Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Ilya Ehrenburg
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Re: Blindados Policiais

#616 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Mai 04, 2017 6:19 am

cabeça de martelo escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: O LINCE teve o seu projeto adquirido junto a IVECO pela Rússia, que destinou a Kamaz como destinatária do ToT.
Batizado como Rys 65 ele sofreu testes comparativos com o Tigr, Hummer e um caminhão Ural... O desempenho foi grotesco. Afundou na neve, patinou na lama do degelo, a Raputitisa, recusou obstáculos (dado que haviam obstáculos acima das suas limitações técnicas) e atolou em uma pista de teste, sendo rebocado por um... Tigr! (Há quem diga que o uso do Tigr para retirá-lo da pista foi proposital, lá como cá existe muito jogo baixo por causa de contratos). A Kamaz alterou muita coisa no Lince, para que ele se adequasse as condições russas. Todavia o estrago estava feito, os lotes subsequentes não foram encomendados, e a queda de Berlusconi não ajudou muito.

Na época a Rússia tinha muito interesse na blindagem cerâmica do veículo italiano, mas, logo perderam interesse, visto que consideram uma nova blindagem desenvolvida de polímeros mais interessante. Eles reconhecem e gostam da disposição da cabine, como cápsula de proteção/sobrevivência para deflexão de detonações abaixo do chassi...

O tigr ganhou em sua evolução a capacidade de suportar detonações, bem como blindagem envolvente ao motor e aumento de potência motriz... Novos assentos também foram adotados. Perceba, portanto, que tanto o Rys (LINCE IVECO) quanto o Tigr receberam tratamentos evolutivos.

Para terminar quero deixar bem claro uma coisa: eu conheço a história do LINCE IVECO com a Kamaz, mas nunca fiz disto um libelo contra as qualidades deste veículo. O LINCE IVECO é um bom veículo, testado em combate. No tocante ao Brasil gostaria que se adiasse qualquer decisão, não por ser o LINCE IVECO um produto ruim, mas pelo fato de se poder dar tempo aos veículos que desenvolvemos aqui, caso do Imbra Gladiador II e do Avibrás Guará. Ou seja, uma questão de prestigiar um produto projetado aqui, que devidamente testado, seja adotado pelo Exército Brasileiro, servindo assim de vitrine para a exportação do mesmo.

;)
...

Tu próprio reconheces que pode ter havido... coisas. Sabes nestas coisas dos testes tudo é possível e quantas e quantas vezes nos testes corre tudo bem e depois que o material chega às unidades começa a dar problemas atrás de problemas. Eu vi isso nos coletes balísticos "in loco".

Eu continuo a achar uma boa viatura.

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PS: só para deixar claro, eu não considero a viatura Russa uma má viatura, até porque as criticas que eu leio não são tão importantes ou numerosas que as qualidades da mesma.

A Kamaz modificou o LINCE para que ele tivesse um desempenho aceitável na neve.
Os testes foram filmados e estão disponíveis no Youtube. Já postei eles aqui inclusive.
É fato que o LINCE não se houve bem na neve e na raputitisa. Faz parte. Não é por isso que ele é um mau projeto, pelo contrário.
Na minha intervenção anterior eu já havia dito tudo.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
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Paulo Bastos
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Re: Blindados Policiais

#617 Mensagem por Paulo Bastos » Sex Mai 05, 2017 11:04 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
Túlio escreveu:
Onde está o "mito"? Falei do que sei, do que vi, do que até dirigi, do que o CMT (100% Operacional) de uma corporação nacional me contou, sem os secretismos de quando falamos com o pessoal daqui. Cortei de saída o lance da Kiss, pois o Ural pouca ou nenhuma diferença faria no caso.

E estou criando factóides e espalhando MITOS???

Putz, parece que virou CRIME falar bem de algo Russo... :roll: :roll: :roll: :roll:
É engraçado isso...
Pois o Gaz Tigr ganhou a alcunha de "obsoleto", em uma publicação! E hoje é considerado como o melhor veículo de reconhecimento europeu. Isto devido a um processo constante de aprimoramento do produto. Como é possível um produto que recebe desenvolvimento constante ganhar tal alcunha? Taxá-lo assim não é criar um "mito"?

Eu mesmo tive que responder por várias vezes sobre blindagem transparente. No que tange ao Gaz Tigr sempre foi dito que a mesma era fraca, todavia, as blindadoras europeias costumam importar blindagem transparente da Rússia. Pergunte-se o motivo (são consideradas as melhores do continente). A blindagem transparente resiste quando alvejada mais de uma vez, seja ela russa, alemã, italiana, francesa ou brasileira. Isto, mesmo com vários disparos agrupados e em geral os testes são feitos assim. Dizer que um segundo disparo pode levar a blindagem transparente ao colapso confunde o leitor, pois ela efetivamente resiste a bem mais que dois disparos. O BOPE, reitero, agrega placas com seteiras por uma questão de custo, antes de tudo, e também operacional. A blindagem transparente quando alvejada, em virtude da absorção do impacto perde transparência, prejudicando desta maneira a visão do condutor, ademais quando alvejada deve ser trocada. Ela é cara, dispendiosa... Entende-se, pois, o motivo da adoção de uma placa como proteção para quem tem o enfrentamento como norma vários dias por semana.

Este vídeo demonstra bem que o colapso de uma blindagem transparente não é nada fácil:
Como o cidadão de muitos nomes sofre de problemas cognitivos (que são infinitamente menores que seus problemas de caráter), vamos NOVAMENTE explicar tudinho, DE NOVO (pleonasmo intencional para ver se agora ele entende), destacando aquilo que ele tenta, tenta e tenta de novo, forçar a barra e provar sua doentia defesa daquilo que ele nunca sequer chegou perto...

COPIANDO UM TÓPICO POSTADO EM 02/03/2017 (com destaques em VERMELHO)
Paulo Bastos escreveu:PUTZ, GAZ Tigr no BOPE DENOVO????

....

Agora sobre o GRAN FINALE: a participação do Gaz Tigr nessa concorrência...
Esse negócio já deu tanto pano pra manga que, cansado de explicar várias e várias vezes a mesma coisa, fiz um texto padrão, técnico e, para desespero de alguns, despido de qualquer preconceito contra qualquer coisa, apenas apresento fatos, nomes e datas (apesar de ter neguinho de muitos nomes que rasga o toba com a unha toda vez que o lê :lol: :lol: :lol: ):

"No final de 2008 o PMERJ apresentou a SeSeg (Secretaria de Estado de Segurança) um relatório sobre o desempenho de seus blindados táticos e a necessidade de veículos melhores para combater a criminalidade no Estado, já vislumbrando os grandes eventos que haveriam na cidade (Copa do Mundo e Olimpíadas). Com isso, no ano seguinte, a SeSeg começou os estudos para a aquisição de veículos modernos, não só para a PMERJ mas também para o CHOQUE e CORE, este ultimo da Polícia Civil, e começou a consultar diversos fabricantes e a solicitar veículos para avaliação e para criar os requisitos necessários para uma concorrência. Diversas empresas apresentaram essas informações e quatro delas enviaram cinco veículos para serem avaliados, conforme os que citei no inicio do texto. Dentre eles estava o Gorkovsky Avtomobilny Zavod (GAZ) 233036 Tigr SPM-2.

Foi combinado que os testes com o veículo começariam em abril de 2010, porem, devido a diversos atrasos, a fábrica só conseguiu entrega-lo em 31 de agosto e foi imediatamente deslocado para o Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PMERJ, na sede do Batalhão de Choque, e dois dias depois entregue ao BOPE. Ele recebeu a designação de VTL (Veículo Tático Leve) pela PMERJ, mas foi apelidado de “Caveirovsky:lol:

A empresa responsável pelo veículo no Brasil foi a Tamasul Consultoria Administração Financeira e Corretagem Ltda, que era a representante da empresa russa, e que também tentou vende-lo para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, porem sem lograr sucesso. Nesse episódio a empresa tentou montar uma fábrica no Brasil, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa, como investimento russo, porem a empresa vinculou uma compra mínima de 40 veículos pela BMRS, fato esse considerado totalmente fora da realidade.

