindados...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
-
- Sênior
- Agradeceram: 18 vezes
No youtube tem um video recente do "Mundo Militar" sobre o Gaucho. Eu achei que projeto tinha morrido mas parece que seguiu adiante. Achei muito criativa a forma como se coloca um veiculo sobre o outro para ser aerotransportadoFCarvalho escreveu:Procurando por aí, a última notícia sobre o Chivunk é que foi adquirido um lote piloto de 10 unde para testes.
abs.
- FCarvalho
- Sênior
Sim, conheço o vídeo, a questão é que ao que parece o EB não quer nada com este projeto e os argentinos tem seguido com eles sozinhos.
abs.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes