Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Tucano News

#4276 Mensagem por pmicchi » Dom Mai 14, 2017 5:49 pm

Marechal-do-ar escreveu:
pmicchi escreveu:me parece o uso de radares mais baratos em Drones (dirígeis ou avioes) vão ser a melhor solução para vigilância de fronteira pois podem combinar sensores de radar com infravermelhos e visuais para identificar ameaças multiplas (aviões, tanques, tropas, navios).
Mas sensores baratos tem o alcance muito reduzido, no fim seriam necessários milhares desses drones para cobrir a área de alguns poucos R-99.

Existe um motivo para ninguém ter ido atrás dessa ideia.
creio que principalmente porque o alcance menor deixar o vetor mais vulnerável. De fato, eles são muito vulneráveis mas são difíceis de detectar à longas distâncias e podem ser defendidos não apenas por caças mas também por SAMs. E creio que autonomia estendida mais que compensa a quantidade adicional (no caso de um dirigivel pode ser medida em dias, não em horas de voo). Isso também permite que os AEW tripulados de maior porte fiquem na retaguarda.

Eu coloquei links de uma adaptação do radar APG-66 que foi feita em pequenos bimotores Britten-Norman e que achei muito interessante. Esse conceito poderia ser aplicado em drones. Hoje, radares equivalentes ao APG-66 são mais leves e de maior alcance.

http://www.radartutorial.eu/19.kartei/0 ... 15.en.html

https://www.planespotters.net/photo/308 ... w-defender




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Re: Super Tucano News

#4277 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 14, 2017 7:13 pm

Dias? E como vai alimentar alguns kW do radar por dias?

Quanto a serem mais difíceis de detectar, qualquer coisa emitindo ondas de rádio na direção do inimigo será detectado a centenas de quilômetros.




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Re: Super Tucano News

#4278 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 14, 2017 10:48 pm

As tecnologias que hoje estão sendo desenvolvidas para uso nos VANT's poderão no futuro capacitar estes vetores a fazer a maior parte do trabalho de reconhecimento e vigilância que hoje é feito por aeronaves e/ou radares fixos em terra.

Ma por aqui no Brasil ainda vamos demorar muito para dispor deste tipo de solução, vide o investimento neste setor estar praticamente engatinhando, e já com sérios reveses ainda nos seus início.

abs




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Re: Super Tucano News

#4279 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 14, 2017 11:00 pm

FCarvalho, não me leve a mal, drones tem muito valor no reconhecimento, eles podem carregar câmeras e sensores IR e chegar bem perto do alvo, mas foi sugerido que carregassem radares, algo que não são a melhor opção, ao menos nas próximas décadas.




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Re: Super Tucano News

#4280 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 14, 2017 11:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:FCarvalho, não me leve a mal, drones tem muito valor no reconhecimento, eles podem carregar câmeras e sensores IR e chegar bem perto do alvo, mas foi sugerido que carregassem radares, algo que não são a melhor opção, ao menos nas próximas décadas.
Eu não sei. Avançamos no séc XX tudo e mais um pouco em matéria de tecnologia que nos dois séculos anteriores.
O sec XXI tem sido bem mais pródigo neste quesito. Tudo está cada vez mais rápido em matéria evolutiva.
Pode ser que ainda leve uma ou duas década, talvez menos, mas ainda veremos radares em VANT's de diversos tipos.
Mas isso só saberemos quando, e se, começarem a voar.
Acho, até prova em contrário, que é só questão de tempo até o primeiro voar. Daí para frente, é concorrência franca e aberta.
Se vamos estar aptos a participar desta concorrência, já é outra história.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4281 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2017 7:21 pm

Super Tucano da Embraer será avaliado pela Força Aérea dos EUA

Aeronave vai ser apresentada em julho em base no Novo México. Fabricante brasileira de aeronaves mira possibilidade de participar de concorrência norte-americana.

A Embraer foi convidada para apresentar o A-29 Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A aeronave vai participar de avaliações no Novo México, em julho. A Força Aérea norte-americana vai adquirir aeronaves militares para treinamento de pilotos e ataque. O Super Tucano da fabricante brasileira é a única de apoio aéreo tático com certificação de tipo militar.
A USAF convidou empresas para apresentações de aeronave para treinamento de pilotos e missões de observação e ataque. A exigência do órgão é de aeronaves de baixo custo e rendimento de até 900 horas de voo.
A apresentação é uma nova possibilidade para a empresa brasileira, que tem a aeronave presente em outras 12 forças aéreas do mundo. A Embraer foi procurada pelo G1, mas não comentou a expectativa de fechar contrato com o governo dos EUA ou a projeção do número de aeronaves a serem adquiridas pelo órgão. O A-29 é produzido na base da empresa na Flórida..
Em 2014, a Força Aérea norte americana já havia adquirido 20 unidades do modelo da Embraer. O contrato de US$ 428 milhões previa a entrega dos Super Tucanos, manutenção e fornecimento de peças.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba- ... -eua.ghtml




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Re: Super Tucano News

#4282 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 11:04 pm

Só não leva se o Trump não deixar.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4283 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2017 11:15 pm

FCarvalho escreveu:Só não leva se o Trump não deixar.

abs.

O Trump é que não vai ser problema, os aviões são fabricados na Flórida, por trabalhadores ianques. Uma coisa que ficou pouco clara nesta notícia que postei - vi outras depois - é que esse estranho lance de 900 horas de voo me parece ser referente é ao custo da h/v (até USD 900).




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Re: Super Tucano News

#4284 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:25 pm

Túlio escreveu:
FCarvalho escreveu:Só não leva se o Trump não deixar.
abs.
O Trump é que não vai ser problema, os aviões são fabricados na Flórida, por trabalhadores ianques. Uma coisa que ficou pouco clara nesta notícia que postei - vi outras depois - é que esse estranho lance de 900 horas de voo me parece ser referente é ao custo da h/v (até USD 900).
Acho que deve ser isso mesmo. As matérias que estão saindo falam em um avião que seja treinador e ataque leve. O ST faz bem as duas coisas ao mesmo tempo. E se não estiver enganado, o preço da hora de voo dele é bem mais baixo que isso aí.

Só acho estranho essa conversa de treinador, quando eles já possuem o Pilatus. :roll:

abs.




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Re: Super Tucano News

#4285 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 2:29 pm

Para caças e aviões de ataque o Pilatus e sua cópia ianque não dão nem para a saída.




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Re: Super Tucano News

#4286 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:36 pm

Túlio escreveu:Para caças e aviões de ataque o Pilatus e sua cópia ianque não dão nem para a saída.
Sim concordo, mas é fato que estão falando em treinador. Só queria entender melhor que espécie de treinador seria esse que eles querem. Algo talvez próximo de um Litf de baixo custo? Quem sabe.

O ST já faz isso aqui na FAB e em outras forças aéreas atua mais como aeronave de combate leve, mas não deixa de ser um treinador, tal como foi concebido.

É provável que a USAF finalmente se convenceu a retomar o tempo perdido na escolha do AT-6 lá nos anos 90's em relação ao ST.

Vamos ver no que isso vai dar.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4287 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 2:44 pm

Lendo várias notícias a respeito, me pareceu ser por aí mesmo, uma espécie de pré-LIFT com capacidade comprovada de combate real.

Aqui o Piloto pula do cockpit do ST e sobe num caça, lá subiria num LIFT (mas, se necessário, voaria seu 314 em missões específicas de combate, tipo largar bomba guiada em mendigo, PAC de baixo custo por longas horas, etc).




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Re: Super Tucano News

#4288 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 2:50 pm

Me parece que a prioridade é conseguir uma aeronave de combate leve para os cenários de guerra assimétrica que se tornaram o principal TO em que a USAF vem atuando. A defesa AAe é praticamente nula ou sua ameaça pode ser contida pelos sistemas defensivos que cabem em um ST.

Melhor do que usar os A-10/F-16, ou pior, F-35 para fazer o mesmo serviço como vinham defendendo alguns por lá.

O pragmatismo parece estar dando um pouco de lucidez nas cabeças pensantes dos estrelados americanos.

ps: aliás, o ST já faz o serviço destes caças aí por 1/10 do preço. Parece que só os americanos não viam isso.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4289 Mensagem por Túlio » Ter Mai 23, 2017 2:55 pm

Lembrar que a EMBRAER já ganhou uma vez com o 314 mas não levou...




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Re: Super Tucano News

#4290 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 23, 2017 4:09 pm

Túlio escreveu:Lembrar que a EMBRAER já ganhou uma vez com o 314 mas não levou...
Sim levou pela USAF, mas não levou devido ao lobby no congresso americano da concorrência.
Talvez, desta vez com os dois pés já firmados por lá, possa ser diferente.
A conferir.

abs.




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