Antes dessa entrega, o Coronel Paulo Henrique Moraes, na época comandante do BOPE, esteve na Rússia para conhecer o modelo, e solicitou algumas mudanças, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor, porem, como ainda não existia essa versão, o veículo que chegou ao Rio não as tinha. Por este fato veículo foi considerado perigoso para a tropa, e não foi testado em campo.

Um veículo escuro, sem ventilação, em um lugar onde a temperatura passa facilmente dos 40º, foi considerado insalubre para uma tropa que faz patrulhas por horas, o que fatalmente iria afetar seu desempenho, principalmente caso houvesse a necessidade desembarque e combate. Além disso, a falta da blindagem no motor poderia expor a tripulação a um desembarque forçado, no meio de um tiroteio, caso um projétil atingisse o motor e o obrigasse a parar. Outra observação feita foi em relação a grande área envidraçada (blindada) que tinha muito menos resistência que o metal (ela pode para um tiro de fuzil, mas um segundo PODE atravessa-la).
Para suprir essas deficiências, foram tentadas algumas medidas paliativas e algumas modificações pela empresa na Rússia.

No caso do ar-condicionado, foi adaptado um modelo comercial do Brasil, específico para vans, que solucionou, ou ao menos melhorou a questão da temperatura interna do veículo, porem o mesmo, devido a ser uma alteração não planejada adequadamente (mesmo se passando mais de 8 meses), acabou roubando mais potência do que deveria do já anêmico motor Cummins do veículo enviado.

Detalhe: o envio do carro com o motor Cummins, uma das opções de motorização disponíveis para o veículo, foi uma decisão da empresa russa, pois, caso ela vencesse a concorrência, ela deveria dar suporte para a manutenção do mesmo aqui, e para ela, era muito mais fácil colocar um motor que existia no Brasil do que criar toda uma cadeia logística para algo novo. Portanto, novamente, foi uma decisão da EMPRESA e não do BOPE como alguns acham!!!!

Para o problema do da blindagem transparente, foi feita uma adaptação local, as presas, soldando-se chapas de aço bem rusticas na frente delas, como foi visto no veículo que estava exposto na LAAD 2011, e para a blindagem do motor, foi enviado um kit da fabrica, desenvolvido conforme as especificações do BOPE e depois adotado como opcional pela GAZ, que transformou o veículo no primeiro Tigr-M ou SPM-2M. Porem o peso adicional causado por essa blindagem, somado a potência roubada pelo ar-condicionado, colocou a manobrabilidade do veículo de ruim para sofrível.

Todas essas modificações duraram cerca de 8 meses, estando o veículo pronto para iniciar os testes em abril de 2011.

No dia 19/04/2011, foi realizado um teste para verificação da blindagem balística no estande de tiro do BOPE, no bairro de Laranjeiras, onde o veículo foi considerado apto, porem, em 04/06/2011, ele foi levado para avaliação de dirigibilidade em terreno acidentado no morro do Borel, onde ar-condicionado e o excesso de peso por conta de blindagem extra, aliado ao motor anêmico, cobraram seu preço e o veículo não conseguiu concluir esses testes, sendo o considerado inapto para as patrulhas e testes em situação normal, que viriam a seguir. Na semana seguinte foi enviado para o 24º BIB, do EB, e o mesmo também teve uma nota ruim no quesito manobra.

Depois disso o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul).
A imagem do veículo ficou tão ruim, que nem a Tamasul ou a Rosoboronexport apresentaram propostas no Edital para aquisição de 8 blindados apresentada pela SeSeg no ano seguinte."
Parece que o cidadão de muitos nomes ainda não processou que o veículo que ele tanto ama FOI DESCLASSIFICADO por não conseguir cumprir os testes de manobra feitos no pela PMERJ no Rio, e fica tentando arrumar factoides, 10 ANOS DEPOIS DOS TESTES, como uma justificativa que ele estava certo e todos os demais errados!!!!

