SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6803 vezes
Contato:

Re: SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL

#16 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 18, 2017 11:26 am

Acredito que será mesmo: não conheço pessoalmente UM SÓ Eleitor (não-politiqueiro, se contar elles aí sim, conheço alguns) que apoie "isso" e mesmo na internet dá para contar nos dedos (bueno, talvez eu precise tirar uma das botas :mrgreen: ). Com base nisso, dá para imaginar quanta gente "honesta" que votar nesse treco terá que arrumar carguinho no partido, porque se reeleger NEM A PAU!

2018, neste cenário, será um 2016 às avessas, com a ressurreição política do PT - que vai se opor e abrir o berreiro e faturar em cima - que, se entendo direito, ao invés de reverter as "reformas" vai é aproveitar que os outros fizeram o serviço sujo para eles. Estes, por sua vez, estarão na posição atual do PT, ou seja, ninguém gosta, ninguém quer saber. Como o PT não vai demorar a voltar às velha$ prática$, TODA a classe politiqueira será condenada de uma vez por todas!

Estou em erro? Me achem uma pesquisa feita com Cidadãos comuns que mostre vantagem para as novas regras ou ao menos algum apreço por ellas.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Grep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 37 vezes

#17 Mensagem por Grep » Sáb Mar 18, 2017 12:04 pm

Eu não acredito em NADA que venha desse governo cleptocratico e refém de interesses alienígenas.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#18 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 18, 2017 1:20 pm

Não acredito em "tudo é bom deste lado" e "tudo é mau daquele". O Absoluto está fora do alcance da ação humana. Até essa "reforma" aí, bastaria discutir pontos em que ninguém toca por causa do POLITICAMENTE CORRECTO (como o FATO de que mulheres vivem mais do que homens) e já seria ao menos ligeiramente palatável...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#19 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 18, 2017 3:30 pm

Túlio escreveu:Não acredito em "tudo é bom deste lado" e "tudo é mau daquele". O Absoluto está fora do alcance da ação humana. Até essa "reforma" aí, bastaria discutir pontos em que ninguém toca por causa do POLITICAMENTE CORRECTO (como o FATO de que mulheres vivem mais do que homens) e já seria ao menos ligeiramente palatável...
Você acha mesmo que as mulheres se aposentam mais cedo por causa do "politicamente correto"?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#20 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 18, 2017 3:34 pm

É por que, então?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#21 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 18, 2017 3:42 pm

Bolovo escreveu: Você acha mesmo que as mulheres se aposentam mais cedo por causa do "politicamente correto"?

Acho sim. Fui casado duas vezes e em ambas com mulheres que trabalhavam fora. Comecei na época em que os maridos começaram a ser "gentilmente encorajados" a ajudar em casa (ou isso ou "greve" e cara de cavalo por dias a fio), o que, no meu caso (plantão) significava que na folga tinha que fazer as refeições e lavar a louça. Fora isso, faxineira 2x por semana.

Depois que inventaram creche, pré-escola, escola, empregada, faxineira e babá, só acredita em "dupla jornada" quem nunca casou ou pelo menos morou junto.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#22 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 18, 2017 3:59 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu: Você acha mesmo que as mulheres se aposentam mais cedo por causa do "politicamente correto"?

Acho sim. Fui casado duas vezes e em ambas com mulheres que trabalhavam fora. Comecei na época em que os maridos começaram a ser "gentilmente encorajados" a ajudar em casa (ou isso ou "greve" e cara de cavalo por dias a fio), o que, no meu caso (plantão) significava que na folga tinha que fazer as refeições e lavar a louça. Fora isso, faxineira 2x por semana.

Depois que inventaram creche, pré-escola, escola, empregada, faxineira e babá, só acredita em "dupla jornada" quem nunca casou ou pelo menos morou junto.
Isso é uma evidência anedótica, Túlio. É justamente o oposto de evidência cientifica. E, bem, eu acredito no IBGE.

