Super Tucano News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Tucano News

#4231 Mensagem por arcanjo » Ter Mar 21, 2017 4:19 pm

21 de março de 2017
Mais A-29s chegam a Cabul a tempo para a temporada de combate

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/A-29-no-Afeganist%C3%A3o-2.jpg
Mais quatro A-29 Super Tucanos chegaram a Cabul no dia 20 de março de 2017 – Foto: U.S. Air Force

KABUL, Afeganistão (AFNS) – Quatro aviões de ataque leve A-29 Super Tucano chegaram ao serviço na Ala Aérea de Cabul, no Afeganistão, em 20 de março de 2017, onde serão utilizados pela Força Aérea Afegã (AAF) para ataques aéreos, interdição aérea, escolta e reconhecimento armado.

As últimas aeronaves, que viajaram da Moody Air Force Base, Geórgia, elevam o inventário de A-29 da AAF de oito para 12 aeronaves no país.

Existem ainda sete A-29 atribuídos à Moody AFB, onde são usados para treinar pilotos.

“Os quatro aviões adicionais nos permitirão aumentar o número de missões que podemos apoiar em todo o país”, disse um piloto de A-29 da AAF que não pode ser identificado por razões de segurança. “Mais alvos podem ser atacados – mais tropas terrestres podem ser apoiadas.”

O piloto de A-29 da AAF disse que às vezes uma nação precisa de suas forças armadas para pressionar o inimigo, a fim de desenvolver a paz e a estabilidade.

“O AAF desempenha um papel importante nisso”, disse ele. “Estamos ajudando o processo de paz. Quando um A-29 é sobrevoando, ele dá motivação para as tropas terrestres, e o inimigo percebe que eles podem ser atingidos em qualquer lugar e vai sentir a pressão para chegar à mesa de paz. É assim que vamos trazer paz e estabilidade ao Afeganistão”.

O general-brigadeiro David Hicks, comandante do Train, Advise, Assist Command-Air e da 438th Air Expeditionary Wing, disse que os A-29 eram um “game changer” na temporada de combate de 2016 e ele tem grandes expectativas para os aviões e as tripulações em 2017.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/Train-Advise-Assist-Command-Air-advisors-welcome-a-U.S.-pilot-after-transporting-an-A-29-Super-Tucano-light-attack-aircraft-arriving-for-duty-at-Kabul-Air-Wing-Kabul-Afghanistan-March-20-2017.jpg
Piloto da USAF é cumprimentado após a chegada a Cabul com mais um A-29 Super Tucano para o Afeganistão

“Os pilotos da AAF estão continuamente ganhando proficiência no A-29”, disse Hicks. “Eles são capazes de fornecer ataque aéreo em qualquer lugar do país. No passado, o Exército Nacional Afegão dependia da coalizão para apoio aéreo. Agora, são seus próprios conterrâneos sobrevoando as missões.”

Hicks disse que os A-29 adicionais dão à AAF mais opções para avançar o poder aéreo em todo o país.

O tenente-coronel Johnnie Green, comandante do 438th Air Expeditionary Advisory Squadron commander, disse que os pilotos de A-29 da AAF e dos EUA têm um vínculo único.

“Temos desenvolvido uma relação estreita com os pilotos afegãos de A-29 ao longo de vários anos, não apenas no treinamento, mas também no desenvolvimento de seu próprio esquadrão de caça e os aconselhamos enquanto realizam operações”, disse Green. “O treinamento nos Estados Unidos nos permite a liberdade e a flexibilidade para controlar o ambiente e instruir para objetivos específicos, e o padrão que eles mantém traduz diretamente para o que eles fazem em combate”.

Green disse que os pilotos de A-29 da AAF estão se saindo muito bem, e demonstraram uma excelente tomada de decisão.

“A experiência que eles ganharam em um ano desde o início das operações de combate é fenomenal, e eles estão comunicando essas experiências uns com os outros”, disse Green. “Isso é muito importante quando os novos pilotos A-29 voltam do treinamento e começam a voar operações de combate por conta própria.”