Aproveitando, o mesmo cidadão poderia nos dizer de onde tirou o título "hoje é considerado como o melhor veículo de reconhecimento europeu", ou se é mais uma de suas mentiras da qual todos estamos cheios???? Quem deu ao GAZ Tigr esse título??? Você???

Agora cidadão que não tem sequer coragem de assinar o que escreve, onde foi que que eu escrevi sobre o GAZ tigr em uma publicação. conforme sua afirmação "Pois o Gaz Tigr ganhou a alcunha de "obsoleto", em uma publicação"???
Só para constar, apesar de ter textos meus escritos em mais de 10 publicações diferentes, em 6 países, NUNCA escrevi sobre esse carro, simplesmente por não considerar que isso valha a pena...


Aguardo ansioso as respostas.

Paulo Bastos




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Re: Blindados Policiais

#618 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 06, 2017 1:57 pm

Este é o carro que vai escoltar o Papa Francisco

Imagem
A BMW cedeu um veículo elétrico à GNR, para a operação de segurança da peregrinação que se vai realizar na próxima semana, dias 12 e 13 de maio, em Fátima.

O novo reforço da GNR para escoltar o Papa Francisco, durante a visita a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, trata-se num BMW i8 híbrido.

Elétrico, com tração às quatro rodas, 357 cavalos de potência, dois motores, um elétrico e outro de combustão interna, a gasolina, é o que define o novo veículo, cedido pela marca às autoridades, sem qualquer custo agregado, segundo avançou a instituição.

Enquanto carro elétrico, o i8 tem uma autonomia que ronda os 37 quilómetros. No entanto, como este veículo dispõe de dois motores a funcionar, o carro pode percorrer mais de 500 quilómetros, de forma autónoma. Face à velocidade, chega do zero aos 100 em pouco menos de 5 segundos, e o consumo médio nos primeiros 100 quilómetros situa-se nos 2,1 litros aos 100.

“É um dispositivo que vai ter diversas fases, é uma força flexível e será adaptada de acordo com as necessidades operacionais”, esclareceu o porta-voz da instituição, major Bruno Marques, acrescentando que o veículo é “capaz de prevenir, detetar, reagir e fazer cessar qualquer ilícito criminal”.

“A GNR tem esta força destacada para garantir uma peregrinação segura e tranquila”, frisou o major, que apela à colaboração das pessoas face às instruções dos militares da Guarda.

Conforme referiu a GNR, foi celebrado um protocolo entre a instituição e a marca “no sentido de testar veículos que utilizam energias renováveis para o seu funcionamento, tendo recebido três viaturas, dois BMW i3 e um BMW i8, sem qualquer custo para a instituição”.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Blindados Policiais

#619 Mensagem por P H » Sáb Mai 06, 2017 1:58 pm

Novas viaturas do batalhão de choque da PMERJ

http://www.planobrazil.com/seguranca-pu ... m=facebook

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Re: Blindados Policiais

#620 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 06, 2017 3:45 pm

MAAVERICK - o FODÃO - tombado no RJ:




"Sai daí, Anderson" (o Mestre Paulão vai ficar pê da cara comigo)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Blindados Policiais

#621 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Mai 06, 2017 4:31 pm

Alguem sabe qual é (são?) o(s) veiculo(s) base(s) dos dois Mecedes Benz. Coloquei como plural. pois há diferenças entre os dois produtos, que talvez indique dois modelos diferentes de Mercedes Benz originais.

Uma pergunta adicional: quando os puxa sacos chapa branca querem doar mais um BatMovel para as policias, eles fazem tudo de suas próprias cabeças, ou pedem assessoria a policia?

