O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9631 Mensagem por Túlio » Sex Mar 24, 2017 6:17 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:seria tão difícil assim fazê-lo também conteirável, digamos uns 180º, com as tubeiras voltadas para o hemisfério traseiro/lateral, limite imposto para não danificar a parte frontal tripulada?
Explique melhor por favor.
Ué, ao invés de apenas elevar e apontar para a frente/cima, também poderia fazê-lo para os lados, não? Notar que aqui falamos de uma versão para AAAe porém ainda multimíssil, podendo usar desde os menores (ACLOS/SACLOS), cuja tecnologia acho que não preciso repetir que já temos, até os maiores (para estes ainda se necessita de desenvolvimentos, como a cabeça de busca autônoma e sistemas de manobra terminal de precisão, como aqueles jatos de pressão ao invés das tubeiras VT). A capacidade de giro a que me refiro seria apenas para os tabletes com Msls menores (até 9 por unde), elevando apenas o necessário para ficar acima da cabina, visando otimizar o uso do propelente. Para os de maior alcance bastaria mesmo a capacidade de lançamento vertical.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#9632 Mensagem por juarez castro » Sex Mar 24, 2017 6:37 pm

Tá longe ainda para isto virar realidade, tire uma febre pelo A Darter...........acho que, talvez, depois da metade da próxima década rode, mas hoje não tem e não dá, vai ter que ser um BBBU.

G abraço

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#9633 Mensagem por LeandroGCard » Sex Mar 24, 2017 6:40 pm

Túlio escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Explique melhor por favor.
Ué, ao invés de apenas elevar e apontar para a frente/cima, também poderia fazê-lo para os lados, não? Notar que aqui falamos de uma versão para AAAe porém ainda multimíssil, podendo usar desde os menores (ACLOS/SACLOS), cuja tecnologia acho que não preciso repetir que já temos, até os maiores (para estes ainda se necessita de desenvolvimentos, como a cabeça de busca autônoma e sistemas de manobra terminal de precisão, como aqueles jatos de pressão ao invés das tubeiras VT). A capacidade de giro a que me refiro seria apenas para os tabletes com Msls menores (até 9 por unde), elevando apenas o necessário para ficar acima da cabina, visando otimizar o uso do propelente. Para os de maior alcance bastaria mesmo a capacidade de lançamento vertical.
A proposta da Avibrás/MBDA era usar o míssil CAMM, que já é preparado para lançamento vertical. Não haveria nenhum sentido em criar uma lançador conteirável para ele, pois isso só reduziria o seu tempo de resposta.

SE a Avibrás propusesse algum outro sistema, usando mísseis ACLOS, aí até poderia ser, pois o lançador conteirável permite reduzir o tamanho, a complexidade e o custo dos mísseis, parâmetros importantes para defesa SHORAD.

Mas acho que jamais sequer passou pela cabeça da alguém da Avibrás propor algo do gênero.

juarez castro escreveu:Tá longe ainda para isto virar realidade, tire uma febre pelo A Darter...........acho que, talvez, depois da metade da próxima década rode, mas hoje não tem e não dá, vai ter que ser um BBBU.

G abraço
BBBU [085] [085] [085] ?

Leandro G. Card

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#9634 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 24, 2017 6:51 pm

Túlio escreveu:Ué, ao invés de apenas elevar e apontar para a frente/cima, também poderia fazê-lo para os lados, não? Notar que aqui falamos de uma versão para AAAe porém ainda multimíssil, podendo usar desde os menores (ACLOS/SACLOS), cuja tecnologia acho que não preciso repetir que já temos, até os maiores (para estes ainda se necessita de desenvolvimentos, como a cabeça de busca autônoma e sistemas de manobra terminal de precisão, como aqueles jatos de pressão ao invés das tubeiras VT). A capacidade de giro a que me refiro seria apenas para os tabletes com Msls menores (até 9 por unde), elevando apenas o necessário para ficar acima da cabina, visando otimizar o uso do propelente. Para os de maior alcance bastaria mesmo a capacidade de lançamento vertical.
Acredito que as limitações de posição sejam um problema para um sistema de defesa anti-aérea, no caso de SHORAD uma plataforma específica me parece ter vantagens suficientes.
LeandroGCard escreveu:BBBU [085] [085] [085] ?
Acredito que seja Bom, Bonito, Barato e Usado.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9635 Mensagem por Túlio » Sex Mar 24, 2017 6:56 pm

LeandroGCard escreveu: SE a Avibrás propusesse algum outro sistema, usando mísseis ACLOS, aí até poderia ser, pois o lançador conteirável permite reduzir o tamanho, a complexidade e o custo dos mísseis, parâmetros importantes para defesa SHORAD.

