Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
21 de março de 2017
Mais A-29s chegam a Cabul a tempo para a temporada de combate
Mais quatro A-29 Super Tucanos chegaram a Cabul no dia 20 de março de 2017 – Foto: U.S. Air Force
KABUL, Afeganistão (AFNS) – Quatro aviões de ataque leve A-29 Super Tucano chegaram ao serviço na Ala Aérea de Cabul, no Afeganistão, em 20 de março de 2017, onde serão utilizados pela Força Aérea Afegã (AAF) para ataques aéreos, interdição aérea, escolta e reconhecimento armado.
As últimas aeronaves, que viajaram da Moody Air Force Base, Geórgia, elevam o inventário de A-29 da AAF de oito para 12 aeronaves no país.
Existem ainda sete A-29 atribuídos à Moody AFB, onde são usados para treinar pilotos.
“Os quatro aviões adicionais nos permitirão aumentar o número de missões que podemos apoiar em todo o país”, disse um piloto de A-29 da AAF que não pode ser identificado por razões de segurança. “Mais alvos podem ser atacados – mais tropas terrestres podem ser apoiadas.”
O piloto de A-29 da AAF disse que às vezes uma nação precisa de suas forças armadas para pressionar o inimigo, a fim de desenvolver a paz e a estabilidade.
“O AAF desempenha um papel importante nisso”, disse ele. “Estamos ajudando o processo de paz. Quando um A-29 é sobrevoando, ele dá motivação para as tropas terrestres, e o inimigo percebe que eles podem ser atingidos em qualquer lugar e vai sentir a pressão para chegar à mesa de paz. É assim que vamos trazer paz e estabilidade ao Afeganistão”.
O general-brigadeiro David Hicks, comandante do Train, Advise, Assist Command-Air e da 438th Air Expeditionary Wing, disse que os A-29 eram um “game changer” na temporada de combate de 2016 e ele tem grandes expectativas para os aviões e as tripulações em 2017.
Piloto da USAF é cumprimentado após a chegada a Cabul com mais um A-29 Super Tucano para o Afeganistão
“Os pilotos da AAF estão continuamente ganhando proficiência no A-29”, disse Hicks. “Eles são capazes de fornecer ataque aéreo em qualquer lugar do país. No passado, o Exército Nacional Afegão dependia da coalizão para apoio aéreo. Agora, são seus próprios conterrâneos sobrevoando as missões.”
Hicks disse que os A-29 adicionais dão à AAF mais opções para avançar o poder aéreo em todo o país.
O tenente-coronel Johnnie Green, comandante do 438th Air Expeditionary Advisory Squadron commander, disse que os pilotos de A-29 da AAF e dos EUA têm um vínculo único.
“Temos desenvolvido uma relação estreita com os pilotos afegãos de A-29 ao longo de vários anos, não apenas no treinamento, mas também no desenvolvimento de seu próprio esquadrão de caça e os aconselhamos enquanto realizam operações”, disse Green. “O treinamento nos Estados Unidos nos permite a liberdade e a flexibilidade para controlar o ambiente e instruir para objetivos específicos, e o padrão que eles mantém traduz diretamente para o que eles fazem em combate”.
Green disse que os pilotos de A-29 da AAF estão se saindo muito bem, e demonstraram uma excelente tomada de decisão.
“A experiência que eles ganharam em um ano desde o início das operações de combate é fenomenal, e eles estão comunicando essas experiências uns com os outros”, disse Green. “Isso é muito importante quando os novos pilotos A-29 voltam do treinamento e começam a voar operações de combate por conta própria.”
Os mais novos A-29 vão sofrer uma breve reconfiguração, e depois estarão prontos para as operações na temporada de combate de 2017.
FONTE: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/21/mais ... e-combate/
abs.
arcanjo
Mais A-29s chegam a Cabul a tempo para a temporada de combate
Mais quatro A-29 Super Tucanos chegaram a Cabul no dia 20 de março de 2017 – Foto: U.S. Air Force
KABUL, Afeganistão (AFNS) – Quatro aviões de ataque leve A-29 Super Tucano chegaram ao serviço na Ala Aérea de Cabul, no Afeganistão, em 20 de março de 2017, onde serão utilizados pela Força Aérea Afegã (AAF) para ataques aéreos, interdição aérea, escolta e reconhecimento armado.