Bacchi




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Re: Blindados Policiais

#622 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Mai 06, 2017 4:55 pm

Túlio escreveu:MAAVERICK - o FODÃO - tombado no RJ:




"Sai daí, Anderson" (o Mestre Paulão vai ficar pê da cara comigo)... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Não vou ficar "pê" com você, Tulio, até por que esse é mais um dos diversos tombamentos de viaturas da PMERJ. :D

O problema ali foi o mesmo de vário outros, como o VBTP 'CAVEIRÃO' COTAR 51-000, modelo VBTP 4x2 TCT Rhinus Combat, que capotou na Av. Brasil 28/02/2013, ou o VLA 'BRUCUTU' 51-0002, modelo Sulamericana Netuno, que tombou no viaduto São Sebastião, no Centro do Rio, em 02/07/2007, só para exemplificar. E essa causa foi a condução errada do veículo, exigindo dele o mesmo desempenho de veículos mais leves, ou seja, imperícia.

Aproveitando, gostaria de saber é se já conseguiram fazer o carro 'incapotável'??? Anunciaram o Mercedes Classe A, mas o mesmo capotou feio no teste do 'Gaúcho' feito na Suécia por dois jornalistas!!! :wink:

Agora uma coisa eu tenho quase certeza: dificilmente se o Gaz Tiger, com a configuração testada, tombaria dessa forma...
... simplesmente porquê ele não conseguiria subir aquela ladeira !!! :twisted: :twisted: :twisted:

Forte abraço,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Sáb Mai 06, 2017 5:09 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Blindados Policiais

#623 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Mai 06, 2017 4:57 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Alguem sabe qual é (são?) o(s) veiculo(s) base(s) dos dois Mecedes Benz. Coloquei como plural. pois há diferenças entre os dois produtos, que talvez indique dois modelos diferentes de Mercedes Benz originais.

Uma pergunta adicional: quando os puxa sacos chapa branca querem doar mais um BatMovel para as policias, eles fazem tudo de suas próprias cabeças, ou pedem assessoria a policia?

Bacchi
São dois blindados de Escolta Armada utilizados pela empresa Prosegur, sobre um chassi e mecânica Mercedes-Bens.

As diferença aparente entre eles é que são veículos feitos de forma artesanal, se não me engano pela empresa Autolife, com os detalhes a cargo do cliente final.

E Mestre, geralmente esses carros são doações de empresas de segurança, na sua quase totalidade usados, ou seja, são veículos empregados por empresas de segurança, com blindagem inferior aos blindados policiais próprios, e adaptados a nova função.

Abraços,
Paulo Bastos




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Re: Blindados Policiais

#624 Mensagem por Tikuna » Sáb Mai 06, 2017 8:09 pm

BR é o mestre da gambiarra até em carro-forte :lol: :lol: :lol:




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Re: Blindados Policiais

#625 Mensagem por P H » Dom Mai 07, 2017 7:09 pm

Após a avaliação do Gladiador, houve alguma decisão da força nacional quando ao emprego de blindados?

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Re: Blindados Policiais

#626 Mensagem por P H » Dom Mai 07, 2017 7:18 pm

Mato Grosso...

"O veículo, avaliado em cerca de R$ 500 mil, tem blindagem nível 5, suportando armamentos de grosso calibre. Foi doado pela empresa Brinks. Cerca de R$ 50 mil foram investidos na adaptação do veículo para a atividade policial e pagos pelo Sicredi, Aprosoja, Banco do Brasil, Sicoob, Grupo Bom Futuro e as empresas Tag Carretas e Chapecoense."

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Fonte: http://www.mt.gov.br/-/6080011-carro-bl ... culosidade




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Re: Blindados Policiais

#627 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Mai 07, 2017 7:23 pm

E continuam aparecendo BatMoveis!!!

Haja puxa saco chapa branca!!!

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Re: Blindados Policiais

#628 Mensagem por Túlio » Dom Mai 07, 2017 9:14 pm

P H escreveu:Mato Grosso...
(...)
"O veículo, avaliado em cerca de R$ 500 mil, tem blindagem nível 5, suportando armamentos de grosso calibre. Foi doado pela empresa Brinks. (...)