"A mulher trabalha cada vez mais que o homem. Não se trata de opinião ou sentimento, é dado estatisticamente comprovado pelo IBGE. Em uma década, a diferença aumentou em mais uma hora. Em 2004, as mulheres trabalhavam quatro horas a mais que os homens por semana, quando se soma a ocupação remunerada e o que é feito dentro de casa. Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que reúne informações de mais de 150 mil lares." - O GLOBO

Elas trabalham mais, trabalham mais em casa, ganham menos pelo mesmo cargo e passam mais tempo desempregadas. Não são dados meus, são do IBGE, ok? Portanto, temos que caminhar muito ainda para chegar numa igualdade de gênero e ai sim discutir aposentadoria na mesma idade. Num mundo ideal, eu também concordaria com a proposta, mas no Brasil de hoje isso não rola.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#23 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 18, 2017 4:14 pm

Cupincha, citei meu caso pessoal mas usei o fulcro no plural: "oS maridoS", porque todo mundo que eu conhecia e cuja mulher trabalhava fora era a mesma coisa. E é assim até hoje com todos os que conheço, com a exceção MINHA, que pulei de vez do último barquinho furado faz oito anos.

Vou confiar mais em quem, nos meus olhos e ouvidos ou nestes institutos POLITICAMENTE CORRECTOS?

Mas vamos fazer assim: quando fizeres parte de uma família como marido (ei, num tô te rogando praga não :twisted: ) me contes onde exagerei, tri?

CURIOSIDADE - Como fica com um casal de lésbicas? Ambas fazem dupla jornada? E de viados, nenhum? DISCRIMINAÇÃO! [003] [003] [003] [003]

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#24 Mensagem por Clermont » Sáb Mar 18, 2017 5:09 pm

A mentira como arma.

Editorial do Estadão, 17.03.17.

Na guerra que trava contra o governo de Michel Temer, a tropa petista, formada pelos sindicatos e pelos movimentos ditos sociais, com o general Lula da Silva à frente, parece só ter a mentira como arma.

A estratégia tem sido essa desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, qualificado pela tigrada como “golpe”, ainda que o processo tenha respeitado integralmente o que está previsto na Constituição. Depois, na votação da mudança constitucional que instituiu um teto para os gastos públicos, a turma tratou de espalhar que a medida tiraria dinheiro da saúde e da educação, mas basta uma simples espiada no texto aprovado para ver que isso não é verdade.

O alvo agora é a reforma da Previdência, usada como pretexto para tentar desestabilizar o governo e sabotar os esforços para reequilibrar as contas públicas, destruídas durante os mandatos petistas. Um vídeo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), narrado pelo ator Wagner Moura e divulgado no dia 13 passado, resume toda a artilharia desse exército de irresponsáveis. A peça afirma que “querem que você morra sem se aposentar”. Ou seja, a ideia é denunciar que a reforma da Previdência vai, em resumo, acabar com as aposentadorias: “A reforma interessa apenas aos donos do dinheiro no País e ataca duramente os trabalhadores. Eles querem acabar com o direito à aposentadoria para milhões de brasileiros e brasileiras”.

A essa descarada inverdade se somam outras de igual calibre. Ao criticar a proposta de idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, por exemplo, o vídeo diz que, no Brasil, “muitos morrem antes disso”, de modo que “vão transformar o INSS numa funerária”. Ora, a esta altura já deveria estar claro que a idade mínima para a aposentadoria é calculada não com base na expectativa de vida ao nascer, como fazem, maliciosamente, as milícias petistas nas redes sociais, nas universidades e no mundo artístico, mas sim com base na expectativa de sobrevida, isto é, quantos anos mais o indivíduo vive a partir de determinada idade. Segundo o IBGE, a sobrevida de quem tem 65 anos é, em média, de 18 anos.

O vídeo é apenas uma pequena parte da saraivada de patranhas contra a reforma. Os sindicatos ligados ao PT tentaram paralisar diversas capitais do País, por meio de greves em serviços de transporte, para obrigar os cidadãos a ouvir suas palavras de ordem, tendo como estrela o próprio Lula, que, do alto de um carro de som, gritou que “o golpe” se presta a “acabar com conquistas da classe trabalhadora”.