As últimas aeronaves, que viajaram da Moody Air Force Base, Geórgia, elevam o inventário de A-29 da AAF de oito para 12 aeronaves no país.
Existem ainda sete A-29 atribuídos à Moody AFB, onde são usados para treinar pilotos.
“Os quatro aviões adicionais nos permitirão aumentar o número de missões que podemos apoiar em todo o país”, disse um piloto de A-29 da AAF que não pode ser identificado por razões de segurança. “Mais alvos podem ser atacados – mais tropas terrestres podem ser apoiadas.”
O piloto de A-29 da AAF disse que às vezes uma nação precisa de suas forças armadas para pressionar o inimigo, a fim de desenvolver a paz e a estabilidade.
“O AAF desempenha um papel importante nisso”, disse ele. “Estamos ajudando o processo de paz. Quando um A-29 é sobrevoando, ele dá motivação para as tropas terrestres, e o inimigo percebe que eles podem ser atingidos em qualquer lugar e vai sentir a pressão para chegar à mesa de paz. É assim que vamos trazer paz e estabilidade ao Afeganistão”.
O general-brigadeiro David Hicks, comandante do Train, Advise, Assist Command-Air e da 438th Air Expeditionary Wing, disse que os A-29 eram um “game changer” na temporada de combate de 2016 e ele tem grandes expectativas para os aviões e as tripulações em 2017.
Piloto da USAF é cumprimentado após a chegada a Cabul com mais um A-29 Super Tucano para o Afeganistão
“Os pilotos da AAF estão continuamente ganhando proficiência no A-29”, disse Hicks. “Eles são capazes de fornecer ataque aéreo em qualquer lugar do país. No passado, o Exército Nacional Afegão dependia da coalizão para apoio aéreo. Agora, são seus próprios conterrâneos sobrevoando as missões.”
Hicks disse que os A-29 adicionais dão à AAF mais opções para avançar o poder aéreo em todo o país.
O tenente-coronel Johnnie Green, comandante do 438th Air Expeditionary Advisory Squadron commander, disse que os pilotos de A-29 da AAF e dos EUA têm um vínculo único.
“Temos desenvolvido uma relação estreita com os pilotos afegãos de A-29 ao longo de vários anos, não apenas no treinamento, mas também no desenvolvimento de seu próprio esquadrão de caça e os aconselhamos enquanto realizam operações”, disse Green. “O treinamento nos Estados Unidos nos permite a liberdade e a flexibilidade para controlar o ambiente e instruir para objetivos específicos, e o padrão que eles mantém traduz diretamente para o que eles fazem em combate”.
Green disse que os pilotos de A-29 da AAF estão se saindo muito bem, e demonstraram uma excelente tomada de decisão.
“A experiência que eles ganharam em um ano desde o início das operações de combate é fenomenal, e eles estão comunicando essas experiências uns com os outros”, disse Green. “Isso é muito importante quando os novos pilotos A-29 voltam do treinamento e começam a voar operações de combate por conta própria.”
Os mais novos A-29 vão sofrer uma breve reconfiguração, e depois estarão prontos para as operações na temporada de combate de 2017.
FONTE: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/21/mais ... e-combate/
abs.
arcanjo
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
Publicado: 22/03/2017 08:15h
Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas sobre A-29
Os quatro países que operam o caça de ataque leve assinaram memorando de entendimento nessa segunda (20/03)
Fonte: Adidância Chile
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini
Brasil, Equador, Chile e Colômbia vão trocar informações sobre A-29
Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas e operacionais sobre o A-29 Super Tucano. O memorando de entendimento, assinado nessa segunda-feira (20/03), em Santiago, da qual participou o ministro de Defesa do Chile, José Antonio Gómez Urrutia, cria um fórum entre as Forças Aéreas com a finalidade de estabelecer cooperação quanto aos aspectos técnicos, logísticos e operacionais do caça de ataque leve.
