Ministro da Defesa elogia West Sea por cumprir “religiosamente” contrato com a Marinha
de Andrea Cruz (RAM)
atualizada às 20:58,Qua, Maio, 2017
O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, elogiou hoje os estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, pelo cumprimento “cabal” do contrato de construção de dois Navios Patrulha Oceânico (NPO) para Marinha portuguesa, a entregar em 2018.
Azeredo Lopes visitou, hoje, pela primeira vez desde que assumiu funções, os estaleiros da WestSea e assitiu à cerimónia de flutuação do terceiro Navio Patrulha Oceânico (NPO), que está a ser construído em Viana do Castelo para a Marinha e que será batizado com o nome “NRP Sines”.
“Os Estaleiros de Viana do Castelo cumpriram de forma, absolutamente, cabal aquilo que estava contratualizado. Para isso, contribuiu também, muito, a competência técnica da Marinha e, a circunstância, de não haver alterações contratuais, de haver um prazo e um planeamento de execução que foi religiosamente, cumprido, aliás com um ganho de alguns dias em relação ao que estava, aparentemente, previsto”, afirmou o governante após uma reunião com a administração da WestSea, empresa subconcessionária dos estaleiros navais da cidade.
Para Azeredo Lopes trata-se de “algo relativamente pouco habitual”, sublinhando ser “importante” para o Governo “testemunhar, em primeiro lugar, a circunstância de que se confirma a possibilidade da indústria nacional ou estabelecida em Portugal poder participar no esforço de investimento e de capacitação das Forças Armadas”.
“No caso concreto a capacidade de construir, de planear, de desenhar um modelo de navio que, eu espero, possa ser utilizado no futuro não só pela Marinha Portuguesa mas garantir, pouco a pouco, capacidade exportável”, frisou.
Os dois navios representam um investimento de 70 milhões de euros e vão reforçar o dispositivo naval da Marinha portuguesa a partir de meados de 2018.
O primeiro navio será entregue em junho e o segundo em dezembro do próximo ano.
http://radioaltominho.pt/noticias/minis ... a-marinha/