O governo está enfrentando muitas dificuldades para travar essa guerra de comunicação. Em primeiro lugar, não é fácil defender propostas que adiam a aposentadoria de muitos brasileiros, enquanto do lado de lá da barricada uma hoste de irresponsáveis acha possível manter tudo como está. Para complicar, há também o ativismo judicial. Uma juíza federal de Porto Alegre mandou suspender uma campanha do governo sobre a reforma da Previdência alegando que configura “uso inadequado de recursos públicos” e “viola os princípios democráticos” ao reforçar os argumentos a favor das mudanças e “enfraquecer os argumentos diferentes”. Ou seja, enquanto Lula e sua trupe ficam à vontade para denunciar uma reforma da Previdência que não existe, o governo não pode defender as medidas que propõe.

Quando o PT estava no governo, Lula e Dilma defenderam enfaticamente a reforma da Previdência. Em seu primeiro ano de mandato, o chefão petista conseguiu aprovar o que deveria ter sido o começo de uma significativa reforma. No início de 2016, Lula chegou a argumentar a favor do aumento da idade mínima. “A Previdência, de vez em quando, deve ser reformada. Quando a lei foi criada, se morria com 50 anos. Hoje, a expectativa de vida é de 75 anos”, explicou, didaticamente, o ex-presidente.

Portanto, até Lula concorda que é preciso mudar a Previdência. Como diz o vídeo delinquente do MTST, “ainda dá tempo, antes que acabem com o nosso futuro”. O primeiro passo para isso é enfrentar, com coragem e sem trégua, os mentirosos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#25 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 18, 2017 5:36 pm

http://www.youtube.com/watch?v=l355o68sZxY

Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#26 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Mar 18, 2017 6:22 pm

Clermont escreveu:Critiquem Temer à vontade, menos pela reforma da Previdência.

Raquel Landim - Folha de São Paulo, 17.03.17.

Circulam na Internet dois vídeos sobre a reforma da Previdência que se transformaram num bate-boca público.

No primeiro, o ator Wagner Moura diz que o governo Temer "vai acabar" com a Previdência, porque "quer que você morra sem se aposentar".

No segundo, o Planalto responde que o ator inventou uma "ficção" e garante que "os brasileiros vão ter muitos anos para aproveitar a aposentadoria".

Nesses tempos de "pós-verdade", as pessoas compartilham o vídeo que combina com sua posição política, sem se preocupar com os fatos. Mas, afinal, quem está com a razão?

https://www.youtube.com/watch?v=qJ3LFxG ... e=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=oV4GSdknEdY

A principal divergência entre os dois é o estabelecimento de uma idade mínima de 65 anos (após 25 anos de contribuição) para a aposentadoria.

Contrário à reforma, Moura diz que "muitas regiões do Norte, Nordeste e da periferia das grandes cidades tem expectativa de vida abaixo dos 65 anos" e que "a reforma vai transformar o INSS numa funerária".

Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 75,5 anos, mas esse tempo muda conforme o gênero e as regiões do país. Em Alagoas, Maranhão e Piauí, que possuem os piores indicadores, os homens vivem, em média, 66 anos.

O argumento, no entanto, não resiste a uma análise mais profunda. Hoje, infelizmente, os brasileiros mais pobres já se aposentam praticamente na hora da morte. E não é a reforma que vai mudar isso.

As regras atuais são cheias de exceção, mas, em geral, as pessoas se aposentam por tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 anos para mulheres), ou por idade (65 anos para homens e 60 para mulheres, após 15 anos de contribuição).

No Brasil, mais de 60% da população se aposenta com um salário mínimo aos 65 anos de idade, porque trabalha na informalidade durante a maior parte da vida.

Algumas vezes não chegam a atingir os 15 anos de contribuição exigidos e não conseguem se aposentar, recebendo apenas um benefício social, cujo limite o governo também quer subir para 70 anos - isso, sim, um erro que precisa ser corrigido.

Os mais prejudicados pela reforma da Previdência, portanto, não serão os mais pobres, mas as pessoas que conseguem trabalhar com carteira assinada e se aposentam, em média, aos 57 anos.

A reforma também corrige uma injustiça do sistema previdenciário, que é o benefício integral para o funcionalismo público. Com as mudanças, vão acabar as aposentadorias que passam de R$ 30 mil.

No vídeo de resposta, o governo explica alguns desses pontos, mas escorrega ao "dourar a pílula" para garantir que os brasileiros "terão muito tempo para aproveitar".