A Força Aérea Brasileira foi representada pelo Comandante-Geral de apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury; a Força Aérea do Chile, representada pelo seu Comandante em Chefe, General del Ayre Jorge Robles Mella; a Força Aérea do Equador pelo Comandante General Patricio Mora Escobar. A Força Aérea da Colômbia ainda assinará o documento.
Comandante-Geral de Apoio da FAB assinou memorando em Santiago
A colaboração também reconhece a importância de se proporcionar apoio e engajamento para alcançar os objetivos comuns e considera as questões de custo-benefício, aquisição e de desenvolvimento.
Por meio do documento, ficam estabelecidos cursos pertinentes aos profissionais da aeronave. O memorando ainda formaliza a cooperação mais estreita por intermédio do grupo de operadores que envolverá o conhecimento e a experiência operacional, o desenvolvimento de capacidades, as aquisições de equipamentos, os programas de desenvolvimento e modificações, o apoio logístico e de serviços relacionados, assim como o intercâmbio de informações e projetos cooperativos.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... bre%20A-29
abs.
arcanjo
Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas sobre A-29
Os quatro países que operam o caça de ataque leve assinaram memorando de entendimento nessa segunda (20/03)
Fonte: Adidância Chile
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini
Brasil, Equador, Chile e Colômbia vão trocar informações sobre A-29
Brasil, Chile, Equador e Colômbia vão trocar informações logísticas e operacionais sobre o A-29 Super Tucano. O memorando de entendimento, assinado nessa segunda-feira (20/03), em Santiago, da qual participou o ministro de Defesa do Chile, José Antonio Gómez Urrutia, cria um fórum entre as Forças Aéreas com a finalidade de estabelecer cooperação quanto aos aspectos técnicos, logísticos e operacionais do caça de ataque leve.
A Força Aérea Brasileira foi representada pelo Comandante-Geral de apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury; a Força Aérea do Chile, representada pelo seu Comandante em Chefe, General del Ayre Jorge Robles Mella; a Força Aérea do Equador pelo Comandante General Patricio Mora Escobar. A Força Aérea da Colômbia ainda assinará o documento.
Comandante-Geral de Apoio da FAB assinou memorando em Santiago
A colaboração também reconhece a importância de se proporcionar apoio e engajamento para alcançar os objetivos comuns e considera as questões de custo-benefício, aquisição e de desenvolvimento.
Por meio do documento, ficam estabelecidos cursos pertinentes aos profissionais da aeronave. O memorando ainda formaliza a cooperação mais estreita por intermédio do grupo de operadores que envolverá o conhecimento e a experiência operacional, o desenvolvimento de capacidades, as aquisições de equipamentos, os programas de desenvolvimento e modificações, o apoio logístico e de serviços relacionados, assim como o intercâmbio de informações e projetos cooperativos.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... bre%20A-29
abs.
arcanjo
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1928
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 836 vezes
- Contato:
Re: Super Tucano News
26 de março de 2017
Piloto libanês realiza primeiro voo no A-29
MOODY AIR FORCE BASE, Ga. – Um piloto libanês em treinamento no 81º Esquadrão de Caça, realizou realizou o primeiro voo no assento dianteiro do A-29 Super Tucano, em 22 de março de 2017.
O programa, que começou no início deste mês, foi concebido para garantir que a Força Aérea do Líbano receba o apoio e a formação necessários para empregar com segurança e eficácia o avião A-29.
“Foi seu primeiro voo na aeronave, então foi uma ótima oportunidade para ele se orientar no A-29 e saber como ele voa”, disse o piloto do instrutor do 81º Esquadrão de Caça, que conduziu o primeiro voo. “[Desde que o treinamento começou] esta foi a primeira oportunidade que nós tivemos em voar com um aluno libanês. Eles estão fazendo treinamento no solo, aprendendo os procedimentos, padrões, simuladores e procedimentos de emergência. ”
Com o primeiro voo concluído e registrado, o 81º FS fica um passo mais perto dos programas, objetivo final que emula o treinamento afegão. Esses pilotos e mantenedores serão equipados com as capacidades de apoio aéreo leve que eles precisam para defender seu país do terrorismo e combater inimigos comuns.
