Túlio escreveu:carne artificial? E o que será de todos os bois, touros, vacas, ovelhas, galinhas, galos, porcos e porcas que andam por aí? Vão matar tudo, soltar na natureza, como fica? Pior, e as pessoas que se recusam a ingerir alimentos sem o chamado "selo verde" - que eu saiba são veganos mas, no que aparecer algum lance de comer carne feita em algum laboratório, carnívoros tipo EU também vão entrar - porque preferem tudo o mais natural possível, como ficam? Onde é que vou achar a costela pro meu churrasco? Na farmácia???
A idéia é que estas espécies desapareçam mesmo com o tempo, pelo menos nas formas "otimizadas" para nosso próprio consumo. Não será preciso matar bicho algum a mais, apenas esperar que o estoque vá naturalmente diminuindo pela redução da reprodução conforme for deixando de ser necessário. Para a maioria a questão nem é tanto com o fato de se matar o animal (fora em certos círculos minoritários), pois isso é normal, é assim que a natureza funciona. O que incomoda é mais a forma como os animais são criados e o fato de serem abatidos muito cedo, não lhes dando tempo de viver uma vida razoavelmente longa e confortável.
Agora, existem aqueles que não comem carne por outros motivos como meu colega sikh, que não come por motivos religiosos meio obscuros (segundo ele o corpo humano não teria sido feito por Deus para ingerir carne, e comê-la configura falta de respeito para com a obra de Deus - nem quero saber de onde eles tiraram isso
), ou os veganos naturalistas que não comem nada que não venha diretamente da natureza (pelo menos como eles a concebem - o que nem sempre corresponde à realidade). Estes podem continuar a comer só folhas, não me importa, assim sobrará mais carne de laboratório para mim
.
E não para aí: se a produção de carne vai parar porque é feio matar animal, como fica o papel? Porque é igualmente feio derrubar árvore.
Planta não é senciente, não possui sequer sistema nervoso, e até que alguém consiga provar que elas podem de fato sentir alguma coisa ninguém se incomodará de continuar a abatê-las. Mesmo os veganos mais radicais destrincham um pé de alface, mastigam um aipo e esmagam uma batata sem nenhuma dor na consciência. Então não há problema em destruir árvores, cogumelos e etc... . E nem aglomerados de células que nunca tiveram consciência.
Meu ponto: sem indústria, sem liderança, sem P&D, em que estaremos diferentes da Vuvuzela? Ou seja, sem comida nem papel higiênico, porque não teremos de onde tirar moedas fortes para IMPORTAR isso tudo, que tínhamos em abundância, vamos ficar igual a eles.
Ou pior.
Não estamos muito diferentes da Venezuela, e acho que caminhamos para algo parecido. Os produtos básicos que produzimos também não vão valer muito por muito tempo, como está ocorrendo com o petróleo, e o resultado será entrarmos no mesmo poço que eles.
E o pior é que a grande maioria hoje não está nem aí para isso, está totalmente alheia a estes desenvolvimentos sem perceber o futuro negro que ele nos reserva. E os poucos que ainda pensam no assunto parecem estar muito mais preocupados com a pureza ideológica, achando que ela sozinha vai trazer algum resultado útil. Tanto à esquerda quanto à direita, na verdade não faz muita diferença.
Leandro G. Card