Penguin escreveu:
A Sta. Russia vai concertar a Venezuela?!
Inveja?!
O regime bolivariano da Venezuela eh digno de pena.
Desde o governo de Chavez falta até papel higienico.
O regime bolivariano conseguiu desorganizar a economia local totalmente. Eh um país pessimamente gerido economicamente, como todo governo populista costuma ser.
A causa da crise bolivariana eh interna. Essa de culpar os marcianos eh um clássico para tentar encobrir a própria incompetência.
Os EUA eram e continuam sendo o principal comprador do petróleo venezuelano.
1/3 do petróleo que abastece as refinarias localizadas na costa do Golfo são importados da Venezuela.
Que porra de embargo é esse?!
O risco na Venezuela não eh de intervenção externa. O risco eh de uma guerra civil, já que falta tudo por lá, inclusive comida. E isso só parece interessar ao desesperado governo local, na sua ânsia de se perpetuar no poder.
Como resposta, vou colocar um comentário que eu fiz no site "planobrazil" há um ano atrás, mas que é válido até hoje:
"Professor 12 de julho de 2016 at 2:12
outro forista escreveu: “E culpar pela catástrofe venezuelana os Estados Unidos, as elites ou a queda dos preços do petróleo convence apenas um reduzido grupo de ingênuos – ou fanáticos. ”
Eu respondi: Fanático ou mal-intencionado é quem diz que não tem nada a ver. É óbvio que a queda do preço do petróleo, arquitetada pelos Estados Unidos para derrubar a Rússia, afetou a Venezuela sim. O golpe não era contra a Venezuela, mas veio apenas como um efeito secundário, de presente para os EUA. Agora querem me dizer que isso não tem nada a ver com a crise venezuelana? oras, eles vivem de petróleo, é o ganha-pão básico deles. Se o preço do petróleo cai, óbvio que afeta a economia deles, qualquer criança pode enxergar isso. Como dizem agora que não tem nada a ver? se o governo fosse aliado dos EUA estaria melhor? Talvez conseguisse um empréstimo dos EUA, que nunca poderia ser pago e que manteria a Venezuela eternamente refém dos EUA.
E não, as sanções e sabotagens dos EUA não tem nada a ver com a crise também…ORA, FAÇAM-ME O FAVOR.
Temos que deixar claro o seguinte: os EUA ROUBAM as nações menores. Quando você reage a um assalto com faca ou pistola, não está sujeito a levar uma facada ou um tiro? A Venezuela, com o Chavez, reagiu a um assalto e, logo, levou um tiro e uma facada. Simples assim.
Resta aos venezuelanos decidirem: ou deixam que suas riquezas sejam usurpadas pelos americanos, como era antes do Chavez – ou então tem que aguentar essas crises – levar a facada, lutar, resistir.
Cabe ao povo venezuelano decidir.
Professor"
Vou repetir aqui: Quando você reage ao poder vigente, está sujeito a retaliações. Ao povo venezuelano, e tão somente a ele, cabe decidir se abaixa, fica de quatro e deixa os norte-americanos se deliciarem deles, em troca de nunca faltar nada ou se lutam pela sua liberdade e não se resignam a ser colônia dos EUA.