“Temos um aluno com o primeiro voo, mas é uma pequena vitória para nós”, disse o tenente-coronel Ryan Hill, comandante do 81º esquadrão de caça. “No final teremos 12 pilotos libaneses treinados. Esses homens serão pilotos de combate operacionais totalmente treinados na aeronave A-29. O objetivo final é que eles lutem contra o ISIS em sua fronteira oriental.”
Depois de completar o programa, 12 pilotos e aproximadamente 20 mantenedores também poderão suportar seu próprio esquadrão A-29 totalmente funcional e ser capazes de continuar suas operações no Líbano.
– Aqui no nosso esquadrão chamamos isso de ensinar um homem a pescar – disse Hill. O velho provérbio diz:” Se você der um peixe ao homem, você o alimenta por um dia, mas se você ensinar um homem a pescar, você o alimenta por toda a vida”. Esta é uma grande oportunidade para nós, e a Força Aérea, porque podemos fazer parceria com outra nação e lutar contra nosso inimigo comum. É também um desdobramento que não precisamos fazer, porque esses homens estão lá defendendo seu país, o que está de acordo com tudo o que estamos fazendo na Força Aérea dos Estados Unidos.
FONTE/FOTOS: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/26/pilo ... voo-no-29/
abs.
arcanjo
Piloto libanês realiza primeiro voo no A-29
MOODY AIR FORCE BASE, Ga. – Um piloto libanês em treinamento no 81º Esquadrão de Caça, realizou realizou o primeiro voo no assento dianteiro do A-29 Super Tucano, em 22 de março de 2017.
O programa, que começou no início deste mês, foi concebido para garantir que a Força Aérea do Líbano receba o apoio e a formação necessários para empregar com segurança e eficácia o avião A-29.
“Foi seu primeiro voo na aeronave, então foi uma ótima oportunidade para ele se orientar no A-29 e saber como ele voa”, disse o piloto do instrutor do 81º Esquadrão de Caça, que conduziu o primeiro voo. “[Desde que o treinamento começou] esta foi a primeira oportunidade que nós tivemos em voar com um aluno libanês. Eles estão fazendo treinamento no solo, aprendendo os procedimentos, padrões, simuladores e procedimentos de emergência. ”
Com o primeiro voo concluído e registrado, o 81º FS fica um passo mais perto dos programas, objetivo final que emula o treinamento afegão. Esses pilotos e mantenedores serão equipados com as capacidades de apoio aéreo leve que eles precisam para defender seu país do terrorismo e combater inimigos comuns.
“Temos um aluno com o primeiro voo, mas é uma pequena vitória para nós”, disse o tenente-coronel Ryan Hill, comandante do 81º esquadrão de caça. “No final teremos 12 pilotos libaneses treinados. Esses homens serão pilotos de combate operacionais totalmente treinados na aeronave A-29. O objetivo final é que eles lutem contra o ISIS em sua fronteira oriental.”
Depois de completar o programa, 12 pilotos e aproximadamente 20 mantenedores também poderão suportar seu próprio esquadrão A-29 totalmente funcional e ser capazes de continuar suas operações no Líbano.
– Aqui no nosso esquadrão chamamos isso de ensinar um homem a pescar – disse Hill. O velho provérbio diz:” Se você der um peixe ao homem, você o alimenta por um dia, mas se você ensinar um homem a pescar, você o alimenta por toda a vida”. Esta é uma grande oportunidade para nós, e a Força Aérea, porque podemos fazer parceria com outra nação e lutar contra nosso inimigo comum. É também um desdobramento que não precisamos fazer, porque esses homens estão lá defendendo seu país, o que está de acordo com tudo o que estamos fazendo na Força Aérea dos Estados Unidos.