Tá brabo o caso da mídia. O que diabos é nível 5? Se for da STANAG 4569 implica encarar disparos de canhão 25 mm (doação da BRINK'S? Tá zoando :mrgreen: ); se for (e estaria errado) NIJ, bueno, só existe até o nível IV (equivalente ao II da citada STANAG, só que NIJ é para estabelecer parâmetros de resistência para Equipamentos de Proteção Individual, tipo coletes balísticos, para Bldos é mesmo a STANAG).

Cada uma... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: Blindados Policiais

#629 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Mai 07, 2017 9:27 pm

Paulo Bastos escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu: É engraçado isso...
Pois o Gaz Tigr ganhou a alcunha de "obsoleto", em uma publicação! E hoje é considerado como o melhor veículo de reconhecimento europeu. Isto devido a um processo constante de aprimoramento do produto. Como é possível um produto que recebe desenvolvimento constante ganhar tal alcunha? Taxá-lo assim não é criar um "mito"?

Eu mesmo tive que responder por várias vezes sobre blindagem transparente. No que tange ao Gaz Tigr sempre foi dito que a mesma era fraca, todavia, as blindadoras europeias costumam importar blindagem transparente da Rússia. Pergunte-se o motivo (são consideradas as melhores do continente). A blindagem transparente resiste quando alvejada mais de uma vez, seja ela russa, alemã, italiana, francesa ou brasileira. Isto, mesmo com vários disparos agrupados e em geral os testes são feitos assim. Dizer que um segundo disparo pode levar a blindagem transparente ao colapso confunde o leitor, pois ela efetivamente resiste a bem mais que dois disparos. O BOPE, reitero, agrega placas com seteiras por uma questão de custo, antes de tudo, e também operacional. A blindagem transparente quando alvejada, em virtude da absorção do impacto perde transparência, prejudicando desta maneira a visão do condutor, ademais quando alvejada deve ser trocada. Ela é cara, dispendiosa... Entende-se, pois, o motivo da adoção de uma placa como proteção para quem tem o enfrentamento como norma vários dias por semana.

Este vídeo demonstra bem que o colapso de uma blindagem transparente não é nada fácil:
Como o cidadão de muitos nomes sofre de problemas cognitivos (que são infinitamente menores que seus problemas de caráter), vamos NOVAMENTE explicar tudinho, DE NOVO (pleonasmo intencional para ver se agora ele entende), destacando aquilo que ele tenta, tenta e tenta de novo, forçar a barra e provar sua doentia defesa daquilo que ele nunca sequer chegou perto...

COPIANDO UM TÓPICO POSTADO EM 02/03/2017 (com destaques em VERMELHO)
Paulo Bastos escreveu:PUTZ, GAZ Tigr no BOPE DENOVO????

....

Agora sobre o GRAN FINALE: a participação do Gaz Tigr nessa concorrência...
Esse negócio já deu tanto pano pra manga que, cansado de explicar várias e várias vezes a mesma coisa, fiz um texto padrão, técnico e, para desespero de alguns, despido de qualquer preconceito contra qualquer coisa, apenas apresento fatos, nomes e datas (apesar de ter neguinho de muitos nomes que rasga o toba com a unha toda vez que o lê :lol: :lol: :lol: ):

"No final de 2008 o PMERJ apresentou a SeSeg (Secretaria de Estado de Segurança) um relatório sobre o desempenho de seus blindados táticos e a necessidade de veículos melhores para combater a criminalidade no Estado, já vislumbrando os grandes eventos que haveriam na cidade (Copa do Mundo e Olimpíadas). Com isso, no ano seguinte, a SeSeg começou os estudos para a aquisição de veículos modernos, não só para a PMERJ mas também para o CHOQUE e CORE, este ultimo da Polícia Civil, e começou a consultar diversos fabricantes e a solicitar veículos para avaliação e para criar os requisitos necessários para uma concorrência. Diversas empresas apresentaram essas informações e quatro delas enviaram cinco veículos para serem avaliados, conforme os que citei no inicio do texto. Dentre eles estava o Gorkovsky Avtomobilny Zavod (GAZ) 233036 Tigr SPM-2.