Os mais novos A-29 vão sofrer uma breve reconfiguração, e depois estarão prontos para as operações na temporada de combate de 2017.

FONTE: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/21/mais ... e-combate/

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Re: Super Tucano News

#4232 Mensagem por arcanjo » Qua Mar 22, 2017 3:39 pm

Publicado: 22/03/2017 08:15h
Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas sobre A-29
Os quatro países que operam o caça de ataque leve assinaram memorando de entendimento nessa segunda (20/03)

Fonte: Adidância Chile
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini


http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33437/i1732111140056245.jpg
Brasil, Equador, Chile e Colômbia vão trocar informações sobre A-29

Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas e operacionais sobre o A-29 Super Tucano. O memorando de entendimento, assinado nessa segunda-feira (20/03), em Santiago, da qual participou o ministro de Defesa do Chile, José Antonio Gómez Urrutia, cria um fórum entre as Forças Aéreas com a finalidade de estabelecer cooperação quanto aos aspectos técnicos, logísticos e operacionais do caça de ataque leve.

A Força Aérea Brasileira foi representada pelo Comandante-Geral de apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury; a Força Aérea do Chile, representada pelo seu Comandante em Chefe, General del Ayre Jorge Robles Mella; a Força Aérea do Equador pelo Comandante General Patricio Mora Escobar. A Força Aérea da Colômbia ainda assinará o documento.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/33437/i1732111140186891.jpg
Comandante-Geral de Apoio da FAB assinou memorando em Santiago

A colaboração também reconhece a importância de se proporcionar apoio e engajamento para alcançar os objetivos comuns e considera as questões de custo-benefício, aquisição e de desenvolvimento.

Por meio do documento, ficam estabelecidos cursos pertinentes aos profissionais da aeronave. O memorando ainda formaliza a cooperação mais estreita por intermédio do grupo de operadores que envolverá o conhecimento e a experiência operacional, o desenvolvimento de capacidades, as aquisições de equipamentos, os programas de desenvolvimento e modificações, o apoio logístico e de serviços relacionados, assim como o intercâmbio de informações e projetos cooperativos.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... bre%20A-29

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Re: Super Tucano News

#4233 Mensagem por wagnerm25 » Qui Mar 23, 2017 8:32 am

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Re: Super Tucano News

#4234 Mensagem por arcanjo » Dom Mar 26, 2017 2:01 pm

26 de março de 2017
Piloto libanês realiza primeiro voo no A-29

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/Piloto-liban%C3%AAs-realiza-primeiro-voo-no-A-29-1.jpg

MOODY AIR FORCE BASE, Ga. – Um piloto libanês em treinamento no 81º Esquadrão de Caça, realizou realizou o primeiro voo no assento dianteiro do A-29 Super Tucano, em 22 de março de 2017.

O programa, que começou no início deste mês, foi concebido para garantir que a Força Aérea do Líbano receba o apoio e a formação necessários para empregar com segurança e eficácia o avião A-29.

“Foi seu primeiro voo na aeronave, então foi uma ótima oportunidade para ele se orientar no A-29 e saber como ele voa”, disse o piloto do instrutor do 81º Esquadrão de Caça, que conduziu o primeiro voo. “[Desde que o treinamento começou] esta foi a primeira oportunidade que nós tivemos em voar com um aluno libanês. Eles estão fazendo treinamento no solo, aprendendo os procedimentos, padrões, simuladores e procedimentos de emergência. ”

Com o primeiro voo concluído e registrado, o 81º FS fica um passo mais perto dos programas, objetivo final que emula o treinamento afegão. Esses pilotos e mantenedores serão equipados com as capacidades de apoio aéreo leve que eles precisam para defender seu país do terrorismo e combater inimigos comuns.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/Piloto-liban%C3%AAs-realiza-primeiro-voo-no-A-29-2.jpg

“Temos um aluno com o primeiro voo, mas é uma pequena vitória para nós”, disse o tenente-coronel Ryan Hill, comandante do 81º esquadrão de caça. “No final teremos 12 pilotos libaneses treinados. Esses homens serão pilotos de combate operacionais totalmente treinados na aeronave A-29. O objetivo final é que eles lutem contra o ISIS em sua fronteira oriental.”