FONTE/FOTOS: USAF
http://www.aereo.jor.br/2017/03/26/pilo ... voo-no-29/
abs.
arcanjo
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Super Tucano News
AAF Conducts Majority Of Air Missions In Afghanistan
Mar 2, 2017 by Nicholas Fiorenza in Ares
http://aviationweek.com/blog/aaf-conduc ... fghanistan
The Afghan Air Force (AAF) is conducting more air missions and air strikes than the U.S. Air Force in Afghanistan, Brigadier General Charles S. Cleveland, spokesman for NATO's Resolute Support training mission, revealed March 1.
Cleveland said the AAF has grown from zero fixed wing combat aircraft on March 1, 2016, to eight A-29s presently conducting combat operations daily throughout Afghanistan, to be joined by another eight aircraft by the summer/early fall. He added that the AAF has the pilots and maintenance personnel to conduct these operations as well as terminal air controllers calling in air strikes daily.
But he added that "they still do need help," so the U.S. Air Force is providing a bridge "until the Afghans can do it all by themselves."
He put the number of Afghan tactical air controllers, who even have their own acronym, ATAC, at over 100.
Cleveland said the AAF will receive another four A-29s in 2018 if a request made by the Obama administration for more fixed and rotary wing aircraft is approved.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 745
- Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: Super Tucano News
alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?
Estava lendo que um Gripen pode operar de um trecho de rodovia de apenas 800m. Imagino que o nosso ALX tenha capacidade semelhante e ambos poderiam operar juntos dessa maneira no futuro.
Estava lendo que um Gripen pode operar de um trecho de rodovia de apenas 800m. Imagino que o nosso ALX tenha capacidade semelhante e ambos poderiam operar juntos dessa maneira no futuro.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: Super Tucano News
Mais ou menos 800 metros.pmicchi escreveu:alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?
Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38660
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5924 vezes
- Agradeceram: 3333 vezes
Re: Super Tucano News
Os modelos do ST vendidos ao Chile, Equador e Colombia, salvo engano, são todos mais avançados do que os da FAB em termos de equipamentos, aviônicos e eletrônica. Talvez com essa parceria com os vizinhos, seja hora de a FAB pensar em um MLU para os seus.
abs.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Super Tucano News
A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 745
- Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Re: Super Tucano News
Uma vez me disseram que a Rodovia Bandeirantes em São Paulo tem retas longas e planas por exigência dos militares com objetivo de operar jatos de alto desempenho (se pensarmos num Mirage III, é necessaria um reta beeem longa).Marechal-do-ar escreveu:Mais ou menos 800 metros.pmicchi escreveu:alguém sabe me dizer quantos metros de pista de rodovia um ST precisa para decolar e pousar?
Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...
Não é dificil achar um trecho reto e plano de 800m. Mesmo que a estrada seja ruim, pode ser rapidamente recapeada. É uma capacidade interessante.
Se pensarmos que o Gripen e o ALX serão os dois unicos vetores da FAB no futuro proximo e podem ter essa flexibilidade de operação, num pais com as nossas dimensões, é um trunfo que pouquissimos paises no mundo tem. A URSS tinha essa filosofia mas os avioes da época (Su-25, MIGs-21/23/29) exigiam pistas bem mais longas.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38660
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5924 vezes
- Agradeceram: 3333 vezes
Re: Super Tucano News
A FAB está tão bem assim para ficar vendendo avião para os outros quando mal e porcamente tem para si?Carlos Lima escreveu:A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
abs.
Carpe Diem
- malmeida
- Avançado
- Mensagens: 381
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
- Localização: São Paulo, Brasil
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: Super Tucano News
FCarvalho, acredito ser exatamente o oposto. Se você não tem condições de manter os seus assets, é melhor se desfazer deles e colocar um $$$$ no bolso. No futuro, se D'us quiser e o orçamento permitir, podemos comprar células mais novas para "completar a coleção".FCarvalho escreveu:A FAB está tão bem assim para ficar vendendo avião para os outros quando mal e porcamente tem para si?Carlos Lima escreveu:A Nigeria pelo visto comprou 3 STucanos repassados pela FAB.