Foi combinado que os testes com o veículo começariam em abril de 2010, porem, devido a diversos atrasos, a fábrica só conseguiu entrega-lo em 31 de agosto e foi imediatamente deslocado para o Centro de Manutenção de Veículos Blindados da PMERJ, na sede do Batalhão de Choque, e dois dias depois entregue ao BOPE. Ele recebeu a designação de VTL (Veículo Tático Leve) pela PMERJ, mas foi apelidado de “Caveirovsky:lol:

A empresa responsável pelo veículo no Brasil foi a Tamasul Consultoria Administração Financeira e Corretagem Ltda, que era a representante da empresa russa, e que também tentou vende-lo para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, porem sem lograr sucesso. Nesse episódio a empresa tentou montar uma fábrica no Brasil, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa, como investimento russo, porem a empresa vinculou uma compra mínima de 40 veículos pela BMRS, fato esse considerado totalmente fora da realidade.

Antes dessa entrega, o Coronel Paulo Henrique Moraes, na época comandante do BOPE, esteve na Rússia para conhecer o modelo, e solicitou algumas mudanças, como ar-condicionado e blindagem da caixa do motor, porem, como ainda não existia essa versão, o veículo que chegou ao Rio não as tinha. Por este fato veículo foi considerado perigoso para a tropa, e não foi testado em campo.

Um veículo escuro, sem ventilação, em um lugar onde a temperatura passa facilmente dos 40º, foi considerado insalubre para uma tropa que faz patrulhas por horas, o que fatalmente iria afetar seu desempenho, principalmente caso houvesse a necessidade desembarque e combate. Além disso, a falta da blindagem no motor poderia expor a tripulação a um desembarque forçado, no meio de um tiroteio, caso um projétil atingisse o motor e o obrigasse a parar. Outra observação feita foi em relação a grande área envidraçada (blindada) que tinha muito menos resistência que o metal (ela pode para um tiro de fuzil, mas um segundo PODE atravessa-la).
Para suprir essas deficiências, foram tentadas algumas medidas paliativas e algumas modificações pela empresa na Rússia.

No caso do ar-condicionado, foi adaptado um modelo comercial do Brasil, específico para vans, que solucionou, ou ao menos melhorou a questão da temperatura interna do veículo, porem o mesmo, devido a ser uma alteração não planejada adequadamente (mesmo se passando mais de 8 meses), acabou roubando mais potência do que deveria do já anêmico motor Cummins do veículo enviado.

Detalhe: o envio do carro com o motor Cummins, uma das opções de motorização disponíveis para o veículo, foi uma decisão da empresa russa, pois, caso ela vencesse a concorrência, ela deveria dar suporte para a manutenção do mesmo aqui, e para ela, era muito mais fácil colocar um motor que existia no Brasil do que criar toda uma cadeia logística para algo novo. Portanto, novamente, foi uma decisão da EMPRESA e não do BOPE como alguns acham!!!!

Para o problema do da blindagem transparente, foi feita uma adaptação local, as presas, soldando-se chapas de aço bem rusticas na frente delas, como foi visto no veículo que estava exposto na LAAD 2011, e para a blindagem do motor, foi enviado um kit da fabrica, desenvolvido conforme as especificações do BOPE e depois adotado como opcional pela GAZ, que transformou o veículo no primeiro Tigr-M ou SPM-2M. Porem o peso adicional causado por essa blindagem, somado a potência roubada pelo ar-condicionado, colocou a manobrabilidade do veículo de ruim para sofrível.

Todas essas modificações duraram cerca de 8 meses, estando o veículo pronto para iniciar os testes em abril de 2011.

