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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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J.Ricardo
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1036 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 01, 2017 2:49 pm

Eu nunca gostei desse projeto CV-3, estamos no AS, e não no Mediterrâneo ou no Mar Negro, deveríamos ter partido do projeto da Classe Niteroi, esse sim teria tamanho adequado pra empregar tudo o que a marinha precisava.
Pro serviço das corvetas, deveríamos gastar em NPO que se destinariam a patrulhar nosso oceano de forma mais barata e até eficiente, pra combater piratas, pesca ilegal e combater desastres naturais não é necessários uma corveta tão armada.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1037 Mensagem por pmicchi » Qui Jun 01, 2017 3:06 pm

J.Ricardo escreveu:Eu nunca gostei desse projeto CV-3, estamos no AS, e não no Mediterrâneo ou no Mar Negro, deveríamos ter partido do projeto da Classe Niteroi, esse sim teria tamanho adequado pra empregar tudo o que a marinha precisava.
Pro serviço das corvetas, deveríamos gastar em NPO que se destinariam a patrulhar nosso oceano de forma mais barata e até eficiente, pra combater piratas, pesca ilegal e combater desastres naturais não é necessários uma corveta tão armada.
para isso temos a licença de fabricação de cinco NaPaOc Amazonas. Com uma peça de 40mm, um reparo Simbad-RC, MAN-SUPs, e operando UAVs, já dá um belo navio de patrulha para o que vc citou e com alguma capacidade ASuW. Já enviamos as Niteroi e Inhauma em missões que poderiam ter sido perfeitamente atendidas por um Amazonas.

Mas precisamos ter alguns navios "de primeira linha" também.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1038 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jun 01, 2017 3:21 pm

Na verdade o casco da Barroso já daria um excelente NPO e ainda com hangar, só dimensionando a super estrutura para esta missão.
Poderíamos então destinar a indústria nacional a produção de NPO e NP500 (precisamos de muitas, 03 Amazonas pra esse oceano todo é ridículo) e comprar as fragatas fora do país.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1039 Mensagem por Juniorbombeiro » Qui Jun 01, 2017 6:14 pm

juarez castro escreveu: vocês conhecem os ROPs da MB??

Não, então não dá para dizer que é esta ou aquela, e ainda, acho que hoje, os requisitos de um Prosuper seriam diferentes.
Lembrando aos amigos que a propulsão elétrica das FREMM Italianas tem se mostrada um pesadelo operacional, o que não tira mérito delas, mas, não esqueçam, estamos no Brasil, com mão de obra "Marionáutica Tabajara", não a toa que a MB optou por CODAD nas corvetas.
Pensem pensem, sempre tendo em mente que comprar não significa poder manter operar.....

G abraço

PS Com todo o respeito ao nosso amigo tuga, aquele valor para Fragata Inglesa de 4.000 é tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00, ainda mais em se tratando dos Ingleses que começam com um custo de "5" e terminam custando "12"...
Qual seria o pesadelo operacional da propulsão das FREMM??? Não lembro de qualquer reclamação em relação a elas.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1040 Mensagem por pmicchi » Qui Jun 01, 2017 6:31 pm

J.Ricardo escreveu:Na verdade o casco da Barroso já daria um excelente NPO e ainda com hangar, só dimensionando a super estrutura para esta missão.
Poderíamos então destinar a indústria nacional a produção de NPO e NP500 (precisamos de muitas, 03 Amazonas pra esse oceano todo é ridículo) e comprar as fragatas fora do país.
Sua ideia tem sentido e acho que já existe o projeto de uma versão dessas para CV-03 mas tem algumas coisa interessantes na Amazonas, que a CV-03 nao tem para função de patrulha:
- capacidade para 50 passageiros, que pode ser usada para resgate, apoio médico, transporte de tropas, etc
- convés capaz de levar 6 containers multifuncionais (com carga ou equipamento para missoes específicas)
- guindaste de 16t (que sacrificou o hangar)

Alem disso, a Amazonas é menor e construida em padroes civis que barateam bastante o custo (as compradas pelo Brasil ficaram em cerca de USD80mi/cada)

Porém, daria para pensar numa versão da CV-03 sem sensores e armamento ASW e sem os Sea Ceptor. Seria um bom navio patrulha com capacidade de combate anti-superfície e boa resistencia à danos de combate.

Olhando apenas pelo custo-beneficio, ainda creio que compensa mais construir 5 Amazonas com um armamento ligeiramente melhor (com MANs e algum sistema CIWS simples).




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1041 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 01, 2017 7:20 pm

Juniorbombeiro escreveu:
juarez castro escreveu: vocês conhecem os ROPs da MB??

Não, então não dá para dizer que é esta ou aquela, e ainda, acho que hoje, os requisitos de um Prosuper seriam diferentes.
Lembrando aos amigos que a propulsão elétrica das FREMM Italianas tem se mostrada um pesadelo operacional, o que não tira mérito delas, mas, não esqueçam, estamos no Brasil, com mão de obra "Marionáutica Tabajara", não a toa que a MB optou por CODAD nas corvetas.
Pensem pensem, sempre tendo em mente que comprar não significa poder manter operar.....