E agora estao negociando a compra de mais Via EUA.
[]s
CB
abs.
Além do mais acredito que botar, no mercado externo, aeronaves nossas, seja um ótimo negócio para a Embraer.
MAlmeida
MAlmeida
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38660
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5924 vezes
- Agradeceram: 3333 vezes
Re: Super Tucano News
É algo um tanto contraditório. Outro dia o governo impediu a doação/venda de Tucanos usados para Moçambique, e agora se livra de aeronaves novas em um negócio que dificilmente a FAB irá ver um tostão sequer.
Ou tu acreditas mesmo que a FAB vai receber um único centavo por isso?
No mais, aposto os míseros centavos do meu mísero salário que daqui a dez anos a frota de ST vai estar em tal condição que quando resolverem reclamar de comprar novos, vão receber uma banana do GF ou no mínimo, vão mandar se virar com o que tem e recauchutar para mais uns trinta anos.
É assim que as coisas funcionam por aqui.
Não vou nem falar sobre Lits porque seria deprimente demais.
abs.
Ou tu acreditas mesmo que a FAB vai receber um único centavo por isso?
No mais, aposto os míseros centavos do meu mísero salário que daqui a dez anos a frota de ST vai estar em tal condição que quando resolverem reclamar de comprar novos, vão receber uma banana do GF ou no mínimo, vão mandar se virar com o que tem e recauchutar para mais uns trinta anos.
É assim que as coisas funcionam por aqui.
Não vou nem falar sobre Lits porque seria deprimente demais.
abs.
Carpe Diem
- Poti
- Avançado
- Mensagens: 474
- Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 128 vezes
Re: Super Tucano News
Mais de 20 talibãs foram pro saco em ataque noturno dos ST:
http://www.voanews.com/a/afghan-airstri ... 96075.html
http://www.voanews.com/a/afghan-airstri ... 96075.html
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8407
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 414 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: Super Tucano News
pmicchi escreveu:Uma vez me disseram que a Rodovia Bandeirantes em São Paulo tem retas longas e planas por exigência dos militares com objetivo de operar jatos de alto desempenho (se pensarmos num Mirage III, é necessaria um reta beeem longa).Marechal-do-ar escreveu: Mais ou menos 800 metros.
Mas rodovia sueca é fácil, quero ver achar uma rodovia no Brasil com uma reta de 800 metros e sem buracos...
Não é dificil achar um trecho reto e plano de 800m. Mesmo que a estrada seja ruim, pode ser rapidamente recapeada. É uma capacidade interessante.
Se pensarmos que o Gripen e o ALX serão os dois unicos vetores da FAB no futuro proximo e podem ter essa flexibilidade de operação, num pais com as nossas dimensões, é um trunfo que pouquissimos paises no mundo tem. A URSS tinha essa filosofia mas os avioes da época (Su-25, MIGs-21/23/29) exigiam pistas bem mais longas.
Segundo a Aviation Week, são 1778 pés, ou 550 metros para decolar.ur zero-fuel weight was 7,224 lb. with two pilots and empty guns. With 1,091 lb. of fuel, the ramp weight was 8,315 lb. before engine start. Using Sao Jose dos Campos' 2,120-ft. field elevation, a barometer setting of 1014 hPa (29.94 in. Hg), an outside air temperature of 24C, and compensating for the internal wing guns, the computer predicted a 1,778-ft. runway roll and a 3,504-ft. takeoff distance based on a weight of 8,271 lb., using full takeoff power and flaps extended. Computed rotation speed was 89 kt. indicated airspeed (KIAS) and best angle-of-climb speed was 116 KIAS.
http://awin.aviationweek.com/Portals/aw ... _2011.html
Sobre a Bandeirantes, existem umas 4 retas entre 2km até 4,3km entre SP e Campinas, ignorando outras retas após Campinas.
Também poderia frisar a Washington Luis, entre São Carlos e São José do Rio Preto, com uma reta de quase 20km, ou a Raposo Tavares, entre Assis e Presidente Prudente, com praticamente 40km de linha reta, retinha....
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.