No dia 19/04/2011, foi realizado um teste para verificação da blindagem balística no estande de tiro do BOPE, no bairro de Laranjeiras, onde o veículo foi considerado apto, porem, em 04/06/2011, ele foi levado para avaliação de dirigibilidade em terreno acidentado no morro do Borel, onde ar-condicionado e o excesso de peso por conta de blindagem extra, aliado ao motor anêmico, cobraram seu preço e o veículo não conseguiu concluir esses testes, sendo o considerado inapto para as patrulhas e testes em situação normal, que viriam a seguir. Na semana seguinte foi enviado para o 24º BIB, do EB, e o mesmo também teve uma nota ruim no quesito manobra.

Depois disso o veículo ficou encostado no Rio, até a TAMASUL conseguir vende-lo, junto com mais dois, a Guardia Metropolitana de Montevideo, no Uruguai, sem licitação ou testes, para aproveitar o crédito de exportação que esse país tinha com a venda de carnes a Rússia (que acabou comprando mais 3 no final do ano passado, mas sem a Tamasul).
A imagem do veículo ficou tão ruim, que nem a Tamasul ou a Rosoboronexport apresentaram propostas no Edital para aquisição de 8 blindados apresentada pela SeSeg no ano seguinte."
Parece que o cidadão de muitos nomes ainda não processou que o veículo que ele tanto ama FOI DESCLASSIFICADO por não conseguir cumprir os testes de manobra feitos no pela PMERJ no Rio, e fica tentando arrumar factoides, 10 ANOS DEPOIS DOS TESTES, como uma justificativa que ele estava certo e todos os demais errados!!!!

Aproveitando, o mesmo cidadão poderia nos dizer de onde tirou o título "hoje é considerado como o melhor veículo de reconhecimento europeu", ou se é mais uma de suas mentiras da qual todos estamos cheios???? Quem deu ao GAZ Tigr esse título??? Você???

Agora cidadão que não tem sequer coragem de assinar o que escreve, onde foi que que eu escrevi sobre o GAZ tigr em uma publicação. conforme sua afirmação "Pois o Gaz Tigr ganhou a alcunha de "obsoleto", em uma publicação"???
Só para constar, apesar de ter textos meus escritos em mais de 10 publicações diferentes, em 6 países, NUNCA escrevi sobre esse carro, simplesmente por não considerar que isso valha a pena...


Aguardo ansioso as respostas.

Paulo Bastos
A sua vaidade é muito grande, a ponto de cegá-lo.
Minha crítica é pertinente. Você de maneira insuspeita a fez valer na resposta acima em letras garrafais grifadas em vermelho. Vou destacá-la abaixo:

"Outra observação feita foi em relação a grande área envidraçada (blindada) que tinha muito menos resistência que o metal (ela pode para um tiro de fuzil, mas um segundo PODE atravessa-la)".


Eu intervi para explicar sobre a sua afirmação de que um segundo disparo viria a colapsar uma blindagem transparente. Apontei que a sua afirmação, imprecisa, tinha o dom de confundir o leitor. A sua resposta acima confirma a minha perspectiva.
No mais, faço questão de não tecer adjetivos à sua pessoa.




Editado pela última vez por Ilya Ehrenburg em Dom Mai 07, 2017 9:55 pm, em um total de 2 vezes.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
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Re: Blindados Policiais

#630 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 07, 2017 9:34 pm

Túlio escreveu:
P H escreveu:Mato Grosso...
(...)
"O veículo, avaliado em cerca de R$ 500 mil, tem blindagem nível 5, suportando armamentos de grosso calibre. Foi doado pela empresa Brinks. (...)

Tá brabo o caso da mídia. O que diabos é nível 5? Se for da STANAG 4569 implica encarar disparos de canhão 25 mm (doação da BRINK'S? Tá zoando :mrgreen: ); se for (e estaria errado) NIJ, bueno, só existe até o nível IV (equivalente ao II da citada STANAG, só que NIJ é para estabelecer parâmetros de resistência para Equipamentos de Proteção Individual, tipo coletes balísticos, para Bldos é mesmo a STANAG).

Cada uma... :roll: :roll: :roll: :roll:
Acabei de verificar, esse nível 5 equivale ao NIJ III.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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