G abraço

PS Com todo o respeito ao nosso amigo tuga, aquele valor para Fragata Inglesa de 4.000 é tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00, ainda mais em se tratando dos Ingleses que começam com um custo de "5" e terminam custando "12"...
Qual seria o pesadelo operacional da propulsão das FREMM??? Não lembro de qualquer reclamação em relação a elas.
Eu não sei se é no tópico Marinha italiana ,ou Fremm, os tugas postaram "n" textos sobre o assuntos.

g abraço




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1042 Mensagem por juarez castro » Qui Jun 01, 2017 7:28 pm

Eu acho que sobre a questão do aprendizado que o Marechal citou, nós temos dois bons exemplos aqui na AS, de projetos mais simples até que a própria CV 3, que o Napaoc da Fasmer adotado pelos Chilenos e depois pelos Colombianos, que gerou muito aprendizado e muito ganho de experiência em absolver o conhecimento,tanto é que os dois estaleiros hoje estão efetuando modificações no projeto para se adequar as requisitos operacionais das duas marinhas. É uma coisa que nós podíamos olhar e tirar um certo proveito, mas infelizmente as condições tributárias e trabalhistas, hoje vigentes no Brasil impedem qualquer avanço neste sentido, é uma pena, com o desemprego batendo quase em 13,5% da população ativa.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1043 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 17, 2017 3:01 pm

Marinha do Brasil encerra a primeira etapa do projeto de obtenção das Corvetas Classe “Tamandaré”
Imprimir Email ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17 MAIO 2017
http://www.segurancaedefesa.com/index.p ... -tamandare

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informou que encerrou, no último dia 10 de maio, da primeira etapa do processo de obtenção, por construção, de quatro navios militares com requisitos pautados no projeto básico de Corvetas da Classe “Tamandaré” (CCT).

Nesta fase, iniciada em 10 de abril de 2017, a DGePM publicou no Diário Oficial da União (DOU) um Chamamento Público convidando para participar do futuro processo licitatório empresas ou consórcios, nacionais ou estrangeiros, capacitados nos últimos dez anos em construção de navios militares de alta complexidade tecnológica, com deslocamento superior a 2.500 toneladas.

Assim, apresentaram documentações em atenção ao Aviso de Chamamento Público as seguintes empresas/consórcios, por ordem alfabética: BAE Systems Ltd; Chalkins Shipyards S.A.; China Shipbuilding and Offshore Co Ltd; China Shipbuilding Trading CO Ltd; Damen Schelde Naval Shipbuilding B.V.; DCNS do Brasil Serviços Navais Ltda; Fincantieri S.p.A.; German Naval Yards Kiel GmbH; Goa Shipyard Ltd; Mazagon Dock Shipbuilders Ltd; Navantia SA; Poly Technologies Inc; Posco Daewoo do Brasil; Rosoboronexport Joint Stock Company; SAAB AB; Singapore Technologies Marine Ltd; State Research and Design Shipbuilding Centre; Turkish Associated International Shipyards; Thyssenkrupp Marine Systems GmbH; Wuhu Shipyard CO Ltd; e Zentech do Brasil Serviços Técnicos Ltda.

O processo de obtenção das CCT obedecerá às seguintes diretrizes básicas estabelecidas pela MB:
- prioridade no atendimento às necessidades estratégicas de defesa do País, por meio da obtenção de novos navios militares de superfície, a fim de contribuir para o cumprimento das tarefas constitucionais da Força Naval;
- necessidade de contar com empresa capacitada em projetar e construir navios militares de alta complexidade, cuja contratação deverá estar associada a um estaleiro nacional e à prática compensatória voltada para a geração de benefícios de natureza industrial, tecnológica e comercial ao Brasil; e
- reconhecimento da importância estratégica e econômica da participação no processo das empresas nacionais que compõe a base industrial de defesa.
A próxima etapa do projeto prevê a elaboração e divulgação, no segundo semestre do corrente ano, da Solicitação de Proposta (Request for Proposal - RFP).




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1044 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jun 18, 2017 4:34 pm

juarez castro escreveu:Eu acho que sobre a questão do aprendizado que o Marechal citou, nós temos dois bons exemplos aqui na AS, de projetos mais simples até que a própria CV 3, que o Napaoc da Fasmer adotado pelos Chilenos e depois pelos Colombianos, que gerou muito aprendizado e muito ganho de experiência em absolver o conhecimento,tanto é que os dois estaleiros hoje estão efetuando modificações no projeto para se adequar as requisitos operacionais das duas marinhas. É uma coisa que nós podíamos olhar e tirar um certo proveito, mas infelizmente as condições tributárias e trabalhistas, hoje vigentes no Brasil impedem qualquer avanço neste sentido, é uma pena, com o desemprego batendo quase em 13,5% da população ativa.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1045 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 18, 2017 5:20 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu:Eu acho que sobre a questão do aprendizado que o Marechal citou, nós temos dois bons exemplos aqui na AS, de projetos mais simples até que a própria CV 3, que o Napaoc da Fasmer adotado pelos Chilenos e depois pelos Colombianos, que gerou muito aprendizado e muito ganho de experiência em absolver o conhecimento,tanto é que os dois estaleiros hoje estão efetuando modificações no projeto para se adequar as requisitos operacionais das duas marinhas. É uma coisa que nós podíamos olhar e tirar um certo proveito, mas infelizmente as condições tributárias e trabalhistas, hoje vigentes no Brasil impedem qualquer avanço neste sentido, é uma pena, com o desemprego batendo quase em 13,5% da população ativa.