Depois de completar o programa, 12 pilotos e aproximadamente 20 mantenedores também poderão suportar seu próprio esquadrão A-29 totalmente funcional e ser capazes de continuar suas operações no Líbano.

– Aqui no nosso esquadrão chamamos isso de ensinar um homem a pescar – disse Hill. O velho provérbio diz:” Se você der um peixe ao homem, você o alimenta por um dia, mas se você ensinar um homem a pescar, você o alimenta por toda a vida”. Esta é uma grande oportunidade para nós, e a Força Aérea, porque podemos fazer parceria com outra nação e lutar contra nosso inimigo comum. É também um desdobramento que não precisamos fazer, porque esses homens estão lá defendendo seu país, o que está de acordo com tudo o que estamos fazendo na Força Aérea dos Estados Unidos.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2017/03/Piloto-liban%C3%AAs-realiza-primeiro-voo-no-A-29-3.jpg

FONTE/FOTOS: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/26/pilo ... voo-no-29/

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Re: Super Tucano News

#4235 Mensagem por Penguin » Sáb Abr 08, 2017 10:13 pm

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AAF Conducts Majority Of Air Missions In Afghanistan
Mar 2, 2017 by Nicholas Fiorenza in Ares
http://aviationweek.com/blog/aaf-conduc ... fghanistan

The Afghan Air Force (AAF) is conducting more air missions and air strikes than the U.S. Air Force in Afghanistan, Brigadier General Charles S. Cleveland, spokesman for NATO's Resolute Support training mission, revealed March 1.

Cleveland said the AAF has grown from zero fixed wing combat aircraft on March 1, 2016, to eight A-29s presently conducting combat operations daily throughout Afghanistan, to be joined by another eight aircraft by the summer/early fall. He added that the AAF has the pilots and maintenance personnel to conduct these operations as well as terminal air controllers calling in air strikes daily.

But he added that "they still do need help," so the U.S. Air Force is providing a bridge "until the Afghans can do it all by themselves."

He put the number of Afghan tactical air controllers, who even have their own acronym, ATAC, at over 100.

Cleveland said the AAF will receive another four A-29s in 2018 if a request made by the Obama administration for more fixed and rotary wing aircraft is approved.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Super Tucano News

#4236 Mensagem por pmicchi » Seg Mai 01, 2017 1:51 pm

alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?

Estava lendo que um Gripen pode operar de um trecho de rodovia de apenas 800m. Imagino que o nosso ALX tenha capacidade semelhante e ambos poderiam operar juntos dessa maneira no futuro.




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Re: Super Tucano News

#4237 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 01, 2017 2:55 pm

pmicchi escreveu:alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?
Mais ou menos 800 metros.

Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...




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Re: Super Tucano News

#4238 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 01, 2017 5:14 pm

Os modelos do ST vendidos ao Chile, Equador e Colombia, salvo engano, são todos mais avançados do que os da FAB em termos de equipamentos, aviônicos e eletrônica. Talvez com essa parceria com os vizinhos, seja hora de a FAB pensar em um MLU para os seus.

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Re: Super Tucano News

#4239 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 01, 2017 6:38 pm

A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.

E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.

[]s
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Re: Super Tucano News

#4240 Mensagem por pmicchi » Seg Mai 01, 2017 10:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:
pmicchi escreveu:alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?
Mais ou menos 800 metros.

Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...
Uma vez me disseram que a Rodovia Bandeirantes em São Paulo tem retas longas e planas por exigência dos militares com objetivo de operar jatos de alto desempenho (se pensarmos num Mirage III, é necessaria um reta beeem longa).

Não é dificil achar um trecho reto e plano de 800m. Mesmo que a estrada seja ruim, pode ser rapidamente recapeada. É uma capacidade interessante.

Se pensarmos que o Gripen e o ALX serão os dois unicos vetores da FAB no futuro proximo e podem ter essa flexibilidade de operação, num pais com as nossas dimensões, é um trunfo que pouquissimos paises no mundo tem. A URSS tinha essa filosofia mas os avioes da época (Su-25, MIGs-21/23/29) exigiam pistas bem mais longas.