Mas acho que jamais sequer passou pela cabeça da alguém da Avibrás propor algo do gênero.

Leandro G. Card
É para isso que estamos aqui, pensar o que os outros passam direto. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Se um sistema multimíssil superfície-superfície foi bolado pela Avibras ainda nos anos 70, por que não um sistema usando quase tudo o que o SS usa, só que agora para AAAe? Nada contra o CAMM ou qualquer outro, dificilmente as nossas FFAA iriam garantir a sobrevivência do projeto mesmo, assim, o que fechar melhor com a exportação tá tri; já sobre Msls menores (ACLOS/SACLOS, como disse), bueno, já temos tudo pronto mesmo, só juntar as peças. E com munições menores como essas sempre é melhor que o lançador seja conteirável, nem que seja para que elas cheguem ao seu limite de guiagem máximo (10/11 nm) com combustível ainda queimando, maximizando a efetividade/precisão.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#9636 Mensagem por juarez castro » Sex Mar 24, 2017 10:10 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Ué, ao invés de apenas elevar e apontar para a frente/cima, também poderia fazê-lo para os lados, não? Notar que aqui falamos de uma versão para AAAe porém ainda multimíssil, podendo usar desde os menores (ACLOS/SACLOS), cuja tecnologia acho que não preciso repetir que já temos, até os maiores (para estes ainda se necessita de desenvolvimentos, como a cabeça de busca autônoma e sistemas de manobra terminal de precisão, como aqueles jatos de pressão ao invés das tubeiras VT). A capacidade de giro a que me refiro seria apenas para os tabletes com Msls menores (até 9 por unde), elevando apenas o necessário para ficar acima da cabina, visando otimizar o uso do propelente. Para os de maior alcance bastaria mesmo a capacidade de lançamento vertical.
Acredito que as limitações de posição sejam um problema para um sistema de defesa anti-aérea, no caso de SHORAD uma plataforma específica me parece ter vantagens suficientes.
LeandroGCard escreveu:BBBU [085] [085] [085] ?
Acredito que seja Bom, Bonito, Barato e Usado.
Obrigado marechal.

G abraço

Fábio Machado
Avançado
Avançado
Agradeceu: 82 vezes
Agradeceram: 92 vezes

#9637 Mensagem por Fábio Machado » Qui Abr 20, 2017 1:11 am

Não existe nenhum plano ou estudo do EB para a aquisição de armamento antiaéreo de médio alcance? Vai ficar só no RBS 70 mesmo?

Abracadabra
Júnior
Júnior
Agradeceram: 2 vezes

#9638 Mensagem por Abracadabra » Qui Abr 20, 2017 9:35 am

Fábio Machado escreveu:Não existe nenhum plano ou estudo do EB para a aquisição de armamento antiaéreo de médio alcance? Vai ficar só no RBS 70 mesmo?
Não é um projeto do EB, mas o desenvolvimento e adaptação desta modernização já foi testada em 2001.

Imagem

Imagem

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#9639 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 21, 2017 1:29 pm

Putz, trocar o Pantsyr por essa gambiarra? Só no EB mesmo.

abs.

Carpe Diem
Ziba
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#9640 Mensagem por Ziba » Ter Abr 25, 2017 12:22 pm

FCarvalho escreveu:Putz, trocar o Pantsyr por essa gambiarra? Só no EB mesmo.

abs.
Não me surpreenderia, já adquiriram o Gepard completamente obsoletos.
a
Esses caras que fazem compra e projeções para o EB deveriam receber o prêmio de mais imbecis do planeta. Fazem AMAN, ficam vários e vários anos nas FAs até alcançarem postos mais altos e continuam fazendo besteira na aquisição de equipamentos.