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É uma verdade que oculta LH, mas tu tens toda a razão, e o que me deixa mais put...da vida é que a pelegagem sindical agarrada que nem marisco na pedra no imposto sindical, aliado a uma CLT facista que impede regras e flexibilizações que ajudariam a baixar os custo de produção no Brasil aumente a cada dia este número de pessoas na clandestinidade e na consequente perda da dignidade. Estes malditos pelegos sindicalista deviam enforcados em praça pública.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1046 Mensagem por Luís Henrique » Dom Jun 18, 2017 11:29 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: Se você SOMAR as pessoas que NÃO estão procurando emprego (que no Brasil são MUITAS) + as pessoas que estão recebendo Seguro Desemprego + as pessoas que estão cadastradas no Bolsa Família, o total de DESEMPREGADOS dispara para quase 40% da população.
É uma verdade que oculta LH, mas tu tens toda a razão, e o que me deixa mais put...da vida é que a pelegagem sindical agarrada que nem marisco na pedra no imposto sindical, aliado a uma CLT facista que impede regras e flexibilizações que ajudariam a baixar os custo de produção no Brasil aumente a cada dia este número de pessoas na clandestinidade e na consequente perda da dignidade. Estes malditos pelegos sindicalista deviam enforcados em praça pública.

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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1047 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Jun 19, 2017 1:05 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: É uma verdade que oculta LH, mas tu tens toda a razão, e o que me deixa mais put...da vida é que a pelegagem sindical agarrada que nem marisco na pedra no imposto sindical, aliado a uma CLT facista que impede regras e flexibilizações que ajudariam a baixar os custo de produção no Brasil aumente a cada dia este número de pessoas na clandestinidade e na consequente perda da dignidade. Estes malditos pelegos sindicalista deviam enforcados em praça pública.

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Pois é, haja corda...:

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Santa "inocência" Batman!!!! :roll: :roll:

Engraçado que vários países de mão de obra "cara" (França, Itália, Japão) fazem questão de construir integralmente seus próprios meios navais.

Em tempo, em torno de 5000 desses sindicatos são patronais.

Percentual de trabalhadores sindicalizados no Brasil, +/- 19,5%, na Suécia...60%.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... ical.shtml




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1048 Mensagem por saullo » Seg Jun 19, 2017 2:19 pm

Mas vão ver se nos países desenvolvidos sindicato tem verba retirada obrigatoriamente de cada trabalhador mesmo contra sua vontade e ainda sem necessidade de prestação de contas como hoje é por aqui, por obra e graça de certo molusco que nunca soube de nada.
O Brasil precisa melhorar muito para ficar ruim.
E acabar com esse dinheiro tomado de quem trabalha de verdade e dado de graça para os sindicatos é um passo para começar a melhorar.

Abraços




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1049 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jun 19, 2017 2:41 pm

Mas pra que ser sindicalizado no Brasil se obrigatoriamente você é pilhado com um dia de seu trabalho e também é retirado do seu salário mensalmente a tal de Contribuição Assistencial (que para deixar de pagar, deve todos os anos, escrever uma carta, reconhecer firma e levar pessoalmente ao sindicato, em período restrito)? Vou ser sindicalizado para ser obrigado a pagar outra taxa? Não obrigado.




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Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1050 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Jun 19, 2017 6:34 pm

J.Ricardo escreveu:Mas pra que ser sindicalizado no Brasil se obrigatoriamente você é pilhado com um dia de seu trabalho e também é retirado do seu salário mensalmente a tal de Contribuição Assistencial (que para deixar de pagar, deve todos os anos, escrever uma carta, reconhecer firma e levar pessoalmente ao sindicato, em período restrito)? Vou ser sindicalizado para ser obrigado a pagar outra taxa? Não obrigado.
Pois é, o que a patronagem pilha pelo sistema S para supostamente financiar qualificação profissional e lazer, mas que acaba virando patos de borracha e filé mignon para arruaceiros não vem ao caso, tudo no fundo acaba sendo uma questão de ideologia, como muitos já alertaram aqui.
Sindicato é igual condomínio, se você não vai nas reuniões não pode reclamar se o síndico faz merda, o síndico pode ser uma droga, experimente tirá-lo e aí sim voce vai ver o que é droga de verdade, e olha que faço um Mea Culpa, não sou sindicalizado e usei durante muitos anos de um subterfúgio da lei para não pagar o um dia de contribuição. Tem gente que só aprende tomando na cabeça, mas muitos nem isso.




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