Estava vendo alguns vídeos no youtube e achei este documentário sobre um funcionário da Toyota.
http://www.youtube.com/watch?v=eJqf8-U_aUM
Na década de 40 a Toyota quase foi a falência porque os caminhões militares da empresa apresentaram problemas, o governo se recusou a pagar e os bancos recusaram dar empréstimos para a empresa.
5:58 mostra a casa do Nakamura Kenya ele leu mais de 10 mil livros para desenvolver carros, ele se interessou pela Toyota e entrou na empresa depois de ler uma revista que o Toyota Ichiro dizia vamos desenvolver carros e salvar o País.
11:18 Novamente depois da guerra a empresa entrou em crise por uma divida de US$2 milhões, os 6000 funcionários entraram em greve ocorreu ate saques na fabrica por funcionários, 1600 funcionários foram demitidos e o Toyota Ichiro saiu do comando da empresa, 13:49 durante a crise estourou a guerra nas Coreias a Toyota forneceu caminhões e a empresa se reergueu.
14:29 O cara que salvou a empresa foi o Nakamura Kenya, depois da guerra a 14:41 Ford chegou a oferecer seus veículos para serem fabricados sob licença pela Toyota.
16:05 Um dia o Toyota Eiji responsável pelo setor de vedas da empresa, levou um Ford para o Nakamura testar e disse para ele nos temos 2 opções a primeira seria se tornar uma subsidiaria da Ford e a segunda a mais arriscada tentar desenvolver um sedan competitivo do zero.
17:11 O Nakamura pediu para o Toyota Eiji dar uma chance de desenvolver um protótipo, no dia seguinte ele recebeu o cargo chefe do setor de desenvolvimento, a primeira coisa que ele fez foi ir as empresas de taxi e perguntar que tipo de veiculo eles queriam, depois de levantar todos os dados em 3 meses ele apresentou um plano para desenvolver um sedan, o valor era de US$25 milhões de dólares na época, este valor representava 60 anos da renda da empresa na época.
19:08 algumas especificações do carro, motor R 1500cc, velocidade máxima 100km/h, suspensão hidráulica com molas, no total as peças totalizavam 20 mil itens.
21:50 Muitos foram contra o projeto, pois era muito mais complicado do que projetos já provados no Ocidente, Nakamura não desistiu e continuou com o projeto, eles tiveram graves problemas, bloco do chassi que se partia em pedaços, molas da suspensão que quebravam, solda da carenagem que se soltava,etc.
Muitos engenheiros que trabalharam no projeto eram engenheiros aeronauticos que ficaram desempregados depois da guerra, a Nissan e Isuzu fizeram acordos com montadoras estrangeiras o próprio governo japonês na época apoiou a iniciativa dizendo que nenhuma empresa nacional tinha capacidade de desenvolver ou produzir um automóvel decente com valor competitivo.
No vídeo tem vários depoimentos de engenheiros que trabalharam no primeiro projeto com o Nakamura e todos elogiavam ele por nunca desistir quando se encontrava algum problema, a tendência seria modificar o projeto mas ele insistia em fabricar o protótipo de acordo com a planta original, ele dizia que não era a planta que estava errada mas sim os materiais e modos de construção que estavam errados...
33:59 O primeiro prototipo se chamava Toyota Crown foi um sucesso o carro fez uma viagem de Londres ate o Japão um percurso de 50 mil km em 8 meses.
Em 6 anos após o primeiro sedan, a empresa se recuperou e quitou suas dividas, as empresas de taxi japonesas pararam de comprar veículos importados e o governo passou a apoiar a indústria automotiva......
41:09 O Nakamura liderou também o desenvolvimento da segunda geração do Crown, da primeira geração do Toyota Publica, da primeira geração do Corolla, da primeira e segunda geração do Toyota Corona, primeira geração do Toyota Century, ele se aposentou em 1980 e continuou a trabalhar em uma universidade em pesquisa sobre motores elétricos para carros, faleceu em 1998 alguns meses depois da Toyota colocar o primeiro carro híbrido do mundo no mercado.