Caro Bourne, também concordo com sua explicação em gênero, número e grau.P44 escreveu:Valeu pela explicaçao Bourne!!!!! Eu realmente nem sabia que a CART tinha acabado, só segui as provas americanas nos tempos do Nigel Mansell (quando até um dos canais portugueses transmitiu todas as provas da Indy)...
Mas parece que em 2O18 os carros vao ser de novo elegantes, e nao aqueles trambolhos!!!!
Porém a pá de cal na antiga Championship Auto Racing Teams (CART) - no Brasil popularizada pelo SBT como Fórmula Mundial - foi a transferência da Team Penske para Indy Racing League (I.R.L) em 2002. Como isso ocorreu?
Em 2000, a Chip Ganassi Racing, que naquele ano disputava integralmente o certame da CART, participou das 500 milhas de Indianápolis de 2000 vencendo com o colombiano Juan Pablo Montoya. A exposição na mídia, em especial do principal patrocinador, a Target, na maior corrida do automobilismo americano, chamou a atenção do mundo e, inclusive dos rivais.
Daí Roger Penske teve a ideia de também participar das 500 milhas e, consecutivamente, venceu as provas de 2001 e 2002 com Hélio Castro Neves.
A transferência da Team Penske para a IRL foi um duro golpe para a CART, pois as principais equipes rivais acompanharam o time de Roger Penske para a categoria que até então somente corria em ovais.
A CART agonizou por algum tempo. Em 2002, a FedEx anunciou que seu patrocínio com a CART seria encerrado e as fabricantes de motores Honda e Toyota iriam se transferir para a categoria concorrente, a IRL. A CART decidiu reformular e renomear a categoria propriamente dita, começando em 2003, um novo evento chamado Champ Car World Series powered by Ford.
A Champ Car World Series morreu em 2007.