Pelo amor...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9641 Mensagem por Túlio » Ter Abr 25, 2017 1:12 pm

Sei lá, não deixa de ter alguma lógica, mesmo que tortuosa: o Gepard foi desenvolvido primordialmente para acompanhar e dar proteção AAe próxima aos carros Leopard 1. Bueno, nós usamos Leopard 1. A gambiarra com MANPADs é uma alternativa a algo que costumava ser feito na OTAN, destacamentos de Inf em jipes com Msls Stinger se deslocavam nas proximidades para, aproveitando a capacidade de sensores do Gepard, encontrar alvos de oportunidade e ampliar a área de cobertura. Estando na OTAN, não chega a ser má ideia.

A josta é quando NÃO se faz parte da panelinha. Daí basta alguns UCAVs tipo o Predator, voando acima do "teto" tanto dos MANPADs quanto dos canhões, com Hellfires ou equivalentes, e lá se vai Gepard, MANPADs e tudo aquilo que eles protegiam.

Abracadabra
Júnior
Júnior

#9642 Mensagem por Abracadabra » Ter Abr 25, 2017 2:33 pm

Ziba escreveu:
FCarvalho escreveu:Putz, trocar o Pantsyr por essa gambiarra? Só no EB mesmo.

abs.
Não me surpreenderia, já adquiriram o Gepard completamente obsoletos.
a
Esses caras que fazem compra e projeções para o EB deveriam receber o prêmio de mais imbecis do planeta. Fazem AMAN, ficam vários e vários anos nas FAs até alcançarem postos mais altos e continuam fazendo besteira na aquisição de equipamentos.

Pelo amor...
Chamar oficiais do EB que fazem AMAN e ocupam cargos altos dentro da instituição de "mais imbecis do planeta" foi no mínimo inadequado e infeliz. Denigrir profissionais que estudaram e hoje ocupam cargos em departamentos como o EPEx ou a DMat não merecem esse tipo de comentário, mesmo que seja reflexo de seu inconformismo pessoal perante a instituição.

Tenha um bom dia.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9643 Mensagem por Túlio » Ter Abr 25, 2017 3:27 pm

Abracadabra escreveu:
Chamar oficiais do EB que fazem AMAN e ocupam cargos altos dentro da instituição de "mais imbecis do planeta" foi no mínimo inadequado e infeliz. Denigrir profissionais que estudaram e hoje ocupam cargos em departamentos como o EPEx ou a DMat não merecem esse tipo de comentário, mesmo que seja reflexo de seu inconformismo pessoal perante a instituição.

Tenha um bom dia.
Amigo, se EU fizesse IMBECILIDADES, não importa meu curso, do que me chamarias? :wink: 8-]

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 206 vezes

#9644 Mensagem por gusmano » Ter Abr 25, 2017 3:45 pm

Não importa o cargo/patente nem aonde estudou, o que dita se vc é um imbecil ou não são suas ações uai..simples.

E o EB a muito tempo, vamos falar só sobre AAAe para ficar menos chato, vem dando mostra que a despeito do prestígio (talvez indevido?) que suas instituições de ensino ainda gozam os oficiais que de lá saem entendem tanto disso quanto eu. Pq não creio que eles achem que gepards e suas gambiarras , rbs 70 e sua cadeirinha mágica e mais nada..tenham algum efeito prático contra qq força maior que o paraguai. Hmmmmm...Bom..talvez seja isso então... eles estão projetando nossas forças com base em um cenário aonde temos que dissuadir o Paraguai ou outras potencias militares de igual calibre.

abs

Abracadabra
Júnior
Júnior

#9645 Mensagem por Abracadabra » Ter Abr 25, 2017 4:10 pm

Túlio escreveu:
Abracadabra escreveu:

Tenha um bom dia.
Amigo, se EU fizesse IMBECILIDADES, não importa meu curso, do que me chamarias? :wink: 8-]
Túlio

Te chamaria de algo que não infringisse o Regulamento deste Forum no capítulo VII nas regras de conduta. Mas ao que parece, o regulamento existe, mas não se respeita. A palavra "educação" é parte do passado, certo ;).

abs

Responder