O argumento do Planalto é que não se deve utilizar a expectativa de vida para o cálculo da Previdência, porque esse indicador inclui a mortalidade infantil, mas, sim, a taxa de sobrevida a partir dos 65 anos.

Segundo o IBGE, os brasileiros que chegam aos 65 anos vivem, em média, até os 83 anos —ou seja, receberiam aposentadoria por 18 anos. Tecnicamente é isso que importa para o sistema, mas obviamente não é o que interessa às pessoas.

O que a população quer saber é porque quanto tempo deve receber seu benefício depois de contribuir por vários anos. É isso que define se vale a pena ou não pagar o INSS como qualquer outro investimento.

Hoje um jovem de 20 anos que termina o ensino médio e começa a trabalhar e contribuir para a Previdência tem expectativa de viver até os 77 anos. Pelas novas regras, receberia sua aposentadoria por 12 anos. Para homens, a média cai para 9 anos.

Resumindo: em média, os brasileiros não vão morrer antes de se aposentar, mas tampouco terão esse tempo todo para aproveitar.

Não adianta, portanto, governo e oposição "torturarem" os números. Isso só atrapalha um debate que é árido, impopular, mas infelizmente inadiável. A Previdência já é deficitária em R$ 151 bilhões e o problema só vai piorar a medida que os brasileiros viverem mais.

A reforma é dura e requer reflexão no Congresso, mas é necessária. E Temer merece críticas de Wagner Moura ou de qualquer outro cidadão por ser cercado de auxiliares corruptos, por ser machista, por entregar saúde e educação a políticos despreparados, etc, etc, etc.

Critiquem Temer à vontade, mas não pela reforma da Previdência, que, se aprovada, será um legado importante para o país.
Mas que diálogo???? Eu não vi diálogo nenhum, só pressão nos deputados para votarem em troca de cargos, previsões catastróficas e nada de dados. O tal do comercial que foi proibido é um absurdo, o publicitário deveria ser preso, informações mentirosas, diz que vai igualar todo mundo, os militares e policiais já escaparam (não que eu seja contra), só por isso já está mais do que certo de proibir. O Rafinha Bastos está certo (nunca imaginei dizer isso) esses FDP dá imprensa defendem pq ganham dinheiro desse governo, e principalmente dos bancos, principais interessados em vender plano de previdência privada. Vocês viram a agenda do secretário da previdência ano passado?? Então...

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#27 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 18, 2017 6:36 pm

Juniorbombeiro escreveu:Mas que diálogo????
Realmente, não tem dialogo, e a oposição também não está afim de dialogar, só bobagem tipo "superávit mudando o cálculo" e a politicagem de sempre (é oposição então tem que ser contra o governo, não importa o que seja), e claro, sempre tentando ganhar votos com uma medida impopular tentando deixar ela ainda mais impopular.

Do que vi da proposta não achei ela tão ruim, eu precisaria estudar melhor a proposta para dar uma opinião mais firme, mas com certeza não é esse absurdo que a oposião prega, a propósito, essa proposta é até mais suave do que a aposentadoria em outros países.
Juniorbombeiro escreveu:O Rafinha Bastos está certo (nunca imaginei dizer isso) esses FDP dá imprensa defendem pq ganham dinheiro desse governo
Diziam o mesmo sobre os meios que defendiam o PT,
Juniorbombeiro escreveu:Vocês viram a agenda do secretário da previdência ano passado?? Então...
Eu vi, e não achei nada demais, o que esperavam da agenda do secretário da previdência? Reunião com a Bruna Surfistinha?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#28 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Mar 18, 2017 8:12 pm

Marechal-do-ar escreveu:Do que vi da proposta não achei ela tão ruim, eu precisaria estudar melhor a proposta para dar uma opinião mais firme, mas com certeza não é esse absurdo que a oposião prega, a propósito, essa proposta é até mais suave do que a aposentadoria em outros países.
Poderia se estender um pouco mais sobre este ponto?

