NovaTO escreveu:Por falar em Chile, eles são parceiros no KC-390? Seriam muito mais confiáveis que os hermanos....
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
Programa KC-390 no Chile
Em busca dos ventos no fim do continente
O segundo protótipo do jato de transporte militar KC-390, atualmente sendo desenvolvido pela Embraer Defesa & Segurança (EDS) para atender a uma encomenda de 28+2 exemplares, colocada pela Força Aérea Brasileira, decolou do Brasil rumo ao extremo sul andino, no Chile, no último dia nove de março. destino, a cidade de Punta Arenas.
Usando o Aeroporto Internacional Carlos Ibáñez del Campo como base, e voando por diversas localidades da região em um circuito planejado pelos engenheiros da EDS, a aeronave está sendo exaustivamente testada em condições de pouso e decolagens com ventos cruzados, além de ter o seu desempenho validado em zonas de clima frio (como demonstrado na tela de acompanhamento radar).
O teste de ventos cruzados no Chile foi notícia em Infodefensa em julho de 2016, mas só agora acontece. Como lembrado naquela ocasião, essa não é a primeira vez que aeronaves militares fabricadas pela Embraer Defesa & Segurança são testadas tendo Punta Arenas como base.
Em novembro de 2013, jatos AEW&C ERJ-145 contratados pela Índia foram testados com sucesso naquela localidade, assim como turboélices de ataque leve A-29 Super Tucano ensaiados pelo pessoal do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e 3º/3º GAV da Força Aérea Brasileira.
O segundo protótipo do transporte militar, matriculado PT-ZNJ, fez escala na cidade de Porto Alegre, região sul do Brasil, ocasião em que foi fotografado por Gabriel Centeno (autorizado).
![http://www.infodefensa.com/archivo/images/DSCF2437.jpg](http://www.infodefensa.com/archivo/images/DSCF2437.jpg)