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Re: Super Tucano News

#4241 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 02, 2017 9:29 am

Carlos Lima escreveu:A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
A FAB está tão bem assim para ficar vendendo avião para os outros quando mal e porcamente tem para si?

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Re: Super Tucano News

#4242 Mensagem por malmeida » Ter Mai 02, 2017 4:22 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
A FAB está tão bem assim para ficar vendendo avião para os outros quando mal e porcamente tem para si?
abs.
FCarvalho, acredito ser exatamente o oposto. Se você não tem condições de manter os seus assets, é melhor se desfazer deles e colocar um $$$$ no bolso. No futuro, se D'us quiser e o orçamento permitir, podemos comprar células mais novas para "completar a coleção".
Além do mais acredito que botar, no mercado externo, aeronaves nossas, seja um ótimo negócio para a Embraer.

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Re: Super Tucano News

#4243 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 02, 2017 9:29 pm

É algo um tanto contraditório. Outro dia o governo impediu a doação/venda de Tucanos usados para Moçambique, e agora se livra de aeronaves novas em um negócio que dificilmente a FAB irá ver um tostão sequer.
Ou tu acreditas mesmo que a FAB vai receber um único centavo por isso?
No mais, aposto os míseros centavos do meu mísero salário que daqui a dez anos a frota de ST vai estar em tal condição que quando resolverem reclamar de comprar novos, vão receber uma banana do GF ou no mínimo, vão mandar se virar com o que tem e recauchutar para mais uns trinta anos.
É assim que as coisas funcionam por aqui.
Não vou nem falar sobre Lits porque seria deprimente demais.

abs.




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Re: Super Tucano News

#4244 Mensagem por Poti » Ter Mai 02, 2017 11:40 pm

Mais de 20 talibãs foram pro saco em ataque noturno dos ST:
http://www.voanews.com/a/afghan-airstri ... 96075.html




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Re: Super Tucano News

#4245 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 03, 2017 4:40 pm

pmicchi escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Mais ou menos 800 metros.

Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...
Uma vez me disseram que a Rodovia Bandeirantes em São Paulo tem retas longas e planas por exigência dos militares com objetivo de operar jatos de alto desempenho (se pensarmos num Mirage III, é necessaria um reta beeem longa).

Não é dificil achar um trecho reto e plano de 800m. Mesmo que a estrada seja ruim, pode ser rapidamente recapeada. É uma capacidade interessante.

Se pensarmos que o Gripen e o ALX serão os dois unicos vetores da FAB no futuro proximo e podem ter essa flexibilidade de operação, num pais com as nossas dimensões, é um trunfo que pouquissimos paises no mundo tem. A URSS tinha essa filosofia mas os avioes da época (Su-25, MIGs-21/23/29) exigiam pistas bem mais longas.
ur zero-fuel weight was 7,224 lb. with two pilots and empty guns. With 1,091 lb. of fuel, the ramp weight was 8,315 lb. before engine start. Using Sao Jose dos Campos' 2,120-ft. field elevation, a barometer setting of 1014 hPa (29.94 in. Hg), an outside air temperature of 24C, and compensating for the internal wing guns, the computer predicted a 1,778-ft. runway roll and a 3,504-ft. takeoff distance based on a weight of 8,271 lb., using full takeoff power and flaps extended. Computed rotation speed was 89 kt. indicated airspeed (KIAS) and best angle-of-climb speed was 116 KIAS.
Segundo a Aviation Week, são 1778 pés, ou 550 metros para decolar.
http://awin.aviationweek.com/Portals/aw ... _2011.html

Sobre a Bandeirantes, existem umas 4 retas entre 2km até 4,3km entre SP e Campinas, ignorando outras retas após Campinas.

Também poderia frisar a Washington Luis, entre São Carlos e São José do Rio Preto, com uma reta de quase 20km, ou a Raposo Tavares, entre Assis e Presidente Prudente, com praticamente 40km de linha reta, retinha....




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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