Pelo pouco que andei vendo, não me pareceu ser bem assim. A idade mínima é até maior em outros países, mas são países onde a expectativa de vida também é maior, e em geral o tempo de sobrevida médio após a idade mínima é maior lá fora do que o que seria resultante desta proposta. Além disso o tempo mínimo de contribuição de 49 proposto para se obter a aposentadoria integral é muito maior do que existe em outros países. Isso com certeza desincentivaria o estudo, pois a tendência seria que os jovens procurassem se jogar no mercado de trabalho o mais rapidamente possível, e em um mundo onde o estudo é a principal ferramenta para o desenvolvimento este me parece o pior tiro-no-próprio-pé que um país poderia dar. Sem mencionar o valor dos benefícios, que também é bem menor principalmente para is que recebem maiores salários enquanto trabalham.

Leandro G. Card

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#29 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Mar 18, 2017 9:29 pm

Túlio escreveu:Acredito que será mesmo: não conheço pessoalmente UM SÓ Eleitor (não-politiqueiro, se contar elles aí sim, conheço alguns) que apoie "isso" e mesmo na internet dá para contar nos dedos (bueno, talvez eu precise tirar uma das botas :mrgreen: ). Com base nisso, dá para imaginar quanta gente "honesta" que votar nesse treco terá que arrumar carguinho no partido, porque se reeleger NEM A PAU!

2018, neste cenário, será um 2016 às avessas, com a ressurreição política do PT - que vai se opor e abrir o berreiro e faturar em cima - que, se entendo direito, ao invés de reverter as "reformas" vai é aproveitar que os outros fizeram o serviço sujo para eles. Estes, por sua vez, estarão na posição atual do PT, ou seja, ninguém gosta, ninguém quer saber. Como o PT não vai demorar a voltar às velha$ prática$, TODA a classe politiqueira será condenada de uma vez por todas!

Estou em erro? Me achem uma pesquisa feita com Cidadãos comuns que mostre vantagem para as novas regras ou ao menos algum apreço por ellas.
Cara, eu apoio uma reforma na previdência, mas não nesses moldes insanos que querem fazer. Eu acho um absurdo exigir 49 anos de contribuição pra pessoa se aposentar com os valores integrais, idade mínima de 65 anos é outra loucura. Eu acho mais sensato com a idade mínima de 60 e contribuição de no máximo 40.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

#30 Mensagem por Juniorbombeiro » Sáb Mar 18, 2017 9:41 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Mas que diálogo????
Realmente, não tem dialogo, e a oposição também não está afim de dialogar, só bobagem tipo "superávit mudando o cálculo" e a politicagem de sempre (é oposição então tem que ser contra o governo, não importa o que seja), e claro, sempre tentando ganhar votos com uma medida impopular tentando deixar ela ainda mais impopular.

Do que vi da proposta não achei ela tão ruim, eu precisaria estudar melhor a proposta para dar uma opinião mais firme, mas com certeza não é esse absurdo que a oposião prega, a propósito, essa proposta é até mais suave do que a aposentadoria em outros países.
Juniorbombeiro escreveu:O Rafinha Bastos está certo (nunca imaginei dizer isso) esses FDP dá imprensa defendem pq ganham dinheiro desse governo
Diziam o mesmo sobre os meios que defendiam o PT,
Juniorbombeiro escreveu:Vocês viram a agenda do secretário da previdência ano passado?? Então...
Eu vi, e não achei nada demais, o que esperavam da agenda do secretário da previdência? Reunião com a Bruna Surfistinha?

Não existe esse negócio de superavit mudando o cálculo, a previdência foi estruturada de um jeito que ela nunca funcionou, nunca caiu todo o dinheiro que deveria cair nela, em parte por causa das DRU, em parte por causa de isenção fiscal e em parte por não cobrança dá dívida ativa da previdência. Os empresários ainda choram no Brasil, não existe lugar com mais mamata tributária do que aqui, reclamam de impostos que sequer pagam e quem paga o pato é sempre o trabalhador.

O PT sempre deu muito menos dinheiro para os sites alinhados de esquerda do que para a imprensa tradicional, e nunca fez a lei de controle de meios que existe em qualquer país civilizado.

Reuniões com sindicatos, institutos de pesquisa, entidades de classe seria o mínimo. Agora, praticamente só reuniões com bancos e financistas privados é um sintoma difícil de dissociar, de para quem essa reforma foi feita.

Responder